You are on page 1of 2

Nome da escola: Centro Educacional Pingo de Gente.

Nome do Professor: Ano de escolaridade: 3 ANO Data da aula: 15, 22 e 29 de outubro de 2011. Tempo previsto: Trs aulas. rea de conhecimento: Cincias Naturais Tema transversal: Sade Objetivos: identificar atitudes que contribuem para a manuteno do corpo. Reconhecer-se como agente responsvel pelo prprio bem-estar. Compreender o que so atitudes saudveis.

Contedo: Higiene e Sade Introduo: Iniciar com uma conversa para saber quais so os hbitos saudveis que eles tm em casa. Anteriormente, pedir que eles tragam figuras materiais sobre higiene, montar um mural informativo e colocar em um local que as crianas possam ver com freqncia. Desenvolvimento Aula do dia 15: Falar sobre a importncia da sade para o bom funcionamento do corpo. Fazer uma analogia entre o corpo humano e o carro. Para que o automvel funcione corretamente necessrio que todas as suas peas estejam em bom estado e funcionando, portanto a manuteno necessria. Assim mesmo o nosso corpo que precisa de cuidados e manuteno para funcionar com sade. Com antecedncia marcar uma entrevista com o mdico do bairro ou um agente de sade. Em seguida organizar com os alunos as perguntas sobre hbitos saudveis , higiene e sade. Aps a entrevista, os alunos devero fazer um registro que devem ser organizados em trs blocos: Dicas de higiene, Dicas de Alimentao, e de atividade fsica. Gravar a entrevista para que ela possa ser revista no momento do registro. Aula do dia 22: Organizar os alunos em trs equipes: Higiene, alimentao e atividades fsicas. Cada grupo devera organizar cartazes e uma explicao

para a aula seguinte. O grupo de higiene dever dar uma explicao de como fazer uma boa higienizao por exemplo: dos dentes. O grupo da alimentao devera apresentar um lanche saudvel para a turma. E o grupo de atividades fsicas devero apresentar atividades fsicas para a turma realizar.

Aula do dia 29: Apresentao dos trabalhos, conversa oral sobre as atividades desenvolvidas e os alunos devero fazer um relatrio no valor de 2,0 pontos sobre o tema Higiene e sade.

Recursos Didticos utilizados: Cmera digital ou gravador. Bibliografia: http://www.todabiologia.com/saude/habitos_saudaveis.htm Revista Nova Escola. Edio especial Planos de Aula n3. Cincias.2011. pginas 49 e 50.

You might also like