You are on page 1of 3

1ª Lista de exercícios - 2012

1. Consta em nossa história que o café foi introduzido no Brasil em 1726, apesar de já ser conhecido pelos árabes desde o século XV. Você sabe fazer café? Aqueça a água em um recipiente. Acrescente o pó de café e açúcar à água fervente. Passe a mistura pelo coador. a) O sólido que ficou retido no papel de filtro estava em solução, no estado coloidal ou em suspensão? Justifique a resposta. b) Como você classificaria o líquido que passou pelo filtro? Seria uma solução ou um colóide? Lembre-se de que é uma complexa mistura de água com várias substâncias, entre as quais algumas proteínas, sais minerais e o açúcar que foi adicionado. Justifique a resposta. 2. Algumas indústrias e muitos veículos lançam partículas sólidas no ar. Essas partículas possuem diferentes tamanhos e as que têm diâmetro superior a 1000 nanômetros possuem o nome genérico de particulados. Com base nessas informações, responda: a) Como pode ser classificada a mistura de ar com os particulados? b) Os técnicos em saúde pública afirmam que partículas sólidas, com diâmetro entre 200 e 2000 nanômetros são prejudiciais aos nossos pulmões. Qual seria a classificação da mistura de ar com partículas desses diâmetros? 3. Dadas as afirmações: (1) Os colóides naturais, em sua maioria, são reversíveis, ou liófilos ou hidrófilos. (2) Os colóides artificiais, em sua maioria, são irreversíveis, ou liófilos ou hidrófilos. são corretas: a) Ambas. b) Somente a primeira. c) Somente a segunda. QGMA - Engenharia - 2012 - USJT d)Nenhuma. 4. Dados os colóides: (1) Hidrossol de gelatina (2) Hidrossol de amido (3) Hidrossol de ouro (4) Hidrossol de sílica. podemos afirmar que: a) b) c) d) e) 5. Dados os colóides: (1) (2) (3) (4) Hidrossol de albumina Hidrossol de goma-arábica Hidrossol de enxofre Hidrossol de sulfeto de arsênio. São todos liófilos. São todos liófobos. 1 e 2 são liófilos; 3 e 4 são liófobos. 1 e 2 são liófobos; 3 e 4 são liófilos. 1, 2 e 4 são liófilos; 3 é liófobo.

podemos afirmar que: a) b) c) d) e) 6. Dados os colóides: (1) (2) (3) (4) Hidrossol de óxido de ferro hidratado Hidrossol de fosfato de cálcio Hidrossol de cloreto de prata Geléia de mocotó São todos liófilos São todos liófobos 1 e 2 sáo liófilos; 3 e 4 são liófobos 1 e 2 são liófobos; 3 e 4 são liófilos 1,2 e 3 são liófilos; 4 é liófobo.

podemos afirmar que: a) b) c) d) e) Todos são liófilos Todos são liófobos 1 e 2 são liófilos; 3 e 4 são lióbos 1 e 2 são liófobos; 3 e 4 são liófilos 1,2 e 3 são liófobos; 4 é liófilo.

Prof. Sérgio.

respectivamente: a) b) c) d) Sólida e sólida Sólida e líquida Líquida e sólida Líquida e líquida Prof. c) Suspensão grosseira. Sol Espuma Aerossol Gel Emulsão Geléia em geral Sílica-gel Pérola. pela sedimentação da(s) substância(s) em dispersão coloidal para o dispergente puro através de membranas especiais. celofane. b) Na separação de não-eletrólitos de dispersões coloidais cujas micelas têm carga elétrica. b) Solução pela difusão da(s) substância(s) em solução para o dispergente puro através de membranas. colódio. pela sedimentação da(s) última(s) sob ação de centrifuga comum. o diâmetro das partículas dispersas está compreendido entre: a) b) c) d) 12. c) Na separação de eletrólitos de dispersões coloidais somente no seu ponto isoelétrico. Nos testes de 9 a 27. tais como bexiga de porco. 11. 1 e 100 A 10 e 1000 A 1 e 100 cm 1 e 100 mm QGMA . Diálise é um processo de separação de substância(s) em dispersão coloidal de outra(s) em: a) Solução pela difusão da(s) substância(s) em solução para o dispergente puro através de uma parede porosa. d) Suspensão grosseira. Em uma emulsão. 10. Sérgio. Nas dispersões coloidais.2012 . O dispergente é líquido e o disperso é líquido. 9. faça a seguinte associação: (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) (h) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) Aerossol sólido Aerossol líquido Sol sólido Sol Gel Espuma sólida Espuma líquida Emulsão Leite Maionese Creme chantilly Espuma de sabão Pedra-pomes Fumaça Neblina Névoa Safira Rubi Diamante negro Queijo. Nos testes de 1 a 8.USJT . (e) O dispergente é gasoso e disperso é líquido ou sólido. faça a seguinte associação: (a) (b) (c) (d) O dispergente é sólido e o disperso é líquido.Engenharia .7. d) Na separação de substâncias em suspensão grosseira de dispersões coloidais com cargas elétricas. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 8. O dispergente é líquido e o disperso é sólido. a fase dispersa e a fase dispersante são. O dispergente é líquido ou sólido e o disperso é gasoso. A eletrodiálise é empregada: a) Na separação de eletrólitos de dispersões coloidais.

Sérgio. 2. . em geral. Assinale a resposta falsa. Explique as técnicas de purificação de um coloidal. b) Não se consegue preparar soluções coloidais de substâncias sólidas insolúveis. é incorreto afirmar que: a) As partículas de uma solução sempre se movimentam. e) Certos colóides sofrem cataforese e outros. um colóide se cristaliza com dificuldade. podemos afirmar que: a) Um colóide tem velocidade de difusão inferior ao cloreto de sódio. d) O disperso pode ser representado por moléculas. A diálise O efeito Tyndall A eletroforese A adsorção de carga elétrica. b) Todas as partículas de um mesmo colóide caminham para o mesmo pólo elétrico. 4. íons inorgânicos são usualmente separados das partículas coloidais por: a) b) c) d) e) 15. Em relação às afirmações: 1. No tocante ao comportamento das partículas dispersas numa dispersão líquida. a mudança do solvente. 1e2 2e3 1. Relativamente aos colóide.USJT Catálise Diálise Centrifugação Decantação Filtração. d) De maneira geral. anaforese. 17. b) Pode ser desdobrada por processos mecânicos especiais. 3 e 4 2.e) Gasosa e gasosa. Sol é uma dispersão coloidal na qual o dispergente e o disperso são sólidos. d) Os cátions vão para o pólo negativo e os ânions para o pólo positivo. 21. A diminuição da eficiência dos faróis de um automóvel na neblina está intimamente relacionada com: a) b) c) d) e) 19. Concernente a uma solução coloidal líquida é incorreto dizer que: a) É heterogênea. 3. c) Sob a ação de um campo elétrico. A solução fisiológica O suco de laranja A água mineral radioativa Um solução concentrada de soda cáustica Uma solução diluída de ácido sulfúrico. 18. Gel é uma dispersão coloidal na qual o dispergente é sólido e o disperso é líquido. QGMA . Prof. A passagem de sol para gel é chamada pectização. Exemplifica um colóide: a) b) c) d) e) 14. Em sistemas coloidais. sob a ação de um campo elétrico.Engenharia . c) Alguns colóides são constituídos de moléculas bem definidas. São corretas as afirmações: a) b) c) d) e) 20. parte das partículas vai para o pólo positivo e outra para o pólo negativo. O que são micelas? Explique quando uma micela pode adquirir carga elétrica positiva e quando pode adquirir carga elétrica negativa. 3 e 4 Todas. e) É sensível. A passagem de gel para sol é chamada peptização. 13. 16. O movimento Browniano. c) As partículas em suspensão não se movimentam.2012 .