You are on page 1of 6

A grande vitória

1º João - 5 - 4 : 5

(Esboço de Sermão) escrito em domingo 06 dezembro 2009 18:19

Estamos vivendo numa época em que as pessoas lutam com todas as suas forças e usam de todos os meios para vencer. Apesar do esforço muitos não vencem e são arrastadas pela correnteza dos problemas e dificuldades da vida. Somente os cristãos genuínos lutam e vencem, porque conhecem o segredo da vitória.

I. Quem vence o mundo?:

a) O que é nascido de Deus (I João 5:4; João 1:13); b) O que é nascido da água e do espírito (João 3:35); c) O que crê que Jesus é o Filho de Deus (I João 5:5).

II. Qual é a grande vitória?:

a) É a nossa fé (I João 5:4) através da qual recebemos: - A remissão de pecados num mundo pecaminoso (Atos 10:43); - A paz num mundo conturbado (Romanos 15:13); - A alegria num mundo triste e angustiado (I Pedro 1:8); - O descanso num mundo agitado (Hebreus 4:3; Mateus 11:28-29); - A esperança num mundo desesperançado (Romanos 15:13). b) Todas as coisas num mundo de escassez (Mateus 21:22); c) A vida eterna num mundo de morte (João 5:24).

Conclusão: Somente a fé verdadeira dos que nasceram de Deus produz a grande vitória sobre a carne, o mundo e o diabo. Ao fazermos parte da Igreja de Jesus, recebemos a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra nós. Apoiado nesta promessa é só continuarmos lutando pela fé, que a vitória estará garantida.
4 comentário(s)
permalink

Seja Conforme a Jesus

(Esboço de Sermão) escrito em sábado 27 junho 2009 15:28

Seria bom se os cristãos parassem e examinassem suas vidas para verem como Deus os vê.

34. 4. Pelas Escrituras somos admoestados a sermos feitos conforme a imagem de Ele.35-38. Ele era compassivo – Jo. Ele era obediente – Fp. 1.5-6.8. Ele era honesto – Tt.16. 26.16.Segue vinte e três características verdadeiras de Jesus Cristo. 11.2 Ele foi conduzido pelo Espírito – Mt. Ele levou a Luz para os em trevas – Mt. Ele foi perseguido – Mt. 26. Ele nunca reclamou – Is 53.49.39 . 4. 6. 2.67. 24. Ele era evangelístico – Jo.14 Ele glorificou a Deus – Jo. Ele perdoava – Lc. Ele jejuou – Mt. 9.36. Ele estimava a vontade de Deus – Mt.7.8. 2. Ele conhecia as Escrituras – Lc. 17. 23.35.4. Ele não era um hipócrita – Mt. Mc.23. 17. 14. 8.2. 1. 2. 4.27. Ele sacrificava-Si pelos pecadores – Is 53.11. Ele não era do mundo – Jo.1. Ele humilhou-se a Si mesmo – Fp. Quantas dessas identificam com você? Ele era ocupado em tratar dos negócios de Seu Pai – Lc. Ele orava muito – Mt. Ele visitava os doentes – Mt.

27. é a primeira condição para que haja conversão.br adicionar um comentário permalink A Soberania de Deus em Ação Texto: Apocalipse 19:6 (Esboço de Sermão) escrito em sábado 27 junho 2009 14:56 “E ouvi como que a voz de uma grande multidão.Ele agradava Seu Pai – Mt. que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. longe de ser um empecilho ao desenvolvimento do caráter. Se Deus preparou de antemão as boas obras na qual hão de andar os predestinados (Ef. o primeiro ponto essencial para seu crescimento na graça.3:8)? 3. Assim como o desespero do pecador.2:10). e como que a voz de grandes trovões. 2. e como que a voz de muitas águas. que encorajamento teremos para pregarmos o evangelho aos perdidos? I. A SOBERANIA DE DEUS E O CRESCIMENTO DO CRENTE NA GRAÇA 1.” INTRODUÇÃO 1. Fonte: www. assim também a perda de toda confiança em si mesmo é. Se Deus já determinou o número dos salvos. 1.35. por causa de sua incapacidade.4:7)? 2.com.PalavraPrudente. Se Deus predeterminou a salvação dos seus. Ele foi crucificado – Mt.11. que utilidade há em sermos solícitos na prática de boas obras (Tt. . da parte do crente. servirá para fomentá-lo.17. O segredo do desenvolvimento do caráter cristão está em percebermos e confessarmos nossa própria incapacidade. Aprender e apreciar devidamente a Soberania de Deus. 3. que utilidade há que nos esforcemos pessoalmente na piedade (2Tm. Ele foi recebido em cima no céu – At. 3.

e sai crendo na liberdade da vontade humana e na capacidade do próprio pecador de vir a Cristo. A doutrina da Soberania de Deus nos encoraja ao evangelismo: João 10:16 . e elas ouvirão a minha voz. Que lugar há para o zelo no serviço cristão? 2. porque as ovelhas lhe foram dadas pelo Pai antes da fundação do mundo (Jo. (2) Jesus disse “ouvirão a minha voz” e não “ouvirão se for da vontade delas”. A doutrina da Soberania de Deus não desencoraja os crentes na evangelização? 3. na sua maioria. 5. e haverá um rebanho e um Pastor.15:4.” II. mas descobre que a vasta maioria dos ouvintes é indiferente à mensagem. A SOBERANIA DE DEUS E O SERVIÇO DO CRENTE 1. Jamais houve a intenção de que nossos esforços cumprissem aquilo que Deus nunca decretou! (3) Ele precisa aprender que não somos nós os responsáveis pelos resultados.5:44). Implora aos homens que se reconciliem com Deus. Tudo em vão. (2) Ele precisa ter uma correta compreensão do plano de Deus. também me convém agregar estas.3:6). preocupados com as coisas deste mundo. mas está “constituindo um povo para o seu nome” (At. mudar a missão ou a mensagem? 4. mas Deus deu o crescimento (1Co. Qual é o corretivo que Deus dá ao seu servo desencorajado? (1) Ele precisa aprender pela Escritura que Deus não está procurando agora converter o mundo. Apolo regou. . Suponha que alguém é chamado para ser evangelista. quando nos manda que façamos o que sabe sermos incapazes de fazer? Respondemos como Agostinho: “Deus dá mandamentos que não podemos cumprir para que saibamos o que devemos pedir da parte dele. Fica totalmente desencorajado e pensa consigo mesmo: Qual é a utilidade de tudo isto? Devo abandonar a vocação. Prega o evangelho com fidelidade. Qual é a resposta de Deus para o aparente fracasso? A certeza de que o propósito de Deus não pode falhar.” (1) Jesus disse “tenho” e não “terei”. Ap.4. Não podemos “amar nossos inimigos” (Mt.17:2-9. Somos completamente incapazes de praticar um único preceito ou obedecer um único mandamento. 5. Deus então zomba de nós.13:8). Paulo plantou.15:14). sem a operação de Deus (Jo.“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco.5). Descobre que os homens estão.

as “ovelhas” [os eleitos] ouvirão. lançarei a rede. havendo trabalhado toda a noite. e eles as receberam. Por isso eles ouvirão a palavra: João 17:8 . É este o amor que Deus tem pelos eleitos: João 17:23 . e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. 3. 11.6 . e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti. e creram que me enviaste. Eles foram amados “antes da fundação do mundo”. também eles estejam comigo.“Eu neles. “. e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim. para que vejam a minha glória que me deste. porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Portanto a pregação do evangelho nunca será é inútil: 1 Coríntios 15:58 .9:29). onde eu estiver. sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.“Pai. para que eles sejam perfeitos em unidade.não há ninguém que busque a Deus” (Rm.teríamos nos tornado como Sodoma. E. Se os “cabritos” não ouvem. colheram uma grande quantidade de peixes. Jesus garante uma grande “pescaria” Lucas 5:5. sempre abundantes na obra do Senhor.” (Rm.“Portanto. A doutrina da Soberania de Deus não é cruel nem injusta. 9.” 12.” CONCLUSÃO 1.. 2.” 7.” 8. e teríamos sido feitos como Gomorra.6. Se a salvação é resultado da predeterminação de Deus. sede firmes e constantes.. 10.“E.3:11). aqueles que me deste quero que. fazendo assim. mas. A doutrina da Soberania de Deus oferece estímulo para o crescimento na graça e encoraja para o evangelismo. meus amados irmãos. porque “. disse-lhe: Mestre.“Porque lhes dei as palavras que tu me deste.. e rompia-se-lhes a rede. sobre a tua palavra. nada apanhamos. O amor do Pai pelo Filho é eterno: João 17:24 .. por que Ele não escolheu todos? Não seria mais sábio? . e tu em mim. respondendo Simão. É uma provisão misericordiosa! Se Deus não tivesse escolhido alguns para a salvação ninguém seria salvo.

Embora somente a eternidade seja suficiente para se aprender toda a revelação divina.4. Autor: Pastor Luiz Antonio Ferraz Fonte: www.com.br . Cl. W. Pink da Editora Fiel. o inefável resultado é declarado em cinco palavras: DEUS SERÁ TUDO EM TODOS (1Co.9. O esboço deste sermão foi por mim elaborado e pregado na Igreja Batista da Esperança. 6. Rm. com acréscimos de argumentos teológicos de minha própria autoria. Os caminhos de Deus são inescrutáveis! (Is. Do mesmo modo podemos perguntar: Não seria mais sábio se Deus não tivesse criado o Diabo. em Cruzeiro.3:11). a fim de melhor adaptar o conteúdo do livro à forma de sermão.15:28.PalavraPrudente. Foram 12 sermões preparados e pregados. assim como muitas outras referências bíblicas. ou se jamais tivesse permitido que o pecado entrasse no mundo? 5. O conteúdo das argumentações foram extraídas do livro de Pink. interior de São Paulo. Apenas os títulos de cada sermão seguem à risca os títulos apresentados no livro.11:33-36).55:8. entretanto alguns sermões podem conter mais de um capítulo do livro. tendo como base o livro Deus é Soberano. de A. As proposições e as divisões do sermão foram acrescentadas por minha conta.