You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

1º PERÍODO 1997

Assistimos o surgimento de um misticismo para não dizer endeusamento do computador. O reflexo desta particularidade humana pode ser observado nas Ciências que auxiliam e explicam o Universo ao homem. complementando-as e tornando possíveis inovações que até pouco tempo estavam distantes. como os robôs e outros equipamentos eletrônicos. não se enganem. Ciência da Computação que visa auxiliar o homem nos desafios das descobertas das outras ciências. À Física que busca nas leis que regem a Natureza e o Universo as soluções de problemas do cotidiano. no presente que até pouco tempo fora o futuro.DISCURSO FORMATURA (Christiane Pinheiro) Chegamos ao futuro? Ou o futuro ainda está além do horizonte? Sim. Seja através do crescimento da Internet. Uma afirmativa. . Aqui. podemos ver máquinas ditas maravilhosas que fazem coisas incríveis. chegamos a um futuro que sonhávamos há alguns anos. objetiva planejar de forma eficiente as evoluções do homem. E a mais nova. À Química que procura descobrir novos elementos na natureza e desenvolver produtos que possam melhorar a coexistência da vida no Universo. porém é verdadeira.. Porém já temos outros sonhos para futuros próximos e para futuros ainda um pouco distantes. é grandiosa. À Matemática que através de cálculos e fórmulas. é ilimitada e principalmente é iluminada por Deus. a grande rede mundial de computadores ou através do surgimento de novas máquinas.. a Ciência da Computação está presente em todas as novas descobertas. Sempre haverá um futuro para alcançarmos porque a imaginação do homem é plena. porém não menos bela. mas não inatingíveis.

Se cada um de nós parasse um instante e pensasse na quantidade de vezes que falamos ou pensamos em algo relacionado à Informática. no joguinho do vídeo game. sendo assim tornou-o capaz de também criar. Só é possível com a presença humana desde a fase inicial de projeto até a sua utilização como produto final. Quando Deus criou o homem idealizou-o a sua imagem e semelhança. Mas não para por aí. seja na impressão de um formulário mesmo em uma pequena empresa. para a diminuição dos sofrimentos e para o crescimento da Humanidade. porque o homem na ânsia de explorar. especialmente ferramentas para fazer ferramentas”. Existe um pensamento de um estudioso inglês que diz: “A inteligência é a faculdade de fazer objetos artificiais. Pois então usemos esta dádiva de forma que possamos realmente merecê-lo. poderíamos ficar horas ou até mesmo dias discutindo as diversas possibilidades reais ou ainda apenas imagináveis que o ser humano sabe ser capaz de por em prática. a síntese do AZT e de remédios igualmente poderosos para trazer a cura de males que ainda atormentam. Se compararmos nossas vidas a um livro. gostaria de expressar em nome de todos os novos bacharéis e licenciados do CCN aqui presentes o mais profundo sentimento de gratidão a todos que contribuíram para que pudéssemos entender o significado especial do presente de Deus e nos ajudaram a modelar e executar todas as etapas de uma vida que nos trouxeram até este momento e que com toda certeza ainda nos incentivarão a ir mais adiante. cada vez mais. Às vezes ficamos tão maravilhados que esquecemos o X da questão. deseja aprimorar incansavelmente o saber e descobrir de maneira constante novas formas de crescer e interagir com o mundo. Sim. Por fim. o que lhe foi dado de melhor: a inteligência. na indicação de painéis eletrônicos ou nos quiosques de localização dos shoppings centers. Tudo isto só é possível porque existe algo grandioso no controle. nos exames médicos mais avançados. ou simplesmente a aplicação da teoria dos fractais a fenômenos meteorológicos. O valor obtido seria surpreendente. Seria possível sem a informática? O certo é que estas máquinas tornaram-se indiscutivelmente necessárias em nossas vidas. de inventar objetos que melhorassem sua existência.A clonagem da ovelha Dolly. Usemos o para o bem entre os povos. . na retirada de dinheiro num caixa eletrônico.

que nunca é demais e muito menos esta será a última vez. Falando mais restritamente pelos bacharéis em Ciências da Computação. mais uma vez. conselheiro e pai para nós. amigo. . Professor Francisco José de Araújo. Obrigada a todos. ou como é mais conhecido Professor Chiquinho todas as homenagens do mundo são mínimas para dizer o quanto o senhor foi mestre.agradecemos igualmente desde os que trouxeram um acento para uma letra até os que contribuíram com frases completas.