Case Study Shadow Protect

SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, S.A.
A SIMRIA – Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro – adquiriu o ShadowProtect Server e o Image Manager Enterprise, duas soluções StorageCraft líderes na área do Disaster Recovery.
Com a missão de projecto, construção e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, numa lógica integrada de requalificação ambiental e sustentabilidade económica, a SIMRIA vinha procurando por uma solução com total capacidade para lidar com eventuais cenários de desastre. Tendo em conta o carácter fundamental da actividade para a a região, era necessária uma solução capaz de apresentar total eficácia e impacto mínimo.

Estrutura e necessidades
As infra-estruturas do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro estendem-se por uma vasta região geográfica, desde o município de Espinho, a norte, até ao de Cantanhede, a sul. O Sistema Multimunicipal é constituido por um conjunto de 80 estações elevatórias, cinco ETAR’s e ainda quatro centros operacionais: Sede (Aveiro), ETAR Norte (Cacia), ETAR Sul (Gafanha da Encarnação) e ETAR de Espinho. Todos estes locais encontram-se interligados por uma infra-estrutura própria de fibra óptica, com uma velocidade disponibilizada dentro da WAN de 100Mb. No seu conjunto, existem cerca de 60 postos, entre desktops e portáteis (com máquinas equipadas com XP, Vista e Windows 7), bem como 12 servidores aplicacionais e de ficheiros (com diversas versões do Windows Server e Linux), onde se inclui ainda um cluster em configuração activo-passivo, com o Windows Server 2003 Enterprise em ambos os nós. Quanto ao sistema de e-mail, é assegurado por um servidor Exchange 2003. Na mesma infra-estrutura física estão ainda configuradas outras VLANs, que englobam outras redes especializadas, como, por exemplo, o sistema de VoIP da empresa. “Trata-se de uma rede que possui já um grau de complexidade assinalável”, comenta o Eng. Nuno Silva, técnico de Administração de Sistemas da SIMRIA, antes de também fazer questão de destacar a estabilidade que tem sido demonstrada pela arquitectura “fruto de um bom planeamento de base, que necessitava de ser complementado com uma estratégia global de disaster recovery”, reforçou o técnico. Numa fase anterior à aquisição das soluções StorageCraft, a estratégia de backup da SIMRIA baseava-se num sistema de tapes, infra-estrutura que exigia um acompanhamento praticamente diário, mesmo depois da actualização para uma solução de tapes automatizada.

Detalhes do Cliente: » 60 postos e 12 servidores em múltiplos sites » Anel de fibra óptica com WAN a 100Mb » Exchange 2003 e Windows Server 2003

Licenciamento: » ShadowProtect Server Edition » Image Manager Enterprise com GRE

“O bom planeamento necessitava de ser complementado com uma estratégia global de disaster recovery”.
Com a opção pela StorageCraft, a empresa conta, não só com uma experiência de mais de 15 anos na área do Disaster Recovery, mas sobretudo com a excelência tecnológica da única solução no mercado com um driver Volume Shadow Copy certificado pela Microsoft. E sempre com um nível mínimo de investimento: independentemente do hardware, o ShadowProtect permite a recuperação de quaisquer sistemas e a respectiva migração das imagens de backup para ambientes físicos ou virtuais. A continuidade do negócio é garantida por funcionalidades exclusivas que permitem explorar, partilhar, actualizar ou trabalhar, em tempo real, sobre as cópias de segurança.

Acerca da SIMRIA
A SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, S.A. é responsável pela construção, gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, em regime de concessão, durante um período de 50 anos. Tem por missão a recolha, o tratamento e a rejeição dos efluentes domésticos e industriais dos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vagos, pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, e ainda a recolha e rejeição dos efluentes da PORTUCEL Fábrica de Cacia, promovendo desta forma a requalificação ambiental da sua zona de abrangência, nomeadamente dos ecossistemas da Ria de Aveiro e Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica e social.

www.storagecraft.pt
StorageCraft Portugal - Multiplicar Negócios Lda. Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 1.07.1 Y, Escritório 2.2 , 1990-096 Lisboa
Copyright (C) 2012 StorageCraft Portugal All rights reserved.

Tel: [+351] 210 441 550 Fax: [+351] 707 500 787

SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, S.A.
Cientes das limitações técnicas deste tipo de arquitectura, que oferece uma protecção dispendiosa e de elevada manutenção, limitada e de baixo desempenho, os responsáveis da empresa iniciaram a procura de uma solução mais completa e robusta – “verificámos com bons olhos que o conceito e a oferta correspondiam quase na totalidade ao que pretendíamos”, afiança Nuno Silva, em referência ao espectro de soluções apresentado pela StorageCraft. A empresa optou por proteger os servidores com recurso às soluções StorageCraft ShadowProtect Server e ao ImageManager Enterprise. Desta forma, e pela primeira vez, passou a existir uma verdadeira estratégia de recuperação de desastre, com a protecção não apenas da informação mas também da continuidade da operação dos sistemas. As soluções ShadowProtect permitem uma protecção granular, com restauro independente do hardware e possibilidade de replicação dos sistemas em ambiente virtual. “Até à opção pela StorageCraft, tínhamos consciência que corríamos um risco maior”, diz Nuno Silva. “Agora, contamos realmente com uma estratégia integrada. É como um seguro de vida”. A SIMRIA adquiriu ainda o Granular Recovery para Exchange, que permite a recuperação granular ou completa da informação em servidores Exchange, assegurando o restauro completo ou parcial deste tipo de dados num tempo inferior ao das soluções tradicionais. Isto traduz-se numa enorme poupança de espaço de armazenamento,bem como numa utilização mínima dos recursos nas máquinas e na rede. Actualmente, a SIMRIA tem cerca de 1TB de informação crítica salvaguardada e, “até ao momento, tudo tem corrido bastante bem”.

Resultados
Depois da implementação, o comportamento das soluções tem sido o que se espera de um sistema de disaster recovery: o menos obstrutivo possível, sem causar constrangimentos aos utilizadores nem excessivo peso nas máquinas. A solução tem por isso sido bem aceite por todos. “Não existe um histórico de grandes falhas, por isso a justificação da aquisição de uma solução deste género é sempre mais complicada numa primeira fase, embora agora já seja consensual. Eu sinto-me mais seguro porque o ShadowProtect dá-me garantias que a continuidade de operação está salvaguardada”. Ainda assim, as soluções StorageCraft não deixam de se tornar úteis no dia-a-dia da empresa. “Fazemos uma utilização muito intensiva do GRE. É normal os utilizadores começarem a apagar e-mails quando têm a mailbox cheia e, muito frequentemente, há informação que acaba por ser necessária. Com o Granular Recovery podemos, em segundos, recuperar exactamente a informação que o utilizador necessita”.

“Agora contamos realmente com uma estratégia integrada. É como um seguro de vida”. Implementação
A implementação da solução foi descrita como não tendo apresentado grandes problemas. Os backups iniciais foram efectuados em discos rígidos externos, para minimizar o tráfego na rede e não existirem possibilidades de perturbar a comunicação de aplicações críticas à operação da empresa. Os maiores receios prendiam-se com eventuais incompatibilidades com software proprietário e específico, o que não se veio a concretizar. Para Nuno Silva, “foi apenas uma questão de instalar o agente, reiniciar as máquinas e mandar efectuar as cópias de segurança iniciais. Tudo correu como o esperado”. Depois da criação dos primeiros backups, com a informação completa, todas as operações seguintes são incrementais, o que significa que apenas são salvaguardados os dados novos ou que tenham sido modificados.

Suporte
A implementação e suporte à SIMRIA são da responsabilidade da RISI, um Premium Partner da StorageCraft em Portugal. A RISI colabora com a SIMRIA desde 2004, através do fornecimento de software e serviços, tendo uma enorme experiência nas áreas de gestão da qualidade, ambiente e segurança, para as quais desenvolve software, que é utilizado pela SIMRIA, pelas Águas do Mondego e pela SIMLIS (Saneamento Integrado dos Municípios de Lis). As soluções da RISI foram premiadas na categoria de gestão, na IV Edição Concurso Nacional Microsoft. Segundo o Eng. Rui Mané, responsável da RISI para a interacção com SIMRIA na área do Disaster Recovery, “não têm existido quaisquer problemas. O ShadowProtect é uma solução muito estável que nos dá a confiança necessária para trabalharmos com um cliente para nós tão importante”. Esta opinião é partilhada por Nuno Silva: “Já trabalhamos com a RISI há muitos anos, eram o parceiro natural para coordenar connosco a implementação das soluções da StorageCraft, e estamos bastante satisfeitos com o seu trabalho”.

Acerca da RISI
A RISI privilegia como principal área de actuação a implementação de sistemas de informação de suporte à gestão, tornando-se especialista em diversas áreas, das quais se destacam a Gestão de Risco, a Auditoria Interna, a Gestão de Redes de Lojas, os Sistemas de Qualidade, Ambiente e Segurança, bem como o Planeamento e Gestão dos Recursos Humanos. Os sistemas desenvolvidos pela RISI permitem a extracção de indicadores de gestão fulcrais para a correcta interpretação do negócio e são configurados de forma a garantir uma integração total com o ERP existente na empresa. A tecnologia adoptada nas soluções propostas permite utilizar a WEB como plataforma de operação, onde os utilizadores mediante uma autenticação são enquadrados em perfis que condicionam o seu campo de actuação na aplicação. A RISI tem larga experiência em desenvolvimento de soluções específicas e orgulha-se de ter uma vasta carteira de clientes dos quais se destaca a relação de nove anos com o universo SONAE.

www.storagecraft.pt
StorageCraft Portugal - Multiplicar Negócios Lda. Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 1.07.1 Y, Escritório 2.2 , 1990-096 Lisboa
Copyright (C) 2012 StorageCraft Portugal All rights reserved.

Tel: [+351] 210 441 550 Fax: [+351] 707 500 787

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful

Master Your Semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master Your Semester with a Special Offer from Scribd & The New York Times

Cancel anytime.