Edital. 88.2011. Processo Seletivo Simplificado INES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado
O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), conforme Acordo de Cooperação Nº01 celebrado entre as partes, destinado ao cadastramento para contratação de Professores Temporários, nos termos da Lei Nº 8.745, de 09/12/1993.

1.

Das áreas e suas especificações DISCIPLINAS
Língua Portuguesa / Literatura Matemática História Educação Artística Língua Espanhola Filosofia Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS*

REGIME DE TRABALHO
40h 40h 40h 40h 40h 40h

PERFIL
Licenciatura Plena em Língua Portuguesa Licenciatura Plena em Matemática Licenciatura Plena em História Licenciatura Plena em Artes Licenciatura Plena em Língua Espanhola Licenciatura Plena em Filosofia Licenciatura em Letras/LIBRAS ou em Pedagogia Bilíngue (Língua Portuguesa/LIBRAS) e Proficiência em LIBRAS

VAGAS
2 1 1 1 1 1

40h

6

Anos Iniciais do Ensino 40h Licenciatura Plena em Pedagogia Fundamental *Conforme o Decreto Nº 5.626/2005, as pessoas surdas terão prioridade.

2

2.
2.1 2.2 2.3 2.4 2.5

Dos requisitos para a validade de participação no processo seletivo
Ser brasileiro nato ou naturalizado; Estar em dia com o Serviço Militar, quando se tratar de candidato do sexo masculino; Estar em dia com as obrigações eleitorais; Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos; Ser portador de diploma, conforme o perfil exigido para a disciplina.

3.
3.1 3.2 3.3

Das inscrições
Período: 04/01/2012 até 13/01/2012; Horário: 09h às 16h; Local: Departamento de Educação Básica, sala 250, INES. Rua das Laranjeiras, nº 232, Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ.

4.
4.1 4.2 4.3 4.4

Das condições para inscrição
Apresentação de documento oficial e cópia de identidade e CPF, com a cópia dos documentos citados no item 2 deste Edital. Uma fotografia 3x4 recente; Curriculum Vitae acompanhado da cópia dos documentos comprobatórios da experiência e titulação, em envelope próprio do candidato, a ser lacrado no ato da inscrição; Cópia do diploma de graduação, correspondente à exigência de sua disciplina.

Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado

Fls. 1 de 9

de acordo com a necessidade do INES.2.1 Os candidatos classificados para entrevista deverão apresentar os documentos originais comprobatórios do currículo no ato da entrevista.1 A análise do Curriculum Vitae será realizada nos dias 16 e 17/01/2012. no dia 18/01/2012. 5. a partir das 10 horas. domingos e feriados.41 O candidato que vier a ser contratado cumprirá horários de atividades.1. Laranjeiras. 5. às 10h. FERNANDO CESAR PIMENTEL GUSMAO Reitor do IFRJ Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. Não poderá ser contratado o candidato que ocupe cargo efetivo integrante das carreiras de magistério de que trata a Lei Nº 7. sala 250.596. 5.45 APERFEIÇOAMENTO 56. de 22/09/2008. e Lei Nº 11. Rio de Janeiro.2 O resultado da análise de currículo será divulgado pelo Departamento de Educação Básica.3 6. acrescida do valor correspondente à titulação ou a que possuir no momento da celebração do contrato. somente poderão ser novamente contratados depois de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.64 DOUTORADO 1. O candidato aprovado será contratado nos termos da Lei nº. sendo incinerados a seguir. sendo vedada qualquer alteração posterior.1. 2 de 9 . no saguão do prédio principal e no endereço eletrônico: www. até 30 (trinta) após o resultado final deste processo seletivo simplificado. 5. 5. nos dias 19 e 23/01/2012. Aqueles que já foram contratados com fundamento na Lei Nº 8. 05/SRH/MP/09.gov. conforme tabela abaixo.5. conforme escala a ser divulgada com o resultado da análise de currículo. observado o quadro de pontuação constante do Anexo III. respeitados os limites orçamentários.1 6.ines. 5.1 Do processo seletivo O processo seletivo será constituído da análise do Curriculum Vitae. 2º andar. com a remuneração de R$ 2.784. exceto sábados. 22 de dezembro de 2011.2. na Rua das Laranjeiras. nº 232. e da entrevista técnica do candidato. 6.3 6.5 MESTRADO 652. de 10/04/1987. estará disponível para devolução. em 25/01/2012.745/93.130. 5.33 para o regime de trabalho de 40h.48 6.4 6. 8.br. A nota final será resultante da média aritmética simples dos pontos obtidos na Análise Curricular e na Entrevista. As entrevistas técnicas serão realizadas sob responsabilidade do Departamento de Educação Básica do INES.548.2 5.3 O candidato inabilitado através da análise de currículo não será chamado para entrevista técnica.1. o que abrange todas as Instituições Federais de Ensino.2 Dos resultados e da contratação Os resultados finais serão divulgados no local de inscrição. observados os quadros de pontuação constantes do Anexo II. conforme as necessidades e a ocorrência de vaga. acompanhado da cópia dos documentos comprobatórios entregues no ato da inscrição. aos candidatos não habilitados. com os respectivos documentos comprobatórios.2 O Curriculum Vitae. 40 horas ESPECIALIZAÇÃO 135.745/93 e da ON nº.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Anexo I Componentes das Bancas Análise Curricular Banca Monique de Mattos Couto Vera Lucia Emilião Pinto Entrevistas Disciplina Língua Portuguesa / Literatura Banca Maria Lúcia Martins da Cunha Alessandra Gomes da Silva Elaine Plaisant Suplente: Monique de Mattos Couto Manoela do Vale Oliveira Rosiane Soares César Maria Isabel Damasceno Raposo Thompson Suplente: Elaine Plaisant Adriano Carmelo Vitorino Zão Marco Marques Pestana de Aguiar Guedes Monique de Mattos Couto Suplente: Luana Ramos Sidi Angelice Marins de Farias Barcellos José Maria Pugialli Domingues Elaine Plaisant Suplente: Eliane do Nascimento Gouvea Vera Lucia Emilião Pinto Monique de Mattos Couto Marisa Garcia Ferreira Suplente: Rita de Cassia Harumi Nacajima Pinto Rita de Cassia Harumi Nacajima Pinto Elaine Plaisant Monique de Mattos Couto Suplente: Vera Lucia Emilião Pinto Valdo Ribeiro da Nóbrega Vera Lucia Emilião Pinto Monique Mattos Couto Suplente: Rita de Cassia Harumi Nacajima Pinto Alessandra Gomes da Silva Vera Lucia Emilião Pinto Silene Pereira Madalena Suplente: Monique de Mattos Couto Matemática História Educação Artística Língua Espanhola Filosofia Língua Brasileira de Sinais .LIBRAS Anos Iniciais do Ensino Fundamental Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. 3 de 9 .MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO.

acompanhado de Histórico Escolar. ou no Curso Bilíngue de Pedagogia. Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado 10 25 Fls. Federal e Particular. f) Curso Superior de Letras Libras – Licenciatura. 15 50 Pontos Documentos para Comprovação Até o Máximo Experiência b) Tempo de Serviço na Educação Básica. 25 g) Formação de Instrutores Surdos. Excluir períodos de tempo concomitantes. 15 Declaração de matrícula. d) Outro Curso de PósGraduação (lato ou stricto sensu) na Área da Educação ou em outra Área. 1 por ano 10 Aperfeiçoamento Profissional c) Curso de Pós-graduação Completo (lato ou stricto sensu) na Área da Surdez. 4 de 9 . acompanhado de Histórico Escolar. devidamente credenciada. Certificado ou Certidão de conclusão de cursos. além do utilizado para inscrição. expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). Declaração de curso de formação de Instrutores expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). Certificado ou Certidão de conclusão de curso. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). acompanhado de Histórico Escolar. em função de Professor. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Anexo II Pontuação da Análise de Currículo Quadro II-1 – Tabela de Títulos para Análise Curricular para Disciplinas das Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Títulos Escolaridade a) Licenciatura Plena ou Formação Pedagógica específica na disciplina de inscrição 50 Diploma ou Certidão ou Certificado de Conclusão de Curso. para professores efetivos (servidores públicos). emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). Estadual. acompanhado de Histórico Escolar. ou no Curso Bilíngue de Pedagogia. b) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Contrato de Trabalho temporário (para outros vínculos). 10 5 Conhecimento de LIBRAS e) Matrícula no Curso Superior de Letras Libras – Licenciatura. na Rede Pública Municipal.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. devidamente credenciada. a) Certidão de Tempo de Serviço. devidamente credenciada. devidamente credenciada.

devidamente credenciada. devidamente credenciada. Certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa expedido pelo MEC. 5 de 9 . TOTAL 100 Quadro II-2 – Tabela de Títulos para Análise Curricular para a disciplina Língua Brasileira de Sinais Títulos Escolaridade a) Licenciatura Plena – Letras Libras 50 Diploma ou Certidão ou Certificado de Conclusão de Curso. Federal e Particular. a) Certidão de Tempo de Serviço. como 10 10 m) Tempo de serviço como Assistente Educacional em LIBRAS. l) Tempo de serviço Instrutor de LIBRAS. n) Curso de LIBRAS o) Especialização “lato sensu” na Área Específica da Surdez. b) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Contrato de Trabalho temporário para outros vínculos. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). que tenha no mínimo 120 (cento e vinte) horas da Disciplina de Libras. com Histórico Escolar. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). emitido por 50 Pontos Documentos para Comprovação Até o Máximo Experiência b) Tempo de Serviço como Professor ou Instrutor de LIBRAS na Rede Pública Municipal. 10 15 j) Certificação de Proficiência de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa do Prolibras/MEC k) Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS. 10 Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. Estadual. acompanhado de Histórico Escolar. acompanhado de Histórico Escolar. i) Matrícula no Curso de Graduação Letras/Libras – Bacharelado. devidamente credenciada. para professores efetivos (servidores públicos). expedido pelo MEC. 1 por ano 10 Aperfeiçoamento Profissional c) Curso de Pós-graduação Completo (lato ou stricto sensu) na Área da Surdez.h) Certificação de Proficiência para o Ensino da LIBRAS – Prolibras. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidades). acompanhado de Histórico Escolar. Excluir períodos concomitantes. Certificado ou Certidão de conclusão de cursos. Declaração de matrícula. 1 por ano Máximo 20 pontos 1 por ano Máximo 20 pontos 10 10 Certificado de Proficiência para o Ensino da LIBRAS expedido pelo MEC. Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa expedido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certificado de conclusão de Curso de LIBRAS Certificado ou Certidão de conclusão de cursos. acompanhado de Histórico Escolar.

Certificado de Proficiência para o Ensino da LIBRAS expedido pelo MEC. acompanhado de Histórico Escolar. devidamente credenciada. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). 25 g) Formação de Instrutores Surdos.Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa expedido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certificado de conclusão de Curso de LIBRAS Certificado ou Certidão de conclusão de cursos. expedido pelo MEC. como 10 10 m) Tempo de serviço como Assistente Educacional em LIBRAS. acompanhado de Histórico Escolar. TOTAL f) Curso Bilíngue de Pedagogia. 6 de 9 . Declaração de curso de formação de Instrutores expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. devidamente credenciada. Declaração de matrícula. l) Tempo de serviço Instrutor de LIBRAS. Certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa expedido pelo MEC. acompanhado de Histórico Escolar. acompanhado de Histórico Escolar. com Histórico Escolar. devidamente credenciada. expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS. que tenha no mínimo 120 (cento e vinte) horas da Disciplina de Libras. 15 25 15 10 j) Certificação de Proficiência de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa do Prolibras/MEC k) Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS. d) Outro Curso de PósGraduação (lato ou stricto sensu) na Área da Educação ou em outra Área. 5 15 Conhecimento de LIBRAS e) Matrícula no Curso Bilíngue de Pedagogia. 1 por ano Máximo 20 pontos 1 por ano Máximo 20 pontos 10 10 100 Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. p) Curso de LIBRAS q) Especialização “lato sensu” na Área Específica da Surdez. 15 Declaração de matrícula. devidamente credenciada. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). devidamente credenciada. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). Certificado ou Certidão de conclusão de curso. h) Certificação de Proficiência para o Ensino da LIBRAS – Prolibras. i) Matrícula no Curso de Graduação Letras/Libras – Bacharelado.

expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS. 10 d) Outro Curso de PósGraduação (lato ou stricto sensu) na Área da Educação ou em outra Área. Certificado de Proficiência para o Ensino da LIBRAS expedido pelo MEC. devidamente credenciada. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). acompanhado de Histórico Escolar. Declaração de curso de formação de Instrutores expedida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). com Habilitação Específica para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. acompanhado de Histórico Escolar. ou no Curso de Pedagogia Bilíngue. 7 de 9 . devidamente credenciada. expedido pelo MEC. ou Curso de Pedagogia Bilíngue. 15 50 Pontos Documentos para Comprovação Até o Máximo Experiência b) Tempo de Serviço no Ensino Fundamental. Certificado ou Certidão de conclusão de cursos.Quadro II-3 – Tabela de Títulos para Análise Curricular para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Títulos Escolaridade a) Curso Superior em Pedagogia. b) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Contrato de Trabalho temporário para outros vínculos. ou Curso Normal Superior. Excluir períodos de tempo concomitantes. a) Certidão de Tempo de Serviço. em função de Professor na Rede Pública Municipal. 25 g) Formação de Instrutores Surdos. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidades). acompanhado de Histórico Escolar. devidamente credenciada. f) Curso Superior de Letras Libras – Licenciatura. Certificado ou Certidão de conclusão de curso. 10 25 10 Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). 1 por ano 10 Aperfeiçoamento Profissional c) Curso de Pós-graduação Completo (lato ou stricto sensu) na Área da Surdez. Estadual. 50 Diploma ou Certidão ou Certificado de Conclusão de Curso. devidamente credenciada. Federal e Particular. 15 Declaração de matrícula. 5 Conhecimento de LIBRAS e) Matrícula no Curso Superior de Letras Libras – Licenciatura. h) Certificação de Proficiência para o Ensino da LIBRAS – Prolibras. acompanhado de Histórico Escolar. para professores efetivos (servidores públicos).

n) Curso de LIBRAS o) Especialização “lato sensu” na Área Específica da Surdez. TOTAL 100 Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. que tenha no mínimo 120 (cento e vinte) horas da Disciplina de Libras.i) Matrícula no Curso de Graduação Letras/Libras – Bacharelado. Certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa expedido pelo MEC. como 10 10 m) Tempo de serviço como Assistente Educacional em LIBRAS. 8 de 9 . acompanhado de Histórico Escolar. Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa expedido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certidão de tempo de serviço ou cópia da carteira de trabalho Certificado de conclusão de Curso de LIBRAS Certificado ou Certidão de conclusão de cursos. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). 15 j) Certificação de Proficiência de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa do Prolibras/MEC k) Declaração de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS. l) Tempo de serviço Instrutor de LIBRAS. devidamente credenciada. emitido por Instituição de Ensino Superior – IES (Universidade). com Histórico Escolar. acompanhado de Histórico Escolar. 1 por ano Máximo 20 pontos 1 por ano Máximo 20 pontos 10 10 Declaração de matrícula. devidamente credenciada.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Anexo III Pontuação da Entrevista Item Relato de experiência em educação de surdos Relato de Experiência em educação TOTAL Pontuação Máxima 50 pontos 50 pontos 100 pontos Edital Nº 88/2011 Processo Seletivo Simplificado Fls. 9 de 9 .MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful