You are on page 1of 2

Cadastre-se

Fale Conosco

Home

1. O sacrifcio eucarstico e a comunho O sacrifcio eucarstico ou Santa Missa memorial sacrifical que perpetua o sacrifcio da cruz oferecido ao Pai, e banquete sagrado de comunho no Corpo e Sangue do Senhor; a celebrao eucarstica est tambm orientada unio ntima dos fiis com Cristo por meio da comunho. Comungar receber a Cristo mesmo que se oferece por ns. Cristo, pois, se oferece ao Pai e se d aos homens. 2. Jesus Cristo instituiu a Eucaristia como alimento para as nossas almas Jesus prometeu aos Apstolos em Cafarnam que daria para comer sua carne para a vida do mundo e para se obter a vida eterna: "Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no ltimo dia. Pois minha carne verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida: o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Joo 6,54-56). Na ltima Ceia cumpriu-se a promessa e o Senhor instituiu a Eucaristia: "Tomai e comei; isto o meu Corpo" (Mateus 26,26). a afirmao clara de que o Corpo do Senhor est na realmente na Eucaristia e ele nos dado como alimento. 3. Os frutos da comunho A comunho sustenta a vida espiritual de modo parecido a como o alimento material mantm a vida do corpo. Concretamente, podemos assinalar estes frutos da comunho sacramental: Acrescenta a unio com Cristo, realmente presente no sacramento. Aumenta a graa e as virtudes em quem comunga dignamente. Nos afasta do pecado: purifica dos pecados veniais, das faltas e negligncias, porque acende a caridade. Fortalece a unidade da Igreja, Corpo Mstico de Cristo. Cristo, na Eucaristia, nos d o penhor da glria futura.

4. Disposies para comungar bem As disposies exigidas para receber dignamente a Cristo, na comunho so: a) Estar na graa de Deus, quer dizer, limpos do pecado mortal. Ningum pode aproximar-se para comungar, por muito arrependido que parea estar, se antes no tiver confessado os pecados mortais. O pecado venial no impede a comunho, mas lgico que tenhamos desejos de receber a Jesus com a alma muito limpa; por isso a Igreja aconselha a que se confesse com freqncia, ainda que no tenhamos pecados mortais. Se algum se aproximasse para comungar em pecado mortal, cometeria um sacrilgio. b) Guardar o jejum eucarstico, que supe no ter comido nem bebido desde uma hora antes de comungar; a gua e os medicamentos no quebram o jejum. Os ancios e enfermos - e aqueles que cuidam deles - podem comungar ainda que no tenha passado uma hora depois de ter tomado algo. c) Saber a quem se recebe. Posto que se recebe o mesmo Cristo neste sacramento, no podemos aproximar-nos para comungar desconsideradamente, ou por mera rotina, ou para que nos vejam. Temos de faze-lo para corresponder ao desejo de Jesus e para encontrar na comunho um remdio para a nossa fraqueza.

Jesus Cristo disse "Se no comeis a carne do Filho do Homem e no bebeis seu sangue, no tereis a vida em vs" (Joo 6,53

Fazer o firme propsito de receber sempre a Sagrada Comunho com as devidas disposies. Ao terminar a Santa Missa, permanecer uns momentos agradecendo a Jesus. Repetir muitas vezes durante o dia, a Comunho Espiritual.

By Maurcio S. Canavese

You might also like