You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO DOCNCIAPIBID

RELATRIO INDIVIDUAL

ARITA MENDES DUARTE

PELOTAS

2011

presente

relatrio

visa

sintetizar

analisar

as

atividades

desenvolvidas no PIBID HUMANIDADES/ UFPEL, no perodo de maio de 2010 a dezembro de 2011, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osrio, alm de explanar os estudos realizados a fim de qualificar a formao continuada das alunas bolsistas e das professoras em servio. O trabalho na escola foi realizado por bolsistas do PIBID Pedagogia e do PIBID Teatro. Dentro da proposta de trabalho, estavam previstos alguns objetivos, os quais considero atingidos, tais como: colocar as bolsistas em contato com a realidade escolar, promover a troca de experincias e conhecimento entre alunas da universidade e professares da rede municipal de ensino, planejar e executar aes de interveno no processo de aprendizagem dos alunos dos 1 e 2 anos melhorando a qualidade de ensino, realizar reflexes e avaliaes individuais e coletivas sobre as experincias dentro da escola e estudos visando autorregulao da aprendizagem. No desenvolvimento do nosso trabalho acredito que esses objetivos foram alcanados, alm de muito outros, que surgiram no decorrer do processo. Com o objetivo de preparar e instrumentalizar as alunas bolsistas para atuarem nas escolas, comeamos o trabalho realizando leituras dos Parmetros Curriculares Nacionais, que embasaram toda a elaborao e execuo das atividades, paralelamente o incio do trabalho na escola teve como base as observaes diretas e registro da estrutura e funcionamento da mesma, estudo do Projeto Poltico Pedaggico e das realidades da sala de aula nas classes de Alfabetizao. Esse diagnstico foi o marco inicial da nossa caminhada. A coleta de dados possibilitou uma viso real do espao fsico que a escola disponibilizaria para a realizao das atividades de interveno, bem como o tipo de interveno necessria em cada turma, em algumas estavam matriculados alunos com necessidades especiais (cadeirantes, autista, sndrome de williams , hiperativos, deficiente mental leve), a escola trabalha com a incluso e portanto para estes alunos as atividades necessitavam de diferenciao. Este momento foi muito importante para a escola e para o grupo, pois permitiu o contato com a realidade escolar, na qual o grupo do PIBID estaria

inserido e trabalhando nos prximos dois anos. Diante da realidade da escola deu-se incio ao estudo a respeito de Interdisciplinaridade em busca de estratgias de interveno que contemplassem as duas reas atuantes. Algumas intervenes ocorreram de forma paralela aos estudos, no dia das crianas/2010, o grupo reuniu-se e organizou uma festa com salas temticas, momento em que foi possvel realizarmos atividades como hora do conto, roda de msica, pintura de rosto, circuito de movimentos e momento poltico com o tema: Se eu fosse prefeito, o que eu faria para melhorar a cidade? Este momento foi fundamental para melhorar o dilogo do PIBID com a escola, o grupo se aproximou dos professores, direo e dos alunos, o encantamento por parte destes foi facilmente observado. O grupo do teatro tambm oportunizou o acesso ao teatro com a pea: E o gato no comeu..., sair da escola e entrar em um teatro para nossos alunos foi certamente um momento inesquecvel. Ao realizar uma anlise relativa ao crescimento do grupo, possvel dizer que este foi gradativo e fundamental, os estudos e as discusses contriburam muito na busca de qualidade tanto para as bolsistas pessoal e profissionalmente quanto para as professoras dentro da escola, pois os estudos e discusses eram socializados nas reunies gerais, o livro de estudos, escrever e ler foi disponibilizado para todas as professoras interessadas, mesmo as que no participaram do projeto neste ano e isso qualificou nossa discusses a respeito de alfabetizao nas reunies pedaggicas o mesmo nas conversas informais do horrio de intervalo. Alem dos estudos sobre interdisciplinaridade, muitos estudos a respeito de avaliao foram realizados, o que possibilitou uma reflexo sistemtica a respeito do tema. O estudo dos nveis de alfabetizao segundo a teoria de Emilia Ferreiro foi tambm uma constante em nossas reunies de planejamento. Nossas inquietaes durante o primeiro ano de trabalho nos direcionaram para a busca de estratgias de interveno que fossem capazes de melhorar e qualificar a aprendizagem dos alunos, para isso trabalhamos com o grupo de professoras da escola envolvidas com o projeto, com uma proposta de formao continuada, durante as nossas reunies de planejamento compartilhado.

No primeiro semestre de 2011, comeamos a realizar as intervenes com projetos por turmas. Nas turmas do primeiro ano foi desenvolvido o projeto Aprendendo com as Letras e nas turmas de segundos anos com os projetos Poesias e Correspondncias, cada um desses projetos dentro das suas especificidades tinha o mesmo intuito, que era o de promover o contato com linguagem oral e escrita dos discentes, partindo da perspectiva do letramento literrio, promovendo, assim, aprendizagens com o real significado para as crianas. No segundo ano do turno da manh, o trabalho foi realizado atravs dos gneros textuais dando nfase nas poesias com o objetivo de procurar formar leitores em ao, oferecendo materiais ricos no momento em que as crianas esto iniciando seu processo de construo da lngua escrita. Essas atividades foram muito importantes para a aprendizagem dos alunos, pois proporcionou vrios momentos de atividades diferentes das realizadas pelas professoras titulares. Penso que foram muito relevantes e que certamente esses alunos levaro este conhecimento durante todo o seu processo de aprendizagem. Sem dvida alguma o PIBID acrescentou muito e contribuiu principalmente com as atividades de incluso, pois esta ainda representa um desafio para a escola, pois a educao inclusiva exige mudanas no sistema educativo e desacomodao docente, alm de apoio especializado, formao de profissionais e reduo de alunos por turmas. O projeto interdisciplinar envolvia trs eixos norteadores: atividades permanentes, atividades de sistematizao, e sequncias didticas. Baseou-se no livro O carteiro chegou abrangendo diferentes gneros textuais contidos em alguns contos de fadas: Joo e Maria (panfleto/encarte), Joo e o p de feijo (carto postal), Cinderela (carta- comunicao), Trs Porquinhos (carta de despejo), Cachinhos Dourados (carta), chapeuzinho Vermelho (carto de aniversrio). A Escola como ambiente alfabetizador envolveu atividades relacionadas ao recreio orientado que acontecia uma vez por semana, o uso da brinquedo teca que foi montada com materiais oferecidos pelo PIBID como fantoches e jogos, o uso da biblioteca como ambiente literrio e a hora do conto realizada pelas bolsistas semanalmente com muita responsabilidade e competncia.

Para a elaborao das atividades do projeto foi realizada avaliao diagnstica individualmente, o que nos permitiu realizar uma sntese da turma e do processo de alfabetizao, e assim elaborar atividades de interveno adequadas realidade das turmas atendidas pelas bolsistas do projeto. As atividades de sequncia didtica foram elaboradas no grupo e envolviam diferentes atividades respeitando os nveis de aprendizagem de cada aluno buscando estabelecer relaes entre as diferentes reas de conhecimento e abordando os contedos atravs de diferentes linguagens. O avano, no s das turmas de forma geral, mas principalmente nos casos das crianas com necessidades especiais e dficit de ateno foi constatado ao longo de todo o processo sendo que, a avaliao foi realizada de forma individual e com base no crescimento do aluno, levando em considerao seu avano desde a primeira avaliao diagnstica at as ltimas atividades realizadas dentro do projeto, o que deu a dimenso real da contribuio que as intervenes tiveram no avano em relao a alfabetizao e ao letramento das crianas. Outro ponto muito positivo foi o desenvolvimento do projeto de extenso que possibilitou a entrada de alunas da pedagogia em sala de aula para atuar como monitoras nos momentos em que o grupo se reunia com as professoras titulares para a efetivao do planejamento e discusses, pois sem a colaborao das mesmas no seria possvel o planejamento compartilhado. Nossa formao continuada contou ainda com dois encontros importantes: PIBID: Identidades no contexto escolar e I frum internacional do PIBID- Pedagogia: alfabetizao e aprendizagem. Realizamos tambm a leitura do livro oferecido pelo MEC: Ensino Fundamental de Nove Anos e a Leitura do livro Escrever e ler vol. 1. Este ltimo foi estudado pelas bolsistas e pelas professoras titulares das turmas atendidas este estudo era realizado nas reunies de planejamento compartilhado que foi realizada todas as terasfeiras com durao de 1h30min. indispensvel dizer que a contribuio do PIBID para a formao continuada das professoras em servio, foi essencial na busca de prticas reflexivas tornando o professor um pesquisador, o trabalho das bolsistas causou inquietao nas prticas que por vezes estavam emersas em conceitos tradicionais.

A experincia proporcionou a todos os envolvidos uma efetiva reflexo sobre a prtica docente, percebendo a necessidade de articular os eixos teoria/prtica com a realidade contextual. preciso pensar e desenvolver intervenes que possibilitem a aprendizagem efetiva e o envolvimento das crianas, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educao Bsica, proporcionando troca de experincias e saberes sobre questes ligadas ao cotidiano da sala de aula, para os alunos e para a escola como um todo, o processo de interveno tornou possvel a abordagem dos contedos em diferentes oportunidades a partir de perspectivas diversas, fazendo a diferena no ato de educar.

You might also like