INFORMÁTICA – Microsoft Office 2010 + prova PMSJC 2012 comentada FERNANDO NISHIMURA DE ARAGÃO – mediugorie@hotmail.

com

Word 2010 Quantidade 28 questões

Excel 2010 30 questões

PowerPoint 2010 24 questões

Prova PMSJC 10 questões

Total 92 questões comentadas

Material organizado para avaliações da banca VUNESP
MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

Questões de concursos
01. Assinale a alternativa que contém a correta afirmação sobre o Microsoft Word 2010, instalado em sua configuração padrão. a) A numeração das páginas de um documento em edição pode ser inserida por intermédio da aba Referências. b) As teclas de atalho Ctrl+C e Ctrl+X correspondem, respectivamente, às funções de Recortar e Colar. c) A seleção de um parágrafo do texto em edição pode ser feita por meio de um clique do mouse efetuado à sua direita. d) A função que permite contar caracteres, palavras e parágrafos do texto pode ser acionada por meio do aba Exibição. e) Tabelas de um documento podem ser convertidas em texto, assim como parágrafos podem ser convertidos em tabelas. 02. No MS-Word 2010, o botão do grupo Fonte, da aba Página Inicial, que permite a formatação de caracteres com efeito sobrescrito é: a) b) c) d) e)

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 1

03. O MS-Word 2010 possui ferramentas para auxiliar na edição de textos em várias línguas. Por padrão, na aba Revisão, pode-se, por exemplo, a) corrigir a ortografia, a gramática e a semântica dos textos. b) corrigir erros de ortografia e gramática e contar palavras. c) definir idioma e pronunciar o texto nesse idioma. d) remover gírias e consultar o dicionário de sinônimos. e) traduzir textos para outras línguas e conferir fórmulas matemáticas. 04.. No MS-Word 2010, quando se deseja manter um padrão de formatação para todo o texto, de forma que alterações futuras nesse padrão possam ser facilmente efetuadas, deve-se utilizar o recurso denominado a) Estilo. b) Formato. c) Parágrafo. d) Referência. e) Revisão. 05. No MS-Word 2010, a __________________ é um recurso que possibilita gerar ___________________ personalizadas (os), a partir de um arquivo com uma fonte de dados a serem ____________________ com um documento principal. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) carta automática … arquivos … mesclados (B) carta automática … cartas e correspondências … copiados (C) mala direta … cartas e correspondências … mesclados (D) mala direta … cartas e correspondências … copiados (E) mala direta … arquivos … adicionados 06. No MS-Word 2010, instalado em sua configuração padrão, o recurso Controlar Alterações está presente na guia: a) Inserir b) Revisão c) Exibição d) Referências e) Correspondências 07. Em um documento que está sendo editado no MS-Word 2010 Português Brasil, instalado em sua configuração padrão, as teclas de atalho Ctrl+B são utilizadas para: a) abrir um novo documento em b) colocar uma palavra em caixa d) abrir a janela de impressão. branco. baixa. e) salvar o documento aberto. c) colocar uma palavra em negrito. 08. No MS-Word 2010, em sua configuração padrão, ao selecionar a guia Layout da Página e clicar em Quebras, as opções que aparecem estão divididas em dois grupos: Quebras de Página e Quebras de Seção. Pertencem a esses grupos, respectivamente, as opções. a) Coluna e Página. c) Coluna e Próxima Página. b) Contínuo e Página Par. d) Quebra Automática de Texto e Coluna.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 2

e) Página Par e Quebra Automática de Texto. 09. Analise as afirmações a seguir, sabendo que elas versam sobre os recursos disponíveis no programa MSWord 2010, em sua configuração padrão. I. O comando Zoom é utilizado para aumentar ou diminuir o tamanho da primeira letra dos parágrafos do texto que está sendo editado. II. O botão da aba Página Inicial é utilizado para converter para maiúsculas todas as letras de uma palavra selecionada. III. O acionamento das teclas de atalho Ctrl e T faz com que sejam selecionados todos os parágrafos do texto que está sendo editado. É correto o que se afirma em a) II, apenas. c) I e III, apenas. e) I, II e III. b) III, apenas. d) II e III, apenas. 10. No programa MS-Word 2010, em sua configuração padrão, para copiar uma palavra do texto que está sendo editado, um usuário deverá, depois de selecionar essa palavra, acionar as teclas a) Ctrl + C. b) Ctrl + V. c) Shift + V. d) Shift + X. e) Tab + C. 11. No MS-Word, um dos tipos de formatação de parágrafo se dá por meio da ação de “Diminuir recuo”. Com um parágrafo selecionado em um documento, essa ação pode ser realizada utilizando-se o seguinte botão, presente na guia Página Inicial do aplicativo:

a)

b)

c)

d)

e)

12. Um usuário do MS-Word dividiu a janela de um documento em duas partes, na vertical, por meio da opção Dividir, da aba Exibição, para poder visualizar simultaneamente duas partes distantes desse documento. Posteriormente, o usuário efetuou um duplo clique sobre a linha divisória entre as duas partes dessa janela. Assinale a alternativa que reflete corretamente a ação desencadeada. a) Um quadro se abriu, solicitando a indicação de qual janela deveria ser removida. b) Cada uma das duas partes da janela foi dividida em outras duas, na horizontal. c) Cada uma das duas partes da janela foi dividida em outras duas, na vertical. d) A divisão da janela foi removida, passando o documento a ser exibido em janela única. e) Todo o conteúdo do documento, em ambas as janelas, foi selecionado. 13. Na figura a seguir, são mostrados ícones pertencentes à aba Página Inicial do programa MS-Word, em sua configuração padrão.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 3

I II III IV V Assinale a alternativa que lista os identificadores dos ícones que, respectivamente, permitem aos usuários: 1 – inserir marcadores em um parágrafo, 2 - justificar o texto de um parágrafo e 3 - aumentar o espaçamento entre as linhas do parágrafo. a) I, V e II. b) II, I e V. c) III, I e II. d) IV, II e I. e) V, II e III. 14. Para determinar o número de palavras existentes em um texto que está sendo editado com o programa MS-Word 2010, em sua configuração padrão, um usuário deverá selecionar o texto e, então a) “Contar caracteres” na guia “Estatísticas”. b) “Contar palavras” na guia “Layout da Página”. c) “Contabilizar palavras” na guia “Revisão”. d) consultar o campo Palavras na barra de status do aplicativo. e) “Numerar símbolos” da guia “Inserir”. 15. Observe as figuras utilizadas em um documento do MS-Word, em sua configuração original.

II.

I. A figura II é a figura I modificada com o auxílio da seguinte funcionalidade: a) b) : Recortar. : Compactar Imagens.

c) d)

: Repintar Imagem. : Personalizar.

e)

: Cortar.

16. A figura a seguir apresenta ícones que pertencem ao programa MS-Word 2010, em sua configuração padrão.

I

II

III

IV

V

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 4

Assinale a alternativa que contém o ícone utilizado para copiar os formatos de caracteres do texto em edição. a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. 17. A figura a seguir apresenta um fragmento da tela do programa Microsoft Word, em sua configuração padrão, que está sendo utilizado para edição do texto mostrado.

Assinale a alternativa que contém os nomes dos efeitos de formatação que foram aplicados, correta e respectivamente, às palavras “terra”, “gorjeiam” e “bosques”. a) Inclinado, negrito e grifado. d) Itálico, sublinhado e negrito. b) Inclinado, tachado e itálico. e) Tachado, destacado e negrito. c) Itálico, negrito e sublinhado. 18. Para modificar as especificações das margens de um documento que está sendo elaborado com o auxílio do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, deverá ser utilizada a caixa de diálogo “Configurar página” localizada em: a) guia Inserir. c) guia Layout da Página. e) guia Exibição. b) guia Página Inicial. d) guia Referências. 19. Observe a imagem.

No Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, o grupo Zoom, com opções para especificar o nível de zoom de visualização de um documento, está dentro da guia a) Exibição. b) Editar. c) Página Inicial. d) Layout de página. e) Revisão.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 5

20. Tem-se o documento a seguir, editado no Microsoft Word 2010, em sua configuração original, com o modo Mostrar/Ocultar parágrafo ativado.

O símbolo que aparece no final da linha 7 ( através da combinação das teclas a) Alt+Ctrl b) Ctrl +Enter

) indica uma quebra de linha forçada. Essa quebra é possível c) Shift+Enter d) Enter+Return e) Ctrl+Tab

21. Para determinar o número total de páginas de um documento que está sendo editado, um usuário do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, deverá consultar o valor mostrado na barra de a) Edição. b) Formatação. c) Menus. d) Padrão. e) Status. 22. A partir do Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, tem-se uma tabela de 3 linhas por 3 colunas. Para redimensionar a largura de uma coluna, é preciso posicionar o cursor do mouse exatamente na borda dessa coluna, até que o cursor do mouse assuma o formato

b) a)

c)

d)

e)

23. O aplicativo Windows Explorer, que integra o Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, possui recursos para auxiliar na localização de arquivos nos discos do computador. Para buscar arquivos elaborados com os programas Microsoft Excel 2010, Microsoft PowerPoint 2010 e Microsoft Word 2010, um usuário deverá pesquisar pelas descrições genéricas desses arquivos que são, respectivamente, a) *.dwg, *.url e *.docx. c) *.accdb, *.htm e *.csv. e) *.xlsx, *.docx e *.accdb. b) *. dwg, *.pptx e *.url. d) *.xlsx, *.pptx e *.docx. 24. No Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, a opção Dividir da aba Exibição permite a um usuário do programa

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 6

a) dividir a tela do computador em duas partes e visualizar duas porções do texto. b) inserir duas colunas no texto e editar, simultaneamente, dois de seus parágrafos. c) dividir o texto do documento em outros dois documentos e salvá-los no disco. d) recortar o conteúdo da página mostrada e enviá-lo para a Área de Transferência. e) transferir o conteúdo da página que está sendo visualizada para o final do arquivo. 25. Assinale a alternativa que contém o nome da aba do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, que permite a definição do tipo, do tamanho, do estilo e dos efeitos aplicáveis nas fontes dos caracteres utilizados no texto que está sendo editado. a) Layout da Página. b) Inserir. c) Página Inicial. d) Formatar. e) Revisão. 26. Para fazer com que um texto que está sendo editado por meio do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, seja apresentado numa página contendo duas colunas, dos ícones mostrados na figura a seguir, um usuário deverá acionar o de número

I a) I. b) II.

II c) III.

III d) IV.

IV

V e) V.

27. No programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, para remover um caractere do texto que esteja localizado à direta do cursor, o usuário deverá a) acionar a tecla Del no teclado do computador. d) selecionar a opção Substituir do grupo Edição, da aba Página Inicial. b) acionar a tecla Ctrl no teclado do computador. e) selecionar a opção Remover, do grupo Fonte, c) fazer dois cliques com o botão direito do da aba Página Inicial. mouse. 28. Sabendo que os ícones da figura a seguir pertencem ao programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

I II III IV a) O ícone I é utilizado para apagar todos os parágrafos de uma página. b) O ícone II serve para abrir um documento já existente no disco rígido. c) O ícone III é utilizado para justificar um parágrafo do texto em edição. d) O ícone IV serve para formatar uma letra selecionada como maiúscula. e) O ícone V é utilizado para copiar uma palavra previamente selecionada.

V

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 7

Gabarito comentado
01. Letra E. a) A numeração é inserida pela guia/aba Revisão. b) As teclas Ctrl+C e Ctrl+X correspondem, respectivamente, às funções Copiar e Recortar. c) A seleção de um parágrafo é realizada com um clique à esquerda, na área da margem/recuo esquerdo da página. d) A função está na aba Revisão e no Word 2007/2010 aparece diretamente na barra de Status. e) As opções estão na guia Layout, Dados, Converter em texto. 02. Letra E. O primeiro ícone é para Aumentar a fonte (Ctrl >) O segundo ícone é para Reduzir Fonte (Ctrl <) O terceiro ícone é para Sublinhado (Ctrl+S). O ícone D é para Subscrito (Ctrl =). O último é para Sobrescrito (Ctrl+Shift+ sinal de mais). 03. Letra B. O Word 2010 não corrige a semântica dos textos. A mudança de idioma (do corretor ortográfico) é possível, mas o ditado verbal não (ainda). A remoção de gírias deverá ser realizada manualmente, porque o dicionário de sinônimos não possui este tipo de informação (ainda). A tradução de textos é possível, porém o cálculo das fórmulas matemáticas, não. O Word apenas ‘desenha’ a fórmula matemática). O Word 2010 está de acordo com a Nova Ortografia. 04. Letra A. O estilo é um conjunto de formatações que podem ser aplicadas e re-aplicadas, mantendo um padrão em todo o texto. 05. Letra C. 06. Letra B. Atalho Ctrl+Shift+E 07. Letra E. Para abrir um novo documento, Ctrl+O. Para colocar uma palavra em caixa baixa, se for Subscrito, Ctrl=. Para colocar em negrito, Ctrl+N. Para abrir a janela de impressão, Ctrl+P. 08. Letra C. 09. Letra B. O item I (zoom) aumenta a imagem de exibição de todas as letras de um parágrafo. O item II aplica Negrito ao texto selecionado ou a partir daquele ponto em diante. 10. Letra A. Ctrl+V é para Colar. Shift+V apenas exibe a letra V em maiúscula, assim como Shift+X exibirá a letra X em maiúscula. A combinação Tab+C insere uma tabulação e a seguir a letra C.

11. Letra A, para diminuir o nível do recuo do parágrafo. O ícone em B é para “Aumentar recuo”. O ícone em C é para definir o “Espaçamento entre Linhas”. O ícone em D é para “Alinhar Texto à Direita”. O ícone em E é para “Centralizar (Ctrl+E)”. 12. Letra D. Ao efetuar dois cliques na divisão da janela, esta será removida. A parte onde estiver o cursor será fechada, voltando a exibir em uma única janela. 13. Letra C. O ícone I é para “Justificar (Ctrl+J)”, o ícone II é para “Espaçamento entre linhas”, o ícone III é para “Marcadores”, o ícone IV é para “Numeração”, e o ícone V é “Diminuir recuo”. 14. Letra D. Ao selecionar uma parte do texto, o Word exibe no campo Palavras da barra de status, a quantidade selecionada e a quantidade total. 15. Letra E. O ícone em A é para “Girar”, o ícone em B é para “Compactar imagens”, o ícone em C é para “Recolorir a imagem”, o ícone em D é para “Redefinir a imagem” e o ícone em E é a resposta. 16. Letra C. O ícone em I está na guia Exibição e representa o ‘Zoom 100%’, o ícone II está na guia Revisão e é a ferramenta ‘Ortografia e Gramática (F7)’, o ícone III está na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, e representa o ‘Formatar Pincel’, possibilitando a cópia dos formatos de caracteres (e parágrafos) de um local para outro. O ícone em IV está na guia Página Inicial e representa o ‘Colar (Ctrl+V)’, e o ícone V, na mesma localização, representa o ‘Recortar (Ctrl+X)’. 17. Letra D. 18. Letra C.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 8

19. Letra A. O grupo Zoom está na aba/guia Exibição. Não existe a aba Editar, mas o menu Editar, nas versões pré-2007. 20. Letra C. A combinação Shift+Enter insere uma quebra de linha forçada. A combinação Alt+Ctrl não é um atalho. A combinação Ctrl+Enter insere uma quebra de página forçada. A combinação Enter+Return não existe. E a combinação Ctrl+Tab insere um caracter de tabulação ‘forçado’, como nas tabelas. 21. Letra E. A informação da quantidade total de páginas está no começo da Barra de Status do Word (em qualquer versão). 22. Letra B. O cursor do mouse assume o formato vertical com setas quando dimensionamos uma divisória vertical da tabela. 23. Letra D. A extensão DWG é do aplicativo AutoCAD (para desenho de plantas e projetos). A extensão URL não existe. A extensão ACCDB é do Microsoft Access 2010. A extensão HTM é um documento construído com comandos da linguagem HTML para sites na Internet. A extensão CSV é um texto [valores] separado por vírgulas (Comma Separated Values). 24. Letra A. Não é possível que um usuário consiga editar simultaneamente dois pontos do documento. 25. Letra C. Na aba Página Inicial encontramos os grupos Área de Transferência, Fonte, Parágrafo, Estilo e Edição. 26. Letra C. O ícone I representa o item Letra Capitular, do grupo Texto, da guia Inserir. O ícone II representa o item Caixa de Texto, do grupo Texto, da aba Inserir. O ícone IV representa o item Orientação da Página, do grupo Configurar Página, da aba Layout da Página. O ícone V representa o item Tabela, do grupo Tabelas, da aba Inserir. 27. Letra A. Acionar a tecla DEL remove o caracter que está à direita do cursor. Acionar a tecla BackSpace remove o caracter que está à esquerda do cursor. Informação complementar: a tecla INS (INSERT) na versão pré-2007, acionava o modo Sobrescrever, onde o que fosse digitado substituiria o que já existisse no documento. No 2007/2010 este atalho deve ser ativado via Botão Office/Botão Arquivo, Opções, Avançado, Usar a tecla INSERT para controlar o modo Sobrescrever. 28. Letra E. O ícone I é para abrir um documento já existente no disco rígido. O ícone II é para salvar o documento no computador (em uma unidade de armazenamento permanente). O ícone III é para centralizar parágrafos em relação aos recuos da página. O ícone IV é para atribuir (ou remover) o formato Negrito (Ctrl+N).

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 9

Material organizado para avaliações da banca VUNESP
MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

Questões de concursos
29. Assinale a alternativa que contém a correta afirmação sobre o resultado da expressão inserida na célula D1 da planilha do Microsoft Excel, em sua configuração padrão, considerando que o conteúdo das demais células é o apresentado na figura.

a) = A1^B1 + C1 resulta em 11. b) = A1*B2 – C3 resulta em 25. c) = MÉDIA(B1:C2) resulta em 18.

d) = MENOR(A1:B2;2) resulta em 3. e) = MULT(A2;B1;A1) resulta em 24.

30. Observe a figura que exibe um trecho da planilha MS-Excel, em sua configuração original:

Assinale a alternativa com o resultado correto da fórmula a ser inserida na célula A3 : =SE(B2>4;MULT(A2;C2)^1;MÉDIA(A2;C2)-2*2) a) 0 b) 4 c) 8 d) 15

e) 60

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 10

31. Assinale a alternativa que apresenta o valor numérico obtido na célula B4 da planilha mostrada na figura a seguir, que está sendo elaborada com o auxílio do programa Microsoft Excel XP, em sua configuração padrão, sabendo que a expressão matemática =SE(B2>A3;MAIOR(B1:B3;1); MENOR(A1:A3;2)) foi digitada nessa célula.

a) 2.

b) 3.

c) 5.

d) 7.

e) 11.

32. Assinale a alternativa que contém os valores obtidos nas células A4, B4 e C4 da planilha que está sendo elaborada com o Microsoft Excel, em sua configuração padrão, sabendo que nelas foram digitadas, respectivamente, as expressões =MÉDIA(A1:A3), =MENOR(B1:B3;2) e =MAIOR(C1:C3;3), e que as demais células foram preenchidas como mostrado na figura a seguir.

a) 3, 0 e 7.

b) 5, 0 e 7.

c) 5, 1 e 2.

d) 7, 5 e 2.

e) 8, 3 e 4.

33. Observe a figura de uma planilha construída usando-se o MS Excel, a partir de sua configuração padrão, para resolver a próxima questão.

Utilizando a alça de preenchimento, a fórmula de C1 é copiada até C5. O valor mostrado na célula C4 será a) 8 b) 11 c) 12 d) 15 e) 18

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 11

34. Considere a figura que mostra uma planilha elaborada no Excel.

=SOMA(A:C)+SE(C3>A1+A2*2;MÉDIA(B1;C3);C1^2)
Assinale a alternativa com o resultado correto da seguinte fórmula inserida na célula D3 que está vazia: a) 30. b) 36. c) 45. d) 51. e) 94. 35. Uma célula do MS-Excel pode ser configurada para exibir números negativos de diversas formas padronizadas. O número negativo 123,45 pode ser exibido, por exemplo, como: a) -123,45 e 123,45b) 123,45- e (-123,45) c) (-123,45) e (123,45) (ambos escritos na cor vermelha) d) -123,45 e 123,45 (ambos escritos automaticamente na cor vermelha) e) 123,45 (escrito na cor vermelha) e -123,45 (escrito na cor verde) 36. No MS-Excel, quando três células horizontais adjacentes são mescladas, a) os conteúdos das células são emendados, sendo o valor exibido no centro da célula resultante. b) os conteúdos das células são perdidos, sendo o valor zero exibido em todas as células. c) os conteúdos das células são somados, sendo a soma exibida na primeira célula. d) elas se tornam uma grande célula, exibida no espaço de três células de uma linha. e) elas se tornam uma grande célula, exibida no espaço de três células de uma coluna. 37. Em uma planilha elaborada no MS-Excel 2010, a célula B3 apresenta a seguinte fórmula: =ABC!B3 Isso significa que o valor dessa célula é igual a) ao valor da célula B3 da planilha ABC. d) a “ABC!”. b) ao valor da célula ABC da planilha B3. e) a “ABC!B3”. c) a “ABC”. 38. No MS-Excel 2010, o seguinte ícone pode ser encontrado a partir da guia Página Inicial, grupo Alinhamento. A operação relacionada com esse ícone é
Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS Pág. 12

a) Girar Texto para Baixo. b) Girar Texto para Cima. c) Inclinar Texto no Sentido Anti-horário.

d) Inclinar Texto no Sentido Horário. e) Quebrar Texto Automaticamente.

39. No Microsoft Excel, em sua configuração padrão, assinale a alternativa que apresenta o gráfico de Pizza.

a)

c) e)

b)

d)

40. Em uma planilha do MS-Excel, em sua configuração original, encontram-se os seguintes valores: O usuário que criou essa planilha deseja fazer a seguinte operação: somar A1 com B2, multiplicar com a soma de A3 até A5 e subtrair a soma de B6 com A6. Assinale a alternativa que contém a fórmula que deve ser utilizada para efetuar a operação, sabendo-se que o resultado final é 131. a) =SOMA(A1+B2)VEZES(A3+A4+A5)MENOS(B6+A6) b) =SOMA(A1;B2)*(A3;A5)-(B6;A6) c) =SOMA(A1;B2)*SOMA(A3:A5)SOMA(B6+A6) d) =SOMA(A1;B2)VEZESSOMA(A3:A5)-(B6+A6) e) =SOMA(A1;B2)*SOMA(A3:A5)-(B6+A6) 41. Os números 17, 14, 37 e 41 foram inseridos, respectivamente, nas células A1, A2, B1 e B2 de uma planilha do programa MS-Excel, em sua configuração padrão. Se a expressão =(B2-B1)*(A1-A2) for inserida na célula A3, o resultado obtido será a) 56. b) 48. c) 32. d) 24. e) 12. 42. No MS-Excel, foi editada a seguinte planilha, em que algumas células das colunas A, B e C foram preenchidas com dados numéricos.

Considere a seguinte função:

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 13

=SOMASE(A1:C3;”>3”) Caso essa função seja inserida na célula D5, o resultado que irá aparecer nessa célula será a) 3. b) 21. c) 39. d) 42.

e) 72.

43. Uma planilha que está sendo editada com o auxílio do programa MS-Excel, em sua configuração padrão, tem as células preenchidas com os números mostrados na figura a seguir.

Se a expressão =(B3-A1)*(C1-B2) for inserida em A4, o valor obtido nessa célula será de a) 128. b) 136. c) 144. d) 152.

e) 156.

44. Um usuário digitou na célula A1 a expressão =FUNCAO. O sinal de igual indica que se trata de uma função, mas tal função é inexistente no Microsoft Excel, em sua configuração original, em português. O resultado dessa função é a) #N/A b) #REF c) #ERRO d) ######## e) #NOME? 45. Uma planilha que está sendo editada com o auxílio do programa MS-Excel, em sua configuração padrão, foi preenchida com dados sobre as vendas de uma determinada empresa, como mostrado na figura a seguir.

Caso as expressões =CONT.SE(A2:A11;"Sul") e =CONT.SE(C2:C11;"Frango") respectivamente, nas células A12 e C12, os valores obtidos nessas células serão a) 3 e 2. b) 5 e 2. c) 5 e 3. d) 8 e 3.

sejam

inseridas,

e) 8 e 5.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 14

46. Uma planilha que está sendo elaborada com o auxílio do programa MS-Excel, em sua configuração padrão, teve suas células preenchidas como mostra a figura a seguir:

Caso a expressão matemática =SE(A1>B2;A2*25%;B1) seja digitada na célula B3, o resultado obtido será a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6. 47. Sabendo que um usuário do programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, digitou a expressão =SOMA(A1:B2) na célula B3 da planilha mostrada na figura a seguir, assinale a alternativa que contém o valor obtido nessa célula.

a) 10

b) 12

c) 14

d) 16

e) 20

48. Assinale a alternativa que descreve o resultado da ação iniciada por um usuário do programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, quando o mouse assumir a aparência mostrada na figura a seguir.

a) A altura de uma linha poderá ser aumentada. b) A primeira linha da planilha será selecionada. c) Será grifado o conteúdo da célula selecionada. d) Todas as linhas da planilha serão selecionadas. e) Uma coluna poderá ter sua largura diminuída. 49. Um usuário do programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, pretende corrigir o conteúdo de uma célula sem ter que reescrever todos caracteres já digitados. Para realizar essa tarefa, ele deverá, previamente, a) acionar a tecla Ctrl e clicar duas vezes na célula. c) fazer um clique de mouse sobre o menu Ferramentas. b) executar um duplo clique de mouse sobre a célula. d) pressionar a tecla Shift e clicar uma vez na célula. e) selecionar a opção Célula no menu Ferramentas.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 15

50. Tem-se o seguinte controle do Microsoft Excel, em sua configuração padrão.

O ícone destacado com um círculo, tem como função a) mesclar células adjacentes, concatenando o conteúdo de todas as células e alinhando o conteúdo na nova célula mesclada à esquerda. b) mesclar células não adjacentes, preservando apenas o conteúdo da primeira célula (superior esquerda) e centralizando o conteúdo na nova célula mesclada. c) mesclar células adjacentes, concatenando o conteúdo de todas as células e centralizando o conteúdo na nova célula mesclada. d) mesclar células não adjacentes, concatenando o conteúdo de todas as células e centralizando o conteúdo na nova célula mesclada. e) mesclar células adjacentes, preservando apenas o conteúdo da primeira célula (superior esquerda) e centralizando o conteúdo na nova célula mesclada.

51. Deseja-se conceder uma bolsa de R$ 800,00 para os funcionários que tenham Filhos ("S") e uma bolsa de R$ 300,00 para os funcionários que não tenham Filhos ("N"). Assinale a fórmula que deve ser aplicada em E4 e copiada até a célula E10. a) =SE(D4=N;800;300) c) =SE(D4="N":800:300) e) =SE(D4="S";800;300) b) =SE(D4=N;300;800) d) =SE(D4="S";300;800) 52. Em uma planilha do Microsoft Excel, em sua configuração padrão, a fórmula correta a ser aplicada em uma célula para incrementar 10% sobre o valor 100, exibindo como resultado 110, é a) =100+10% b) =100*10% c) =(100*10%)+100 d) =100+1,1 e) =(100+10%)+100 53. No Microsoft Excel, em sua configuração original, a fórmula =AGORA() apresenta como resultado a data e hora do sistema operacional.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 16

Supondo um sistema operacional Windows 7, com configurações regionais configuradas para “Português (Brasil)”, com data de 11/10/2011 e hora 10:15, assinale a alternativa que apresenta o resultado correto para a fórmula =AGORA()+1. Atenção: essas configurações irão exibir o conteúdo da fórmula no formato dia/mês/ano hora:minuto. a) 11/10/2011 10:16 c) 12/10/2011 10:15 e) 11/10/2012 10:15 b) 11/10/2011 11:16 d) 11/11/2011 10:15 54. Uma planilha que está sendo elaborada com o auxílio do programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, teve suas células preenchidas conforme mostrado na figura a seguir.

Sabendo-se que na célula C1 foi digitada a expressão matemática =A$1*B1 e que o conteúdo dessa célula foi copiado para a célula C3, assinale a alternativa que contém o valor numérico obtido em C3. a) 14. b) 26. c) 33. d) 45. e) 65. 55. Um Agente Administrativo que está utilizando o programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, inseriu a expressão =SOMA(A1:A3) na célula A4 e a expressão =MÉDIA(A1;B1;C1) na célula D1. Se ele copiar o conteúdo da célula A4 para a célula D5 e o conteúdo da célula D1 para a célula E2, as expressões obtidas nas células D5 e E2 serão, respectivamente, a) =SOMA(A1:A3) e =MÉDIA(A1;B1;C1). d) =SOMA(D2:D4) e =MÉDIA(B2;C2;D2). b) =SOMA(C2:C4) e =MÉDIA(B1;C1;D1). e) =SOMA(D2:D4) e =MÉDIA(C2;D2;E2). c) =SOMA(C2:C4) e =MÉDIA(A2;B2;C2). 56. Uma planilha, mostrada na figura, está sendo editada com o programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão.

Se a expressão matemática =SOMA(A1:C1)*B$1 for copiada da célula D1 para a célula D3, o valor obtido em D3 será a) 27. b) 30. c) 36. d) 50. e) 58. 57. Uma planilha que está sendo elaborada com o auxílio do programa Microsoft Excel, em sua configuração padrão, teve suas células preenchidas como mostrado na figura a seguir:
Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS Pág. 17

Sabendo-se que a expressão =SOMA(B1:B2)-MULT(A1:A2) foi digitada na célula B3, o valor numérico obtido é a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

Questões de concursos – gabarito comentado
29. Letra D. A letra A é 2^3+5 = 8+5=13. A letra B é 2*11-23=22-23= -1. A letra C é 8. A letra E é 7*3*2=42 Acompanhe a resolução passo-a-passo na correção ilustrada. 30. Letra A. A função SE está dividida em 3 partes. Devemos resolver primeiro o teste e a seguir o que está proposto em verdadeiro ou falso. O teste é B2>4 , e o resultado é falso, porque 4 não é maior que 4. Então MÉDIA(A2;C2)-2*2 será calculado. A média entre A2 e C2 é 4, que subtrai 2x2 = 4, resultando em zero. O princípio matemático da precedência é adotado. 31. Letra C. Dica ‘dois pontos é ATÉ e ponto e vírgula é E, para separar argumentos’. Assim fica fácil identificar o resultado das duas fórmulas apresentadas, ou seja, B2 é maior que A3? Não, resultado do teste FALSO. Partimos para a solução da opção MENOR(A1:A3;2). Em outras palavras: quel é o segundo menor valor na série A1 até A3? O segundo menor valor da coluna A é 5 e pronto, alternativa C. 32. Letra C. A média dos três valores em A1 até A3 é (8+3+4)/3 = 5. O segundo menor valor de B1 até B3 é 1. O terceiro maior valor de C1 até C3 é 2. 33. Letra C. A fórmula =$A$1^(1/2)*B1 ao ser arrastada, se torna =$A$1^(1/2)*B4 na posição C4, porque o sinal de cifrão na referência $A$1 trava a célula (referência absoluta). Desta forma, apenas B1 (referência relativa) é que será atualizada. O valor da célula A1 será elevado a 1/2, ou seja, elevado a -2, na prática, calculada a raiz quadrada. Raiz quadrada de 9 é 3. E 3 vezes 4 é 12. 34. Letra D. A fórmula =SOMA(A:C)+SE(C3>A1+A2*2;MÉDIA(B1;C3);C1^2) está composta pelas funções SOMA e SE. Resolvendo primeiramente a SOMA(A:C), todos os valores das colunas A, B e C serão somados. Resultado = 45. A fórmula SE(C3>A1+A2*2;MÉDIA(B1;C3);C1^2) realiza um teste, onde C3 é maior que A1+A2*2 ? Ou seja, 8 é maior que 1 + 7 ? Sim. Portanto, apenas a primeira parte da função SE, é que será executada. MÉDIA(B1;C3). Os valores envolvidos são (4+8)/2 = 6. E pronto. 45+6 = 51 35. Letra D. Acionando a formatação de células (Ctrl+1), podemos observar os modos que seriam exibidos o valor 123,45 em negativo. 36. Letra D. 37. Letra A. Simbologia básica do Excel. O sinal de exclamação significa planilha. 38. Letra C. Existem várias opções dentro deste ícone, porém a primeira (referente a imagem), é Inclinar Texto no Sentido Anti-horário. 39. Letra C. O gráfico A é Radar. O gráfico B é Dispersão (com linhas suaves). O gráfico C é Pizza (2D). O gráfico D é Rosca. E o gráfico E é Rosca. 40. Letra E. A opção A está errada porque a operação de multiplicação deveria ser representada pelo sinal de asterisco, assim como a operação de subtração pelo sinal de menos, e não digitando
Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS Pág. 18

41. 42.

43. 44. 45. 46.

literalmente o que desejamos (assim como a opção D). A opção B está errada porque a segunda e terceira referência não especifica o que está sendo calculado. E a opção C, faltou um sinal antes do terceiro argumento, além do uso do separador incorreto. Letra E. Substituindo os valores, obtemos o resultado 12. Letra C. A função SOMASE efetua uma operação de SOMA, SE a condição especificada for atendida. Atente que a área é de A1 até C3, ou seja, os valores da linha 4 não entram na operação. Dos valores existentes de A1 até C3, quais são maiores que 3 ? São 4, 5, 6, 7, 8 e 9. A soma é 39. Letra E. A substituição dos valores resulta em 156. Letra E. Erro no NOME, desconhecido. Letra C. Letra A. Veja a resolução ilustrada.

47. 48. 49. 50. 51.

Letra A. Soma simples, sem pegadinhas. Letra A. Letra B. Equivale a tecla F2. Letra E. Letra E. A construção A e B estão erradas por não possuírem o sinal de aspas para a letra N. A construção C está parcialmente correta (uso de dois pontos ao invés de ponto e vírgula), porém a lógica está errada. Na opção D a construção está correta, mas a lógica está invertida. 52. Letra C. Regras matemáticas. A alternativa A resulta em 100,1, a alternativa B resulta em 10, a letra D resulta 101,1 e a letra E resulta em 200,1. 53. Letra C. Ao somar 1 para a função AGORA, um dia será adicionado à data atual. 54. Letra B. Referência mista na célula A1, travando a linha 1. Portanto, a primeira posição faz 2*7=14, a segunda posição faz 2*11=22 e a terceira posição faz 2*13=26.

55. Letra D. Ao contrário da questão anterior, esta possui referências relativas, livres, que serão atualizadas quando copiadas para uma nova posição. Existem duas formas de resolução: mudança direta ou passo a passo.
Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS Pág. 19

56. Letra C. Uso de referências mistas, novamente. Veja resolução ilustrada.

57. Letra C. = SOMA ( B1 : B2 ) – MULT ( A1 : A2 ) = SOMA ( 5 até 4 ) – MULT ( 2 até 3 ) =9–6 =3

Acesse o site UNICURSOS disponível em http://www.unicursos.com.br , informe o seu login e senha, e faça o download do material extra, complementar a este material impresso, contendo a correção ilustrada das questões de concursos. Cópia digital deste material [e outras informações sobre Informática para Concursos], em formato PDF para impressão, poderá ser solicitado pelo e-mail mediugorie@hotmail.com

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 20

Material organizado para avaliações da banca VUNESP
MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

Questões de concursos
58. No programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, a faixa de opções em que está localizada a opção Transição para este Slide é: a) Página Inicial. b) Inserir. c) Design. d) Transições. e) Animações. 59. No MS PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, uma das formas de se inserir uma figura em um slide é escolhendo a sequência: a) Página Inicial – Slides – Layout. d) Transições – Intervalo – Após. b) Inserir – Imagens – Imagem. e) Animações – Animação avançada – Painel de Animação. c) Design – Configurar página – Configurar página. 60. (adaptada) No MS PowerPoint 2010, a opção Ocultar Slide está contida na faixa de opções a) Página Inicial. c) Transições. e) Apresentações de Slides. b) Design. d) Animações. 61. Durante uma apresentação de 10 slides no Microsoft Power-Point 2010, em sua configuração original, o usuário pressionou a tecla ESC. Ao fazer isso, o PowerPoint a) retornou a apresentação ao primeiro slide. e) deixou a tela com fundo preto, ocultando temporariamente a apresentação, esperando até b) terminou a apresentação. que se pressione ESC novamente para voltar a c) avançou a apresentação para o último slide. apresentação. d) retornou um slide apenas. 62. A figura é um ícone do Microsoft PowerPoint 2010 em sua configuração padrão.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 21

Assinale a alternativa que contém o recurso que pode ser acessado ao clicar sobre este ícone. a) classificar slides. d) ocultar slides na apresentação. b) agrupar objetos. e) sincronizar o som com a imagem. c) alternar entre janelas abertas. 63. No Microsoft powerPoint 2010, instalado em sua configuração padrão, os ícones para Marcadores e Numeração são mostrados quando na Faixa de Opções for selecionada a Guia; a) Páginal Inicial. b) Inserir. c) Design. d) Exibição. e) Formatar. 64. No Microsoft PowerPoint 2010, instalado em sua configuração padrão, as teclas de atalho para iniciar a apresentação de slides a partir do slide atual são: a) Shift+F7. b) Shift+F5. c) Ctrl+Q. d) Ctrl+U. e) Ctrl+E. 65. No programa MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, quando um usuário aplica efeitos sonoros ou visuais ao texto, ou a outro conteúdo de sua apresentação, com o objetivo de enriquecê-la, dizse que ele esta utilizando recursos de a) animação. b) compactação. c) criptografia. d) formatação. e) hyperlink. 66. Um usuário do programa MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, deseja numerar os slides da apresentação que está preparando. Para tanto, ele deverá utilizar o comando a) guia Página Inicial, grupo Slides, item Novo slide. b) guia Inserir, grupo Texto, item Cabeçalho e Rodapé. c) guia Apresentações de Slides, grupo Configurar, item Mostrar controles de mídia. d) guia Inserir, grupo Texto, item Número de slide. e) guia Exibição, grupo Mostrar, item Número de slide. 67. Analise as afirmações sobre o programa MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão. I. Uma nova apresentação do PowerPoint pode ser iniciada quando outra já estiver aberta, por intermédio da combinação de teclas Ctrl+O. II. Mesmo que um modelo de design especifique fontes e estilos de texto de uma apresentação, estes podem ser modificados pelo usuário. III. As teclas Ctrl e Z, acionadas simultaneamente, irão reverter uma ou mais das ações realizadas recentemente pelo usuário do programa. É correto o que se afirma em a) I, apenas. c) I e III, apenas. e) I, II e III. b) II, apenas. d) II e III, apenas.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 22

68. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, o modo utilizado para edição de textos, incluir imagens e outros tipos objetos em slides é: a) Classificação. b) Apresentação. c) Animação. d) Normal. e) Impressão. 69. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, a tecla de função utilizada para iniciar uma apresentação é a: a) F1 b) F2 c) F3 d) F4 e) F5 70. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, quando uma AutoForma é selecionada, é exibido um pequeno círculo preenchido, na parte superior dessa AutoForma. Esse círculo, quando clicado com um clique simples, permite que

a) a AutoForma seja redimensionada. b) a AutoForma seja reposicionada em outra parte do slide. c) a AutoForma seja rotacionada (girada). d) seja criada uma ação para a AutoForma. e) seja possível configurar uma animação específica para a AutoForma. 71. Analise as afirmativas com relação ao Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão. I. É possível colocar data e hora nos slides, com atualização automática, por meio da opção Data e hora, do grupo Texto, da guia Inserir. II. É possível exibir régua de referência por meio da opção Régua do grupo Mostrar, da guia Exibição. III. É possível enviar uma apresentação completa para o MS Word 2010 por meio da opção Salvar e Enviar, disponível no botão Arquivo. IV. Podemos agendar reunião por meio da opção Colaboração online, disponível na guia Apresentação de Slide. São corretas as afirmativas em a) I, II, III e IV. d) III, apenas. b) I, II e III, apenas. e) III e IV, apenas. c) II e IV, apenas. 72. Para obter o efeito mostrado na caixa de texto da figura a seguir, um usuário do programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, deverá utilizar o efeito de preenchimento:

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 23

a) Figura.

b) Gradiente.

c) Padrão.

d) Progressivo.

e) Textura.

73. Sabendo que o programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, possui quatro principais modos de exibição de slides que podem ser ativados pelo acionamento dos botões mostrados na figura a seguir, assinale a alternativa que contém a correta identificação de cada botão com seu respectivo modo de exibição.

I II III IV a) (I) de apresentação de slides, (II) de classificação de slides, (III) exibição de leitura e (IV) normal. b) (I) de apresentação de slides, (II) normal, (III) de classificação de slides e (IV) exibição de leitura. c) (I) de classificação de slides, (II) de apresentação de slides, (III) normal e (IV) exibição de leitura. d) (I) normal, (II) de apresentação de slides, (III) de classificação de slides e (IV) exibição de leitura. e) (I) normal, (II) de classificação de slides, (III) exibição de leitura e (IV) de apresentação de slides. 74. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, para fazer com que as três imagens do slide 1 fiquem equidistantes entre si e das margens, como mostrado no slide 2 a seguir, a opção que deverá ser utilizada é

a) Agrupar ou avançar. b) Alinhar ou distribuir. 75. Considere a figura.

c) Direcionar ou alinhar. d) Graduar ou ajustar.

e) Inverter ou distribuir.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 24

Observando a apresentação do MS-PowerPoint 2010, apresentada na figura, verifica-se que o Documento do Microsoft Word foi incluído no slide por meio da Guia Inserir, grupo a) Imagens, item Imagem. d) Tabelas, item Tabela. b) Texto, item Caixa de texto. e) Texto, item Objeto. c) Texto, item Arquivo. 76. Os elementos do Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, exibidos na figura a seguir, são encontrados na guia Inserir, opção:

a) Formas.

b) Gráficos.

c) Imagem.

d) SmartArt.

e) Botões de ação.

77. Um usuário fez uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, e efetuou marcações no texto usando o recurso Marca-texto a partir do menu inferior de edição durante uma apresentação.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 25

Quando for finalizado o modo de apresentação, o PowerPoint: a) descarta automaticamente as marcações efetuadas durante a apresentação. b) pergunta ao usuário se ele deseja manter as anotações a tinta. Em caso de resposta positiva, a marcação a tinta é incluída na apresentação. c) automaticamente inclui as anotações a tinta feitas durante a apresentação dentro da apresentação, sem efetuar nenhuma pergunta ao usuário. d) pergunta ao usuário se ele deseja manter as anotações a tinta. Em caso de resposta negativa, a marcação a tinta é incluída no slide mestre, para que o usuário possa reaproveitá-la futuramente, mas sem comprometer a apresentação existente. e) automaticamente inclui as anotações a tinta feitas durante a apresentação dentro do slide mestre, sem efetuar nenhuma pergunta ao usuário, e permitindo que ele possa reaproveitar as marcações em oportunidades futuras. 78. Um usuário está utilizando o programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, para a elaboração de uma apresentação. Desejando modificar o plano de fundo de um slide, ele deverá acionar a opção Plano de Fundo que pertence a) a guia Inserir, grupo Imagens, item Álbum de Fotografias. b) a guia Design, grupo Plano de Fundo, item Estilos de Plano de Fundo. c) a guia Transições, grupo Transição para este slide, item Empurrão. d) a guia Animação, grupo Intervalo, item Reordenar animação. e) a guia Apresentação de Slides, grupo Configurar, item Plano de Fundo. 79. Um usuário do programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, elaborou o organograma (opção Hierarquia do item SmartArt) mostrado na figura a seguir.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 26

Os nomes das três formas hierárquicas disponibilizadas, para inserção na estrutura a partir da Gerência de Vendas, são: a) Assistente, Colaborador e Subordinado. b) Assistente, Coordenador e Subordinado. c) Colaborador, Subordinado e Superior. d) Coordenador, Subordinado e Terceirizado. e) Subordinado, Superior e Terceirizado. 80. Selecione a alternativa que completa, correta e respectivamente, o parágrafo a seguir, sabendo-se que ele tem afirmações sobre recursos disponíveis no Microsoft Power Point 2010, em sua configuração padrão. Transições de slide são os efeitos de _______________ que ocorrem no modo de exibição Apresentação de Slides quando você move de um slide para o _____________. É possível controlar a ____________ de cada efeito de transição e também adicionar ______________. a) animação ... próximo ... velocidade ... som d) iluminação ... precedente ... nitidez ... luz b) correção ... anterior ... opacidade ... som e) sonorização ... seguinte ... tonalidade ... luz c) exibição ... próximo ... capacidade ... cor 81. Assinale a alternativa que descreve a função do ícone da figura a seguir, sabendo que ele pertence ao programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão.

a) Colar um item copiado na Área de Transferência. b) Copiar a formatação de caracteres e parágrafos. c) Excluir a numeração dos parágrafos de um slide.

d) Introduzir uma figura do WordArt em um slide. e) Preencher um objeto selecionado com uma cor.

82. Considere o seguinte botão presente na guia Inserir do MS-PowerPoint 2010:

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 27

O acionamento desse botão provoca a inserção de um(a) a) ClipArt. c) SmartArt. b) Símbolo. d) Caixa de Texto.

e) Álbum de Fotografias.

Gabarito comentado
58. Letra D. Está na guia Transições, grupo Transição para este Slide, selecionando um item entre: Recortar, Esmaecer, Empurrão, Revelar, Dividir, Barras Aleatórias, Formas, Descobrir, Cobrir e Piscar (grupo Sutil). Os demais grupos são Empolgante (Dissolver, Xadrez, Persianas, Relógio, Ondulação, Colmeia, Brilho, Vórtex, Rasgar, Alternat, Inverter, Galeria, Cubo, Portas, Caixa e Zoom), Conteúdo Dinâmico (Panorâmica, Roda Gigante, Transportadora, Girar, Janela, Órbita e Voar Através). 59. Letra B. 60. Letra E. 61. Letra B. Ao pressionar F5, a apresentação é iniciada. Ao pressionar ESC, a apresentação é finalizada. Quando pressionamos ponto-final, a apresentação é ‘escurecida’. Ctrl+M insere um novo slide. 62. Letra B. O ícone permite acesso às funções: Ordenar objetos (trazer para a frente, enviar para trás, avançar e recuar), Agrupar objetos (agrupar, desagrupar, reagrupar) e Posicionar objetos (alinhar e girar). 63. Letra A. Está na guia Página Inicial, grupo Parágrafo, assim como no Word e Excel. 64. 65. Letra B. F5 inicia do começo da apresentação, e Shift F5 inicia a partir do slide atual. Letra A. São recursos de animação, que podem ser aplicados ao elemento atualmente selecionado, ao slide ou a toda a apresentação.

66. Letra D. 67. Letra E. Todas as afirmações estão corretas. 68. Letra D. O Microsoft PowerPoint não possui o modo Layout de Impressão, e em seu lugar possui o modo Normal. Este é o modo preferencial. 69. Letra E. A tecla de função F5 inicia a apresentação a partir do primeiro slide. A combinação Shift+F5 inicia a apresentação a partir do slide atual. 70. Letra C. Para redimensionar a AutoForma, basta segurar o botão do mouse em algum círculo não preenchido na borda. Para reposicionar, basta arrastar o objeto para o novo local. A inclusão de ações e animações é possível pelo menu de contexto. 71. Letra B. A opção IV está disponível a partir do uso do Microsoft SharePoint, outro componente do Microsoft Office 2010. 72. Letra B. Disponível na barra Formatar, após a inserção da AutoForma, no grupo Estilos da Forma, opção Preenchimento da Forma, item Gradiente, sub-item Variações, Diagonal Linear – Parte superior esquerda para parte inferior direita. 73. Letra E. Disponível na barra de status do Microsoft PowerPoint, no lado direito, próximo à régua de zoom. 74. Letra B. A partir da barra de Formatar, após a inserção dos objetos, é possível Alinhar ao meio e Distribuir horizontalmente.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 28

75. Letra E. 76. Letra D. 77. Letra B.

78. Letra B. 79. Letra A. O Microsoft PowerPoint 2010 chama Organograma de objeto SmartArt do tipo Hierarquia.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 29

80. Letra A. 81. Letra B. Assim como no Microsoft Word 2010 e Microsoft Excel 2010, este ícone copia a formatação dos caracteres e parágrafos. 82. Letra C. Assim como no Microsoft Word 2010 e Microsoft Excel 2010, este ícone insere um objeto SmartArt, um diagrama, que poderá ser do tipo Lista, Processo, Ciclo, Hierarquia, Relação, Matriz, Pirâmide ou Imagem.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 30

Questões comentadas Edital Prefeitura Municipal de São José dos Campos – Noções de Informática - 10 questões MS-Windows 7: conceito de pastas1, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos2 e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos3, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes4, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas5, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas6, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções 7e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos8, numeração de páginas, botões de ação9, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL10, links, sites, busca e impressão de páginas.

1 2

Questão 42 Questão 41 3 Questão 43 4 Questão 44 5 Questão 45 6 Questão 46 7 Questão 47 8 Questão 49 9 Questão 48 10 Questão 50
Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS Pág. 31

Observe a janela de um computador com MS-Windows 7, instalado na sua configuração padrão, exibida parcialmente na figura, e responda às questões de números 41 e 42.

41. Sabendo que as unidades de DVD e CD estão sem disco, assinale a alternativa correta, baseando-se nos arquivos expostos na figura.

(A) O arquivo LaunchU3 cabe no disco removível. (B) O arquivo smplayer não cabe no disco rígido. (C) O arquivo Office2010.86 cabe tanto no disco rígido quanto no disco removível. (D) O arquivo Office2010.86 é maior que a memória apresentada no lado inferior da tela. (E) O arquivo LaunchU3 pode ser gravado no disco removível porque, se não couber, automaticamente uma parte será gravada no disco rígido.
Fernando Nishimura de Aragão – mediugorie@hotmail.com

Comentários sobre a questão 41 Letra C é a resposta, pois 658.784KB = 659MB = 0.66GB caberá em 1.60GB de espaço livre no disco removível e nos 67.3GB livres no disco rígido.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 32

Esta questão apenas avaliou o conhecimento do candidato no sistema internacional de medidas, ou seja, mesmo que não estudasse informática, sabendo sobre as unidades da física ou matemática, seria possível responder a questão. A letra A sugere que um arquivo com 1.805MB cabe em 1.60GB. 1.805MB = 1.80GB. 1.80 é maior que 1.60. A letra B sugere que 14.492KB = 14.4MB = 0.014GB não cabe em 67.3GB de espaço livre. A letra D sugere que 658.784KB = 659MB = 0.66GB é maior que 2,00GB. A letra E sugere que o arquivo seria dividido automaticamente entre dois meios de armazenamento. Nenhum sistema de desktop realiza esta operação. Somente servidores com discos rígidos cascateados (ligados em série) é que fazem este tipo de ação. Alternativa fictícia da VUNESP nesta questão.

1024 B BYTES 1024 B Mil bytes KILOBYTES

1024 KB MEGABYTES 1.048.576 B Milhão de bytes

1024 MB GIGABYTES 1.073.741.824 B Bilhão de bytes

1024 GB TERABYTES 1.099.511.627.776 B Trilhão de bytes

Atenção: 210 é 1024 e 103 é 1000. Ambos se referem a 1 KB, ou mil bytes. Quando a referência é para cálculos técnicos, é necessário usar o sistema de base 2. Se for para apresentação de dados para usuários, o sistema internacional é recomendado, com base 10. Ou seja, para dizer que temos 1 quilobyte, podemos ter 210 ou 103, e ambos estão corretos, segundo o contexto. Para subir na escala do Sistema Internacional de Medidas, dividir por 1000. Para descer na escala, multiplicar por 1000. 42. Assinale a alternativa que contém a biblioteca sem subpastas. (A) Vídeos. (C) Imagens. (B) Música. (D) Documentos Públicos.

(E) Documentos.

Comentários sobre a questão 42 Letra D. Conforme comentado em sala, a simbologia do Windows XP de sinal de + e – na frente dos nomes de pastas, para indicar que existem sub-pastas, no Windows 7 foi substituído pelo triângulo. A única Biblioteca que não possui o símbolo (na imagem) é a Documentos Públicos.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 33

43. Assinale a alternativa que possui a opção de se criar um disco de reparação do sistema. (A) Acessórios. (C) Painel de Controle. (E) Inicializar. (B) Manutenção. (D) Programas Padrão. Comentários sobre a questão 43 Letra B. Conforme comentado em sala, a reparação do sistema é o aplicativo que permite retornar o computador ao ponto inicial, como se tivesse sido formatado, e exige o disco de reparação, criado no conjunto de softwares de manutenção do Windows 7.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 34

44. Os recursos da figura pertencem a um botão do grupo Fonte, da guia Página Inicial, do MS-Word 2010, em sua configuração original.

Comentários sobre a questão 44 Letra A. Conforme comentado em sala, uma questão envolvendo este ícone estava na apostila (questão 49) e foi apresentado na correção ilustrada. Prova: VUNESP - 2011 – UNESP – Assistente Técnico Administrativo I

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 35

O ícone na letra B é para Aumentar Fonte, a letra C para Reduzir Fonte, a letra D para Cor da Fonte, e a letra E para Classificar (nem está no grupo Fonte, mas no grupo Parágrafo – opção fictícia da VUNESP). 45. Para inserir legenda em um documento do MS-Word 2010, é necessário clicar na respectiva opção existente no menu: (A) Página Inicial. (B) Inserir. (C) Exibição. (D) Revisão. (E) Referências. Comentários sobre a questão 45 Letra E.

46. Observe o texto na célula A3, digitado na planilha do MS-Excel 2010, em sua configuração original, exibida na figura.

Para que o texto digitado na linha 3, Planejamento 10 Questões, fique centralizado nas colunas de A até Z, foi utilizado o seguinte botão:

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 36

Comentários sobre a questão 46 Letra E. O item A é para Centralizar [horizontalmente] (guia Página Inicial, grupo Alinhamento). O item B é WordArt (guia Inserir, grupo Texto). O item C é para Aumentar Recuo (guia Página Inicial, grupo Alinhamento), e o item D é para Quebrar texto automaticamente (guia Página Inicial, grupo Alinhamento). O item B pode ser considerado como fictício, porque é o único item fora da guia Página Inicial, grupo Alinhamento. 47. Observe a planilha do MS-Excel 2010, em sua configuração original, apresentada na figura. Note que existe uma formatação condicional aplicada nas células C1 até C5.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto da fórmula a ser digitada na célula C6: =SE(CONT.SE(C1:C5;">620")=4;SOMA(C3:C5);MÉDIA(C2;C4)) (A) 690 (C) 1450 (E) #NOME? (B) 725 (D) 2220 Comentários sobre a questão 47 Letra B. Conforme comentado em sala, a função SE iria aparecer na prova. E apareceu, junto com CONT.SE, SOMA e MÉDIA, todas explicadas e demonstradas em sala.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 37

Resolução: 1º passo – identificar as partes, localizando o ponto e vírgula, e separando teste, verdadeiro e falso.

=SE(CONT.SE(C1:C5;">620")=4;SOMA(C3:C5);MÉDIA(C2;C4))
2º passo – fazer o teste.

CONT.SE(C1:C5;">620")=4 Quantos números existem de C1 até C5 que são maiores que 620? São 3 valores (750, 700 e 900). Ou seja, 3 é igual a 4 ? Não, falso. Faremos somente a parte do falso.
3º passo – substituir os valores no verdadeiro ou no falso, segundo o resultado do teste

MÉDIA(C2;C4) MÉDIA(700 e 750)
4º passo – efetuar os cálculos

MÉDIA(700 e 750) = 1450 / 2 = 725

48. Observe a figura.

Os botões de ação do MS-PowerPoint 2010, apresentados na figura, são encontrados no menu Inserir, grupo Ilustrações, opção (A) SmartArt. (B) Imagem. (C) Clip-art. (D) Formas. (E) Objeto. Comentários sobre a questão 48 Letra D. Mesmo comentário sobre uso da palavra MENU ao invés de GUIA/ABA exposto na questão 45. Com relação a imagem e a questão, sem problemas. Na sala foi demonstrado o uso dos efeitos de animação, como Entrada, Ênfase, Saída, Trajetória de Animação, e estes botões de ação poderiam estar associados a qualquer uma das FORMAS (na sala foi um círculo preenchido). 49. Considere as figuras a seguir.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 38

No MS-PowerPoint 2010, na sua configuração padrão, o botão do grupo Girar, guia Formatar, que foi utilizado para organizar os clip-arts da figura I, como exibido na figura II, foi:

Comentários sobre a questão 49 Letra A. Ícone de Inverter horizontalmente. O ícone em B é para Girar 90 grau para a esquerda, o ícone em C é para Girar 90 grau à direita, o ícone em D é para Avançar e o ícone E é para Organizar, mas está na guia Página Inicial (opção fictícia, fora do contexto da questão). 50. Observe a configuração de página do Windows Internet Explorer 8 apresentada na figura.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 39

O link indicado aponta para URL da alternativa (A) Fale com a Prefeitura (B) http://www.sjc.sp.gov.br/home.aspx (C) http://www.sjc.sp.gov.br/servicos/atendimento156.aspx (D) Prefeitura da Cidade São José dos Campos (E) Home-page – Prefeitura da Cidade de São José dos Campos – Windows Internet Explorer Comentários sobre a questão 50 Letra C. O endereço do link apontado com o cursor do mouse está sendo exibido na barra de status do aplicativo.

Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorização expressa do Autor e do UNICURSOS

Pág. 40