You are on page 1of 13

Universidade Federal de So Carlos Centro de Cincias Exatas e de Tecnologia Departamento de Qumica

Disciplina: Qumica Geral Tecnolgica 1 Turma C

Tintas e Vernizes

Experimento 7

Prof. Bianca Ferreira da Silva

18/10/2011

Resumo
1 2 3 4 Introduo Tintas Composio bsica das tintas Vernizes

Introduo

Brasil: Imobilirias

Industririas Automotivas

Tintas
Tinta uma composio lquida, geralmente viscosa, constituda de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante lquido que quando estendida em pelcula fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato"

Classificao:

Utilizao;
Formao do revestimento, onde considera-se o mecanismo de formao do filme protetor e a secagem ou cura da tinta

Uso e funes brilhantes ou opacos, transparentes ou no, coloridos ou incolores, bem como apresentar resistncia a determinados tipos de agentes agressivos.

proteger e embelezar

Parte slida e lquida

Veculos: a parte lquida das tintas.


A parte voltil ou dissolvente facilita a aplicao da tinta e, pr sua evaporao, facilita a secagem da mesma. A parte no-voltil o ligante ou aglomerante, formador da pelcula, que liga entre si as partculas do pigmento.

Composio bsica da tinta


Matrias primas:
Resinas Pigmentos Solventes

Aditivos

Pigmentos
So substncias insolveis no meio em que so utilizados, sendo este aquoso ou orgnico, que tem como principal finalidade, conferir cor ou cobertura as tintas; deste modo, os pigmentos esto dispersos no meio de maneira relativamente estvel, que uma caracterstica fundamental para revestimentos; Os pigmentos podem ser naturais ou sintticos, orgnicos ou inorgnicos. So opacos e no esto presentes nos vernizes, ao protetora especialmente aos raios ultravioleta, Ativos ou inertes

Resinas So responsveis pela formao da pelcula protetora na qual se convertem a tinta depois de seca. So responsveis pelas caractersticas como brilho, aderncia, elasticidade e resistncia, entre outras. PVA, acrlica estirenada, Vinil acrlica, Acrlica pura, etc.

Solventes So lquidos volteis utilizados nas diversas fases de fabricao das tintas, e possibilitam que o produto se apresente sempre com o mesmo padro de viscosidade, So empregados para oferecer tinta as condies ideais de pintura, visando facilitar sua aplicao, seu alastramento, etc.

Aditivos

So elementos que entram em pequena quantidade na composio da tinta. So produtos qumicos sofisticados, com alto grau de eficincia, capazes de modificar, significativamente, as propriedades das tintas. secantes, anti-espumantes, antisedimentantes, anti-pele, bactericidas, fungicidas, etc.

Composio bsica da tinta

Vernizes x Tintas So produtos de consistncia lquida ou semilquida, que, espalhados sobre um objeto, deixam uma camada fina, brilhante, transparente, incolor ou colorida, de forma a proteger de modo durvel o suporte. A secagem se opera pela simples evaporao do solvente, pr complexos fenmenos fsicos e qumicos.

You might also like