You are on page 1of 11

AUTORAS DO PROJETO Syene Brito Zeliane Santos de Jesus

MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA DENTRO DA ESCOLA E NA COMUNIDADE

Santo Antonio de Jesus - BA 2012
1

MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA DENTRO DA ESCOLA E NA COMUNIDADE Responsável pela elaboração do Projeto: Syene Brito Zeliane Santos de Jesus Tutora: Sandra Lopes Turma: Baião Projeto apresentado como atividade final do 2º módulo do Curso de Formação para o uso das Tecnologias Educacionais 2 .

..BA Abril de 2012 SUMÁRIO I......1 II.......................................................................5 VII................................. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES..............................................8 XI........................................................................................................................................... LOCAL DE IMPLANTAÇÃO................................... JUSTIFICATIVA........ OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS.....................3 IV............ METODOLOGIA..........4 VI.. AÇÓES PREVISTA....................................................12 3 .................................11 XII................................................ AVALIAÇÃO...Santo Antonio de Jesus .................. RECURSOS UTILIZADOS.. RESPONSÁVEL.............................6 VII.................... PÚBLICO ALVO...............................................................................TÍTULO DO PROJETO........................2 III............................................................... REFERÊNCIAS......9 X...............10 XI............................7 VIII...............

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio III.I. RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO: NTE-04 LOCAL DE IMPLANTAÇÃO: Núcleo de Tecnologias da Educação – Rua Coronel Tenente Bandeira. S/N fone (75) 3631-6710 4 . TÍTULO DO PROJETO: Meio Ambiente: uma questão de cidadania dentro da escola e na comunidade II.

que é a Educação Ambiental. É através da mudança de hábitos que vamos cuidar bem da saúde. De um lado ela encontra certa resistência em cumprir com suas obrigações enquanto cidadão. 5 . principalmente no que diz respeito ao meio ambiente. sem dúvida alguma. onde impera a descrença geral nas instituições. Não se pode discutir este tema sem ter em mente a função socioeconômica das pessoas que fazem parte da sociedade. educação. bem como. pois ela é. a sociedade de uma forma geral. entre outras necessidades básicas da população. saneamento básico. um caminho para a busca de soluções para problemas graves nos dias atuais e que podem se tornar incontroláveis no futuro. Esta incredulidade talvez seja fruto de um longo período de falta de consciência do indivíduo enquanto cidadão.V. em assuntos relacionados ao Meio Ambiente com a intenção de torna-los conscientes do seu papel enquanto cidadão. JUSTIFICATIVA Este projeto tem por objetivo discutir a importância de um tema relativamente amplo no contexto social. Existe na sociedade uma séria crise de valores morais e éticos. do outro lado aparece os poderes pouco empenhados em conscientizar mais efetivamente a população no que diz respeito ao cuidado com a natureza. Pretendemos educar os estudantes de todos os níveis de ensino. Entendemos que a Educação Ambiental deve ser uma das pilastras no processo educacional. A população ainda apresenta certa aversão quando se trata da questão ambiental.

ESPECÍFICOS: -Conscientizar os alunos e a comunidade que a educação ambiental é a melhor alternativa para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.Desenvolver o gosto pelas artes plásticas na confecção de maquetes e painéis ilustrativos no Projeto de Educação Ambiental. OBJETIVOS GERAL: Promover e efetivar nas escolas e repartições públicas o pleno exercício da cidadania em relação as questões ambientais. . .Informar a quantidade de benefícios que um ambiente em equilíbrio pode trazer para uma comunidade. 6 . .Esclarecer a importância de se preservar a natureza para garantir qualidade de vida para as gerações futuras.VI.

A partir desse vídeo. desencadear discussões a cerca do tema. Sugerir que eles colaborem com a escola na limpeza. na distribuição do lixo nos recipientes adequados. ilustrar com desenhos criados por eles. Criar um mural informativo sobre as ações desenvolvidas na escola e comunidade na preservação do Meio Ambiente. mostrando como podemos contribuir para o equilíbrio do Meio Ambiente.VII. 7 . Incentivar um debate entre os alunos para a escolha do nome do Projeto e a partir daí criar painéis. elaborar frases de conscientização. METODOLOGIA Para iniciar o trabalho pretendemos apresentar um vídeo sobre Educação Ambiental. refletir através de palestras realizadas por pessoas capacitadas para tal a respeito da importância de se preservar o Meio Ambiente.

VIII. papel metro Som. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Junho Horas 1h Duas aulas X Criação de painéis. aulas som Dramatizações IX. Duas hidrocor. desenhos O aluno monitor Debate Professor/ mediador O aluno monitor Papel ofício. aulas caneta. lápis de cor. microfone 2hs Roupas (caracterizaçã Duas o) cenário. AÇÕES PREVISTAS Ações Apresentação de Vídeo Produção de textos Inicio/término Responsável Professor Recursos TV e DVD 1h Prazo O aluno monitor Papel ofício Duas aulas Criação de painéis. desenhos X Debate X Dramatizações Duas aulas 8 Duas aulas 2hs Abril Maio AÇÕES PREVISTAS PARA 2012 X Apresentação de vídeo X Produção de textos .

RECURSOS UTILIZADOS PERMANENTES Data show Televisão Filmadora Câmera digital Auditório Som DVD Microfone Sala de aula CONSUMO Papel metro Tinta Papel ofício Pincel atômico Lápis. borracha Água mineral Caneta esferográfica Lápis de cera Jornal 9 .X.

AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados de forma processual onde serão observadas suas atitudes diante das situações relacionadas às questões ambientais.XI. mudanças de hábitos no que diz respeito ao uso dos recursos naturais. 10 . Esperamos ainda. dos quais eles usufruem na escola e observar como a comunidade local está se comportando diante do trabalho desenvolvido pela comunidade escolar.

Rio de Janeiro: FGV.Serviço de Produção de Informação. Brasília 1996. Ed. 11 .REFERÊNCIAS EMPRAPA – Atlas do Meio Ambiente. Terra Viva. Ed. 1991. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. 2. Nosso futuro comum.