You are on page 1of 6

FQA 10º Ano Módulo 1 - Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos

1

FQA 10º Ano Módulo 1 - Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos Resumo Teórico
Estrutura da Tabela Periódica A organização da Tabela Periódica está relacionada com as distribuições electrónicas dos átomos dos elementos. Os elementos encontram-se agrupados em blocos:  Os elementos dos grupos 1 e 2 (e o hélio) possuem electrões de valência apenas em orbitais s  bloco s.  Os elementos que apresentam orbitais p em preenchimento (elementos dos grupos 13 ao 18)  bloco p.  Os elementos que apresentam electrões de valência em orbitais d  bloco d.

Os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de electrões de valência  apresentam comportamento químico análogo e propriedades físicas semelhantes. Grupo Características 1 electrão de valência  formam iões monopositivos (Li+, Na+, ...) 1 A reactividade química, a estabilidade dos catiões e o carácter metálico aumentam ao longo do grupo. 2 electrões de valência  formam iões dipositivos (Be2+, Mg2+, ...) 2 A reactividade química, a estabilidade dos catiões e o carácter metálico aumentam ao longo do grupo. 13 3 electrões de valência  formam iões tripositivos (B3+, Al3+, ...) 14 4 electrões de valência 15 5 electrões de valência  formam iões trinegativos (N3-, P3-, ...) 16 6 electrões de valência  formam iões dinegativos (O2-, S2-, ...) 7 electrões de valência  formam iões mononegativos (F-, Cl-, ...) 17 O carácter não metálico, reactividade e a estabilidade dos iões diminui ao longo do grupo 8 electrões de valência com excepção do Hélio que possui 2  não formam iões 18 Quimicamente inertes. Último nível completo  grande estabilidade química

. 2) O período a que o elemento pertence é identificado pelo n.º de electrões de valência: o n. RAIO ATÓMICO Variação ao longo da Tabela Periódica Relação com o raio iónico Aumenta ao longo do Diminui ao longo do É maior que o raio do É menor que o raio do grupo Período seu catião seu anião Porque: Porque: Porque: Porque: Aumenta o nº de A carga nuclear O átomo e o catião O átomo e o anião níveis de energia aumenta (esse factor têm a mesma carga têm a mesma carga prevalece em relação nuclear mas o catião nuclear mas o anião preenchidos  maior ao factor nº de tem menos electrões tem mais electrões afastamento dos electrões de valência electrões de valência que o átomo  as que o átomo  as que também aumenta) repulsões electrónicas repulsões electrónicas do núcleo  maior o  as forças de tamanho do átomo diminuem  a força aumentam  a força atracção núcleode atracção núcleode atracção núcleoelectrões de valência electrões aumenta  electrões diminui  são mais intensas  há contracção da há expansão da há contracção da nuvem electrónica nuvem electrónica nuvem electrónica  o tamanho do átomo é menor  Relação entre os raios de espécies isoelectrónicas. variam de uma forma regular ao longo do grupo e do período: 1) Raio atómico .º de níveis de energia ocupados pelos electrões. quando a carga nuclear aumenta. o raio diminui quando o número atómico aumenta.Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos 2 Os elementos que constituem o mesmo período apresentam os electrões de valência no mesmo nível energético.é a energia mínima necessária para remover um electrão de um átomo gasoso no seu estado fundamental.é metade da distância entre os dois núcleos de dois átomos metálicos adjacentes.º de níveis de energia é igual ao n. 2) Energia de ionização . o raio atómico é metade da distância entre os núcleos dos dois átomos que se ligam. Nas espécies isoelectrónicas. Localização dos elementos representativos na Tabela Periódica 1) O grupo a que o elemento pertence é identificado a partir do n.º de electrões de valência coincide com o algarismo das unidades do grupo a que esse elemento pertence. isto é. Para elementos que existam como moléculas diatómicas.FQA 10º Ano Módulo 1 . Propriedades periódicas dos elementos Algumas propriedades físicas são periódicas.º do período. ou seja. no estado fundamental: o n.

(C) tem o mesmo número de electrões de valência.2.  Ponto de fusão: temperatura a que ocorre a passagem do estado sólido para o estado líquido. substância 2 . Os elementos de um mesmo grupo: (A) tem diferente número de electrões. (G) tem o mesmo número de níveis de energia preenchidos ou em preenchimento. a sua mudança de estado não ocorre a temperatura constante Exercícios 1. Propriedades das substâncias elementares As substâncias elementares podem ser caracterizadas por propriedades físicas. tais como: densidade. Densidade ou massa volúmica : massa existente por unidade de volume. Os elementos de um mesmo período: (E) tem diferente número de protões.FQA 10º Ano Módulo 1 .d: quociente entre a densidade de uma substancia e a densidade de outra substancia usada como termo de comparação. (D) tem comportamento químico análogo. ionização Aumenta ao Porque: longo do A carga nuclear aumenta (esse factor prevalece em relação ao período factor nº de electrões de valência que também aumenta)  a (existem força de atracção núcleo-electrões de valência aumenta  a excepções) energia necessária para remover o electrão aumenta. 1.1. a uma determinada pressão.ª Energia de para arrancar o electrão diminui.  d= 1 2 com: 1 . Das frases que se seguem. (H) tem diferentes raios atómicos. (B) tem o mesmo número de electrões. . o que permite determinar os pontos de fusão e de ebulição. ponto de fusão e ponto de ebulição.Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos 3 VARIAÇÃO DA ENERGIA DE IONIZAÇÃO (1ª) AO LONGO DA TABELA PERIÓDICA Diminui ao Porque: longo do Aumenta o nº de níveis preenchidos  a distância dos grupo electrões de valência ao núcleo aumenta  diminui a força de atracção núcleo-electrões de valência  a energia necessária 1.  Ponto de ebulição: temperatura a que ocorre a passagem do estado líquido para o estado gasoso. indica as que correspondem a afirmações verdadeiras. substância tomada como termo de comparação A mudança de estado das substâncias ocorre a temperatura constante. (F) tem o mesmo número de protões. Quando a substancia não é pura.  = m/v Densidade relativa . 1.

Y.4.FQA 10º Ano Módulo 1 . 3. e D. 6. a que pertence o elemento A. B e C na Tabela Periódica. Coloca na figura um elemento D.1. A energia de 1ª ionização de B é _______ à de C.° Período e no Grupo 16 da Tabela Periódica. Al3+ 5.31  10-18 5A 1. B. Indica a configuração electrónica do átomo do elemento C e um conjunto de números quânticos que possa caracterizar o seu electrão de valência. Completa correctamente as frases seguintes.3. (F) É necessário fornecer energia ao átomo Z para que a sua configuração electrónica passe a ser 1s2 2s2 2p6 3s1. F. no estado fundamental. B.1. 6. 6. P36.2. (A) O elemento a que pertence o átomo Z tem número atómico 11. Relaciona as 1as energias de ionização dos elementos a que os átomos X e T pertencem. (B) O átomo Z está no estado fundamental. em que as letras não correspondem aos símbolos químicos dos elementos. e D não são os símbolos químicos dos elementos) ELEMENTO 1ª ENERGIA DE IONIZAÇÃO (J) 1.08  10-18 14C 2.5. Para cada um dos seguintes pares de espécies químicas. Considera os seguintes nuclidos.1. 5. Mg2+.3. período e o bloco da T.ª energia de ionização? Justifica. A figura representa as posições relativas de três elementos A. . F5.3.1. (D) Os elementos a que pertencem os átomos X e Z encontram-se no mesmo grupo da T.1. 6. qual o valor de y? 4.4.é _______ ao de B2-. Considera os átomos X. Associa correctamente a cada um dos elementos A.2. Compara os raios atómicos de Y e T. 6.2. 6. Compara os raios atómicos de B e C 6. 4.P. Indica qual o grupo. Li. Qual dos átomos dos elementos A ou C tem menor valor de 1. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras ou falsas.79  10-18 17D 3. que tenha 1ª energia de ionização superior à de B. C.2. Cl-. 4.Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos 4 2.P. usando os termos inferior. 32 34 23 yB 14 A 11 C 4. O número de electrões de A é _______ ao de B. 5. Indica se os elementos representados têm carácter metálico ou não metálico. N35.1. os respectivos valores das energias de ionização (A. 6.2. indica a que tem maior raio. Li+ 5. A B C Considere que o elemento B é um elemento representativo e está situado no 2. (C) O elemento a que pertence o átomo X é um metal e o elemento a que pertence o átomo Y é um nãometal. Ca2+ 5.33  10-18 9B 2. superior ou igual.1.1. 3.6. (E) Y e Z são átomos do mesmo elemento. Se o átomo do elemento A for um isótopo de B.3. os electrões de B distribuem-se por um número de níveis de energia _______ ao de A. 6. 4. O2-.4.1. A. Escreve a configuração electrónica do elemento C.3. O raio de A3. No estado fundamental. Z e T. C. cujas configurações electrónicas são: X – 1s2 2s2 Z – 1s2 2s2 2p5 3s2 2 2 6 1 Y – 1s 2s 2p 3s T – 1s2 2s2 2p6 3s2 3.5. B e C não correspondem aos verdadeiros símbolos químicos dos elementos. N3-.4.

(G) um elemento E que forme facilmente iões mononegativos.ª ionização ao longo da Tabela Periódica.ª energia de ionização.3. como variam o raio atómico e a energia de 1. as regiões onde estão localizados os elementos dos blocos s. (I) um elemento G quimicamente inerte. tendo o primeiro carácter predominantemente metálico e o segundo. M e N. que formem iões estáveis e sejam isoelectrónicos. os não metais e os metalóides. 8. (L) o elemento L com maior raio atómico. 8. (C) através de setas.2. na tabela. (H) o elemento F cuja configuração electrónica é [Ar] 3d1 4s2 . Indica que substância se utilizou para a experiência. P e Q. (E) um elemento C que forme facilmente iões dipositivos. (J) um elemento H cujos átomos possuam 3 electrões de valência no nível n = 3. (K) o elemento K com maior 1. (D) dois elementos A e B. (M) dois elementos. carácter predominantemente não metálico. Considera o esquema da Tabela Periódica representado na figura Marca. Considera os gráficos da figura que traduzem as curvas de aquecimento de dois materiais que se encontravam inicialmente no estado líquido.FQA 10º Ano Módulo 1 . (N) dois elementos. (B) contornando. as regiões onde estão localizados os metais.Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos 5 7. . justificando. 8.°perfodo.1. que sejam gasosos. 8. Os gráficos podem fornecer informações quanto à pureza dos materiais? Justifica a resposta. Indica. (F) um elemento D que esteja situado no grupo 15 e no 3. qual a propriedade física que se pretende determinar a partir dos gráficos. p e d. (A) usando cores diferentes.

2.1. D 6.5. 8.1.2. 9. F5.3.2. Determina a massa do corpo. A. = .1. +1/2) 4. 11. qual o material que forma o corpo.4.2. justificando. 4.2. Determina a densidade relativa do corpo tomando para comparação a água a 4 °C.08  10-18 3. 9. 0.33  10-18. 6.2.2. 10.3. Verdadeiras: A e E 3. 11.3. inferior 6. 9.0 g e tem 80.2. 7. 10.6. O gráfico da figura traduz a variação da temperatura. pesa 500. Soluções 1. B – 2.00 cm3 de volume.2. 11C – 1s2 2s2 2p6 3s1 (para 3s1 : 3. Mg2+ 5. Li 5.1. 10. 8. C e D 2. R(B) < R(C) Tem carácter não-metálico 8. P36.1. 9. O elemento A pertence ao grupo 14.4.1. cujo volume é 20 cm3.3. Qual a substância utilizada? 10. Ei (X) > Ei (T) 4. C e D 1.1.79  10-18. 3.1. O ponto de ebulição Sim Álcool etílico p. N35.95 ºC. de uma substância pura sujeita a aquecimento.3. O corpo é oco . constituído pelo mesmo material. Este corpo é maciço? Justifica. 9. em função do tempo. 11.0 kg de massa ocupa o volume de 1.3. R (Y) > R (T) 3. igual 6. superior 6. ao 3º Período e ao bloco p.5.3.3 Estanho Não. 6. 11. Cl5.f. C – 1.1.37  102 cm3. 1. Outro corpo.FQA 10º Ano Módulo 1 .1. 11.4.1. = 56 ºC Acetona 158 g 7. 11. 10.3. A – 1.2.3.2. Descreve como se pode proceder para se obter este gráfico. A. 4.Das Estrelas ao Átomo Tabela Periódica – Organização dos elementos químicos 6 9. C 5. 0. Indica os seus pontos de fusão e de ebulição.1. 10.e. sem utilizar a balança. 8. Y = Z(B) = 14 4.4. superior 6. 6. 5. Indica. 11.31  10-18. 9.1. 11. D – 2.1. Um corpo maciço com 1.1. Indica como se deve proceder.2. 9.3. C – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 6. Pretende-se determinar a massa de um corpo de ferro maciço.2.1. p.1.