You are on page 1of 3

Este video mostra que a idia de cultura se revela como um instrumento adequado para acabar com as explicaes naturalizastes

do comportamento humano. A natureza, no homem, inteiramente interpretada pela cultura. As diferenas que poderiam parecer mais ligadas a propriedades biolgicas particulares como, por exemplo, a diferena de sexo, no podem ser observadas em estado bruto (natural), pois, o modo de ser varia de uma sociedade para outra. Nada puramente natural no homem, mesmo as funes humanas que correspondem a necessidades fisiolgicas, como a fome, o sono, o desejo sexual. Etc. So formados pela cultura. As sociedades no do exatamente as mesmas respostas a estas necessidades. (Cuche. 1999, pg.9-11) Portanto o modo de ser de cada povo, diz respeito s vivncias concretas dos sujeitos, variabilidade de formas de conceber o mundo, as particularidades e semelhanas construdas pelos seres humanos ao longo do processo histrico e social, onde homens e mulheres, por meio da cultura, estipulam regras, convencionam valores e significados que possibilitam a comunicao dos indivduos e dos grupos. Por conseguinte a cultura um conjunto de idias, comportamentos, smbolos e prticas sociais artificiais (Isto , no naturais ou biolgicos) apreendidos de gerao em gerao por meio da vida em sociedade, significando a herana social e total da humanidade, como termo especifico, determinado a variante da herana social. Assim cultura como um todo, compe - se de grande nmero de culturas, cada uma das quais caracterstica de um certo grupo de indivduos .
1

Acreditando que o homem um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua anlise, portanto no como sua cincia experimental em busca de leis, mas como uma cincia interpretativa a procura do significado. (GEERTZ, 1989, pg.15) A definio tradicional do sistema de educao como o conjunto dos mecanismos institucionais ou habituais pelos quais se encontra assegurada, segundo a expresso Durkheim, a conservao de uma cultura hedada do passado ou seja, a transmisso entre geraes da informao acumulada, permite teorias clssicas e conservadoras dissociar a funo de reproduo cultural que cabe a qualquer sistema de ensino, de sua funo de reproduo social, quando estas so indissociveis. Transpondo-se para o caso das sociedades divididas em classes a representao da cultura em geral aceita pelos etnlogos, contemporneos , baseiam-se no postulado tcito de que a diferente ao pedaggica que operam em uma formao scia, vale dizer, tanto quelas que s famlias das diferentes classes sociais exercem como a que a escola exerce, colaboram harmoniosamente na transmisso de um patrimnio cultural concebido como uma propriedade indivisado conjunto da sociedade. Em suma, o livre jogo das leis da transmisso cultural entre as classes sociais, isto , a estrutura de distribuio dos instrumentos de apropriao dos bens simblicos que uma formao social seleciona como dignos de serem desejados e possudos. Constituindo uma realidade que se precipita sobre os indivduos, atravs de uma reproduo cultural e social que consiste na transmisso de normas e valores que esto institudas na sociedade, na repetio,

na manuteno da estrutura social. (BOURDIEU, 1974,pg.296,297) Portanto entendo que qualquer objeto que o homem possa perceber ou criar parte de um todo. Em cada ao empreendida, o ser humano se defronta, inevitavelmente, com problemas interligados. Por isso, para encaminhar uma soluo para os problemas, o ser humano precisa ter uma certa viso de conjunto, a partir da viso do todo que a gente pode avaliar a dimenso de cada elemento do quadro, seja poltico, ideolgico, jurdico, poltica, representada pelo Estado e pelo direito, estrutura ideolgica, referente as formas de conscincia social, tais como a religio, a educao, a filosofia, a cincia, a arte, as leis, etc.
2

Portanto o senso comum, muitas vezes caracteriza a falta de interesse de uma determinada classe social em relao leitura como algo natural, aparecendo como algo inato, naturalizando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e deixando de lado que o interesse pela leitura algo que construdo, moldado, criado pelo habitus (que um sistema de disposies, modos de perceber, de sentir, de fazer, de pensar, que nos leva agir de determinada forma em uma circunstncia dada, e que so adquiridas pela interiorizao das estruturas sociais), o produto da experincia biogrfica individual, da experincia histrica coletiva e da interao entre essas experincias. A relevncia deste video baseia-se na preocupao de desconstruir a idia da leitura como algo inato, divino ou natural, portanto o ponto central desse estudo mostrar que esse processo, na verdade algo que formado socialmente, e que pode ser trabalhado, repetido, codificado, at ser interiorizado de forma que se possa virar um habitus. Que uma forma de disposio determinada prtica de grupo ou classe, ou seja, a interiorizao de estruturas objetivas. E que gera estratgias, respostas ou proposies objetivas ou subjetivas para a resoluo de problemas de reproduo social, e que funciona como esquemas mentais e comportamentais, inconscientes da ao, da percepo e da reflexo, produto do aprendizado que se torna inconsciente e que se traduz, a seguir, em habilidade aparentemente natural, em capacidade livre de atuar no meio social. Portanto, este video tem como finalidade principal, mostrar a importncia de desmistificar a leitura como algo natural ao ser, e assim vai mostrar que os cdigos e o gosto pela leitura, algo que moldado, construdo aos poucos a partir das referncias que o sujeito vai ter no seu processo de socializao e quais as prioridades que iram ser colocadas para ele na sua formao de acordo com o grupo no qual o indivduo pertence, pois este vai ser a imagem, e a semelhana do meio social no qual ele for socializado.assim, nesse processo no qual o ser formado pela sociedade, sendo capacitado com valores morais, religiosos e educacionais, determinados tipos de conhecimentos vam sendo interiorizado como verdade e compreendido como importante, e ampliando assim o seu capital simblico .
3

Portanto este video VIDA MARIA tem como eixo, desconstruir o pensamento de que o conhecimento algo natural e divino, pois este modo de ver uma maneira que est norteado pelo senso comum, por pr-noes e preconceitos. 1 Culturas so sistemas (de padres de comportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades
humanas aos seus embasamentos biolgicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modos de organizao econmica, padres de estabelecimento, de agrupamento social e organizao poltica, crenas e praticas religiosa, e assim por diante. (Laraia. 1996, pg.60)

2... preciso indagar em que medida as partes constitutivas de uma sociedade estratificada, classes ou grupos de status,
formam uma estrutura, isto , atendo-nos a uma definio mnima, se e em que medida tais partes mantm entre si outras relaes alm da mera justaposio e, por conseguinte, manifestam propriedades que resultam de sua dependncia relativamente totalidade. (BOURDIEU, 2009, p. 3 grifos do autor)

3Para Bourdieu, "capital simblico qualquer tipo de capital (econmico, cultura, escolar ou social) percebido de acordo com
as categorias de percepo, os princpios de viso e diviso, os sistemas de classificao, os esquemas classificatrios, os esquemas cognitivos, que so, em parte, produtos das incorporao das estruturas objetivas do campo considerado, o capital simblico um capital com base cognitiva, apoiado sobre o conhecimento e o reconhecimento" (BOURDIEU,1997PG, 150).

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo, Perspectiva, 1974. BIURDIEU, Pierre, A Distino. So Paulo, Zouk, 2008. Bourdieu, Pierre. O poder simblico. RJ 3ed. Bertrand Brasil, 2000. BERGER,Peter L. LUCKMAN,Thomas. A construo social da realidade. Petrpolis, Vozes, 1985. CUCHE, Denis. A noo de cultura nas cincias sociais. 1 ed. So Paulo, Editora da Universidade do Sagrado corao, 1996 DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Martin Claret, 2007. Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. So Paulo, 47 ed. Paz e Terra, 2007. Geertz, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Lt,c 1989. LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

You might also like