You are on page 1of 7

Lista de exerccios Trigonometria Problemas Gerais

Prof Fernandinho

Parte 1 : Tangente da soma e da diferena de arcos e tangente do dobro de um arco 01.(Fuvest) Se um ngulo tal que 0 < < 90 e sen =

2 , calcule o valor de tg ( - ). 3

02.(Mack) Na figura, calcule o valor de tg .

03.(Fuvest) No tringulo ABC, os catetos AB e AC medem 2 + tal que AD = AC. Calcule tg ( + ) onde 04.(PUC) Se tg = e

3 e 1, respectivamente. Seja D um ponto de AB,

so, respectivamente, as medidas de ADC e ABC .

1 , calcular tg 2 . 3

05.(PUC) Se tg (x + y) = 33 e tg x = 3, determine o valor de tg 2y. 06.(Unesp) Se o ngulo 2x pertence ao primeiro quadrante e tg 2x = 2, calcule o valor de tg x. 07.(Unesp) O seno do ngulo da base de um tringulo issceles igual a ngulo do vrtice desse tringulo. 08.(Mack) Se sec x = 4, com 0 x< , ento quanto vale tg 2x ? , AD = x , DC = 1 e BC = 3. Com as informaes

1 . Determine o valor da tangente do 4

09.(GV) Na figura, ACB um ngulo reto, ABD DBC = dadas, determine o valor de x.

10.(Unifesp) Um observador, em P, enxerga uma circunferncia de centro O e raio 1 metro sob um ngulo , conforme mostra a figura abaixo. Calcule tg , dado que a distncia de P a O vale 3 metros.

11.(Unesp) Um farol localizado a 36 m acima do nvel do mar avistado por um barco a uma distncia x da base do farol, a partir de um ngulo , conforme a figura. 3 a ) Admitindo-se que sen = , calcule a distncia x. 5 b ) Assumindo-se que o barco se aproximou do farol e que uma nova observao foi realizada, na qual o ngulo passou exatamente para 2 , calcule a nova distncia x a que o barco se encontrar da base do farol.

Parte 2 : Fatorao da soma e da diferena de senos e cossenos (Transformao em produto) 12.(Mack) Resolva em a equao : sen x + sen x =
2

13.(Ufscar) Calcule o valor da expresso E = cos 80 + cos 40 - cos 20 . 14.(ITA) Resolver em a equao sen 4x + sen 2x = 0.

15.(Fuvest) Considere a funo f(x) = sen 5x + sen x. a ) Determine as constantes k, m e n tais que f(x) = k.sen (m.x).cos (n.x). b ) Determine os valores de x, 0 16.(Ufscar) Resolver em 17.(Unicamp) Resolver em x .

a equao : sen 3x + sen 2x + sen x = 0. a equao : sen 3x + sen x = 2.sen 2x.

18.(Fuvest) A medida x, em radiano, de um ngulo satisfaz sen x + sen 2x + sen 3x = 0. Assim, a ) determine x. b ) calcule cos x + cos 2x + cos 3x.

e verifica a seguinte equao :

19.(ITA) Qual a soma de todas as solues distintas da equao cos 3x + 2cos 6x + cos 9x = 0, que esto no intervalo 0 x

20.(Unicamp) Achar os trs menores valores positivos da varivel x tal que sen x = sen ( - 3x). 21.(Unesp) Determine o valor de x, x , na equao sen x + sen y = 1, sabendo-se que x + y = .

22.(Fuvest) Resolva a equao : sen x.cos x

1 .(sen 5x sen x) = 0 no intervalo 0, 2

23.(Fuvest) Os nmeros sen 15 , sen a e sen 75 formam, nesta ordem, uma P.A. Determine o valor de sen a. 24.(ITA) Qual o conjunto soluo da equao sen 5x = cos 3x, resolvida em ?

Parte 3 : Funes Trigonomtricas

.x , onde 6 x representa o ms do ano (1 para janeiro, 2 para fevereiro, 3 para maro, e assim por diante) e f (x) o nmero de turistas no ms x (em milhares).
25.(Ufscar) O nmero de turistas de uma cidade pode ser modelado pela funo f (x) = 2,1 + 1,6.sen a ) Determine quais so os meses em que a cidade recebe um total de 1300 turistas. b ) Construa o grfico da funo f, para x real, tal que x nmero de turistas da cidade em um ano.
1 , 12 , e determine a diferena entre o maior e o menor

26.(Unesp) Uma equipe de mergulhadores, dentre eles um estudante de cincias exatas, observou o fenmeno das mars em determinado ponto da costa brasileira e concluiu que o mesmo era peridico e podia ser aproximado 21 5 pela expresso P (t) = + 2.cos .t , onde t o tempo (em horas) decorrido aps o incio da observao 6 4 2 (t = 0) e P (t) a profundidade da gua (em metros) no instante t. a ) Resolva a equao cos

.t

5 = 1. 4

b ) Determine quantas horas aps o incio da observao ocorreu a primeira mar alta.

27.(Unicamp) Um supermercado, que fica aberto 24 horas por dia, faz a contagem do nmero de clientes na loja a cada hora. Com base nos dados observados, estima-se que o nmero de clientes possa ser calculado pela funo x. trigonomtrica f (x) = 900 800.sen , onde f (x) o nmero de clientes e x, a hora da observao (x um 12 inteiro tal que 0 x 24). Utilizando essa funo, esboce seu grfico e determine qual a diferena entre o nmero mximo e o nmero mnimo de clientes, dentro do supermercado, em um dia completo.

28.(Unesp) Uma equipe de agrnomos coletou dados da temperatura (em C) do solo em uma determinada regio, durante trs dias, a intervalos de 1 hora. A medio da temperatura comeou a ser feita s 3 horas da manh do primeiro dia (t = 0) e terminou 72 horas depois (t = 72). Os dados puderam ser aproximados pela funo 3 trigonomtrica H (t) = 15 + 5.sen .t , onde t indica o tempo (em horas) decorrido aps o incio da 12 2 observao e H (t) a temperatura (em C) no instante t. a ) Resolva a equao sen

12

.t

3 = 1, para t 2

0 , 24 .

b ) Determine a temperatura mxima atingida e o horrio em que essa temperatura ocorreu no primeiro dia de observao.

29.(Unesp) No hemocentro de um hospital, o nmero de doaes de sangue tem variado periodicamente. Admita que, neste hospital, no ano de 2007, este nmero, de janeiro (t = 0) a dezembro (t = 11), seja dado, t -1 . aproximadamente, pela expresso S (t) = cos com uma constante positiva, S (t) em milhares e t 6 em meses, 0 t 11. Determine : a ) A constante , sabendo que no ms de fevereiro houve 2 mil doaes de sangue. b ) Em quais meses houve 3 mil doaes de sangue ?

30.(Unesp) Do solo, voc observa um amigo numa roda gigante. A altura h em metros de seu amigo em relao ao solo dada pela expresso h (t) = 11,5 + 10.sen angular em radianos. a ) Determine a altura em que seu amigo estava quando a roda comeou a girar (t = 0). b ) Determine as alturas mnima e mxima que seu amigo alcana e o tempo gasto em uma volta completa (perodo).

12

. t - 26 , onde o tempo t dado em segundos e a medida

31.(Unesp) Uma mquina produz diariamente x dezenas de certo tipo de pea. Sabe-se que o custo de produo C(x) e o valor de venda V(x) so dados, aproximadamente, em milhares de reais, respectivamente, pelas funes x x C(x) = 2 cos e V(x) = 3 + 2.sen , 0 x 12. Com base nessas informaes, esboce num mesmo 6 6 sistema cartesiano os dois grficos e obtenha o lucro, em reais, resultante da produo de 3 dezenas de peas.

32.(Unesp) A temperatura, em graus Celsius ( C), de uma cmara frigorfica, durante um dia completo, das 0 hora t t s 24 horas, dada aproximadamente pela funo : f(t) = cos cos ,0 t 24, com t em horas. 12 6 Determine a temperatura da cmara frigorfica s 2 horas e s 9 horas. (Use
2 = 1,4 e

3 = 1,7).

33.(Unesp) A figura abaixo mostra a rbita elptica de um satlite S em torno do planeta Terra. Na elipse esto assinalados dois pontos : o ponto A (apogeu), que o ponto da rbita mais afastado do centro da Terra, e o ponto P (perigeu), que o ponto da rbita mais prximo do centro da Terra. O ponto O indica o centro da Terra e o ngulo POS tem medida , com 0 360 . A altura h, em km, do satlite superfcie da Terra, dependendo do 7980 .100 . Determine : ngulo , dada aproximadamente pele funo : h = - 64 100 5cos

a ) A altura h do satlite quando este se encontra no perigeu e tambm quando se encontra no apogeu. b ) Os valores de , quando a altura h do satlite de 1580 km.

34.(GV) Suponha que a temperatura (em F) de uma cidade localizada em um pas de latitude elevada do 2 d hemisfrio norte, em um ano bissexto, seja modelada pela equao : T = 50.cos + 25, no qual d dado em 366 dias e d = 1 corresponde a 1o.de janeiro. a ) Esboce o grfico T versus d para 0 d 366.

b ) Use o grfico para prever qual ser o dia mais quente do ano. c ) Baseado na funo, determine em quais dias a temperatura ser 0 F.

35.(Unesp) Podemos supor que um atleta, enquanto corre, balana cada um de seus braos ritmicamente (para 8 3 frente e para trs) segundo a equao y = .sen . t, onde y o ngulo compreendido entre a posio do 9 3 4 brao e o eixo vertical -

y e t o tempo medido em segundos, t 0. Com base nessa equao, determine 9 9 quantas oscilaes completas (para frente e para trs) o atleta faz com o brao em 6 segundos.

36.(Unesp) A relao y = A + 0,6.sen . t - 7 exprime a profundidade y do mar, em metros, em uma doca, s t horas do dia, 0 t 24, na qual o ngulo expresso em radianos. a ) Dado que na mar alta a profundidade do mar na doca 3,6 m, obtenha o valor de A. b ) Considerando que o perodo das mars de 12 horas, obtenha o valor de .

37.(Unesp) Em uma pequena cidade, um matemtico modelou a quantidade de lixo domstico total (orgnico e reciclvel) produzida pela populao, ms a ms, durante um ano, atravs da funo 4 .x f(x) = 200 + (x + 50). cos , onde f(x) indica a quantidade de lixo, em toneladas, produzida na cidade no 3 3 ms x, com 1 x 12, x inteiro e positivo. Sabendo que f(x), nesse perodo, atinge seu valor mximo em um dos 4 valores de x no qual a funo cos .x atinge seu mximo, determine o ms x para o qual a produo de 3 3 lixo foi mxima e quantas toneladas de lixo foram produzidas pela populao nesse ms.

38.(Unesp) H famlias que sobrevivem trabalhando na coleta de material para reciclagem, principalmente em cidades tursticas. Numa tal cidade, uma famlia trabalha diariamente na coleta de latas de alumnio. A quantidade (em quilogramas) que essa famlia coleta por dia varia, aumentando em finais de semana e feriados. Um matemtico observou a quantidade de alumnio coletada por essa famlia durante dez dias consecutivos e modelou 2 essa situao atravs da funo f(x) = 10 + (x + 1). cos .x , onde f(x) indica a quantidade de alumnio, em 3 3 quilogramas, coletada pela famlia no dia x, com 1 x 10, x inteiro e positivo. Sabendo que f(x), nesse perodo, 2 .x atinge seu valor mximo em um dos valores de x no qual a funo cos atinge seu mximo, determine 3 3 o valor de x para o qual a quantidade coletada nesse perodo foi mxima e quantos quilos de alumnio foram coletados pela famlia nesse dia. 39.(Unifesp) Considere a funo y = f(x) = 1 + sen 2 .x a ) D o perodo e o conjunto imagem da funo f(x). b ) Obtenha todos os valores de x no intervalo 0, 1 , tais que y = 1. , definida para todo x real.

40.(GV) No ms de abril o mercado financeiro viveu uma certa instabilidade, e o preo de determinada ao oscilou de tal forma que ele poderia ser descrito pela funo peridica : f(x) = 4,50 + sen (2 .x), em que f(x) o 1 1 preo da ao, x = 0 representa o 1.dia til de abril, x = , o 2.dia til, x = , o 3.dia til, e assim por diante. 4 2 a ) Esboce o grfico da funo f(x) correspondente aos primeiros 5 dias teis de abril. b ) Considerando que o dia 1.de abril foi segunda-feira, determine em que dias da 1.semana til de abril o preo dessa ao atingiu o maior e o menor valor. c ) Quais foram o maior e o menor valor dessa ao na 1.semana til de abril ?

Gabarito :

01. -

2 15 15

02.

16 81

03.

04.

3 4

05.

60 91

06.

5 -1 2

07. -

15 7

08. -

15 7

09.

5 4

10.

4 2 7

11.

a ) 48 m b ) 10,5 m

12. x =

k.2

13. 0

14. x

k. ou x 3

k.

15.

a ) k 2, m 3 e n 2 2 3 b ) 0, , , , , 3 3 4 4

16. x

k ou x 2

2 3

k.2

17. x

k. 2

18.

a)x

2 3 b)0

19.

13. 12

20.

3 , 4

21. x =

k.2

22. 0,

, ,

5 7 , 9 9

23.

6 4

24. x

16

k.

ou x

k.

25.

a ) Julho e Novembro b ) 3200 turistas

26.

a ) t - 7,5 12.k b ) 4,5 horas

27. 1600 clientes

28.

a ) t 12 b ) 20 C e 15 horas

29.

a)

a ) 6,5 metros

b ) Maio e Novembro

30. b ) Mx 21,5 m e Min 1,5 m Perodo 24 s

31. 3000 reais

32. 0,35C e 0,7C

33.

a ) 1200 km e 2000 km b ) 90 e 270

34.

b ) 1 de julho c ) 1 de maro e 31 de outubro

a)A 3

35. 8 oscilaes

36.

b)

37. x= 10 e 260 toneladas

38. x = 8 e 9 quilogramas

39.

a ) p 1 e Im 0, 2 1 3 b) e 4 4

40.

b ) Tera e Quinta - feira c ) 5,5 e 3,5

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like