You are on page 1of 32

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

REABILITAO URBANA NA REA CENTRAL DE BELM-PAR: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior* Mrcio Douglas Brito Amaral**

RESUMO
Este artigo discute concepes e prticas de planejamento e gesto urbanos em Belm, Par, a partir da anlise de duas intervenes urbanas desenvolvidas nos ltimos anos na sua rea central. Norteadas por uma concepo estratgica de planejamento e gesto, tais intervenes tm promovido a produo de uma nova paisagem e de uma nova imagem para a cidade. Trata-se da criao de espaos de renovao urbana que usam como pretexto a natureza, a cultura e a memria como centralidade simblica e como forma de legitimar uma dada concepo de gesto urbana. Palavras-chave: planejamento; gesto urbana; rea central; polticas urbanas; Belm.

ABSTRACT
The present article discusses urban planningand management concepts and practices in Belm, in the State of Par Brazil. The discussion is based on the analysis of two urban interventions recently carried out in downtown Belm. Such interventions were based on planning and management strategy concepts and provided new landscapes and image to the city. They brought about urban renovation centered on nature, culture and memory as symbolic ways of legitimating urban management concepts. Key words: planning; urban management; downtown; urban policies; Belm.

*Gegrafo, doutor em Geografia Humana pela Universidade de So Paulo (USP). Professor Associado I do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal do Par (UFPA). stclair@amazon.com.br **Gegrafo, mestre em Planejamento do Desenvolvimento, doutorando em Geografia Humana pela USP . Professor Assistente I da Universidade Federal do Amap. marcioamaral@unifap.br Artigo recebido para publicao em dezembro/2006. Aceito para publicao em abril/2007.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

73

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

INTRODUO
Nos ltimos anos, as polticas de renovao urbana tm ganho novas tendncias. No Brasil, prticas emergentes buscam considerar a complexidade da vida urbana, a participao popular e a descentralizao. Mesmo com a pretenso da novidade, algumas experincias em curso tm combinado prticas convencionais com novos elementos que, pelo menos no plano da superfcie, mostram-se inovadores, no evidenciando, entretanto, uma ruptura definitiva ou pontos de inflexo com relao s velhas prticas. No obstante as importantes diretrizes previstas da funo social da cidade, seja no Estatuto da Cidade, seja em Planos Diretores considerados inovadores, supe-se que algumas vertentes de polticas urbanas emergentes no tm conseguido superar as prticas tidas como convencionais, mas principalmente readequ-las s novas demandas locais e globais. a respeito desta problemtica que a presente discusso pretende avanar. A partir da anlise das intervenes urbanas realizadas na rea central de Belm, Par, busca-se compreender o perfil das polticas urbanas que as orientaram, relacionando-as com a produo de novos espaos e com o tipo de imagem que se deseja para a cidade.1 Para isso, colocaram-se trs questes norteadoras: 1) qual o perfil de gesto e de planejamento urbano que orientou as intervenes do governo do Estado do Par na rea central de Belm nos ltimos anos?; 2) que implicaes tais intervenes trazem para a rea central e para a configurao de uma nova imagem da cidade?; 3) que mudanas e permanncias, relacionadas s polticas urbanas, so reveladas por meio dessas intervenes? Para responder a essas questes, utilizou-se a sistematizao terica desenvolvida por Souza (2002), que destaca oito critrios importantes para identificar tipos diferentes de gesto e planejamento de cidades, a saber: idia-fora central; filiao esttica; escopo; grau de interdisciplinaridade; permeabilidade em face da realidade; grau de abertura para com a participao popular; atitude ante o mercado; referencial poltico-filosfico. Depois de fazer a discusso terica sobre a gesto e o planejamento urbanos, procurou-se, com base na anlise de duas intervenes urbanas desenvolvidas pelo governo do Estado do Par (complexos Estao das Docas e Feliz Lusitnia) e do confronto das mesmas com a teorizao desenvolvida por Souza (2002), traar um perfil da concepo e tendncia das polticas urbanas na rea central e das imagens de cidade a ela vinculadas.

1 A REA CENTRAL E AS POLTICAS URBANAS EMERGENTES


O que define o centro e a centralidade de uma cidade? Por que as reas centrais expressam uma tendncia, nos dias de hoje, a serem revitalizadas? Que concepes e prticas relacionadas s polticas urbanas a volta ao centro busca traduzir a partir de projetos de interveno to recorrentes nos dias atuais?

1 A nova realidade da rea central de Belm so as intervenes urbanas realizadas pelos poderes pblicos municipal e estadual com o intuito de resgatar o rio, o patrimnio histrico e a herana cultural como representaes simblicas da cidade e da regio e de produzir espaos pblicos voltados para o lazer e o turismo.

74

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

Para responder primeira questo, Sposito (2001) argumenta que a discusso da rea central deve ultrapassar o plano da localizao das atividades comerciais e de servios, enfatizando-se as relaes existentes entre essa localizao e os fluxos que ela gera e que a sustentam. Para a autora, os fluxos permitem a apreenso da centralidade, porque por meio dos ndulos de articulao da circulao intra e interurbana que ela se revela. Prope, ento, a compreenso da diferena entre centro e centralidade urbana. O primeiro se revela porque se localiza no territrio, e a segunda desvelada por aquilo que nele se movimenta, pelos fluxos, estando relacionada prevalentemente dimenso temporal da realidade:
Enquanto a localizao, sob a forma de concentrao de atividades comerciais e de servios, revela o que se considera como central, o que se movimenta institui o que se mostra como centralidade. Duas expresses da realidade urbana que articulam com pesos diferenciados as dimenses espacial e temporal desses espaos (SPOSITO, 2001, p.239).

No conjunto dos espaos urbanos capitalistas possvel falar de uma centralidade consolidada ao longo do tempo e que acaba por definir os centros principais das cidades. Da mesma maneira que essa centralidade pode se reafirmar nas reas consideradas como centros principais, pode tambm ocorrer uma redefinio, uma relativizao da mesma em relao a outras centralidades que surgem e que definem centros secundrios ou subcentros, cuja caracterizao est estritamente associada a processos ligados s acessibilidades e condio de espaos relacionais. Assim, se no passado os centros eram sinnimos de uma localizao no corao da cidade e do distrito comercial central, hoje o correlato espacial do centro pode assumir vrias formas geogrficas, cabendo falar, inclusive, de um centro transterritorial, constitudo de auto-estradas digitais e de intensas transaes econmicas (SASSEN, 1998). No obstante, quando falamos de processos de revitalizao de espaos centrais, as aes nesse sentido parecem se voltar, em grande parte, para o que se identificou acima como o centro urbano principal, traduzido muitas vezes como os centros histricos das cidades. Isso acontece uma vez que, historicamente, alguns espaos com especificidades de localizao acabam por adquirir importncia pela concentrao de atividades consolidadas ao longo do tempo e pelo valor simblico que recorrentemente essas reas assumem no conjunto da cidade, a despeito de outras centralidades que se definem no espao urbano. Tais referncias simblicas manifestam-se na paisagem de diversas maneiras, mas, em geral, esto ligadas a formas arquitetnicas ou aos traados urbanos, que se associam s origens e aos antepassados da cidade, como igrejas, ruas, praas, prdios pblicos etc., tornando-os espaos estratgicos, seja do ponto de vista de sua funcionalidade, seja por seus referenciais socioculturais. Nesse sentido, o controle do centro no deixou de ser importante, ainda que tenham mudado as suas funcionalidades, os agentes que o controlam, bem como as prticas e os usos cotidianos que nele se materializam, conforme sugere Villaa (1998). Da a necessidade de afirmar que no se vive de maneira generalizada um esvaziamento do centro, como buscam propagar os diversos discursos que propem o

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

75

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

seu embelezamento e o seu resgate; pelo contrrio, trata-se sobretudo da necessidade de definir novas funcionalidades, novas formas de controle e novos usos demarcados por relaes de poder que incluem uma nova imagem e um novo discurso sobre a cidade a partir de seus centros urbanos principais. Seguindo-se esse argumento, possvel falar tambm de uma centralidade e de um controle de ordem simblica relacionados aos centros urbanos principais:
Dominar o centro e o acesso a ele representa no s uma vantagem material concreta, mas tambm o domnio de toda uma simbologia. Os centros urbanos principais so, portanto (ainda so em que pesem suas recentes decadncias), pontos altamente estratgicos para o exerccio da dominao (VILLAA, 1998, p.244).

Conforme admite Bourdin (2005), espaos renovados tornam-se atrativos e caros, pois supem habitualmente grandes e pesados investimentos. Tais repercusses, por seu turno, ganham vrias dimenses, tendo em vista a necessidade de que haja fluxos, tanto econmicos quanto simblicos, capazes de dinamiz-los. Isso acontece porque no se pode atribuir um novo valor econmico ao territrio sem lhe atribuir um novo sentido ou uma nova imagem. Trata-se de um conjunto de elementos (marketing urbano, servios de toda ordem, aparato institucional) estreitamente ligados e que visam reunir condies para uma melhoria da performance econmica das cidades, no raro associadas s intenes de planificao ligadas mundializao liberal, conforme tambm adverte Osmont (2002). Para esta autora, uma melhoria dessa performance pode ser atingida a partir de quatro condies: 1) competitividade aprimorada por meio de correes de disfunes fsicas, administrativas e de servios s empresas; 2) melhoria da qualidade de vida na cidade; 3) boa gesto e governana, com melhoria da captao de recursos e gesto privada dos servios; e 4) bancabilidade, que assegura a garantia de emprstimos nos mercados financeiros. Tais elementos tm induzido a pensar a importncia das reas centrais em face do novo papel conferido s cidades competitivas e s polticas urbanas emergentes. A reestruturao do espao urbano, em decorrncia das novas relaes que a cidade passa a vivenciar, dentre elas a definio de novas reas centrais, de subcentros e de novas centralidades, repercute no papel assumido pelos centros principais das cidades, considerados como uma de suas referncias simblicas mais importantes, como j pontuamos. O esvaziamento por parte de algumas atividades, e mesmo a deteriorao de determinadas formas espaciais, refletem espacialmente uma dada caracterizao dos centros urbanos, em especial daqueles que se convencionou chamar de centros histricos. Mais que espaos vazios, entretanto, trata-se de novos usos, novas funes e novos territrios que passam a ser demarcados, em grande parte, por relaes cotidianas nem sempre consideradas esttica e funcionalmente desejveis, seja por parte de agentes privados produtores do espao urbano, seja por parte de um imaginrio coletivo, que tende a ganhar fora quando se pensa a cidade como espao estratgico de investimentos e atrativos tursticos, por exemplo. Na verdade, a caracterizao dos centros principais se expressa notadamente em virtude de estes se revelarem como sntese de mltiplos processos. Sua insero h mais tempo no conjunto da cidade faz deles espaos de intensa redefinio e de assimilao

76

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

direta e indireta de processos diversos que se manifestam e se configuram na totalidade urbana. Da mesma forma, a relocalizao de funes no conjunto da cidade faz as reas centrais subtrarem alguns papis que antes lhes estavam reservados, provocando, assim, deteriorao das formas espaciais, muitas vezes relacionada aos processos de inrcia e/ou de substituio (CORRA, 1989). Nessa condio, de espaos deteriorados, pouco ligados a uma dinmica mais moderna da economia urbana e, sob essa perspectiva, considerados mesmo como subaproveitados, aparece o discurso da volta ao centro. Na representao do espao ligada s novas estratgias de planejamento e gesto, coloca-se a possibilidade de esses espaos serem reembalados. Para as cidades com certa carga de tradio em sua histria e, de alguma forma, com a paisagem da memria relativamente preservada, busca-se um resgate do centro a partir de sua reabilitao/requalificao ou de sua renovao (MARICATO, 2001). No primeiro caso, trata-se de uma ao que preserva os usos j configurados e a populao moradora, evitando-se grandes rupturas ou alteraes, seno aquelas que visem reabilitao/requalificao do patrimnio histrico, arquitetnico, artstico, paisagstico e das formas arraigadas de uso e apropriao do espao. Diferentemente, na renovao urbana parecem estar presentes novos mecanismos de apropriao e controle do espao, com flagrantes vantagens para os agentes mais diretamente ligados a uma lgica de mercado e preocupados com uma nova imagem dos centros urbanos, dela tirando vantagens de acordo com interesses muitos especficos. Pressupe mesmo processos de gentrificao2 do espao mediados por apelos culturais, paisagsticos e de marketing urbano. Amendola (2000) denomina essas prticas de estratgia da aparncia, advertindo que os destinatrios das imagens promocionais da cidade pressupem uma variada populao, que inclui empresrios e menagers, polticos, jornalistas, turistas e intelectuais, tratando-se, portanto, de um pblico heterogneo, portador de culturas e cdigos de comunicao diferentes e em contraste entre si. Acrescenta o mesmo autor que, nesse contexto, duas estratgias principais se fazem presentes: a modernista, que aponta para a competncia, para a modernizao, para o dinamismo, para a intencionalidade e para o esprito empresarial; e os patrimonialistas, que enfatizam o monumento, as culturas locais, as tradies e os valores paisagsticos. No caso brasileiro, essas estratgias de reabilitao urbana nas reas centrais acabam por refletir diferentes tendncias de polticas urbanas que se fazem mais presentes nos ltimos anos. Tais polticas passam a integrar a agenda dos governos com o intuito de promover a cidade. De acordo com Snchez (1999), as novas polticas urbanas tm em comum o fato de buscarem, entre outras coisas, recuperar sua legitimidade no que se refere s intervenes pblicas, produzir uma imagem urbana como estratgia de internacionalizao da cidade,

2 Processo que decorre da dinmica de revitalizao de reas antigas e consideradas degradadas, seguida de uma conseqente substituio de populaes pobres por classes mais abastadas, acompanhando a revalorizao do ambiente construdo (SMITH; WILLIAMS apud CRIEKINGEN, 2006).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

77

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

obter efeitos internos, principalmente quanto construo de uma ampla adeso social ao seu modelo de planejamento e gesto urbana, e apagar a imagem de que o planejamento urbano apenas um discurso ideolgico que no se concretiza em prticas reais. Para a mesma autora, existe uma srie de fenmenos que esto exercendo presso sobre os instrumentos tradicionais de planejamento. Dentre eles, destaca o dinamismo das mudanas econmicas mundiais, as crises geopolticas, as inovaes tecnolgicas e as novas atitudes socioculturais; os diversos agentes econmicos que atuam no espao urbano e que exigem do poder pblico um conjunto de intervenes voltadas para a competitividade; o processo de globalizao e de regionalizao (integrao dos mercados e formao de blocos econmicos), que abrem espao para a competitividade urbana pela atrao de investimentos, empregos, turistas e financiamentos pblicos (SNCHEZ, 1999). Dentre as perspectivas de planejamento e gesto urbana que buscam enfrentar esses novos desafios colocados pela realidade, algumas tm sido consideradas nas discusses tericas recentes, recebendo diferentes denominaes, como planejamento politizado, planejamento estratgico e planejamento participativo. Villaa (2004) argumenta que na dcada de 1990 houve um novo mpeto em termos de planejamento urbano no Brasil, que procurou rejeitar os planos tradicionais, os superplanos e os diagnsticos tcnicos, e que buscou legitimar uma nova forma de planejamento e gesto, fundamentada na politizao do plano diretor. Nessa nova proposta, os problemas a serem enfrentados ganharam uma dimenso muito mais poltica que tcnica, passando a estar na pauta dos movimentos populares e dos partidos polticos. Interpretando essa fase mais recente e as polticas urbanas emergentes, Snchez (1999, 2003) destaca o planejamento estratgico como prtica recorrente do planejamento e da gesto urbana no mundo contemporneo. Surgido nos Estados Unidos nos anos oitenta, propagou-se depois para a Espanha, com o modelo de Barcelona, e, nos anos noventa, para a Amrica Latina, atravs das consultorias espanholas. Neste ltimo continente, o planejamento estratgico e o marketing de cidades tm se apresentado como instrumentos recorrentes em face do processo de globalizao da economia, obtendo grande ndice de adeso. As principais propostas desse modelo esto relacionadas ao redesenho espacial das cidades com o fito de romper com a carncia infra-estrutural e implantar novas relaes de produo. Nessa perspectiva de competitividade, as reas centrais tm sido mobilizadas constantemente como espao de investimentos e de formao de uma nova imagem para as cidades que se lanam ao mercado, procurando atrair consumidores e investidores. o que acontece nas prticas de planejamento e gesto urbana na rea central de Belm nos ltimos anos, onde um conjunto de intervenes, voltadas principalmente para o lazer e o turismo, foram realizadas. Dentre essas intervenes, pode-se destacar o complexo Estao das Docas e o projeto Ncleo Histrico-Cultural Feliz Lusitnia, obras realizadas pelo Governo do Estado do Par. A questo central que se coloca, neste caso especificamente, saber quais as concepes de gesto e planejamento urbanos que guiaram essas intervenes e que tipo de imagem da cidade e de prtica espacial liga-se a essas concepes, de maneira a identificar mudanas e permanncias nas prticas de interveno urbana.

78

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

2 A REA CENTRAL DE BELM COMO CENRIO DE NOVAS EXPERINCIAS DE POLTICAS URBANAS


Na definio da paisagem urbana das cidades amaznicas, um elemento de significativa importncia tem historicamente contribudo para a configurao das reas centrais: as vias fluviais. Definidas como as principais vias de circulao de pessoas e mercadorias quando do processo inicial de insero da regio economia mundial, os rios assumiram papel de destaque na configurao das cidades e, igualmente, de suas reas centrais. No caso de Belm, o dinamismo econmico existente, e que definiu a centralidade do atual ncleo histrico da cidade, atribudo, em grande parte, ao contato com a mais importante via de transporte nos primeiros momentos de sua histria. A existncia de atividades diversas, como a porturia, a comercial, e mesmo a incipiente atividade industrial, ajudava a fazer presentes condies de externalidades positivas que tornaram as reas prximas aos rios principais3 espaos que se destacavam pela centralidade urbana e que, gradativamente, inseriram a paisagem beira-rio na chamada rea central de Belm. Por outro lado, o desenvolvimento comercial, advindo em especial da economia da borracha, criou espaos diferenciados no contexto intra-urbano de algumas cidades amaznicas, que canalizaram determinadas vantagens com essa dinmica econmica, a exemplo do porto de Belm, que se tornou o principal centro exportador daquele produto. Tal diferencialidade espacial decorreu, inclusive, do carter dendrtico da rede urbana regional, estabelecendo padres de organizao interna da cidade, em que o contato com as vias fluviais passou a ser o elemento de maior importncia no sentido de definir no s as reas centrais mas tambm as centralidades; da grande parte das reas centrais das cidades amaznicas estar voltada para essas vias. assim que Moreira (1989), por exemplo, ao periodizar a expanso urbana de Belm, define sua fase ribeirinha como uma expresso intra-urbana do papel dessa cidade na rede urbana regional. O desenvolvimento econmico implicou, igualmente, adensamento e concentrao do comrcio e dos servios na rea central. Assim, a funo comercial desses espaos parece se justificar por uma srie de fatores que favorecem a existncia de uma economia de aglomerao nessas reas, a tal ponto que s com o surgimento de novos eixos de circulao na Amaznia e com a redefinio da geografia comercial das cidades (aparecimento de embries de subcentros comerciais e de servios) que se d uma descaracterizao mais intensa desses espaos centrais, momento em que ocorre tambm uma mudana de escala na dinmica urbana e se colocam outros esquemas de localizao das atividades econmicas. Assim, o surgimento de rodovias na regio foi responsvel, em grande parte, por redefinir a geografia intra-urbana de muitas dessas cidades, a exemplo de Belm. Isso acontece porque novos esquemas de circulao e de localizao urbana foram estimulados pelas novas vias de circulao. Nesse processo, novas centralidades foram definidas, assim como novas funes passaram a ser estabelecidas para as reas centrais.
3

A cidade de Belm, localizada no esturio amaznico, banhada pelo rio Guam e pela baa do Guajar.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

79

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

Nesse contexto, a paisagem beira-rio, estreitamente relacionada das reas centrais, perdeu, igualmente, sua importncia inicial. A cidade, por assim dizer, tende a virar as costas para os rios. Tal negao acompanha, em grande parte, o movimento que redefine tambm o papel das reas centrais. Isso porque, muitas vezes, na histria mais recente das cidades da Amaznia, o rio tem sido objeto de uma constante negao por parte da vida urbana, ainda que muitas vezes ele esteja presente nas imagens e representaes que so construdas sobre essas mesmas cidades. Um exemplo dessa inteno pode ser constatado nos projetos de revitalizao urbana, com fortes apelos tursticos, que buscam fazer intervenes urbansticas nas paisagens beira-rio. Trata-se de formas espaciais, novas ou herdadas do passado, que redesenham o cenrio urbano da rea central tendo como pano de fundo o rio e seus atrativos, a exemplo do que se verifica na cidade de Belm. Longe de serem intervenes que revelam prticas originais e especficas, tratase muito mais de estratgias que, apoiadas em discursos regionalistas, reproduzem lgicas de apropriao e de gesto do espao aplicadas a outras realidades, como as europias. A concepo desses projetos de renovao urbana enquadra-se perfeitamente nas idias de waterfront, semelhana de outras prticas j realizadas em outras cidades do mundo, em que as intervenes buscam normalmente a revitalizao de reas degradadas, com a incorporao de elementos naturais presentes no espao, reafirmando a relao cidade-gua. No caso belenense, h um conjunto de intervenes urbanas realizadas pelo Governo do Estado que fazem parte de uma nova concepo de cidade e que se associa imagem do rio, s tradies culturais e s heranas histricas da cidade, desenhando uma nova imagem para a cidade.

3 ESTAO DAS DOCAS E FELIZ LUSITNIA: a rea central como objeto de intervenes urbanas
O complexo Estao das Docas e o projeto Feliz Lusitnia so dois empreendimentos realizados pelo Governo do Estado do Par tendo frente a Secretaria Executiva de Cultura a partir de uma perspectiva de desenvolvimento urbano direcionado ao lazer, ao turismo, s prticas culturais, recuperao do patrimnio edificado e busca de referncias histricas, sociais, econmicas e de ocupao territorial da Amaznia e do Par, conforme se verifica nos documentos e material de divulgao oficial e na imprensa local referentes aos dois projetos de interveno.4 A Estao das Docas, inaugurada em maio de 2000, corresponde ao projeto de revitalizao urbana, realizado na rea porturia de Belm. Por meio desse projeto foram aproveitados trs grandes galpes pertencentes ao antigo porto da cidade, construdo para satisfazer s necessidades de exportao da borracha na Amaznia no final do sculo XIX e incio do sculo XX. O projeto abrange uma rea de 32.000 m, oferecendo servios como bar-caf, restaurantes, lojas, agncias de turismo, bancos, teatro e dois memoriais (memorial do Porto e Fortaleza de So Pedro Nolasco). Alm disso, possui uma estao fluvial e uma extensa rea de passeio e contemplao com vista para a baa do Guajar.
4 As informaes sobre esse projeto foram sistematizadas a partir das seguintes fontes: Par (2000a, 2000b, 2001, 2002a) e ESTAO (2002).

80

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

Depois do processo de revitalizao, os antigos armazns do Porto, construdos no final do sculo XIX e incio do sculo XX, passaram a ter um novo uso. O armazm 1, denominado Boulevard das Artes, foi destinado em sua parte trrea a uma rea de caf, cervejaria, quitutes regionais, exposies de arte, antiguidades, artesanato e ao Museu do Porto e das peas encontradas por ocasio da prospeco realizada na rea da antiga fortaleza de So Pedro Nolasco (rea do atual anfiteatro e de um pequeno jardim), sendo a rea externa transformada em grandes varandas, extenses das reas internas, com cadeiras e mesas, e passeio com vista para a baa. Na parte superior do armazm, no mezanino, encontra-se a galeria de lojas de servios. O armazm 2, chamado de Boulevard da Gastronomia, abriga em sua parte inferior (trreo) cinco restaurantes (de mariscos, de comida oriental, de comida internacional, de comida paraense e de comida italiana), alm de sorveteria regional. Em suas varandas, de frente para a baa, com presena de cadeiras e mesas, encontram-se as extenses dos restaurantes; em sua parte superior (mezanino) h restaurantes de fast-food, com pizzaria, comida a quilo, sanduches etc. O armazm 3, Boulevard de Feiras e Exposies, composto por um teatro Maria Sylvia Nunes, em homenagem a uma grande dama do teatro paraense de 400 lugares e equipado com um moderno sistema de luz e som, sendo o restante da rea destinado s grandes exposies e feiras. O antigo galpo Mosqueiro-Soure, que servia de terminal para o transporte regional, transformou-se em um terminal hidrovirio para fins de lazer e turismo, recebendo um flutuante (balsa de 671 metros quadrados, com capacidade para quatro embarcaes de at 70 ps) para atracao de barcos de passeios tursticos. O complexo Feliz Lusitnia refere-se revitalizao urbana de uma rea de aproximadamente 50.000 m, realizada pelo Governo do Estado do Par no ncleo histrico de fundao da cidade.5 Essa interveno constituiu-se de quatro etapas. Abrangeu, num primeiro momento, a Igreja de Santo Alexandre e o antigo Palcio Episcopal, que passaram a acolher o Museu de Arte Sacra do Par. Num segundo momento, promoveu-se a revitalizao de oito edificaes situadas na Rua Padre Champagnat, anexas Igreja, desapropriadas e restauradas. O terceiro momento compreendeu a renovao do Forte do Prespio, que acolheu o Museu do Forte. Num quarto e ltimo momento revitalizaram-se a Casa das Onze Janelas (antiga residncia e Hospital Militar) e seus anexos, jardins e entorno imediato (PAR, 2002b). Para o Governo do Estado do Par, a revitalizao do ncleo de fundao da cidade de Belm significou o resgate de smbolos do processo de formao da cidade, referncias histricas e arquitetnicas luso-brasileiras. Na verdade, trata-se de retomar dimenses urbansticas, paisagsticas, arquitetnicas e histricas da cidade de Belm, do perodo colonial:
[...] edificaes que remontam ao sculo XVII e XVIII, e tm seus limites entre a Baa de Guajar e a Praa Frei Caetano Brando. Monumentos de reconhecido valor histrico, tombados em nvel federal, passveis de um programa de preservao auto-sustentvel, dentro de uma

As informaes sobre este projeto foram sistematizadas a partir de Par (2002b).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

81

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

perspectiva de desenvolvimento urbano direcionado ao social, ao turismo cultural e recuperao do patrimnio edificado (PAR, 2002b, p.8).

Ainda de acordo com o projeto, a revitalizao do ncleo histrico da cidade foi orientada por dois princpios bsicos. O primeiro refere-se retirada de todos os acrscimos que agrediam e descaracterizavam as instalaes mais originais de cada prdio. O segundo estabelece a preservao das mudanas realizadas em diversas pocas e que foram consideradas como contributivas artisticidade do conjunto. Para alcanar tal objetivo, toda a interveno urbanstica realizada no complexo foi fundamentada em pesquisas e prospeces, de modo a evitar a reproduo de solues marcadas por um falso histrico. A primeira etapa do projeto Feliz Lusitnia foi inaugurada em setembro de 1998. Referiu-se transformao da Igreja de Santo Alexandre e do antigo Palcio Episcopal (monumentos tombados pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN) no Museu de Arte Sacra do Par (MAS). Alm do espao do museu, esse conjunto arquitetnico possui tambm cafeteria, galeria de arte, loja de produtos culturais, oficina de restaurao, auditrio para 50 lugares, biblioteca, rea de servio, rea de administrao e igreja. A gesto desse conjunto arquitetnico do Museu de Arte Sacra fica sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado, que busca preservar tanto a arquitetura quanto a coleo de obras de artes a presentes segundo os critrios mais modernos de restauro. A segunda etapa do projeto, que possui uma rea construda de 1.968 m, foi concluda em dezembro de 2002 e consistiu na restaurao do casario da Rua Padre Champagnat, um conjunto composto por oito edificaes com caractersticas da arquitetura luso-brasileira e que se localizam na lateral esquerda da Igreja de Santo Alexandre. As oito edificaes da Rua Padre Champagnat foram direcionadas para funes como: comrcio e servios voltados para o turismo e lazer, museu, salo de recepo e espao administrativo do Departamento de Patrimnio Histrico, Artstico e Cultural do Estado (DPHAC). A terceira etapa consistiu na revitalizao do Forte do Prespio, uma rea de aproximadamente 8.500 m inaugurada em dezembro de 2002, que buscou promover uma refuncionalizao desse ambiente, adequando-o para fins museolgicos, cuja edificao considerada o principal acervo:
A adequao do forte para uso museolgico, tendo como primeiro acervo singular a prpria edificao, buscar em seu discurso museolgico implementar o ncleo embrionrio em torno do qual se estruturou a cidade, que registra no s o contato entre os portugueses e indgenas no bojo do processo amplo de colonizao, como tambm consolida, em verdadeiras camadas temporais, a evoluo do uso da prpria edificao, a vida cotidiana da cidade e a expanso urbana compreendida entre 1616, ano de fundao da cidade, at 1962, ano em que a edificao foi tombada pelo IPHAN (PAR, 2002b, p.35).

Segundo consta no documento analisado, a importncia cultural e histrica projetada nessa interveno urbana. Existem duas exposies permanentes instaladas no Forte do Prespio, uma delas em sua rea interna, mais precisamente no antigo

82

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

prdio do corpo da guarda e no armazm, que apresenta como essncia temtica a arqueologia brasileira e amaznica, a arqueologia urbana, a fundao da cidade, o Forte como ncleo fundador e as referncias cronolgicas do mesmo at 1962; e outra que acontece na rea externa, na rea de urbanizao do Forte, formada por dois centros entrelaados, o de materiais de artilharia e o de evidncias construtivas, enquanto fortificao e defesa. A revitalizao do Forte do Prespio promoveu uma srie de alteraes na paisagem, pois a opo feita para renovao urbana da rea consistia na retirada dos anexos implementados pelos militares ao longo do tempo em que se instalaram no local: galpes, hotel de trnsito, quadra de esportes, loja de artesanato, restaurante e muro do aquartelamento. O objetivo dessas alteraes foi o de resgatar a relao existente originalmente entre o Forte e a cidade. A quarta e ltima etapa do projeto consistiu na revitalizao da Casa das Onze Janelas, uma rea de 7.280 m, tambm inaugurada em dezembro de 2002 a partir da revitalizao de um sobrado construdo em meados do sculo XVIII para residncia particular e que foi reformado pelo arquiteto italiano Antnio Jos Landi ainda nesse sculo, antes de ser transformado em hospital militar e depois em Companhia de Guarda e rea de suprimento para o exrcito no Par. A reabilitao da Casa das 11 Janelas teve como objetivo a integrao de diferentes paisagens e ambientes em que natureza (rio), prdio do sculo XVIII e interveno do sculo XX pudessem conviver de forma harmnica, proporcionando ao visitante desfrutar de cultura, lazer e turismo:
A Casa das 11 Janelas pretende ser um local que integre paisagem, histria, lazer e cultura, funcionando, predominantemente, como espao referencial de arte moderna e contempornea brasileira, para regies Norte, Nordeste e pases vizinhos (PAR, 2002b, p.41).

Depois da revitalizao, a Casa das 11 Janelas ficou organizada da seguinte maneira: no andar superior e parte do trreo da residncia ficou a exposio permanente de arte contempornea de acervo pertencente ao Governo do Estado, alm de uma sala de experimentao; na maior parte do trreo est alojada a administrao do Sistema Integrado de Museus do Estado e o Boteco das Onze, um ambiente que funciona durante o dia como restaurante, e que noite abriga um bar com msica ao vivo; alm disso, o espao possui tambm uma rea que se localiza esquerda da Casa das 11 Janelas, que funciona como espelho dgua, anfiteatro e per voltado para contemplao do rio Guam.

4 RECONHECENDO PRTICAS E CONCEPES DE PLANEJAMENTO E GESTO


A partir das intervenes apresentadas possvel caracterizar as concepes e as prticas de planejamento e gesto que se fazem presentes na rea central de Belm. Utilizaremos para isso os critrios arrolados por Souza (2002) no sentido de traar um perfil dessas mesmas intervenes; da ser necessrio, antes, esclarecer cada um dos critrios considerados por este autor:

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

83

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

a) a idia-fora central consiste na concepo e no principal objetivo a ser perseguido nas prticas de planejamento e gesto. Contribui de forma decisiva para determinar o esprito da abordagem, funcionando como um norte para os seus praticantes; b) a filiao esttica uma varivel muito importante nos casos em que se trabalha com modalidades de planejamento mais arquiteturais, uma vez que diz respeito a questes de traado e de estilo de uma dada interveno. Para Souza (2002), a filiao esttica no tem poder discriminador quando se trata de outras abordagens de gesto e planejamento, que tendem a no focalizar questes estticas; c) o escopo o critrio que demonstra se o planejamento estritamente fsico-territorial ou se apresenta um carter social abrangente. O modelo fsico-territorial clssico/convencional consiste na concepo do planejamento como a atividade de elaborao de planos de ordenamento espacial para cidade ideal (SOUZA, 2002, p.120). Trata-se de elaborar diretrizes e metas a serem seguidas a fim de se alcanar a cidade desejada no futuro. um modelo preocupado fundamentalmente com o traado urbano, com densidade de ocupao e com uso do solo. O planejamento no estritamente fsico-territorial aquele que possui uma natureza social abrangente, em que a espacialidade uma entre diversas dimenses, ainda que seja uma dimenso crucial (SOUZA, 2002); d) o grau de interdisciplinaridade, segundo Souza (2002), pode ser avaliado por meio de uma escala que varia do muito pequeno as correntes que trabalham essencialmente com a profisso de arquiteto ao muito grande, caso do modelo autonomista que aposta na no compartimentao do conhecimento, trabalhando com uma viso transdisciplinar ou mesmo adisciplinar; e) a permeabilidade em face da realidade considerada a partir de uma escala que inclui trs tipos de abordagem: o apriorismo, o semi-apriorismo e o reconstrutivismo. Na primeira, a observao do real, a coleta de dados e de informaes servem simplesmente para contextualizar uma determinada proposta de interveno, que se baseia em um modelo normativo da boa forma urbana, cuja idia-fora a ordem, a funcionalidade, a eficincia, entre outras. Na segunda, a observao do real, a coleta de dados e de informaes e a elaborao de conjecturas esto relativamente permeveis ao mundo real, sendo que suas pesquisas apresentam pouca rigorosidade do ponto de vista da investigao cientfica. Na terceira, de carter cientfico, a despeito da fundamentao terica e dos balizamentos metatericos, o que existe uma dialtica entre teoria e empiria, em que a proposta de interveno o resultado da interao entre as mesmas e a fundamentao terica reconstruda constantemente no decurso da anlise e da crtica do mundo real (SOUZA, 2002);

84

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

f)

o grau de abertura para com a participao popular leva em conta uma escala de avaliao sobre o grau de participao na tomada de decises e no processo de gesto, indo desde a situao de no-participao at a de participao considerada autntica;6

g) a atitude em face do mercado diz respeito forma de levar em conta a lgica do mercado, destacando-se posturas como a de aceitao sem restries dessa mesma lgica; a crtica moderada, que aspira ao controle, ao disciplinamento e domesticao do mercado; e o criticismo forte, que critica o prprio modelo capitalista. Dentro desta ltima postura, pode-se identificar, ainda, trs vertentes: a que aceita o modelo, porm de forma tensa, visando a controlar e a disciplinar o mercado e a propriedade, de maneira a estabelecer maior justia social; a que aceita o modelo de forma ttica e pragmtica, no sentido de trabalhar para sua superao como forma de estabelecer maior justia social; e a que rejeita pura e simplesmente o capitalismo, preocupando-se com a organizao de uma sociedade ps-revolucionria; h) o referencial poltico-filosfico busca levar em conta estratgias polticas de ao, considerando posturas que vo desde o ultraconservadorismo capitalista, em sua verso neoliberal, at a sua superao, passando por vises de centro-esquerda, de social-democracia, e daquilo que Souza (2002) identifica como liberalismo de esquerda. Pode-se dizer que a idia-fora central do planejamento e da gesto urbana na rea central de Belm muito se aproxima do modelo estratgico de cidades ou mercadfilo (SOUZA, 2002), que tem como finalidade a modernizao do espao, com privilgio cidade competitiva economicamente.

6 Nessa escala, tem-se: 1.o coero - situao em que no se permite nem mesmo o acesso s aparncias, ocorrendo, no geral, em regimes ditatoriais e totalitrios; 2.o manipulao - situaes em que a populao induzida a aceitar determinada interveno, por meio de propagandas macias e outros mecanismos. O Estado, para no usar a fora fsica/bruta, busca outros mecanismos de convencimento, ressaltando-se que, nesse processo, o dilogo no estabelecido verdadeiramente; 3.o informao - o Estado disponibiliza as informaes sobre as intervenes realizadas, sendo que, dependendo da cultura poltica e do grau de transparncia das regras do jogo, essas informaes sero mais ou menos completas, menos ou mais ideolgicas; 4.o consulta - o Estado no apenas permite o acesso informao, como tambm consulta a populao para saber sua opinio e sugesto sobre a interveno; no entanto, o fato de consultar no garante que as opinies e sugestes sejam incorporadas, pois na maioria das vezes so os argumentos tcnicos que tm maior valor; 5.o cooptao - faz aluso cooptao individual (de lderes populares e de pessoas-chave) ou de segmentos mais ativos (ativistas), que fazem parte da administrao, de canais participativos ou de instncias de participao. Assim como na consulta, a populao, por meio de indivduos selecionados e/ou de canais de participao, ouvida, ainda que no possua poder deliberativo. O avano (se que existe) em relao informao e consulta consiste no fato de que aqui so criadas instncias permanentes. A cooptao vantajosa para apenas alguns indivduos, porm para a coletividade ela perniciosa; 6.o parceria o primeiro grau de participao autntica, em que o Estado e a sociedade civil organizada colaboram, por meio do dilogo e da transparncia, para a implantao de determinada poltica pblica; 7.o delegao de poder - corresponde a um avano em relao parceria, pois o Estado abre mo de algumas de suas prerrogativas exclusivas, transferindo-as para a sociedade civil; 8.o autogesto - trata-se de um nvel que vai para alm do paradigma capitalista, pressupondo uma sociedade autnoma, o que no impede que ela seja utilizada de forma residual dentro do modelo capitalista. As principais caractersticas da autogesto so: a ausncia de um poder que est acima da sociedade (Estado), a existncia de uma sociedade autnoma, a participao de indivduos livres e conscientes de seu papel social etc.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

85

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

Assim, as intervenes urbanas foram produzidas com o objetivo de tornar a cidade e o Estado do Par mais competitivos, inserindo aqui a renovao urbana da rea central. Tal inteno pode ser observada em material publicitrio do Governo do Estado:
Uma das grandes maravilhas do Par que as boas oportunidades de negcios esto todas abertas, espera dos investidores que enxergam longe. No s no setor de turismo, mas tambm em agricultura e agroindstria e minerao. a que o Estado est investindo como nunca, construindo uma infra-estrutura moderna e segura em todo o estado. A comear pelo novo aeroporto internacional de Belm. Os plos tursticos e os plos de produo ganharam estradas boas. Muito mais municpios esto recebendo a energia firme de Tucuru. E o Governo ainda d o maior incentivo para a iniciativa privada. A natureza, que deu os mais belos cartes postais ao Par, deu tambm riquezas no subsolo e uma terra cultivvel de boa qualidade. O negcio do momento investir no Par. E o momento certo agora (PAR, 2000a, p.33).

A estratgia leva em conta uma nova postura de governo, atentando para a redefinio de seu prprio papel:
Dentro dessa estratgia, o Estado promoveu profunda reforma no seu aparelho operativo, principalmente no sentido de deslocar seu foco de Estado Provedor para o exerccio do papel de regulador da iniciativa privada e mediador das polticas pblicas em seu territrio (PAR, 2002b, p.64).

Assim,
As vertentes principais das suas aes estratgicas tm sido a verticalizao com agregao de valor em setores vocacionais do Estado como: a minerao e a agroindstria e o desenvolvimento do turismo (PAR, 2002a, p.57).

Nesse sentido, tratou-se de produzir uma melhoria na infra-estrutura urbana no sentido de que esta pudesse servir como meio de atrao de investimentos e de turistas para o Estado, uma vez que Belm considerada um de seus principais plos tursticos:
Nesse sentido, o Governo do Par, compreendendo o potencial e a importncia da atividade turstica na diversificao da base produtiva e, conseqentemente, na gerao de empregos e na internalizao da renda e, ao mesmo tempo, combatendo a tendncia enclavista da economia, elegeu como prioridade a interveno no turismo, como estratgia de conciliar o desenvolvimento estadual integrado sustentabilidade ambiental (PARATUR apud PAR, 2002b, p.79).

Interesses sociais, culturais e polticos passam a ser comandados por uma lgica econmica, de competitividade, empresariamento e privatizao. E o centro histrico torna-se importante nessa nova estratgia relacionada s polticas urbanas e de desenvolvimento do Estado:
Tem sido claro, para todos que buscam equacionar solues para melhoria urbana da cidade, particularmente o chamado Centro Histrico, que surgem aes de reequilbrio funcional, que implicam em um plano sincrnico de investimentos governamentais e privados e, no caso, tomando a preservao do patrimnio j constitudo como fundamento (PAR, 2002b, p.76).

Essa tendncia presente na idia-fora central para o caso belenense desdobrada em outros elementos que caracterizam essas intervenes, a exemplo do que acontece em relao filiao esttica das mesmas. No caso da Estao das Docas e do Feliz Lusitnia, h uma tendncia ps-moderna relacionada concepo arquitetnica, ainda

86

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

que a mesma no tenha sido claramente assumida, pois, para o secretrio de Cultura, idealizador dos projetos, suas intervenes no esto comprometidas com nenhuma escola:
Meu trabalho no tem compromisso com nenhuma escola, a minha perspectiva ecltica, talvez at pela minha histria de vida. Assim como fao restauro, fao arquitetura contempornea, e at arquitetura regionalista (FERNANDES, 2005, p.3).

A interpretao do desenho e da forma espacial e arquitetnica concebida para os dois projetos nos levam facilmente a constatar, contudo, a monumentalidade desses projetos e o carter ecltico na composio da esttica urbana proposta, visivelmente desarticulada de projetos sociais, seja do ponto de vista da habitao social, que no foi contemplada nas intervenes, seja do ponto de vista do circuito inferior da economia urbana presente na rea central, que, a exemplo da habitao social, no ganha visibilidade nos documentos e material publicitrio que concebem e divulgam os dois projetos. Segundo Harvey (2000), a ps-modernidade na cidade no pode ser dissociada da forma de organizao que o capitalismo assumiu na atualidade. Para esse autor, enquanto o fordismo (economia de escala, Estado de bem-estar, universalismo, padronizao, homogeneizao e sindicalizao) est associado modernidade, o psfordismo ou modelo de acumulao flexvel (produo fracionada, aprendizagem prtica, desregulamentao, flexibilidade, individualizao, ecletismo) est associado psmodernidade. Se a modernidade defende um projeto de cidade que se articula com um projeto de sociedade (dimenso poltica e social), a ps-modernidade prope um projeto esttico que no necessariamente est articulado com um projeto social. Na verdade, para a ps-modernidade o que se deve cultivar um tecido urbano fragmentado, identificado pela superposio de formas, pela efemeridade, pelo ecletismo e pela projeo de imagens urbanas, marcas bastante presentes nos dois projetos em discusso . Uma forma de se verificar a ps-modernidade urbana, tanto no Estao das Docas como no Feliz Lusitnia, atravs da superposio de formas espaciais, que assume uma singularidade especial, j que se trata de uma forma arquitetnica pretrita que passa a assumir um novo uso/funo. No caso do complexo Estao das Docas, a antiga rea porturia transformada em rea de lazer e turismo, passando os elementos de sua funcionalidade a ganhar um novo sentido: os antigos galpes servem agora de espaos para restaurantes, bares, lojas, teatro, exposies etc.; os guindastes, que outrora serviam para descarregar os navios, hoje funcionam como objetos estticos atrativos; as paredes de ferro, para muitos tidas como smbolo da modernidade, foram substitudas por paredes de vidro, smbolo que muito se aproxima da linguagem arquitetnica ps-moderna. Alm disso, destaca-se a climatizao artificializada beira-rio, que prescinde da brisa da baa para suavizar os dias e noites de calor equatorial belenense; os palcos mveis que deslizam por trilhos suspensos colocados bem acima da cabea dos visitantes, um misto de sofisticao com distanciamento e frieza; as escadas rolantes, que relembram as bay sides miamizadas de outros mundos.
Foram restaurados e revitalizados quatro galpes de ferro pr-fabricados na Inglaterra, no incio do sculo, que serviram para o armazenamento de carga. A Estao das Docas seguiu o exemplo do que foi feito em centros como Nova York, So Francisco e Buenos Aires, onde esses portos foram transformados em plos tursticos (ESTAO, 2002, p.8).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

87

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

O complexo, portanto, emoldurado pelo rio, que pouco interage com os visitantes, a no ser como paisagem passiva contemplao, mas que se torna essencial na composio desse cenrio, no sentido mais profundo do termo, e que se presta a uma amostragem, em forma de vitrine, de uma pseudocidade, que distanciada por meio de formas arquitetnicas arrojadas e da suntuosidade do paisagismo da Belm empobrecida, revelada no prprio centro histrico revitalizado em fragmentos, e marcado pela excluso e vazio de cidados, conforme postula Santos (2002), para identificar aqueles espaos onde a cidadania constantemente negada. No caso do Feliz Lusitnia, observa-se essa superposio de formas principalmente na transformao do espao em objeto de consumo. No se trata apenas de consumir aquilo que o espao oferece em termos de mercadoria. Ele mesmo uma mercadoria a ser consumida, conforme mostra a recorrncia das matrias publicitrias voltadas ao turismo em revistas e jornais locais e nacionais. A Casa das Onze Janelas com vista para o mercado do Ver-o-Peso, para o Forte do Prespio/Castelo e para a Catedral da S , antes residncia, hospital e instalao militar, passou a abrigar museus, exposies e um bar-restaurante (o Boteco das 11), alm do Museu da Arte Contempornea. O Forte do Castelo, que tem ao fundo a baa de Guajar e as ilhas que cercam a cidade, foi revitalizado com a inteno de restabelecer a relao entre a cidade e o Forte. O muro que impedia a viso do Forte foi destrudo, o fosso que servia para proteo dos soldados tornou-se um labirinto que pode ser percorrido at s margens da baa, da muralha do Forte pode-se contemplar o ncleo histrico da cidade e o pr-do-sol. O Museu de Arte Sacra, antiga Igreja de Santo Alexandre e Palcio Episcopal, agora todo climatizado e com iluminao especial, passou a resguardar, alm do acervo museolgico, auditrio, biblioteca, oficinas de restaurao e bar. Este ltimo funciona com programao especial sempre s quintas-feiras. O casario da rua Padre Champagnat passou a ter seu uso direcionado principalmente ao comrcio turstico. Outro elemento importante nessa forma de conceber e revitalizar o centro histrico de Belm diz respeito concepo fragmentria de cidade que as intervenes representam. A Estao das Docas e o Feliz Lusitnia, apesar de buscarem resgatar o rio como representao simblica da cultura local, fazem isto de maneira deslocada de um projeto de cidade total. Ao contrrio do discurso modernista que apregoava a cidade como totalidade, o que se verifica na rea central de Belm so intervenes de carter pontual, em que as obras de revitalizao urbana so pensadas como pequenos fragmentos representantes do todo, a exemplo daquelas realizadas na orla fluvial, denominadas de janelas para o rio:
A importncia e o aproveitamento econmico dos rios que cercam a parte mais antiga de Belm fizeram com que o espao fosse ocupado pelos portos, galpes, serrarias, fbricas e empresas, negando ao morador de Belm o prazer do contato visual com seus rios, onde est o verdadeiro esprito da Amaznia. A busca da prpria identidade paraense, de mais qualidade de vida, de valorizao artstica, histrica, turstica e cultural da cidade, faz com que a abertura de janelas para o rio seja muito mais que uma febre, mas uma necessidade inquestionvel (PAR, 2002a, p.1).

88

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

O problema que essas paisagens, na rea central, tornam-se cada vez mais programadas e formatadas, valorizando o molde espacial e os desenhos urbanos homogneos, em detrimento da espontaneidade do cotidiano e da singularidade dos objetos produzidos. Os espaos so ainda mais seletivos e gentrificados do ponto de vista do consumo/convvio (CRIEKINGEN, 2006) e da freqncia de seus usurios (FRGOLI JR., 2006), voltados para uma demanda solvente, reforando o que coloca Arantes a respeito dessas formas de interveno, que consideram os apelos culturais como uma estratgia de controle presente nas novas polticas urbanas:
medida que a cultura passava a ser o principal negcio da cidade em vias de gentrificao, ficava cada vez mais evidente para os agentes envolvidos na operao que era ela, a cultura, um dos mais poderosos meios de controle do urbano no atual momento de reestruturao da dominao mundial. Mais ou menos nos seguintes termos, como se pode ler num estudo posterior de Zukin acerca das estratgias culturais de redesenvolvimento urbano, cujo miolo novamente reside na propagao da imagem de um centro de inovao, qualquer que ela seja, dos servios financeiros segurana mxima dos pblicos solventes (ARANTES, 2000, p.33).

Diante dessa questo, pode-se dizer que nas intervenes realizadas pelo Governo do Estado na rea central de Belm existe, de forma clara, uma preocupao com a filiao esttica, expressa por meio de um ecletismo tpico do ps-modernismo na cidade, o que se aproxima das concluses de Souza (2002) sobre a perspectiva de planejamento e gesto urbanos estratgicos ou mercadfilos. O escopo, nas perspectivas de planejamento e gesto urbana, pode assumir desde um carter estritamente fsico-territorial at aqueles que possuem uma natureza social abrangente, conforme j pontuamos. Para Souza (2002), o modelo fsico-territorial clssico/convencional preocupa-se com o ordenamento espacial, o traado urbano, a densidade e a adequao do uso do solo com vistas a uma cidade ideal, a ser alcanada por meio de planos. Nesse caso, as diretrizes e metas a serem seguidas a fim de se alcanar aquele objetivo tornam-se fundamentais. Diferentemente, o modelo de planejamento no estritamente fsico-territorial, por seu turno, aquele que possui uma dimenso social mais abrangente, sendo a ordem espacial uma dentre outras preocupaes. As intervenes realizadas na rea central de Belm fazem parte de um projeto maior do Governo do Estado do Par, que o de pensar as aes estratgicas do Estado voltadas para a agregao de valor em setores como a minerao, a agroindstria e o desenvolvimento do turismo. A este, segundo mostra Par (2002a), foi reservado um investimento na ordem de 219 milhes de reais direcionados para realizaes fsicas e institucionais. Nos casos analisados, h uma preocupao que no se limita dimenso fsica e paisagstica, ainda que estas sejam vistas como alavancas do incremento de outros setores e como motores de um possvel desenvolvimento local, conforme j apontamos em outro momento:
Essa proposta de resgate da interao cidade-rio, assumida pelo poder estadual, justifica-se, a despeito da sua seletividade, como elemento de forte e segura forma de atrao de investimentos econmicos para a cidade, a partir da venda de uma imagem que se pretende competitiva, voltada especialmente para o turismo. A gerao de emprego e renda, nestes termos, uma decorrncia dessas condies (TRINDADE JR.; AMARAL; SANTOS, 2003, p.16).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

89

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

Para alm, portanto, da forma espacial revitalizada, a gerao de emprego e renda includa nas preocupaes de renovao da rea central, ainda que no se enfatizem formas expressivas de economia popular que integram a realidade desse fragmento espacial da cidade de Belm. Os projetos em anlise trazem consigo uma dimenso patrimonial, de incremento econmico e de preocupao com elementos de atratividade econmica associados cultura e histria da cidade e da regio. Da se destacar a relevncia dos projetos no contexto turstico:
O principal elo de ligao do Projeto aqui proposto com o contexto turstico do Par sua integrao massa crtica de atrativos necessria para a decolagem desta atividade como efetivo destino dos fluxos nacionais e internacionais. O Projeto, disponibilizando atrativos culturais e de lazer, contribui no apenas para fixar o Estado como destino turstico, mas cria alternativas para uma estada mais demorada e diversificada do turista ou mesmo a motivao para uma escala de viagem quando seus destinos forem outras regies. Mais ainda, no importante fluxo do turismo de negcios, apresenta uma alternativa de prorrogao da estadia mesmo para aqueles fluxos no motivados pelo lazer. Desnecessrio enfatizar que estes efeitos significam renda e impostos locais (PAR, 2002b, p.81).

O documento do Feliz Lusitnia (PAR, 2002b) enftico ao considerar trs formas de obsolescncia para fundamentar a revitalizao patrimonial a funcional, a fsica e a econmica e a necessidade de pensar novas funes sociais e econmicas para o espao renovado de forma a contribuir para a viabilidade econmica do projeto. Nesse sentido, ainda que as intenes possam ser questionadas quanto s estratgias de desenvolvimento pensadas, que, do ponto de vista social, no se mostram abrangentes, tambm no se pode identificar tais intervenes como sendo de carter estritamente fsico-territorial. O grau de interdisciplinaridade outro critrio proposto por Souza (2002) para a caracterizao das diversas formas de planejamento e gesto urbanas. No Estao das Docas, o grau de interdisciplinaridade, contrariando as tendncias mais recentes do planejamento e da gesto urbana, pode ser considerado pequeno, pois na sua implantao houve a predominncia de profissionais da arquitetura e do urbanismo, quando muito de reas afins, a exemplo da engenharia, da programao visual e da iluminao7 na equipe tcnica do projeto. A ausncia de um trabalho interdisciplinar amplo fica bastante explcita no prprio documento que concebe o complexo Estao das Docas. Nele, o que se verifica uma descrio (restrita) do empreendimento, mostrando o que existe em cada um dos antigos galpes do porto e a sua representao em forma de desenho arquitetnico. No se faz presente uma discusso de cunho social sobre a substncia do projeto (aspectos antropolgicos, sociolgicos, histricos, geogrficos etc.), de seus objetivos, de suas metas (curto, mdio e longo prazos) e de seus possveis impactos no contexto do Centro Histrico da Cidade.

7 A equipe tcnica do projeto Estao das Docas foi formada por Paulo Chaves Fernandes e Rosrio Lima (arquitetura), Couceiro e Rubim Arquitetos Associados Ltda. e a arquiteta Conceio Lobato (desenvolvimento), Rosa Grena Kliass Planejamento e Projetos Ltda. (paisagismo), Gilberto Franco, Nilson Amaral e Paulo Chaves Fernandes (iluminao) e Luciano Oliveira e Paulo Chaves Fernandes (programao visual).

90

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

No caso do Feliz Lusitnia, a preocupao com um trabalho interdisciplinar parece ser um pouco maior que no Estao das Docas, ainda que o norte do processo continue sendo dado por tcnicos da rea de arquitetura e urbanismo e outros profissionais ligados questo do patrimnio histrico. Assim, observa-se, no Feliz Luzitnia, alm de arquitetos, urbanistas, paisagistas e engenheiros, a presena de outros profissionais, tais como arquelogos, turismlogos e historiadores, que tendem a referendar o papel assumido pela histria/memria nesse tipo de interveno, expresso no objetivo geral do projeto, a saber:
Recuperar o ncleo histrico inaugural da cidade de Belm, composto por edificaes que remontam ao sculo XVII e incio do sculo XVIII, e tem seus limites entre a Baa de Guajar e a Praa Frei Caetano Brando. Monumento de reconhecido valor cultural e histrico, passvel de um programa de preservao auto-sustentvel, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento urbano (PAR, 2002b, p.56).

H uma preocupao geral, portanto, que denota uma tendncia pouco interdisciplinar e um carter essencialmente patrimonialista nas intenes do projeto. Dessa forma, no difcil concluir, considerando as duas intervenes, que as mesmas se aproximam muito mais de formas convencionais de planejamento e gesto urbana, uma vez que apresentam aes ainda muito centradas na profisso do arquiteto e do urbanista, no articulando um dilogo com profissionais que poderiam dar outras respostas s demandas da rea central, inclusive com perspectivas de programas sociais, sejam aqueles relacionados economia popular, marca flagrante do centro histrico de Belm, conforme j salientamos, sejam aqueles voltados s questes da habitao de cunho social. Essa tendncia patrimonialista das aes voltadas para a rea central nos remete discusso da permeabilidade dos projetos em face da realidade. Este critrio, discutido por Souza (2002), refere-se ao grau de anlise e de sistematizao da realidade concreta a ser realizada antes dos projetos de interveno. Nesse sentido, a partir dos casos analisados, pode-se afirmar que se trata de intervenes que transitam entre concepes apriorsticas e semi-apriorsticas. A primeira refere-se abordagem na qual a observao do real, a coleta de dados e as informaes servem simplesmente para contextualizar uma determinada proposta de interveno, que se baseia em um modelo normativo da boa forma urbana, pautado na ordem, na funcionalidade, na eficincia etc. A segunda faz aluso quilo que, para Souza (2002), seria prprio perspectiva mercadfila, abordagem em que a observao do real, a coleta de dados e informaes e a elaborao de conjecturas esto relativamente permeveis ao mundo real, sendo que suas pesquisas apresentam pouca rigorosidade, do ponto de vista da investigao cientfica e do enfoque reconstrutivista8. Nesta ltima, torna-se importante dialtica entre teoria e empiria, sendo a interveno um resultado da interao entre as mesmas e a fundamentao terica uma reconstruo constante no decurso da anlise e da crtica do mundo real (SOUZA, 2002).

8 O enfoque reconstrutivista est relacionado perspectiva autonomista e trabalha com uma dialtica entre teoria e empiria. Ainda que se utilize de balizamentos tericos e metatericos para anlise da realidade emprica, esse enfoque procura, acima de tudo, dialogar com a realidade (SOUZA, 2002).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

91

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

No Estao das Docas, a permeabilidade em face da realidade est muito prxima da abordagem apriorstica. Neste caso, a interveno realizada prescindiu de um estudo cientfico mais profundo, capaz de mostrar como a realidade emprica se apresenta em suas vrias nuances e como os projetos de renovao urbana se inserem no contexto da cidade e do centro histrico. Na verdade, o que se tem em termos de estudos, e que serviu de fundamentao para a interveno, a construo de um histrico, no sentido mais convencional do termo, ainda que rico em detalhes informativos sobre o processo de produo do espao objeto de renovao, muito mais preocupado com a museificao do espao e com sua esttica, deslocando, portanto, a compreenso da realidade a uma iluso desta, conforme postula Jeudy, ao fazer a crtica a esse tipo de programa de renovao urbana nas reas centrais:
Essa vontade de devolver vida social e citadina uma expresso sempre possvel, sem aluso questo social ou questo cultural, no apenas iluso? [...] Essa organizao das memrias de uma cidade, mesmo provocando e sustentando laos mnsicos territoriais e temporais, no deveria ter necessidade de inscrio territorial duradoura... O poder de atualizao das memrias mergulha inelutavelmente na esttica patrimonial? Seria possvel que a vitalidade presente das memrias citadinas terminasse consagrando o poder de reflexividade patrimonial, em vez de ser a arma de sua negao (JEUDY, 2005, p.137).

Diferente do Estao das Docas, no Feliz Lusitnia a permeabilidade em face da realidade se aproxima muito mais de uma abordagem semi-apriorstica. No projeto possvel observar uma preocupao em construir um diagnstico sobre a rea da interveno, o Centro Histrico de Belm, mostrando suas caractersticas histricas, sua dinmica arquitetnica e sua insero dentro do contexto da cidade. Ainda nesse projeto, verifica-se uma breve anlise sobre o contexto socioeconmico em que se encontra o Estado do Par e de como a revitalizao em questo poderia contribuir para a melhoria das finanas e para a valorizao da cultura e da histria da regio e da cidade. Mesmo a preocupao com a habitao, como parte do resgate do patrimnio, foi levada em conta, conforme se pode constatar no estudo de viabilidade para reabilitao de habitaes de valor histrico (ESTUDO, 2002). Alm disso, o projeto apresenta um exame do processo de produo do espao em Belm, mostrando uma periodizao fundada na arquitetura e a insero das polticas de intervenes urbanas na dinamizao, melhoria e ampliao do setor econmico no Estado. No obstante, conforme j enfatizado, nos dois projetos de interveno h uma clara tendncia patrimonialista que no reconhece a contento a realidade do entorno dos projetos. Do ponto de vista da insero dos mesmos em relao dinmica social, cultural e econmica, os projetos assumem o carter de vitrines e enclaves em relao dinmica urbana preexistente. Do ponto de vista habitacional, a viabilidade tcnica parece no ter conduzido a intervenes que favorecessem a realizao de programas habitacionais de qualquer natureza, ainda que tenham sido mobilizados atores importantes nesse processo, a exemplo da Universidade Federal do Par, da Companhia de Habitao do Estado do Par, da Caixa Econmica Federal e da prpria Secretaria de Cultura do Estado.

92

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

Em relao ao circuito inferior da economia urbana preexistente, pouca articulao houve dos dois projetos com as atividades daquele setor; pelo contrrio, as atividades promovidas e estimuladas parecem mesmo ter sido uma negao aos mesmos, tal o carter empresarial e o predomnio de atividades modernas, ligadas efetivamente a um circuito superior da economia urbana, ainda que, no caso do Feliz Lusitnia, o comrcio ambulante, posteriormente, tenha se estabelecido nas suas imediaes, com o apoio do poder municipal. Do ponto de vista das tradies culturais, muito forte em espaos como o da Feira e Mercado do Ver-o-Peso e o da Feira do Aa, o carter sofisticado e modernizador dos projetos em considerao parece ter distanciado os mesmos dessas realidades, que, por sua vez, apresentam dinmicas mais espontneas, territorializadas h bastante tempo na rea central de Belm, e pouco sintonizadas s estratgias pensadas para viabilidade econmica dos dois projetos. Por fim, no que diz respeito a uma das principais caractersticas da rea central, que a de ser foco de transportes intra e interurbanos, inclusive aqueles que tm o rio como principal referncia, em nenhum dos dois casos analisados foram observadas aes que potencializassem e/ou melhorassem as condies de circulao j existentes. No caso do Estao das Docas, em local onde havia um terminal de transporte da populao regional, o terminal Mosqueiro-Soure, que servia como ponto de embarque e desembarque para passageiros que saam de Belm com destino a localidades como Maraj, ou desta com destino a Belm, houve mesmo a transferncia dessa atividade para outro local e sua substituio por um outro tipo de terminal, mais moderno, funcional e confortvel, denominado Amazon River, que serve de apoio ao transporte fluvial, mas, desta feita, destinado principalmente aos turistas e ao lazer metropolitano belenense. Assim, a importncia dos rios para a cidade, to valorizados nesses dois projetos arquitetnicos e urbansticos, no sequer problematizada, restringindo-se considerao de que eles esto sendo resgatados nas polticas de interveno urbana, quando, na verdade, a sua importncia se d para alm da dimenso contemplativa e turstica na realidade local e regional, pois assumem uma dimenso funcional (circulao fluvial), de subsistncia material (fonte de recursos alimentares), ldica (lazer) e simblica (imaginrio sociocultural) (TRINDADE JR., 2002). A crtica que se pode fazer aos dois modelos, apriorstico e semi-apriorstico, que eles no conseguem preencher os requisitos de uma investigao cientfica rigorosa (SOUZA, 2002). Nas duas experincias desenvolvidas na rea central de Belm, no se verifica uma preocupao de mostrar os agentes que se apropriaram do espao da rea central, nem os usos, processos e conflitos que os caracterizam, ficando restritas rea da interveno e sua projeo como vitrines urbanas, como se as mesmas no estivessem inseridas na dinmica complexa e contraditria da cidade. O grau de abertura para com a participao popular nas duas intervenes realizadas na rea central de Belm deve ser considerado pequeno ou nulo, pois a discusso e a participao por parte da populao no foram includas como componentes importantes da gesto e do planejamento urbano, j que as decises foram sempre tomadas pela

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

93

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

equipe tcnica do governo e a sociedade no foi consultada, como bem se constata no caso do Estao das Docas, em que o convencimento sobre a importncia e a eficincia deste foi colocado e divulgado em termos de esttica, de imagem e de viabilidade econmica:
Inaugurado em junho de 2000, o projeto j estava no papel sete anos antes, resultado de um concurso promovido pelo Governo do Estado do Par que escolheria uma destinao para aquela rea, at ento desocupada. O projeto vencedor, assinado pelos arquitetos Paulo Chaves e Rosrio Lima, est a, belo, e j tornou-se indispensvel para o lazer dos paraenses e dos milhares de turistas que passam pela Estao todos os anos (ESTAO, 2005, p.16). O Projeto de Recuperao da Estao das Docas concluiu, atravs de metodologia padro empregada em estudos de viabilidade econmica e financeira de shopping centers, que o Projeto ampliaria as receitas governamentais apenas pela gerao direta de impostos e encargos num montante aproximado de R$ 490.000 mensais, valor que amplamente ressarce o governo do esforo para a implementao do Projeto, ademais de outros benefcios sociais do tipo de gerao de 478 empregos diretos e 1.600 indiretos e econmicos, pela contribuio do Projeto dinmica do turismo na cidade de Belm (PAR, 2002b, p.83). Os antigos galpes do Porto de Belm, que foram construdos pelos ingleses no incio do sculo XX, foram transformados no maior complexo de lazer e turismo da regio amaznica, formando um belssimo conjunto de 32.000 m2 de rea, que comporta galerias de arte, teatro, restaurantes, bares, minifbrica de cerveja, lojas, bancos, alm de um espao apropriado para a realizao de feiras e exposies (PAR BUSINESS, 2000, p.129).

Ainda que o discurso que busca legitim-lo realce a preocupao do planejamento compartilhado como algo que tenha sido colocado como parte das intervenes, no Feliz Lusitnia a tomada de deciso tambm no se diferencia muito da forma de elaborao e encaminhamento dada ao Estao das Docas. Nos documentos relacionados s intervenes possvel encontrar elementos que indicam que o projeto foi uma iniciativa do Governo do Estado, sem a participao da sociedade em fruns de participao popular nos processos decisrios, uma vez que o mesmo foi definido via Secretaria de Cultura e somente depois anunciado ao pblico em busca de sua adeso, especialmente em jornais e revistas que divulgam o turismo:
[...] Adotou-se a soluo que mantm o objetivo inicial, de abrir o espao pblico viso da baa, mas que preserva o captulo da histria do forte [...] O resultado agrada logo a quem chega pela Praa Frei Caetano Brando, depois de ver o casario recuperado da Rua Padre Champagnat, novo endereo do Museu do Crio. A viso do Forte do Prespio encantadora: o pano de fundo a imponncia da Baa do Guajar, com as ilhas que circundam Belm, realadas pelo cu raiado e multicolorido. O clima de romantismo completa-se com a brisa que percorre o monumento (VER-O-PAR, 2003, p.14). O Forte foi um dos monumentos histricos que ganhou cara nova em outubro do ano passado, com a inaugurao da terceira etapa do projeto Feliz Lusitnia. Uma das novidades aps a reforma o Museu do Encontro, que recria a histria dos ndios Tupinambs antes, durante e aps a dominao portuguesa. A vista uma verdadeira aula de histria. Em exposio, esto desde urnas funerrias marajoaras, chamadas igaabas, a objetos trazidos depois da colonizao, como louas e moedas. No ptio, ficam canhes originais do sculo XIX, que seguiam o modelo americano produzido para a Guerra de Secesso. Destaque para a bela vista da baa do Guajar, com o Mercado Ver-o-Peso ao fundo (FOLHA DO TURISMO, 2003, p.28).

94

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

Nos documentos que expem as concepes e etapas dos projetos tambm no h meno importncia da participao das associaes e movimentos organizados existentes na rea central como parte do processo de implementao das intervenes urbanas. Por esse motivo, possvel concluir que nas polticas colocadas em prtica pelo Governo do Estado nos ltimos anos na rea central de Belm a participao popular na gesto e no planejamento da cidade continua sendo vista como sem importncia, apresentando uma tendncia a formas pseudoparticipativas, que investem em estratgias de convencimento e adeso9 pautadas nas publicidades e na nova imagem da cidade, que divulgam um sentido de eficincia e viabilidade econmica, reforando a auto-estima e o consenso. Isso cria uma relao de identidade para com os mesmos, que substitui a consulta, a problematizao e a discusso em torno das intervenes urbanas:
Nos ltimos anos, diversos monumentos to representativos da nossa identidade tm sido recuperados e resgatados condio de logradouros apropriados para o lazer e para o enriquecimento cultural, valorizando o potencial turstico da Metrpole da Amaznia e aumentando a autonomia da sua populao (VER-O-PAR, 2003, p.13).

Essa estratgia de adeso foi verificada nos dois casos analisados, o que possibilita afirmar que, nesse ponto, a gesto e o planejamento urbano na rea central de Belm continuam guardando resqucios do modelo tecnocrtico e convencional. A atitude em face do mercado mais um elemento colocado por Souza (2002) para identificar diferentes concepes de gesto e de planejamento urbanos. A partir da interveno realizada no complexo Estao das Docas possvel afirmar que o Governo do Estado estabeleceu uma relao de grande aceitao das estratgias de mercado; aceitao esta que, nos casos dos dois projetos analisados, parece ser feita sem qualquer tipo de restrio. Isto fica evidente, entre outros, na parceria celebrada entre o poder pblico e a iniciativa privada, que teve dois momentos principais. Primeiro, na construo do complexo, quando os custos da obra foram divididos entre os dois agentes, o Estado entrou com 19 milhes e a iniciativa privada com 5 milhes; segundo, na forma de gesto adotada para a Estao, que se assemelha de uma empresa privada, por meio de uma organizao social, uma entidade privada, que faz uso de contratos de gesto para oferecer atividades pblicas. Ainda com base na anlise do Estao das Docas, possvel identificar outros elementos que reforam a idia de que a relao com o mercado de perfeita aceitao. Alm do controle dos espaos revitalizados terem sido concedidos para a iniciativa privada, ou seja, o Estado encarregado de produzir espaos pblicos, cujo controle realizado por empresas privadas que possuem certa estabilidade no mercado10, trata-se de espaos
9 Em questionrio aplicado junto aos usurios da Estao das Docas, em agosto de 2002, verificou-se que, das imagens que melhor representam a cidade de Belm, a Estao das Docas apareceu em quarto lugar, com 11,31%, perdendo apenas para o complexo do Ver-o-Peso (20,80%), para as igrejas antigas (13,50%) e para o Forte do Castelo (11,68%). Deve-se ressaltar que a Estao das Docas tem apenas quatro anos, sendo inclusive premiada em sales de arte e arquitetura, ao passo que as demais imagens possuem mais de cem anos. 10 Entre as principais empresas presentes na Estao das Docas destacam-se alguns restaurantes, como Caponne, L em Casa e Spazzio Verdi, e outras empresas com filiais na cidade, a exemplo da Cairu (sorveteria) e da Vale Verde Turismo (empresa de turismo).

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

95

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

voltados para um grupo seleto de consumidores, j que constitudo por uma demanda de mercado associada a uma poltica de incentivo ao turismo e s classes de mdio e alto status locais. Trabalha-se, ento, com uma forma de gesto e, por conseqncia, definem-se usos e funcionalidades para a rea central, concebidos tambm como estratgicos, seja para fins de mercado, seja para fins de apropriao mais segura no sentido da revitalizao dos mesmos. Nessa concepo, o estratgico principalmente o que est na lgica da projeo econmica, mas no necessariamente na lgica da projeo social (TRINDADE JR.; AMARAL; SANTOS, 2003). Essa idia de que nas intervenes do Governo do Estado existe uma preocupao com demandas econmicas e, conseqentemente, com um pblico-alvo das classes mdia e alta e com o turista, reforada pela produo de uma cidade mercadoria, um produto de luxo, que deve ser consumido por uma demanda solvvel. Por isso, o Estao das Docas, que inicialmente ( poca do concurso para escolha do projeto) tinha sido orado em 6,2 milhes de reais, dois anos depois, no final do primeiro contrato, teve seu valor aumentado para 9,3 milhes, e depois para 16,2 milhes, at ser concludo por um total de 24 milhes (PINTO, 1999). Esta mudana nos valores da obra, segundo o secretrio de cultura, justifica-se pela necessidade de torn-la mais rica, suntuosa e cheia de detalhes: paredes de vidro fum, climatizao, escada rolante e elevador, palco mvel etc. (BESSA, 2001). Alm dos custos com a produo da obra, deve-se acrescentar que o Estado, por meio da Secretaria Executiva da Cultura, arcou tambm com a transferncia dos armazns pertencentes Companhia Docas do Par (CDP) e passou a arcar com um repasse mensal Administrao do Complexo, como forma de garantir a manuteno do projeto, conforme argumentou o Secretrio de Cultura:
Alm de projetar, licitar, realizar e implantar, a secretaria mantm todas as obras que restaura, com exceo do Plo Joalheiro e do Quartel de bidos. O segredo no s fazer, preservar. Veja a Estao das Docas, com quase cinco anos de inaugurada, e o Feliz Lusitnia, com dois: esto como novas, no parecem obras do governo (FERNANDES, 2005, p.2).

Essas transferncias realizadas pela secretaria de cultura para os espaos revitalizados, alm de ratificar a relao entre pblico e privado, demonstram que os mesmos no so auto-sustentveis, havendo a necessidade da participao constante do poder pblico no custeio das despesas de funcionamento do empreendimento, como se pode verificar tambm nas palavras do prprio secretrio:
No so espaos para dar lucro. Os aluguis ajudam a repor alguma coisa, mas no do para a manuteno de espaos muito grandes, como os do Feliz Luzitnia [sic]. A Estao das Docas j se pagou, com os impostos recolhidos, os empregos diretos e proporciona a publicidade gratuita das matrias publicadas em vrias revistas do pas. Os aluguis das lojas do para pagar s a metade dos custos, o resto tem de sair do governo (FERNANDES, 2005, p.2).

A todos esses valores deve-se acrescentar ainda a construo do terminal hidrovirio de passageiros, voltado para o uso dos turistas e de pessoas que queiram

96

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

fazer passeio de barco s proximidades de Belm11. Tal postura acaba negando uma demanda social interna destinada ao uso da orla para fins de circulao ribeirinha. O rio e a orla passam a ser vistos como espaos de lazer e turismo, negligenciando sua dimenso vivida e as prticas urbanas ribeirinhas inseridas na metrpole. A criao de um terminal de transporte fluvial como ponto de apoio a essa circulao ribeirinha no se torna prioridade nas preocupaes de interveno na rea central, para onde, importante ressaltar, converge a maior parte dos fluxos ribeirinhos do interior do Estado do Par e de parte da Amaznia, conforme critica Pinto (1999). Quando se analisa a interveno urbana realizada pelo Governo do Estado no ncleo inicial da cidade de Belm Ncleo Histrico e Cultural Feliz Lusitnia , fica ainda mais explcito que a atitude do mesmo em face do mercado acrtica ou de aceitao total. Diferente do Estao das Docas, em que a acessibilidade do usurio rea do empreendimento no limitada pelo pagamento de ingresso, no Feliz Lusitnia o acesso maior parte dos espaos considerados pblicos s permitido por meio de aquisio de ingresso12. A idia de espao pblico suplantada pela de espao coletivo. Nesse contexto, questiona-se sobre o papel reservado aos espaos pblicos inseridos nessas estratgias de revitalizao. Conforme sugere Berdoulay (1999), o espao que tem a qualidade de pblico aquele que nos permite tomar conscincia da presena do outro e que se mostra sensvel alteridade, nele se desdobrando a mise-en-scne de si e dos outros. Na mesma linha, Gomes (2002) considera que a natureza do espao pblico est relacionada ao sentido de co-presena e de coabitao, marcado pela pluralidade, civilidade e dilogo, resultando de uma relao contratual. Essa condio, que confere o estatuto de espao pblico, parece ser constantemente negada quando se pensa nos novos espaos centrais revitalizados, implicando, por conseguinte, um verdadeiro recuo da cidadania (GOMES, 2002), haja vista que a inscrio material no espao confere, igualmente, ao indivduo a possibilidade de ser mais ou menos cidado (SANTOS, 2002). Esse recuo tende a ocorrer pelo carter que as reas centrais passam a assumir historicamente, conforme adverte Gomes (2002), devido a novos atributos relacionados s cidades modernas, a saber: a) apropriao privada dos espaos comuns, muitas vezes com o aval do poder pblico; b) progresso de identidades territoriais, construdas com base no discurso da diferena, que nega a coabitao e a co-presena; c) emuralhamento da vida social, que nega o acesso de pessoas, selecionando os usurios de determinados espaos por sua condio socioeconmica; d) crescimento de ilhas utpicas, que simulam uma situao de espao pblico, mas que de fato constituem apenas espaos coletivos, destitudos dos atributos da condio de pblicos.

11 O passeio de barco para conhecer Belm e seus arredores atravs da empresa Valeverde, que atua na Estao das Docas, custa, por pessoa: Ilha dos Papagaios, com durao de 4 horas, R$ 80,00; Furos e Igaraps, com durao de 3 horas, R$ 70,00; Furos e Igaraps, com almoo e voadeira, com durao de 7 horas, R$ 180,00; Orla Matinal, com durao de 1 hora e 30 minutos, R$ 25,00; Orla ao Entardecer, com durao de 1 hora e 30 minutos, R$ 25,00. 12 Apesar de no haver a necessidade de pagamento de ingresso para entrar na Estao das Docas, pode-se dizer que ela tambm um espao gentrificado do ponto de vista do consumo, seletivo e excludente, seja pela sua esttica do espetculo (luxo e suntuosidade), seja pela falta de identificao com a classe de menor poder aquisitivo, seja ainda pela ausncia de condio econmico-financeira que possibilite o acesso aos benefcios que o empreendimento oferece.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

97

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

A exemplo do Estao das Docas, outro aspecto que denota a abertura para com o mercado no Feliz Lusitnia a presena de diversos empreendimentos privados todos com relativa consolidao no mercado funcionando nas dependncias do mesmo por meio da concesso de servios. Dentre os empreendimentos localizados dentro do Feliz Lusitnia pode-se destacar: galeria, butique, casa de recepes, loja de artesanato, sorveteria, caf, bar e restaurante. Alm disso, deve-se ressaltar que essa atitude acrtica em face do mercado tambm se manifesta na transformao do cidado em consumidor, que aceita ser chamado de usurio e deposita toda sua expectativa nos objetos de consumo, seja pela sua presena imediata ou pela esperana ou promessa de poder obt-la. Os objetos, para atrarem consumidores, precisam estar na ordem do dia de preferncia internacional , pressupondo uniformizao/homogeneizao. Sobre o referencial poltico-filosfico da gesto e planejamento urbano, Souza (2002) os classifica desde o ultraconservadorismo capitalista, em sua verso neoliberal, at a sua superao, passando por vises de centro-esquerda, pela social-democracia e por aquilo que o autor convencionou chamar de liberalismo de esquerda. A partir da apreciao tanto do Estao das Docas quanto do Feliz Lusitnia, pode-se dizer que h uma inspirao de carter neoliberal subjacente s propostas de interveno urbana, pois a cidade produzida em um contexto de competitividade urbana (guerra dos lugares), pela atrao de investimentos e de turistas, em que a projeo da cidade atravs do marketing urbano (cidade veiculada nos meios de comunicao), os investimentos em espaos espetaculares, fragmentados e gentrificados (espaos seletivos) e a apropriao de espaos pblicos pela iniciativa privada (o Estado produz e mantm espaos sobre o controle da iniciativa privada j consolidada no mercado local) tornam-se elementos visveis. De maneira resumida pode-se afirmar que essa forma espacial da cidade produzida de maneira padronizada e sofisticada, de modo a fazer com que a mesma seja inserida em uma tica de mercado, cujos investimentos servem para transform-la numa mercadoria vedete, consumida por um grupo seleto (demanda solvente). Como conseqncia, o uso principal da cidade privado, seletivo e excludente, pois beneficia um pequeno grupo social (turistas e classes mdia e alta) em detrimento da maioria da populao que vive a cidade no seu cotidiano. Por fim, a demanda social da mesma marcada pelo empreendedorismo, pela competitividade, pela demanda de mercado, pelo controle privado e pelas aes economicamente estratgicas (TRINDADE JR.; AMARAL; SANTOS, 2003). Nesse aspecto pode-se dizer que a perspectiva de gesto e planejamento de cidades adotada para o Estao das Docas e para o Feliz Lusitnia aproxima-se bastante do modelo de gesto estratgica de cidades, que tem seu referencial polticofilosfico assentado no neoliberalismo, difundido mundialmente a partir dos anos 1980 e que busca tratar a cidade como mercadoria e como empresa, mesclado com fortes elementos ainda do planejamento convencional que marcaram as prticas urbanas no passado.

98

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

5 CONSTRUINDO UMA IMAGEM DA CIDADE A PARTIR DE SUA REA CENTRAL


Tanto no Estao das Docas quanto no Feliz Lusitnia, possvel observar a idia de modernizao da cidade associada inteno de promov-la atravs do marketing urbano e do urbanismo espetculo (SNCHEZ, 1997). Nesse sentido, existe uma preocupao por parte do poder pblico estadual com a construo de uma imagem para a cidade relacionada ao resgate do rio e da rea central como elementos simblicos representantes da cultura local. A cidade, que ao longo do tempo cresceu de costas para as guas, para a sua cultura e para a sua histria, hoje passa a ser resgatada atravs de polticas de intervenes urbanas pontuais, fragmentadas e estandardizadas. Nas palavras do secretrio de cultura:
[...] Estamos resgatando a origem, a cara de Belm [...]. Ns estamos dando um novo rosto, porque Belm uma cidade beira-rio, sempre foi. E, na verdade, aos poucos, esse direito da convivncia dos paraenses com o seu rio foi sendo cerceado, foram fechando essas imensas janelas que ns tnhamos (FERNANDES, 2002, p.3).

O objetivo desses projetos de renovao urbana, como se verifica na fala de Fernandes (2002), construir uma nova marca, um novo rosto, para a cidade de Belm. Isto pode ser interpretado como sendo a produo de uma nova imagem para a cidade; imagem esta que serve como elemento de promoo e marketing urbano, com a finalidade de atrair investimentos para a atividade turstica, que passa a ser vista como mais um dos itens da dinamizao ou diversificao da economia local:
[...] o modelo da mera extrao de riquezas naturais insustentvel. Quase 100 anos depois da derrocada da borracha, o Estado do Par encontra outros caminhos para o crescimento, fora da rota das sangrias, seja da natureza, seja dos recursos pblicos, investindo em um projeto integrado, que tem como ponto convergente a diversificao da base econmica do Estado, a criao de emprego e a gerao de renda (PAR, 2002a, p.1).

Uma das formas adotadas para projetar a imagem da cidade de Belm a partir da rea central foi atravs dos meios de comunicao e da imprensa escrita. Desde que foi inaugurado no ano de 2000, o Estao das Docas serviu como cenrio para diversos programas de televiso, dentre os quais os programas Mais Voc, Carga Pesada e Globo Esporte, e as novelas O Clone e As Filhas da Me, todos da emissora Rede Globo. Nesse caso, a imagem embala a mercadoria a ser vendida e faz parte de uma estratgia de mercado e de divulgao de um produto, a cidade moderna, competitiva e prspera , que espelha a identidade de seus habitantes. A imagem, neste caso, faz parte do jogo significado-significante, que elege signos que se instalam e que se mostram estreitamente ajustados a elas. a importncia das imagens como mercadorias, no dizer de Harvey (2000), que podem ou no ter relao com o produto a ser vendido. Quanto veiculao da imagem do Feliz Lusitnia, esta ocorreu, principalmente, por meio da imprensa escrita, revistas e jornais, e do reconhecimento de organismos internacionais, a exemplo da Unesco (Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura). De acordo com Par (2002a), a Casa das Onze Janelas considerada como o espao de referncia de arte moderna e contempornea do Norte e Nordeste do Brasil e dos pases vizinhos.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

99

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

Dentre os veculos de imprensa escrita, cabe destacar as revistas Par Turismo e Ver-o-Par, que tm dedicado edies divulgao dos projetos de revitalizao urbana que esto ocorrendo na rea central de Belm. Duas edies dessas revistas A Gostosa Belm de Hoje, da revista Ver-o-Par, e Belm Renascida, da Par Turismo destacam-se pela maneira como tratam a questo dos investimentos do poder pblico e, em particular, daqueles investimentos aplicados pelo Governo do Estado na revitalizao do centro histrico. preciso, porm, olhar com desconfiana o uso do turismo como elemento de diversificao da produo e da economia, pois o que se tem verificado concretamente que essa atividade, da forma como vem sendo conduzida, tem contribudo sobretudo para a produo de espaos do no-lugar, da no-identidade e do no-reconhecimento, conforme denuncia Carlos (1996). O problema que, quando se tenta resgatar o centro histrico atravs da produo de espaos voltados ao lazer e ao turismo, acaba-se criando um paradoxo, conforme reconheceram Marin e Chaves (1997), pois a cidade que se busca resgatar nunca deixou de existir, ainda que como resduo, e, ao buscar resgat-la por meio das polticas urbanas (estandardizadas e espetaculares), acaba-se por no reconhecer a sua prpria existncia.

CONSIDERAES FINAIS
Com base no quadro a seguir possvel afirmar que o modelo de gesto urbana subjacente proposta de interveno do Estao das Docas e do Feliz Lusitnia tem uma orientao precisamente afinada com a gesto estratgica de cidades, dado que a maioria dos elementos desse modelo de gesto mostra-se presente nos projetos de interveno urbana analisados. Por outro lado, pode-se observar que alguns elementos caracterizadores do modelo tecnocrtico de gesto ausncia de interdisciplinaridade, presena de um modelo apriorstico, acentuado grau de pseudoparticipao etc. continuam a existir de forma residual.

100

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

Na verdade, no se trata de querer encontrar na realidade um modelo-puro de gesto e planejamento urbanos, mas sim de orientaes que permitam reconhecer tendncias das polticas urbanas em curso na cidade de Belm. Caberia, ainda, na seqncia desta anlise, indagar, face caracterizao que apresentada, sobre a definio ou no de novas prticas espaciais que possam caminhar para uma configurao de uma imagem para a cidade. A partir das intervenes realizadas na rea central pelo Governo do Estado, constata-se a necessidade de reafirmar uma nova imagem para a cidade de forma a torn-la mais competitiva. Para isso, so mobilizados elementos paisagsticos e relacionados forma espacial que projetam a cultura, a histria e a natureza como simulacros e remetendo a um carter patrimonialista tanto no sentido das formas naturais quanto das formas histrico-culturais, que passam a integrar a nova paisagem da rea central da cidade, em detrimento de aes voltadas para suas demandas socioespaciais.

REFERNCIAS
AMENDOLA, G. La ciudad postmoderna: magia y miedo de la metrpolis contempornea. Madrid: Celeste Ediciones, 2000. (Coleccin intersecciones arte y arquitectura). ARANTES, O. B. F Uma estratgia fatal: a cultura nas novas gestes urbanas. In: ARANTES, O.; . VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 11-74. BERDOULAY, V. A ecologia urbana, o lugar e a cidadania. Territrio, Rio de Janeiro: UFRJ/ LAGET, v. 1, n. 7, p. 79-92, jul./dez. 1999. BESSA, E. Chaves vai presentear Belm. O Liberal, Belm, v. 55, p. 8, 14 jan. 2001. BRASILIENSE, R. O arquiteto da nova Belm. Par Turismo, Belm, v. 1, n. 3, p. 3-6, set. 2004. o BRASILIENSE, R. Estao da moda. Par Turismo, Belm, v. 1, n. 3, p. 12-13, set. 2004. BOURDIN, A. La mtropole des individus. La Tour d Aigues: ditions de lAube, 2005. (Collection monde en cours). CARLOS. A. F. O lugar no/do mundo. So Paulo: Hucitec, 1996. CORRA, R. L. O espao urbano. So Paulo: tica, 1989. CRIEKINGEN, M. V. A cidade revive!: formas, polticas e impactos da revitalizao residencial em Bruxelas. In: BIDOU-ZACHARIASEN, C. (Org.). De volta cidade: dos processos de gentrificao s polticas de revitalizao dos centros urbanos. So Paulo: Annablume, 2006. ESTAO das Docas. Par Mais, Belm: Ed. Crios, n. 4, 2002. ESTAO das Docas: uma obra com estilo da Marko. Way, Belm: Marko Engenharia, v.1, n.1, p.16-18, abr. 2005. ESTUDO de viabilidade para reabilitao de habitaes de valor histrico em Belm, Par. Belm: UFPA, 2002. CONVNIO UFPA, COHAB, SECULT. FERNANDES, Paulo Chaves. Entrevista. Projeto Design, So Paulo: Arco Ed., n.301, mar. 2005. Entrevista concedida a ride Moura.

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

101

Reabilitao Urbana na rea Central de Belm-Par: concepes e tendncias de polticas urbanas emergentes

FERNANDES, Paulo Chaves. Entrevista concedida pelo Secretrio Executivo de Cultura do Par. Belm, 14 de jun. 2002. Disponvel em: <http://www.pa.gov.br>. Acesso em: 20 jun. 2002. FOLHA DO TURISMO. Rio de Janeiro, v. 13, ed. esp., nov. 2003. FRGOLI JR., H. Intervention dans les espaces centraux des villes brsiliennes, le cas de So Paulo. In: RIVIRE DARC, H.; MEMOLI, M. (Dir.). Le pari urbain en Amrique Latine: vivre dans le centre des villes. Paris: Armand Colin, 2006. p. 133-147. GOMES, P C. C. A condio urbana: ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand . Brasil, 2002. HARVEY, D. Condio ps-moderna. 9. ed. So Paulo: Loyola, 2000. JEUDY, H. P Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. . MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrpolis: Vozes, 2001. MARIN, R. A.; CHAVES, E. Imagem de Belm: paradoxo da modernidade. In: XIMENES, T. Perspectiva do desenvolvimento sustentvel: uma contribuio para Amaznia 21. Belm: UFPA, 1997. MOREIRA, E. Belm e sua expresso geogrfica. In: MOREIRA, E. Obras reunidas de Eidorfe Moreira. Belm: CEJUP, 1989. v. 1. OSMONT, A. Por uma planificao urbana democrtica. Geosul, Florianpolis: UFSC/CFH/ Departamento de Geocincias, v. 17, n. 34, p. 7-23, jul./dez. 2002. PAR. Governo do Estado. Estao das Docas: de cara para o rio, a Estao das Docas atrao para turistas e populao local. Disponvel em: <http://www.pa.gov.br>. Acesso em: 20 jun. 2002a. PAR. Governo do Estado. As maravilhas do Par. Par Business, Belm, v. 1, n. 2, nov.2000a. PAR. Secretaria de Estado da Cultura. Estao das Docas. Belm, 2000b. PAR. Secretaria de Estado da Cultura. Projeto de preservao e revitalizao: Estao das Docas. Traos, Belm: Universidade da Amaznia, n. 7, 2001. PAR. Secretaria de Estado da Cultura. Projeto de revitalizao do ncleo histrico e cultural Feliz Lusitnia. Belm, 2002b. PAR BUSINESS. Belm, v. 1, n. 2, nov. 2000. PINTO, L. F A lei da selva. Jornal Pessoal, Belm, p. 1-2, 2.a quinzena jul. 1999. . SANCHEZ, F. Cidade espetculo: poltica, planejamento e city marketing. Curitiba: Palavra, 1997. SANCHEZ, F. Polticas urbanas em renovao: uma leitura crtica dos modelos emergentes. Porto Alegre: ANPUR, 1999. SANCHEZ, F. A reinveno das cidades para um mercado mundial. Chapec: Argos, 2003. SANTOS, M. O espao do cidado. 6. ed. So Paulo: Nobel, 2002. SASSEN, S. As cidades na economia mundial. So Paulo: Nobel, 1998. (Coleo megalpolis). SOUZA, M. J. L. Mudar a cidade: uma crtica ao planejamento e gesto urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

102

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jnior e Mrcio Douglas Brito Amaral

SPOSITO, M. E. B. Novas formas comerciais e redefinio da centralidade urbana. In: SPOSITO, M. E. B. (Org.). Textos e contextos para a leitura geogrfica de uma cidade mdia. Presidente Prudente: UNESP, 2001. p. 235-253. TRINDADE JR., S. C. Imagens e representaes da cidade ribeirinha na Amaznia: uma leitura a partir de suas orlas fluviais. Humanitas, Belm: UFPA, v. 18, n. 2, p. 135-148, jun. 2002. TRINDADE JR., S. C.; AMARAL, M. D. B.; SANTOS, E. R. C. Estado, polticas urbanas e gesto do espao na orla fluvial de Belm. Belm: UFPA, 2003. VASCONCELOS, P A. A cidade alta de Salvador: de cidade colonial a centro histrico ps. . moderno. In: CARLOS, A. F A.; LEMOS, A. I. G. (Org.). Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. So Paulo: Contexto, 2003. p. 110-118. VER-O-PAR. Belm, v. 11, n. 23, jul. 2003. VILLAA, F Uma contribuio para a histria do planejamento urbano no Brasil. In: DEK, C; . SCHIFFER, S. R. O processo de urbanizao no Brasil. So Paulo: Edusp, 2004. VILLAA, F Espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Nobel, 1998. .

REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, n.111, p.73-103, jul./dez. 2006

103

You might also like