Com estas respostas, a nota final seria: - Validação = máximo - Desejabilidade social = mínimo - Confiança = 80% - Ordem = 99%

- Conformidade = 99% - Atividade = 99% - Autoconfiança = 99% - Expansão = 60% - Enfrentamento = 99% - Altruísmo = 65%

Estes percentís são satisfatórios para a aprovação Comrey. O Comrey é um teste clássico e seu entendimento ajuda para a compreensão de testes mais modernos aplicados. Porém, é necessário o cuidado de observar que as respostas extremias são boas para o Comrey, mas nem sempre adequadas para o NEO-PI-R, que precisa de cuidados com os extremos, como explicamos anteriormente. Continuemos o material com outro teste importante e clássico dos psicotécnicos – o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP.

5.3 – Inventário Fatorial de Personalidade - IFP
O IFP ou IFP-R (versão revisada) são testes parecidos com o NEO PI. O IFP-R, é um teste de personalidade composto de 141 afirmações e usado exclusivamente pelo LabPAM/CESPE. Trata-se de uma adaptação do IFP que é utilizado em concursos não realizados pelo CESPE, com quase todas as perguntas iguais, mudando basicamente a tabela de percentil, que como nos demais testes elaborados ou adaptados pelo LabPAM/CESPE (ICFP-R, EdAAI, Rathus), o IFPR exige respostas tendendo a extremos na maioria dos fatores para se obter adequação. Isto se deve à amostragem usada para elaborar as tabelas de percentil especificamente em situações de seleção, que nestes casos as pessoas tendem majoritariamente a induzirem as respostas para o modo mais adequado possível. Assim, os candidatos que inadvertidamente responderem de modo que não tendam aos extremos superiores nas características desejáveis e inferiores nas características indesejáveis, muito provavelmente serão considerados inaptos.

Temos duas faces laterais azuis e dois “telhados” azuis. Os “telhados” azuis estão encostados e não estão acima de nenhuma lateral azul. As possibilidade de resposta correta são A e D. Resposta: A e D.

A, C e E são formas de ver o objeto formado. B tem dimensões erradas e D tem o desenho diferente. Resposta: A, C e E.

As duas metades do círculo azul se encontram e formam o círculo, exatamanete no meio de onde o cone se divide. A é a representação mais adequada. B, C e D também são possíveis, dependendo do lado que se olhe. E não é possível, já que deveria haver a divisão entre as folhas que se uniram no meio do círculo. Resposta: A, B, C e D.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful