Tutorial Retirado do site: http://processamentodigital.blogspot.com Ensina passo a passo, como se faz….muito bom!

Descarregar a versão 1.4.0 do Quantum GIS aqui:

http://download.osgeo.org/osgeo4w/osgeo4w-setup.exe

1. Na janela inicial, escolher a opção Advanced Install e clique em Avançar:

Escolher a opção Install from Internet e clique em Avançar:

Escolher o diretório desejado e indicar se a instalação é All Users (todos os utilizadores que utilizam o PC) ou Just Me (Apenas o utilizador que no momento da instalação está com a sessão iniciada). Feito isto, clicar em Seguinte.

Escolher o diretório para onde serão descarregados os pacotes de instalação. Clique no botão Avançar.

Escolher o tipo de conexão com a Internet. No meu caso seleccionei Direct Connection. Depois, clique no botão Avançar:

Na janela Select Packages vamos selecionar, no mínimo, os seguintes pacotes:

Em Commandline_Utilities: GDAL;

QGIS (instale a versão 1. clique no botão Avançar. outros sejam instalados de forma automática. GDAL – Python. como mostra a imagem abaixo): Em Libs: GDAL – ECW. Python – QGIS. . É normal que. GDAL – GRASS. PYQT4. Python – RPY. Escolhidos os pacotes.4. GDAL – MRSID. MSYS.Python. ao selecionarem estes pacotes. QGIS – GRASS – PLUGIN. Em Desktop: GRASS.

vamos ao QGIS ativar o plugin do GRASS.Após a conclusão da instalação. tal como é ilustrado na seguinte sequência de imagens: .

Mais uma vez agradeço de coração ao empenho do nosso amigo Luis Carlos Madeira em produzir essa sensacional dica para a blogosfera .Barra de Ferramentas GRASS: Sucesso! Agora é possível carregar no Quantum GIS os mapsets e locations matriciais e vetoriais construídos no GRASS.

4 versão Windows Gerando uma Composição Colorida RGB no GRASS Para as pessoas que utilizam o GRASS 6. é preciso: Criar Definir Carregar um Location uma as imagens e um Mapset Region no GRASS É preciso acessar um SIG e carregar qualquer banda do satélite para obter os valores do Retângulo Envolvente que serão utilizados posteriormente. Para realizar o download do GRASS 6. clique no botão Location Wizard para utilizar o Assistente de Criação de Location: Selecione um nome para o novo Location e clique no botão Next: .4 versão Windows. Criando um Location e um Mapset Com o GRASS aberto. estou preparando alguns posts que podem ajudar a entender melhor o programa. Vou utilizar o Quantum GIS pois o mesmo saiu vitorioso na última etapa sobre reprojeção de arquivos shapefile.Primeiro Passos no GRASS 6. clique nesse link. o objetivo é gerar uma composição colorida RGB a partir das bandas 742 do satélite LANDSAT-5. Nesse tutorial. Antes de executar a tarefa.4 pela primeira vez.

Vou utilizar a segunda opção para atribuir o código EPSG 4326 (elipsóide WGS 1984) ao novo Location: Digite o código 4326 e clique no botão Next: .As imagens utilizadas no tutorial estão ajustadas no Sistema de Coordenadas Geográficas WGS 1984.

carregue uma das faixas do satélite Landsat-5 e anote os valores das coordenadas Norte. Clique no botão SIM para confirmar: Definindo os limites do Retângulo Envolvente No QGIS. Leste e Oeste (clique na imagem para ampliar): .Clique no botão Finish para finalizar a etapa de criação de um novo Location: Uma janela irá sugerir a criação da Região padrão do projeto. Sul.

0008333 (clique para ampliar): Ao clicar no botão Set Region. No campo Resolution. clique no menu File > Import Raster Map > Import Raster Data Using GDAL: . o valor seria 0. é preciso definir o tamanho do pixel em graus. Importando imagens TIFF para o GRASS Na janela principal. Para imagens Landsat-5 (30 metros).De volta ao GRASS.00027. Crie um mapset Landsat5RGB e inicie o programa clicando no botão Start GRASS. defina a resolução espacial do retângulo envolvente. insira os valores nos campos correspondentes. Ao trabalhar com raster em coordenadas geográficas. o valor é 0. Se fossem dados SRTM (90 metros). os limites do retângulo envolvente serão criados.

Insira um nome para a faixa e clique no botão Run. Repita esse procedimento para todas as bandas do satélite. clique no botão Add Raster Map Layer: Adicione todos os arquivos na janela Layer Manager. De volta à janela Layer Manager. Agora podemos executar a composição colorida RGB: .Selecione o diretório de origem do arquivo.

Gerando uma Composição Colorida RGB no GRASS Na janela Layer Manager. além do nome de saída. cada imagem deve ser definida no seu canal específico. Clique no botão Run e aguarde o término do processo (você pode marcar a opção Add created map into layer tree para carregar o raster na janela Layer Manager): . clique no menu Raster > Manage Colors > Create RGB: Na guia Required.

clique no "olho" para verificar o resultado da composição RGB: Exportando a imagem RGB para o formato Geotiff Clique no menu File > Export Raster Map > Tiff Export: .Na janela Map Display.

marque a caixa de seleção Output Tiff World File para salvar o arquivo tfw correspondente. insira um nome de saída. Clique no botão Run e aguarde o processo terminar: .Na guia Required. Na guia Optional.

Missão cumprida! Agora você pode trabalhar com sua imagem no SIG de sua preferência. não concorda? . Foi uma boa estréia de tutorial para o GRASS Windows aqui no blog.

. A carta do IBGE que utilizei no exemplo possui 187 pontos. Crie um novo Mapset e importe a base vetorial para o GRASS. marque o campo Sobrescrever Projeção na guia Opcional para que o GRASS utilize a projeção do Location criado. Para inserir arquivos raster que não possuem referência espacial. Crie um novo Location e utilize a opção "Ler projeção e datum de um arquivo georreferenciado" para que o GRASS aproveite a projeção/datum dos pontos.Georreferenciamento de um Raster no GRASS 6. Obviamente não vou utilizar todos: Importe o arquivo raster para o GRASS. pois o GRASS apresenta um bug ao importar um raster sem projeção para o Location em Lat/Long.4 Vou utilizar o georreferenciamento apenas para o Sistema de Coordenadas Planas.

Agora vamos criar um Grupo. Na janela Layer Manager, clique no menu Imagens - Criar Imagens e Grupos - Criar/Editar Grupo:

Crie um nome para o grupo. Na guia Opcional, aponte para o raster que deve ser inserido no grupo e clique no botão Executar:

Tudo pronto para iniciar o módulo de georreferenciamento. Clique no menu Arquivo Georrectificar. Ao inserir o Location e o Mapset, clique no botão Próximo

O programa automaticamente irá selecionar o grupo criado. Insira um sufixo para o arquivo e clique no botão Próximo:

Selecione o raster que será georreferenciado e clique no botão Concluir. Seu monitor será tomado por várias janelas. O raster e vetor são exibidos em duas janelas. A outra janela exibe os pontos de controle. Tente organizá-las da melhor forma possível:

Para coletar um ponto na imagem, é preciso clicar na tabela para ativá-lo:

Depois, basta clicar na coordenada da imagem...

... clique duas vezes sobre ele na tabela de pontos de controle: . E finalmente clicar no Display que contém a base vetorial: Para refinar um ponto.

Posso assegurar que foi mais fácil georreferenciar este raster no GRASS do que no SPRING. clique no botão Georrectificar. Um grande abraço e bom final de semana! . O raster georreferenciado vai estar na relação de arquivos do Mapset: Ao terminar.Você pode adicionar Pontos de Controle clicando no botão Adicionar Novo GCP: Ao terminar de ajustar o RMS. exporte o arquivo nativo do GRASS para Tiff com direito a Tfw.

Recortar Raster através de arquivo Shapefile no GRASS Recorte de Raster através de uma máscara vetorial Eu gosto da forma com que o GRASS trabalha com arquivos raster.o raster final deve ser salvo no formato Tiff. é necessário que: . Carregue o raster e o vetor na janela Display do GRASS . mas tudo bem. . . É impressionante como essa tarefa é simples no GRASS. o vetor deve ser convertido para o formato raster. Eu queria apenas que o GRASS fosse um pouquinho mais rápido. .se você é novo no programa.para gerar a máscara. Hoje eu estava testando as técnicas de recorte de raster no programa e confesso que fiquei surpreso com a performance do software. aprenda como carregar raster e vetor no GRASS lendo meus tutoriais aqui e aqui. Para recortar um raster no GRASS.o arquivo raster e o vetor estejam na mesma projeção.

Na janela GIS Manager. selecione a camada do vetor e insira um nome de saída para o arquivo: Na guia Atributos. selecione o atributo cat para todas as colunas: . clique no menu Arquivo > Conversões de tipos de mapa > Vetorial para raster: Na guia Parâmetros obrigatórios.

adicione o novo raster à árvore de camadas: Agora que o vetor foi transformado em raster. Quando o comando concluir a conversão.Clique no botão Executar. vamos gerar a máscara: .

Selecione a máscara recém-criada e clique no botão Executar. Volte para a janela GIS Manager e desligue a camada que serviu como modelo para a criação da máscara. clique no menu Raster > Máscara. O curioso é que esse mesmo comando remove a máscara apenas marcando o campo opcional.Na janela GIS Manager. A partir de agora você pode observar a aplicação da máscara na imagem principal do projeto: .

O GRASS mascarou a área fora do local de interese com background valor 255 (clique para ampliar): Confesso que fiquei admirado com a rapidez com que o GRASS resolveu essa questão.OBSERVAÇÃO: Para remover uma máscara da imagem principal. Preciso . Aliás. estudar é a palavra do dia. Isso aumentou minha motivação para estudá-lo a fundo. clique no menu Raster > Máscara e marque a opção Remove Existing Mask. na janela GIS Manager. Finalmente exporte o arquivo para Tiff e guarde o Tfw. clicando em seguida no botão Executar. Eu carreguei o raster novo no Quantum GIS.

analisar e publicar mais coisas sobre o SPRING também. foi mais rápido recortar um raster através de uma máscara vetorial do que no ENVI. Acredita nisso? . No GRASS.

o local da instalação padrão é D:\OSGeo4W\ Logo. Clique aqui para fazer download do plugin MergeShapes Para instalá-lo. o local de instalação dos plugins é: C:\Arquivos de programas\Quantum GIS Enceladus\python\plugins\ . o programa foi instalado na pasta C:\Arquivos de programas\Quantum GIS Enceladus\ Assim.QGIS Plugin: Mesclar Feições com MergeShapes O plugin MergeShapes permite mesclar feições presentes em um determinado diretório. o local dos plugins é este: Para o Quantum GIS 1. Na minha máquina. o assistente indicou um local para instalação dos arquivos.Se você fez o download do Quantum GIS direto do site.Se você baixou e instalou o Quantum GIS direto do site OSGEO. Diretório de instalação dos Plugins no Quantum GIS . basta descompactar e copiar a pasta para um local específico estabelecendo certos cuidados que serão descritos a seguir. Essa ferramenta executa exatamente o oposto da ferramenta Split Vector Layer.0: D:\OSGeo4W\apps\qgis\python\plugins .

clique na ferramenta MergeShapes: Selecione o diretório onde estão os arquivos e o nome de saída do arquivo: .Para o Quantum GIS 1.4: D:\OSGeo4W\apps\qgis-unstable\python\plugins A Ferramenta MergeShapes O funcionamento é muito simples: com as feições no projeto.

Pronto! O polígono final foi composto pelos três polígonos: Na tabela. os atributos dos três arquivos shapefile: .

2 de maio de 2010 QGIS: Divisão de Polígonos por Atributos Segue a dúvida da amiga Ariane de Florianópolis: Eu tenho uma shape de municípios e gostaria de exportar os municípios selecionados de acordo com um atributo da tabela.Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 22:05 Comments (0) Marcadores: QGIS Artigos Relacionados: domingo. O problema é o trabalho de salvar cada polígono individualmente. Gostaria de saber se existe algum processamento em lote no Quantum GIS que pode realizar essa exportação. .

Salvar cada seleção individualmente vai ser trabalhoso. O método mais prático é utilizar a ferramenta Split Vector Layer: Menu Vetor > Ferramenta de Gerenciamento de Dados > Dividir um Camada Vetorial Basta inserir o campo da tabela que será o nome dos arquivos e apontar para a pasta onde as feições serão exportadas: .

Os dados exportados podem ser visualizados no Gerenciador de Arquivos do computador: Um longo prefixo foi adicionado ao nome do arquivo final. abra o programa Renomear Tudo. Arraste-os para a janela do Renomear Tudo: . utilize o programa freeware RENOMEAR TUDO 2. restaure a janela do Gerenciador de Arquivos e selecione todos os arquivos.0: Após a instalação. Para remover esse prefixo facilmente.

copie o prefixo que deve ser removido do nome do arquivo: No programa Renomear Tudo. clique na guia Substituir e cole o prefixo.Todos os arquivos listados podem ser visualizados na guia Arquivos Selecionados: De volta ao Gerenciador de Arquivos do Sistema Operacional. Clique no botão Aplicar à Prévia: .

Clique no botão Aplicar alterações para iniciar o processo: Sucesso! todos os polígonos foram renomeados! Carregue todas as feições no Quantum GIS para analisar o resultado final: .Na guia Prévia. veja o resultado do nome de saída dos arquivos.

Gostaria de pedir permissão ao nosso amigo blogueiro para publicar essa dica aqui.com. Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 00:04 Comments (0) Marcadores: QGIS Artigos Relacionados: segunda-feira.Abaixo segue um vídeo do Youtube que pode ser descarregado através desse link. Clique aqui para visitar o site do Luís Carlos Madeira e clique nesse link para verificar a dica . Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail procdigital@gmail. com as telas capturadas durante o processo de instalação. 26 de abril de 2010 Instalação do Quantum GIS + Plugin GRASS Luis Carlos Madeira publicou no ano passado uma dica que vai ajudar muitos amigos: Instalar o QGIS + Plugin GRASS.

escolher a opção Advanced Install e clique em Avançar: Escolher a opção Install from Internet e clique em Avançar: .exe 1. O tamanho total dos arquivos baixados é 111 MB.osgeo.0 do Quantum GIS aqui: http://download. Na janela inicial.4.org/osgeo4w/osgeo4w-setup.de hoje publicada originalmente no blog do Luis em 04/05/2009. Tutorial Descarregar a versão 1.

. clicar em Seguinte. Feito isto.Escolher o diretório desejado e indicar se a instalação é All Users (todos os utilizadores que utilizam o PC) ou Just Me (Apenas o utilizador que no momento da instalação está com a sessão iniciada).

Escolher o tipo de conexão com a Internet. No meu caso seleccionei Direct Connection. Clique no botão Avançar. Depois.Escolher o diretório para onde serão descarregados os pacotes de instalação. clique no botão Avançar: .

GDAL – GRASS. Python – RPY. GDAL – MRSID. PYQT4. QGIS – GRASS – PLUGIN.Na janela Select Packages vamos selecionar. GDAL – Python. como mostra a imagem abaixo): Em Libs: GDAL – ECW. os seguintes pacotes: Em Commandline_Utilities: GDAL. no mínimo. MSYS. . Python – QGIS. QGIS (instale a versão 1. Em Desktop: GRASS. Python.4.

Escolhidos os pacotes. outros sejam instalados de forma automática. tal como é ilustrado na seguinte sequência de imagens: .É normal que. ao selecionarem estes pacotes. clique no botão Avançar. Após a conclusão da instalação. vamos ao QGIS ativar o plugin do GRASS.

QGIS Artigos Relacionados: domingo.Barra de Ferramentas GRASS: Sucesso! Agora é possível carregar no Quantum GIS os mapsets e locations matriciais e vetoriais construídos no GRASS. Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 20:54 Comments (0) Marcadores: Dicas de Blog. GRASS. Mais uma vez agradeço de coração ao empenho do nosso amigo Luis Carlos Madeira em produzir essa sensacional dica para a blogosfera.4 versão Windows Gerando uma Composição Colorida RGB no GRASS . 25 de abril de 2010 Primeiro Passos no GRASS 6.

Para as pessoas que utilizam o GRASS 6. Criando um Location e um Mapset Com o GRASS aberto. Para realizar o download do GRASS 6. clique no botão Location Wizard para utilizar o Assistente de Criação de Location: Selecione um nome para o novo Location e clique no botão Next: . o objetivo é gerar uma composição colorida RGB a partir das bandas 742 do satélite LANDSAT-5. é preciso: Criar Definir Carregar um Location uma as imagens e um Mapset Region no GRASS É preciso acessar um SIG e carregar qualquer banda do satélite para obter os valores do Retângulo Envolvente que serão utilizados posteriormente. estou preparando alguns posts que podem ajudar a entender melhor o programa. Vou utilizar o Quantum GIS pois o mesmo saiu vitorioso na última etapa sobre reprojeção de arquivos shapefile.4 pela primeira vez. Antes de executar a tarefa. Nesse tutorial.4 versão Windows. clique nesse link.

Vou utilizar a segunda opção para atribuir o código EPSG 4326 (elipsóide WGS 1984) ao novo Location: Digite o código 4326 e clique no botão Next: .As imagens utilizadas no tutorial estão ajustadas no Sistema de Coordenadas Geográficas WGS 1984.

Clique no botão Finish para finalizar a etapa de criação de um novo Location: Uma janela irá sugerir a criação da Região padrão do projeto. Leste e Oeste (clique na imagem para ampliar): . Sul. carregue uma das faixas do satélite Landsat-5 e anote os valores das coordenadas Norte. Clique no botão SIM para confirmar: Definindo os limites do Retângulo Envolvente No QGIS.

é preciso definir o tamanho do pixel em graus.00027. Ao trabalhar com raster em coordenadas geográficas.0008333 (clique para ampliar): Ao clicar no botão Set Region. o valor é 0. defina a resolução espacial do retângulo envolvente. os limites do retângulo envolvente serão criados. o valor seria 0. insira os valores nos campos correspondentes. Crie um mapset Landsat5RGB e inicie o programa clicando no botão Start GRASS. Se fossem dados SRTM (90 metros). No campo Resolution. Para imagens Landsat-5 (30 metros). .De volta ao GRASS.

Repita esse procedimento para todas as bandas do satélite.Importando imagens TIFF para o GRASS Na janela principal. Insira um nome para a faixa e clique no botão Run. clique no menu File > Import Raster Map > Import Raster Data Using GDAL: Selecione o diretório de origem do arquivo. .

De volta à janela Layer Manager. Agora podemos executar a composição colorida RGB: Gerando uma Composição Colorida RGB no GRASS . clique no botão Add Raster Map Layer: Adicione todos os arquivos na janela Layer Manager.

Na janela Layer Manager. clique no "olho" para verificar o resultado da composição RGB: . cada imagem deve ser definida no seu canal específico. Clique no botão Run e aguarde o término do processo (você pode marcar a opção Add created map into layer tree para carregar o raster na janela Layer Manager): Na janela Map Display. além do nome de saída. clique no menu Raster > Manage Colors > Create RGB: Na guia Required.

Exportando a imagem RGB para o formato Geotiff Clique no menu File > Export Raster Map > Tiff Export: .

QGIS Artigos Relacionados: sexta-feira. insira um nome de saída. 23 de abril de 2010 Busca por imagens CBERS através do QGIS . marque a caixa de seleção Output Tiff World File para salvar o arquivo tfw correspondente.Na guia Required. não concorda? Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 13:34 1 comentários Marcadores: GRASS. Na guia Optional. Clique no botão Run e aguarde o processo terminar: Missão cumprida! Agora você pode trabalhar com sua imagem no SIG de sua preferência. Foi uma boa estréia de tutorial para o GRASS Windows aqui no blog.

No módulo Tools For Vector Layers. selecionei a projeção e o Datum e dei saída no arquivo. Clique aqui para visitar o artigo e conheça outras novidades deste excelente blog.Hoje vou postar uma dica publicada no blog Geotecnologias Luís Lopes (http://geoluislopes. INPE. É uma boa dica para os que trabalham com o Quantum GIS. cobertura de nuvens e ângulo de elevação. pois dispensa a visita no site do INPE para consultar o catálogo CBERS. Surge a surpresa: a versão do Sextante que vem embutida no Kosmo não possui o algoritmo para . Dicas de Blog.9 e acessei o conjunto de ferramentas Sextante. Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 21:45 Comments (0) Marcadores: CBERS. ao adicionar o polígono. Parabéns ao Luís Lopes e ao desenvolvedor Luís Motta pela iniciativa. entre outros. 22 de abril de 2010 QGIS vence na categoria Reprojeção de um Shapefile Ontem precisei realizar uma tarefa simples: mudar a projeção de um arquivo shapefile. Ao estabelecer o Path/Row e definir uma área de interesse. Foi desenvolvido um plugin para o Quantum GIS que permite realizar buscas por cenas do satélite CBERS dentro do SIG.blogspot. a feição estava rotacionada 45º! Não dei muita bola para isso.com/). abri o gvSIG 1.0 e acionei o Sextante novamente. Criei outro projeto e. De cara. QGIS Artigos Relacionados: quinta-feira. o usuário tem a opção de analisar cenas do satélite através de critérios como data de aquisição. Carreguei o Kosmo 2.

4. on-the-fly e tudo mais. Palavra de geoprocessadorescoteiro. QGIS Artigos Relacionados: domingo. Não funcionou também. mas o Quantum GIS é o melhor SIG livre para trabalhar com exportação e reprojeção de arquivos shapefile. Peço perdão aos Kosmonautas e GVSIGmaníacos.reprojetar o arquivo shapefile! Com a pouca paciência que me restava. o programa prova para todos que pode resolver a parada com tranquilidade. Subscribe to this feed Postado por Jorge Santos às 20:19 2 comentários Marcadores: gvSIG. Por isso acabo de declarar uma verdade universal: o QGIS é o melhor software livre do momento para ser utilizado em tarefas de mudança de projeção em arquivos shapefile. Kosmo. Por fim. 4 de abril de 2010 QGIS Plugin: Composição Colorida RGB QGIS Plugin: RGB Composition Plugin . O programa reprojetou o shape sem demora. Nem tente usar outro programa para isso: em sua simples versão 1. com direito a arquivos PRJ. tentei acionar o plugin do Kosmo que permite reprojetar arquivos shape. fechei todos os programas e executei o Quantum GIS.

Descompacte o arquivo.html Para obter o plugin. faça o download clicando nesse link.qgis. clique no menu Plugins > Gerenciar Plugins. Selecione o plugin RGB Composition Plugin e clique no botão OK: . como pode ser visto na imagem abaixo: Para ativá-lo.Criador: Maurício de Paulo http://www.org/en/download/plugins. copie e cole a pasta RGB no seguinte diretório: Inicie o Quantum GIS e clique no menu Plugins > Buscar Plugins Python: O plugin RGB Composition Plugin vai estar instalado.

o processo não computa as estatísticas na imagem resultante. deixando a imagem visualmente com um tom bizarro (clique para ampliar). clique no menu Camada >Add RGB Composition: Ordene as faixas de acordo com a combinação de bandas de seu interesse (o satélite LANDSAT funciona bem com com as combinações 5-4-3 ou 7-4-2): Por alguma razão.Vamos arrumar? . Veja abaixo.Gerando uma Composição Colorida RGB no QGIS Carregue o raster no projeto.

Computando Estatísticas no Quantum GIS Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem para acessar suas propriedades. O resultado das cores ficou bom. mas o fundo continua azulado. selecione a opção Extender para Min/Max. . atribua o valor 2. no índice Desvio Padrão. No campo Melhorar Contraste. Vamos ocultar essa área NoData. Aguarde. No campo Simbologia. Clique no botão Aplicar e as Estatísticas serão computadas.

No campo Sem Valores de Dados. clique nas propriedades da camada. insira o valor 0: O plano de fundo foi retirado (clique na imagem para ampliar): . opção Transparência.Ocultando o Background #0 dos arquivos raster Para eliminar visualmente a área NoData.

não consegui encontrar a opção para exportar definitivamente a imagem em RGB. . será necessário computar as estatísticas. se o arquivo RGB foi retirado do projeto e adicionado novamente. Podemos cobrar melhorias. pois não é fácil. Na verdade. como se fosse um link para o software.OBSERVAÇÕES ACERCA DO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO RGB NO QGIS Até o momento.O arquivo RGB armazenado em disco não ultrapassa a casa dos 3 KB. Compreendo que o Quantum GIS está em sua versão 1. Estarei postando essa dúvida no Fórum do Quantum GIS.4. mas devemos aguardar o trabalho dos desenvolvedores.

QGIS – GRASS – PLUGIN. 6. PYQT4. 5. Em Desktop: GRASS. Em Libs: GDAL – ECW. A verdade é que com esta nova versão é necessário instalar o plugin que adiciona o GRASS ao interface do QGIS. no mínimo. Feito isto. É normal que ao seleccionarem estes pacotes outros sejam instalados de forma automática. Tutorial 1. 2. QGIS. Escolher o directório para onde serão descarregados os pacotes de instalação. 3. Escolher o tipo de Ligação à Internet.Instalar o QGIS + Plugin GRASS Retirado do site: http://luiscarlosmadeira.0. GDAL – GRASS.pt/18056. 4. Na janela inicial escolher a opção “Advanced Install” e clicar em “Seguinte” Escolher a opção “Install from Internet” e clicar em “Seguinte” Escolher o directório desejado e indicar se a instalação é “All Users” (todos os utilizadores que utilizam o PC) ou “Just Me” (Apenas o utilizador que no momento da instalação está com a sessão iniciada). GDAL – MRSID.sapo. Python – QGIS. Agora na janela “Select Packages” vamos seleccionar. através da Consola. os seguintes pacotes: Em Commandline_Utilities: GDAL. como acontecia nas versões anteriores. Após a instalação estar concluída vamos ao QGIS activar o plugin do GRASS. 8.html Já por várias vezes me questionaram se havia forma de instalar o Quantum GIS de maneira a que incorporasse o GRASS. Depois. Python – RPY. 7. clica-se em “Seguinte”. Clicar em “Seguinte”. Segue em baixo um pequeno tutorial de como fazer a respectiva instalação. Nota: Apenas em ambiente Windows. No meu caso seleccionei “Direct Connection”. clicar em “Seguinte”.blogs. . MSYS. GDAL – Python. Tal como é ilustrado na seguinte sequência de imagens. Descarregar a versão 1. Escolhidos os pacotes.1 do Quantum GIS aqui. Em Sistemas Operativos Linux o plugin é instalado aquando da instalação do software. Python. clicar em “Seguinte”.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful