You are on page 1of 13

A poesia mato-grossense na historiografia de Rubens de Mendona.

Dr Rosana Rodrigues da Silva. A poesia fundamental. escape e couraa, com a qual se foge ou se engolfa na verdade do destino. luta e ternura. encantamento e tormento. espanto diante da vida. brisa suave, ora abismo. o arco e a flecha. O caos e a lucidez. O ao fino penetrando as fmbrias da conscincia ou da loucura. O Poeta o esteta do sonho. (Carlos Gomes de Carvalho). Na Histria da Literatura mato-grossense, do historiador, crtico e poeta Rubens de Mendona, temos a apresentao da poesia mato-grossense, ao lado da prosa, abrangendo desde o perodo colonial at a poesia do sculo XX. Nesse percurso, o historiador contempla os movimentos romntico, simbolista, parnasiano e modernista, atentando de modo especial produo potica. O modo como o poeta Rubens de Mendona entende e comenta a poesia matogrossense em sua obra deve diferir do modo como o historiador comum, que no tenha o olhar amalgamado ao do poeta, focaliza e explica essa mesma poesia. claro que a viso do poeta sempre mais sensvel s nuances do fazer potico e pode levar o analista a entender de modo privilegiado o poema enquanto montado na oficina, ou enquanto evocado no recanto da solido. O crtico-poeta compreende melhor os bastidores do poema, sempre suspenso e indefinvel para aqueles que dele s conhecem o finalmente, a obra pronta. Da anlise desenvolvida diacronicamente por Rubens de Mendona, e no poderia ser diferente a julgar pela funo de historiador, depreendemos aspectos de sua leitura que, se no ajudam na compreenso metodolgica do autor, ao menos nos orientam para a definio de um estilo no qual o autor se assenta enquanto historiador e crtico. O estilo, conforme assinala Roland Barthes, em O grau zero da escritura, representa um tipo de linguagem mergulhada no ntimo do autor; no chega a ser o produto de sua escolha ou reflexo sobre a Literatura, mas traduz as profundezas mticas do escritor e se expande para fora de sua responsabilidade (2000, p. 11). Um aspecto desse estilo, ao qual nos deparamos de imediato, so os comentrios acerca dos poemas e poetas citados. O crtico traa comentrios que vo desde consideraes

superficiais a outras mais aprofundadas que nos informam detalhes das obras, influncia do poeta e outros pareceres da crtica local. Em todo caso, esses comentrios denotam o nvel da apreciao do autor. Se um poeta merecedor de uma linha, um outro pode merecer uma ou mais pginas, com maior entusiasmo do crtico. Notamos o humor e ironia na escrita de Rubens de Mendona que no se intimidou na crtica negativa a autores medocres ou a pessoas pblicas. Sobre o romntico Antnio Gonalves de Carvalho, por exemplo, o historiador afirmou: para poca foi um bom poeta. No comentrio a um poema do ex-governador do Estado, Jari Gomes, o autor afirma que o soneto transcrito, formado de palavras retumbantes, no passa de um bestialgico sem p nem cabea. Em outro momento, ao tratar do poeta Tertuliano Amarilha, autor de Lira Mato-grossense, o historiador cita a crtica de Hlio Serejo que considerou os versos de Tertuliano espontneos e sinceros, repassados algumas vezes de lirismo ingnuo. A esse comentrio, Rubens de Mendona responde: eu, porm, os acho apenas ingnuos. So contundentes e sinceros os comentrios do crtico que desde a primeira referncia poesia mato-grossense, na fase colonial, j aponta a pobreza de rima na poesia de Jos Zeferino Monteiro Mendona. Sua obra revela-se pouco trabalhada tecnicamente e bastante laudatria, o que na viso do historiador fato compreensvel diante de uma poca que tinha como modismo oferecer o poema aos mandes da terra. Do aparecimento do primeiro poeta ao segundo, temos um sculo de intervalo, perodo do qual somos informados apenas da produo cientfica, expedies, anais e livros de histria. O segundo poeta surge ento j no Romantismo, Antnio Cludio Sodo. No comentrio sobre o poema de Sodo, Rubens de Mendona situa-nos sobre as condies que levaram o poeta quela produo, um poema dedicado noiva Maria Justina da Gama, ao presente-la com uma quarta de carvo. Nesse caso, o historiador cumpre papel de crtico, na medida em que cria condies para que possamos entender o to escuro presente citado no poema. Outro aspecto do estilo de Rubens de Mendona que sobressai no livro est voltado concepo do potico que norteou o escritor e ao exerccio potico inspirado na forma clssica do soneto. Lembramos novamente Barthes para afirmar que o estilo pe-se como necessidade ao escritor, mas pela escrita que ele assume sua funo social; ela quem dita o valor e a destino social de sua obra. (2000, p. 13 -14).

O compromisso com a forma da escrita potica foi importante literatura do Estado para que se pudesse exemplificar o valor dessa produo, com versos no mesmo nvel de sonetistas famosos. Se no Romantismo oficial, por exemplo, o gnero entre todos contemplado foi o romance (Bosi, 1989, p. 106) que, com uma linguagem mais espontnea, conseguiu atender ao apetite romanesco de massas de jovens leitores e leitoras; no Romantismo mato-grossense predominou a poesia, com a preocupao esttica cristalizada na preferncia pela forma clssica do soneto.

Da poesia romntica, Rubens de Mendona passa para a prosa. Interessante que nesse captulo destinado prosa, o historiador ir tratar tambm da produo popular, com o ttulo Os troveiros do serto. O crtico cita as quadras com suas estrias folclricas que tratam do amor, da mulher morena, do sertanejo, como tambm cita os desafios do repente e confirma a presena de esprito e a habilidade dos versejadores:
Interessante so estes improvisadores; mas os desafios prendem-nos mais a ateno. Neste gnero que o sertanejo se mostra mais senhor de si; revela a sua habilidade, o seu saber, a sua presena de esprito, como se v. (p. 75)

Ao tratar dos repentistas, o historiador no os posiciona no espao do livro dedicado poesia, mas junto aos cronistas e jornalistas, apesar de reconhecer que estamos diante de hbeis versejadores a ponto de afirmar:
Tm-se encontrado, igualmente, entre as poesias sertanejas, espcimes outros de versos que escapam as classificaes estabelecidas pelos componentes no assunto. So versos em branco, s vezes exticos, que Marinetti e seus epgonos no poriam, talvez, dvidas em subscrev-los (p. 77).

Assim, o crtico transmite ao leitor uma viso do cnone literrio de seu tempo que no aceita a produo oral e que reconhece na literatura apenas a arte das palavras. Na concepo do poeta Rubens de Mendona, a poesia fruto do trabalho com o intelecto. Nesse sentido, a produo popular to somente representao da cultura, parte das festas dos sertanejos e manifestao do ludismo das folias. Hoje, entendemos que o potico na produo popular no pode ser visto como inferior representao do cnone literrio, haja vista a produo de poetas como Patativa do Assar, cujo

reconhecimento

exemplifica

essa

atualizao

do

cnone.

Contudo, para o contexto literrio de Rubens de Mendona, o trabalho tcnico com o poema deve estar muito frente das condies primeiras de inspirao, por isso o repente reduzido mera manifestao cultural. Importa tambm, nesse sentido, entender que para os romnticos mato-grossenses a poesia no constitui apenas expresso de sentimentos e seu material no se resume subjetividade lrica. Entendemos que na potica de Mato Grosso o contedo enreda ao mesmo tempo uma preocupao cultural voltada valorizao da regio e uma preocupao esttica, fruto da formao dos poetas acadmicos. O nmero de autores parnasianos citados confirma essa preocupao. Outro aspecto do estilo de Rubens de Mendona que mostra sua personalidade crtica a apreenso do veio satrico na anlise das produes do Estado. O historiador acaba revelando ao leitor um modo de composio comprometido com o social e o poltico, ajudando a recompor uma vertente pouco estudada no mbito do Romantismo nacional. A stira no foi gnero extenuante do perodo romntico no panorama da literatura brasileira. Se nos rcades, para os quais o melhor exemplo so as Cartas chilenas, isso ocorreu impulsionado pelo contexto revolucionrio dos iluministas e do ambiente da colonizao; no Romantismo, o gnero satrico teve poucos representantes, como o caso de Bernardo Guimares. O processo de idealizao Ptria e o sentimento herico do poeta-vate apagariam ou atenuariam a verve do stiro no autor romntico. Entre os poetas romnticos e satricos, Antnio Augusto Ramiro de Carvalho mostrado como poeta humorista que se dedicou ao jornalismo republicano. O poeta satiriza a festa do aniversrio do imperador Dom Pedro II, comparando-a ao carnaval. Outro satrico desse perodo foi Frederico Augusto Prado de Oliveira, o Z Capil. Seus versos fizeram oposio presidncia do coronel Antonio Paes de Barros (Tot Pais), escrevendo no jornal A coligao. Indalcio Leite Proena o terceiro satrico citado. Autor do folheto, Stiras annimas, onde assina Um cuiabano, criticou o governo de Dom Aquino Correa. O veio satrico do poeta mato-grossense nos remete poesia de Gregrio de Matos, ao comparar Bahia e Mato Grosso:

Se a Bahia boa terra, Mato Grosso inda mi; Pau-rodado cria proa, Furta bem, enche o boc. Enquanto o poeta baiano se indispe contra o estrangeiro, chamado de brichote; o poeta mato-grossense se indispe contra o pau-rodado, alcunha dos aventureiros de outros estados que vieram para Mato Grosso movidos pelo desejo de riqueza. Outros poetas humoristas citados pelo historiador foram o poeta parnasiano, Soter Caio de Arajo, com o pseudnimo de Joo da Escola; e o moderno Euricles Mota, um dos signatrios do grupo Graa Aranha, que escreveu no jornal O combate, com o pseudnimo Z Ceguinho e Lus de Cceres. Rubens de Mendona, na medida em que nos apresenta autores satricos da literatura do Estado, leva-nos a entender que os escritores, sentindo a ameaa ou revolta diante das injustias sofridas ou percebidas bom lembrar que a maior parte trabalhava em jornais - fazem da literatura bandeira de protesto e compem um quadro da nossa tradio literria colonial que remete poesia de Gregrio de Matos. Todos os poetas citados na obra apresentam pouca produo, o que segundo Rubens de Mendona se justifica diante da dificuldade de publicao na poca. A historiografia do autor, nesse sentido, traz testemunho dos problemas que afligem o escritor fora dos grandes centros. Tratando da genialidade de Gervsio Leite, por exemplo, o historiador afirma: vivesse em outro centro, no Rio de Janeiro ou em So Paulo, teria, pelo seu talento e cultura, projeo internacional.

Essa questo que o historiador nos coloca e nos instiga reflexo estende-se a um outro aspecto, ainda mais ressaltado na obra, uma vez que acaba constituindo seu estilo: o aspecto regionalista. O estilo como uma necessidade, conforme argumenta Roland Barthes, amarra o humor do escritor sua linguagem, onde ele poder encontrar a familiaridade da Histria e seu prprio passado. O regionalismo, nesse sentido, est presente na preferncia pelos poemas que trazem a paisagem da regio incorporada mensagem, como tambm presente no modo compromissado pelo qual o historiador trata seu Estado e sua literatura. A memria do escritor forma seu estilo e informa sua escrita. O enfoque na literatura como misso foi adotado pela historiografia que se formava no Estado, o que justifica o tratamento dispensado por Rubens de Mendona:

Ns damos, em nosso trabalho, preferncia sempre para a pgina do escritor em que fala das nossas coisas. que Mato Grosso um Estado quase sem propaganda. Da o motivo por que transcrevemos sempre o que fala do nosso folclore, das nossas paisagens, da nossa histria, dos nossos costumes. (p. 138)

O nacionalismo crtico no incio da literatura brasileira constituiu fator de eficcia esttica e, para crtica, foi recurso ideolgico compreensvel em uma fase de construo e autodefinio (CANDIDO, 1981, p. 29).

A crtica literria nacional superou esse momento de afirmao em que foi necessrio pr prova a literatura enquanto expresso da cultura e alma nacional, mas no perodo vivenciado por Rubens de Mendona o compromisso literrio com o contexto social e mesmo com a geografia da regio foi necessrio como preservao da memria cultural. Pensar a formao da literatura mato-grossense com os mesmos critrios que explicam a formao da literatura nacional ajuda a explicar o sentimento de misso que marca desde os primeiros autores at os modernos. Segundo Candido, por esse sentimento de misso explica-se o rigor, a contenso emocional e, ao mesmo tempo, a acentuada vocao aplicada dos nossos escritores, por vezes verdadeiros delegados da realidade junto literatura e com pouco da gratuidade que d asas obra de arte. Assinala Candido: Alis, a coragem ou a espontaneidade do gratuito prova de amadurecimento, no indivduo e na civilizao; aos povos jovens e aos moos, parece traio e fraqueza (1981, p. 27). A historiografia de Rubens de Mendona vai nos mostrar que a histria de uma literatura recente, em formao, no poderia prescindir das caractersticas da regio e sua paisagem local. Na anlise da poesia romntica, torna-se mais evidente essa preocupao. O Romantismo foi o primeiro movimento literrio apresentado por Rubens de Mendona que dele extrair grande leva de poetas e prosadores. As associaes que vo anteceder Academia ainda estavam impregnadas pela alma romntica, em um ambiente favorecido pela cidade, conforme assinala Rubens de Mendona : O ambiente propcio de Cuiab, da poca, talvez o oferecesse em seu meio, mais ou menos semelhana de So Paulo, por volta de 1830. Sem a clssica garoa da paulicia e sem sua tradicional faculdade de Direito, por onde passaram os grandes vultos do pas ( ...). Cuiab, na sua penumbra tambm oferecia um aspecto romntico, era campo propcio para as bomias discretas de jovens talentosos. (2005, p. 117)

Esse ambiente romntico somente iria sofrer alteraes com a chegada do Parnasianismo. Segundo o historiador, o perodo que vai de 1932 a 1937 representa para Mato Grosso um sculo de evoluo literria. Nesse perodo o Centro das Letras Matogrossenses passa a ser a atual Academia Mato-grossense de Letras, coincidindo com o incio tardio do Parnasianismo no Mato Grosso. Ciente do atraso literrio vivenciado pelos escritores, o historiador afirma que at 1932, os nossos poetas rimavam vilancetes. O primeiro nome de evidncia, aps o Romantismo, o de Otvio Cunha Cavalcanti, parnasiano, autor de jias da poesia nacional, conforme nos informa Rubens de Mendona. H muito da esttica romntica em boa parte dos poetas parnasianos citados que acabam por ressuscitar imagens famosas dos mares bravios dos poetas romnticos. Mesmo nos versos parnasianos, h a preocupao ou devoo paisagem. O regionalismo define o potico para o poeta e para o crtico. As Buclicas cuiabanas de Arnaldo Serra exemplifica esse tipo de preocupao.

Parnasiano famoso, mais do que os demais citados foi Dom Francisco de Aquino Correa. Rubens de Mendona ressalta sua descendncia ou tradio literria enquanto homem da Igreja e das Letras; por outro lado reconhece que a situao clerical limitou sua arte de fazer versos poesia pica e religiosa. Destaca ainda o orgulho do poeta cuiabano que em viagem Sua escreveu um poema referindo-se terra natal. Imagens romnticas da paisagem idealizada so ressuscitadas: Vejo tudo isto, e sonho a minha terra To virginal, ao sol, que a beija e doura,

Ulisses Cuiabano, por sua vez, primeiro poeta mato-grossense a escrever o Haikai, dedicou-se tambm ao estudo do folclore, deixando vrios ensaios; pertenceu Academia Mato-grossense de Letras. O poema transcrito, Garimpeiro das rimas, faz aluso direta poesia de Rubens de Mendona em Garimpeiro do meu sonho e obra Cascalho da iluso. O poema de Ulisses Cuiabano nos remete a uma profisso de f, ao gosto de Bilac. Garimpeiro viril rebusca, em dura lida, Esmeralda e rubim, topzio e gemas caras.

Jos de Mesquita tambm classificado como parnasiano, mas somos informados pelo historiador que o poeta evoluiu para versos modernos, como por exemplo em Ritmos novos. Rubens de Mendona descreve a formao de Jos de Mesquita e sua importncia para o cenrio mato-grossense, enquanto poeta, historiador, romancista e jornalista, fundador da Academia e participante ativo de todos os movimentos culturais do Estado. Sobre o Simbolismo mato-grossense, o historiador no apresenta um nmero representativo de poetas, como foi possvel no Romantismo. O Simbolismo no Estado, assim como no restante do pas, no teve a repercusso e aceitao que espervamos. Os simbolistas citados pelo historiador foram: Pedro Medeiros, Franklin Cassiano da Silva, Oscarino Ramos e Lenidas Antero de Matos. Do Simbolismo o historiador passa para o Pr-modernismo, iniciando com a figura do poeta Carlos Vandoni de Barros. Notamos com ele, a presena de uma linguagem mais regionalista e indianista, tal como em fervilha o cururu no rancho de acuri ou no verso viola de ximbuva e tripas de bugio. Trata-se de um modernista que nos remete ao Modernismo da redescoberta do Brasil. Um dos poetas mais importante dessa fase, para Rubens de Mendona, foi Cavalcanti Proena. com intimidade que o historiador se refere ao poeta, como Maneco Proena. Dos modernistas destaca ainda a figura de Hlio Serejo e de Lobivar Matos. O primeiro foi considerado como o poeta do serto, cantor dos Sertes do Oeste. J o segundo o poeta da gerao da Primeira Guerra Mundial, poeta de inspirao revolucionria e com forte trao regionalista. Rubens de Mendona comenta a diviso de diferentes geraes de escritores aps a Primeira Guerra Mundial. A poesia de Lobivar Matos representa um salto qualitativo na literatura mato-grossense se considerada a potica tardia de seus romnticos, parnasianos e simbolistas. Seus versos nos fazem recordar Essa negra ful de Jorge de Lima, ao sabor do regionalismo modernista. Da revista modernista Pindorama, Rubens de Mendona destaca Henrique Rodrigues do Vale, poeta de versos breves, e Rubens de Castro, que dirigiu o jornal literrio Ganga com Joo Antonio Neto e Agenor Ferreira Leo.

Sobre si mesmo, na qualidade de poeta, o historiador Rubens de Mendona se autoafirma enquanto poeta moderno, participante ativo do grupo de Pindorama que ele

mesmo define como o grito de revolta contra o academismo. Segundo o historiador, a proposta se justifica diante do atraso literrio do Estado que: anos depois de Marineti haver lanado seu manifesto modernista e Graa Aranha tentar a reforma na Academia Brasileira de Letras, em Mato Grosso estvamos no perodo romntico (p. 171). Rubens de Mendona, juntamente com Gervsio Leite, pretendeu a modernizao das Letras mato-grossenses, expressando-se por meio do grupo modernista de Pindorama. De um lado, a rotina, a desmoralizao, a pasmaceira, a agonia. Na outra margem, os espritos sedentos de novidade, a vida, o movimento, a energia. Sempre duas geraes que se combatem, que se mutilam, que se destroem. Nunca num mesmo plano, o velho e o moo compareceram para discutir seus problemas. Sempre a intolerncia (p. 171). Malgrado a frustrao do grupo, articularam o Movimento Graa Aranha, cujo manifesto visava: acima de tudo, possibilitar as nossas realizaes artsticas o lugar que merece dentro da Terra brasileira. Levar Nao a nossa mensagem feita de crena nas coisas do esprito, de solidariedade e de compreenso. Queremos transmitir inteligncia mato-grossense esse dinamismo criador que sacode todo o Pas na hora decisiva em que vivemos( 172). Novamente, o grupo de Rubens de Mendona no obteve a repercusso e o fervilhar de discusses pelas quais esperava. A nica personalidade que respondeu ao manifesto foi o jornalista Arquimedes Pereira Lima que escreveu um artigo exigindo o fim das Academias e de Centros literrios. de forma crtica que Rubens de Mendona comenta seu trabalho e, apesar de citar todas suas publicaes, no transcreve nenhum poema, conforme ele mesmo afirma: no transcrevo nenhum trabalho de minha autoria. Apenas registro as obras que publiquei, para com isso provar que a minha gerao fez alguma coisa para o Estado. O poeta no alcanou o modernismo em poesia, tal como pregou em Pindorama. Mas o crtico acerta na modernidade apontada em Gervsio Leite, Manuel de Barros, Euricles Mota, Wlademir Dias Pino, Corsndio Monteiro, Silva Freire, entre outros. O poeta concretista Wlademir Dias Pino merece ateno especial do historiador que o considera o maior de todos os poetas concretistas de Mato Grosso, um dos chefes do movimento novo, o concretismo, na literatura brasileira. Da ala feminina, so poucas as poetisas destacadas pelo historiador. A poetisa cuiabana do Parnasianismo, D. Maria de

Arruda Muller, tida como a primeira da Academia Mato-grossense de Letras. Do Modernismo, a poetisa Vera Iolanda Randazzo exemplo de originalidade, com um estilo ameno e gracioso. Seus versos nos jogam para uma espcie de interrogao social, com aparente desinteresse. A poetisa Amlia Verlangire, segundo o crtico, no sendo sonetista, vai, entretanto, burilando a forma no ritmo compassado do verso livre, no qual determina ngulos suaves, numa saltante multiplicidade de facetas graciosas. Dela transcrito o poema Pensamento, cujas imagens evocadas aproximam-se dos versos de Ceclia Meireles, pela expresso lrica que perscruta um mundo dos sentidos.

A crtica e historiografia literria atual tem reconhecido o mrito do trabalho desenvolvido por Rubens de Mendona. Hilda Gomes Dutra Magalhes afirmou que no temos nenhum outro compndio que rena tantos nomes da literatura do Mato Grosso indiviso, o que o torna fonte de pesquisa indispensvel tanto para os pesquisadores e estudantes de Mato Grosso quanto para os de Mato Grosso do Sul (p. 205). A historiografia de Rubens de Mendona auxilia estudantes que pretendem iniciar-se na leitura da literatura mato-grossense, mas tambm propiciou a abertura a outras historiografias que vieram - como a de Lenine Pvoas, Hilda Dutra Magalhes e Carlos Gomes de Carvalho - ou ainda esto por vir, como frutos das pesquisas que tm sido desenvolvidas acerca da literatura mato-grossense. (Disponvel em: http://www2.unemat.br/literaturamt/livro-verd.htm, acessado em 19 de abril de 2012).

Notas sobre Histria da Cultura Mato-grossense (Lenine C. Pvoas) Olga Maria Castrillon-Mendes Os estudos revisionistas sobre a produo cultural de Mato Grosso tm mostrado o quanto vasta e variada a bibliografia e o alcance das perspectivas mobilizadas pelos intelectuais a partir da dcada de 1930. Rubens de Mendona, Lenine Pvoas, Hilda Magalhes, Carlos Gomes de Carvalho, so alguns dos estudiosos preocupados com a recuperao da produo histrico-cultural, cobrindo variedade de temas, que vai desde a produo dos cronistas do sculo XVIII e viajantes naturalistas, at as iniciativas contemporneas impulsionadas pelo surgimento das Universidades Federal e Estadual,

na segunda metade do sculo XX. Coincidindo com o processo de diviso do Estado e o surto desenvolvimentista, resultante dessa nova fisionomia, Mato Grosso reinventa-se. Em parte pela expanso dos negcios e dos programas governamentais, mas muito pela redescoberta do interior, cuja gnese pode ser atribuda descentralizao da UNEMAT, nos anos 90. Cumpre-se, assim, a viso vanguardista de Mendona e de Pvoas que, como antenas da raa poundianos, j sinalizavam para a necessidade do reconhecimento das diferenas na composio do conjunto identitrio da regio. Homens que pensaram frente e compuseram as mais slidas e eruditas observaes documentais sobre o assunto. Sabemos, no entanto, que as histrias so apenas uma parte do universo crtico desses autores, a ponto de, juntos, comporem o universo de representao do que se procura compreender sobre o sentido de Mato Grosso. Falemos de parte desse universo com uma obra singular: Histria da cultura matogrossense, de Lenine de Campos Pvoas (1921-2006), um filho das terras cuiabanas, que concluiu sua formao em cincias jurdicas, no Rio de Janeiro. Inscreveu-se na poltica, nas letras e na cultura do Estado, contribuindo, dentre outros escritos, com estudos da geografia e da histria de Mato Grosso. Possui uma vasta produo intelectual e um legado que continua a estirpe do pai, o lingista e professor Nilo Pvoas. Esteve ligado s necessidades dos jovens com relao ao conhecimento sobre a regio, por isso, escreveu obras resumidas, acessveis a estudantes, como Histria de Mato Grosso (1985), ao lado de outras de grande flego como os dois volumes da Histria Geral de Mato Grosso (1995). Eu diria, forando uma comparao, que no conjunto da sua obra, a Histria da Cultura mato-grossense (1982) constitui uma fonte primria. Uma espcie de laboratrio das experincias do escritor em meio aos documentos e com o sentimento de amor terra e o exerccio do olhar de sagaz observador. Na obra esto traadas as matrizes culturais do Estado. Desde as primeiras manifestaes de cronistas e de viajantes naturalistas, passando por instituies de ensino, de divulgao e de produo popular, at o advento do rdio, da televiso, da Universidade Federal e de rgos culturais subvencionados pelo Estado, num momento em que o poder pblico mantinha vivo interesse pelo patrimnio cultural e homens como Lenine Pvoas, administravam setores da cultura com a paixo telrica e o esprito da polis como conscincia que rege a comunidade humana. Inserido no princpio do mundo modificado pela ao humana e da educao como essncia da

comunidade, a Histria da Cultura, de Pvoas mostra o lugar privilegiado da tradio herdada. Traz, por isso, um panorama amplo no gesto organizador do escritor a partir de um rico depsito de documentos e de lembranas. Da gnese ao florescimento das artes contemporneas, construindo no s um referencial histrico, mas a sntese de tendncias universalistas e particularistas, de que fala Antonio Candido ([1957], 1997, p. 23), formadora da literatura brasileira, abarcando a dimenso da funo histrica e do aspecto orgnico do processo criativo. O texto conduz, tambm, ruptura de esteretipos. Decididamente, Mato Grosso no foi (e muito menos hoje) uma regio ignorante e isolada dos grandes centros culturais. Pelo contrrio, muito antes da criao da Capitania, mesmo em precrias condies, o teatro germinava na Colnia. Os relatos de viagem informam sobre uma vida cultural intensa, formando um quadro que, se por um lado demonstra a formao Ilustrada dos administradores, por outro registra o domnio de ideais civilizatrios. Nessa linhagem de influncias, Mato Grosso esteve vinculado, no sculo XIX, s manifestaes da Corte carioca, desenvolvendo intensa atividade, mesmo que reconstruindo sentidos de fora. No entanto, algumas fendas j comeavam a se abrir para por elas vazar iniciativas pioneiras que, hoje, fazem parte de uma histria prpria. A exemplo, o Grmio Feminino Jlia Lopes, dentre outras iniciativas do gnero que contriburam com a difuso de novos pensamentos, e de vrias Revistas que marcaram a participao do Estado no processo de formao da lngua e da literatura nacionais. De todos os embries culturais do Estado, ficaram duas instituies que persistem at hoje: a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso, este ramificado no interior do Estado, desde 2002, mantendo acervos e pesquisas que permitem o dilogo com traos do passado, sem perder de vista as diferenas regionais. So germes que culminaram com a criao das universidades e que proliferaram em todos os cantos, tanto do velho como do novo Mato Grosso, para trazer aqui uma perspectiva do jornalista Onofre Ribeiro. Dois plos que se unem no entrelugar de novas origens. Nesse espao de representao, em que sempre esteve pouco privilegiada a histria cultural do interior do Estado, prolifera uma cultura latente que necessita de reviso, de cuidados e de incentivos. Mato Grosso adquire identidade prpria, pela produo do saber cientfico oriundo, principalmente, das academias, mas tambm do seu povo participante dos lugares vivos da memria coletiva, to bem selecionados por Pvoas. Desta forma, a Histria da Cultura mato-grossense vivifica a

tradio e abre-se para as infinitas possibilidades de releituras do arquivo. No s uma fonte historiogrfica, mas um convite abrangncia do olhar para alm do estrangeiro, para se chegar sensao de estar de todo mergulhado em diferentes esferas da validade histrica do sentido das concepes, revendo-as em novas perspectivas.

You might also like