You are on page 1of 4

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MICROECONOMIA (TEORIA DA DEMANDA E ELASTICIDADE

)

1) Considerando que no período das festas cristãs da quaresma e na sexta-feira santa explique o que acontecerá com a demanda e com os preços do peixe e da carne. Justifique sua explicação utilizando a Lei da Oferta e da Procura e também a natureza dos bens em questão. A demanda do peixe irá aumentar, consequentemente seu preço subirá. Em contrapartida, os preços da carne vão diminuir. Porque pela lei da Oferta e Procura, quanto maior a demanda, maior o preço.

2) O mercado de remédios modificou-se depois da criação do medicamento genérico. Tendo em vista a elasticidade, explique 1) O que podemos dizer a respeito do remédio em si? 2) o remédio genérico muda o panorama ou não muda? Se muda explique como tendo em vista a elasticidade. 1) A demanda sobre os remédios aumentou, e os preços cairam. 2) Muda. A oferta aumenta, os preços caem, e a demanda também aumenta.

3) A propaganda e a concorrência são elementos fundamentais para a elasticidade. Explique se essa afirmação é correta e por quê? 2) Explique também qual o impacto tanto num caso como no outro sobre as receitas, as quantidades vendidas e sobre a lucratividade. É correta, porque a propaganda faz com que a demanda dos produtos aumente. Já a concorrência é fundamental para aumentar a oferta e consequentemente diminuir o preço.

Defina qual é o preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio. Suponha que o governo. O que acontecerá com o mercado? 5) Com o objetivo de manter uma certa regularidade no mercado o governo estipula políticas de preços mínimos e estoques reguladores. 5.4) Suponha a demanda de soja (por saca) dada por QD = 50. O que acontecerá com o preço. por reconhecer as propriedades benéficas da ISOFLAVONA contidas na soja mudam seus hábitos de consumo e o comportamento da demanda de soja muda para QD = 70. sabedor do novo hábito de consumo da população. numa medida populista resolve tabelar em R$ 40.2 Caso o governo não aja no sentido de compensar os agricultores.000 – 400p e a equação de oferta é dada por QO = 47.1 Suponha que. 5. a curto prazo o comportamento da oferta não se alterará.000 – 700p. Suponha uma demanda de sacas de arroz é dada por QD = 60. caso o aumento da demanda não ocorra e o comportamento continue o mesmo? E se assim ocorrer qual será o novo preço e a nova quantidade de equilíbrio. Como a soja é tipicamente um produto inelástico e depende da natureza. Assim aponte o que acontecerá com o preço da saca de soja. o que acontecerá com o mercado na próxima safra? . qual será esse preço e qual será a quantidade de equilíbrio? 4.000 + 340p. a população.000 + 400p.400 + 200p. apostem no aumento da oferta.1 Suponhamos que os produtores de arroz esperando um aumento da demanda pelos chineses.00 reais a saca de soja. mudando o comportamento da oferta para QO = 54. Aponte o preço de equilíbrio de mercado e a quantidade de equilíbrio.2. em ano eleitoral e querendo favorecer seu candidato. 4.000 – 600p e o comportamento da oferta é dado por QO = 15.

2 Se você fosse fazer caixa.00 630 40.00 42. e tivesse de escolher um único produto.4 O que aconteceria com descontos e com reajustes (aumento) de preços com os produtos isoelásticos.3 Se você fosse compor preços com o portfólio de produtos.00 15.00 7.5.5 Com base nos números anteriores preencha a seguinte tabela: PRODUT O PREÇO QUANTI DADE FATURA MENTO (PXQ) CUSTO UNITÁRI O CUSTO TOTAL (CXQ) LUCRO UNITÁRI O (P-C) LUCRO TOTAL FAT-CT MAR GEM DE LUCRO (P/C -1)X100 .00 por saca. que produto responderia mais à sua necessidade de caixa? Justifique. estipulando que o preço sustentado não seja menor que R$ 18. lucratividade e faturamento? 7. 7. 7) Suponha a seguinte tabela: PRODUTO A B C PREÇO INICIAL 38.40 50.3Supondo que o governo então ache melhor fazer uma política de preço mínimo.00 QUANTIDADE PREÇO INICIAL FINAL 400 700 640 30.50 QUANTIDADE CUSTO FINAL DE COMPRA 520 36. tendo em vista quantidade vendida. O que o governo teria de fazer e quanto a ele custaria? 6) Qual é a características dos bens de luxo quanto à elasticidade? Explique.40 10. como comporia? Por quê? 7.00 832 10.1 Determine as elasticidades identificando-as? 7.

8) Um empresário ficou indigado com um político quando esse afirmou que o empresário é um mero repassador de impostos.Use a tabela acima reajustando os preços em 10% e descontando em 10% e verifique o que acontece com as quantidades vendidas. . Tendo em vista os conceitos de elasticidade você acha que e o político está correto? Justifique. o faturamdento e a lucratividade.