You are on page 1of 3

Energia Elica: Energia elica consiste em converter energia cintica de translao, produzida pelos ventos, em energia cintica de rotao,

por meio de cataventos (ou moinhos) para bombeamento de gua ou moagem de gro ou por meio de turbinas elicas a fim de gerar eletricidade, estes podendo ser agrupados em parques elicos, em grandes concentraes para que a produo de energia se torne rentvel, ou usados isoladamente para alimentar redes de transmisso em localidades remotas, onde a eletricidade no chega de modo convencional. Considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, acarretando baixssimos impactos ambientais, a energia elica dispes de uma tecnologia comercial e amadurecida, sendo incorporada pelos pases desenvolvidos desde os anos 90, concentrando pesquisas em novos materiais que permitam o desenvolvimento de turbinas elicas de maior porte, sistemas avanados de transmisso, melhor aerodinmica, estratgias de controle e operao das turbinas etc. Hoje, sabe-se que a indstria fabrica turbinas elicas com potncia da ordem de at 2MW. Sabe-se que a primeira turbina elica comercial ligada rede eltrica pblica foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas elicas em operao no mundo.

Exemplos de turbinas elicas. Atualmente, a participao da energia elica no Brasil como fonte de energia eltrica ainda pequena, mas h um grande incentivo para o investimento desse tipo de gerao de energia, principalmente na regio Nordeste, onde o regime de ventos so considerados mais intensos. No Rio Grande do Norte, as Usinas de Energia Elica Alegria 1 e Alegria 2, geram cerca de 151,9 megawatts 51,15 MW para a unidade Alegria I e 100,65 MW para a unidade Alegria II abastecendo milhares de moradias. Toda energia gerada vendida Eletrobrs, atravs do Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica. O Parque Elico Alegria o maior parque elico da Amrica Latina. Conclui-se que o Brasil tem um grande potencial de produo de energia elica, principalmente em regies de clima seco, onde os ventos so abundantes e fortes. Regies essas onde, muitas vezes, h uma certa dificuldade de levar energia eltrica por meios convencionais, oriunda de hidreltricas (fonte principal no Brasil). Alm de ter baixo impacto ambiental.

Instalaes do Parque Elico Alegria Fontes: Parque Elico Alegria http://www.parqueeolicoalegria.com.br/parque/ficha-tecnica RN ganha maior parque elico da AL http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/25/economia1_0.php Mais parques elicos saem do papel e entram em operao www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/03/mais-parques-eolicos-saem-do-papel-e-entramem-operacao/ Elica Tecnologia http://www.eolica.com.br/home/pt/index.php

Energia Solar: A energia solar consiste em captar energia luminosa proveniente do sol e transform-la em algum outro tipo de energia aproveitavel pelo homem, seja eltrica, mecnica ou at para aquecimento de gua. O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotvel na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, hoje, sem sombra de dvidas, uma das alternativas energticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milnio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol responsvel pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia so, em ltima instncia, derivadas da energia do Sol. a partir da energia do Sol que se d a evaporao, origem do ciclo das guas, que possibilita o represamento e a conseqente gerao de eletricidade (hidroeletricidade). A radiao solar tambm induz a circulao atmosfrica em larga escala, causando os ventos. Petrleo, carvo e gs natural foram gerados a partir de resduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessria ao seu desenvolvimento, da radiao solar. Algumas formas de utilizao da energia solar so apresentadas a seguir.

You might also like