You are on page 1of 30

EDrawbook Como ser feliz apesar do caos da mudança e da informação.

Autor Carlos Oleinik

Da Futura Ong Pescando com Alegria.

This DrawEbook is

In Status: Builting
01.12.2007 10.12.07 Prefácio Inimigo Leitor "A"

Este livro está sendo elaborado e os colegas da Internet estão colaborando. Não é genial o conceito? Estamos fazendo um livro e participando desde a sua origem. O livro tem partes divertidas, tem partes chatas, está um pouco desorganizado, ou para quem conhece totalmente desorganizado, mas lhe asseguro que ao final esta idéia vai dar certo. Vc está lendo um livro que ao final pode virar outro?

Com absoluta certeza sim e Temos certeza que no final deste

livro vc ficará com tanta raiva que nunca mais vai ler um ebook nosso, ou podemos estar errado. Utilizamos aqui a técnica da teoria do absurdo, que cujo conceito comenta que se vc quer ter uma idéia genial, vc primeiro tem que apresentar várias propostas absurdas, na qual faz as pessoas se soltarem, para então a mente elaborar uma idéia organizada e consistente para a soluçao do problema . Esta é a chave deste edrawbook (livro desenho)

Despertamos ou o faremos a dormir de uma vez por todas a inteligência / genialidade que existe em você. A mente explode de novas idéias , quando exploramos idéias absurdas para se inspirar e depois direcionar num objetivo concreto e correto e ético , ou seja que agregue valor sustentável para a sociedade. Você poderá ficar confuso, pensando se nós estamos levando a sério o assunto. Realmente cada tema , vai ser tratado com carinho, mas o absurdo será amplamente estimulado. Afinal humor absurdo deve ser levado a sério.

Nosso objetivo é contribuir com as pessoas a serem gente que pensem por si mesmos. Sejam irreverentes , sejam ousadas , aventureiras com direção e objetivo. Afinal o que é a vida para voce? Para alguns a vida é um palco onde vc é o autor principal.

Para outros a vida é a busca de adrenalina. Para nós da ONG a vida é te irritar o suficiente inimigo leitor para você aprender a chocalhar sua cabeça, e ser feliz no caos chamado Vida. "A".

Este ebook está liberado para baixar , fazer download onde vc quiser. Pode publicar onde quiser para fins de distribuir conhecimento ou educativos ou treinamento. Não está liberado para fins comerciais, mas achamos muito difícel ter uma editora que vai querer comprometer o nome dela para imprimir este trabalho "A". Convido-o a continuar a escrever este edrawbook absurdo mas que vai sacudir o mundo de uma forma criativa e inteligente. Convido – o a participar do site www.via6.com e comunidade Vamos escrever um livro? e vamos terminar juntos esta série de livros do bem. Afinal vc tem potencial para isto também.

Thomas A. Edson disse que sucesso é 95% de ação e 5% de inspiração.

Gostaria de confirmar isto permitindo contribuir com ele comentando que o verdadeiro sucesso é você fazer o que vc tem paixão. Sucesso é estar apaixonado pela vida no momento chamado NOW.

Capitulo 1 (CO1) Use a sua criatividade e desperte seu Potencial criativo para inovar o seu dia a dia Quando jovem não sabia o que era criatividade, não sabia de sua importância. A vida vai nos ensinando , e vamos aprendendo conceitos que podem nos ajudar no dia a dia. Com curiosidade, vamos lendo algum artigo sobre o tema, perguntando, se questionando , enfim . Aprendendo. Utilizo a criatividade por exemplo na minha rotina de vida. Um dia sim / um dia não, vou cedo caminhar e caminho num local que tem árvores (contato com natureza).

Respiro, medito, penso a respeito do que fiz , penso em o que posso fazer no dia / semana que vai vir pela frente. Como está meus entes queridos. Meu filho , minha filha, minha mãe, namorada, meu cachorro. Quando vou fazer o exercício, faço flexão com as pontas dos dedos . Este simples exercício tem me fortalecido as mãos e tenho mais resistência de trabalhar Tenho mais saúde criando exercicios. Esta é uma forma simples onde aplico a criatividade para enfrentar o caos e ser feliz no dia a dia. Fazendo.

O fato é : Momentos com você mesmo é fundamental para exercitar o potencial criativo. Um outro ponto que utilizo para exercitar minha criatividade é pesquisar e estar antenado sobre o que temos de melhor.

Por exemplo, estou escrevendo este capítulo sobre criatividade. Vou no google e pesquisamos e o que consigo?

Consegumos um excelente artigo do professor Whitt N. Schultz, da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, que dá 20 dicas legais de como exercitar a criatividade. Bingo! http://www.bestreader.com/port/txcomosercriativo.htm Destaco alguma delas aqui: . Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idéias que você tem.

. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Que).

E voce amigo leitor como voce utiliza este conceito no seu dia a dia? O mundo hoje é fantasticamente maravilhoso. tem coisas positivas e negativas , mas como vc consegue superar o caos do transito, desemprego, da aposentadoria , da falta de idéia utilizando a criatividade? Ou como vc consegue se manter automotivado na vida?

Como voce consegue sair do seu padrão mental /atitudes ? Como vc consegue se autoanalisar e se autoquestionar e chegar com simplicidade a uma conclusão /solução? é isto aí. Algumas respostas vc pode encontrar aqui, OU COM VC MESMO, mas a questão é que não existe uma fórmula.

Existe a aplicação do conhecimento na prática.

achei outro link interessante sobre criatividade http://www.intelliwise.com/seminars/criativi.htm Destaco os seguintes pontos: . Temos que ser criativos para pensar sobre criatividade. . Propomos pensar sobre Criatividade a partir de outro enfoque: para ser mais criativo, temos que entender porque o cérebro humano é naturalmente criativo, porque as crianças são espontaneamente criativas.

. A necessidade de um lado (em conjunto com a habilidade perceptual) fornecem impulso positivo para o desenvolvimento de soluções criativas. Para ser criativo, devemos ter claro em nossa mente o objetivo (mesmo que vago e incerto) que queremos atingir.

. A crítica dos pais fornece reforço negativo (neste caso, apropriado), pois há a imposição de uma regra que "corta" o fluxo criativo de pensamento (essa regra, na verdade, só tem significado para os pais, para a criança não significa nada, pois ela não sabe do perigo de cair de apoios instáveis, só irá aprender quando cair uma vez).

Portanto não se critique tanto, seja tranquilo, relaxado. Poderemos ser altamente produtivos somente quando temos a mente zerada/ limpa. e aí neste ponto vc está preparado para produzir o que se faz necessário.

Abaixo mais um link a respeito do tema http://www.idph.net/artigos/nossacomunidade/assim_caminh a_a_criatividade.php Destacamos: De modo que podemos dizer que as regras ocultas da criatividade são PRATICAR, PRATICAR E PRATICAR.

Estamos acostumados a ouvir desde crianças a palavra

NÃO

, mas quando falamos para nós mesmos a

NÃO interior é imenso e destruidor
dimensão é muito maior: o .

A questão não é simples de responder. Vamos pensar que existem algumas condições para que a Criatividade aconteça:

É preciso que tenhamos vontade de ser pessoas criativas. Além disso, é preciso que o ambiente onde trabalhamos seja criativo.

Ainda é necessário que o processo de termos idéias seja criativo

E por último é preciso que desenvolvamos um produto criativo.

POSSO CONSTRUIR UMA ESTRUTURA QUE FAVOREÇA A CRIATIVIDADE
Buscar a pessoa criativa que existe dentro de cada um de nós. Praticando, errando e aprendendo, reaprendendo. Pessoas criativas são fluentes, tem muitas idéias. Tem flexibilidade e originalidade. Elaboram constantemente. São sensíveis.

Buscam a liberdade com vigor e luta; toleram a possibilidade de

ser isso, mas também aquilo. Aprendem a trabalhar em ambientes pouco ou sem nenhuma estruturação.

Dimensionar um ambiente criativo que permita constantes desafios. Liberdade e suporte a idéias. Um local onde exista confiança e abertura. Dinamismo e vivacidade para podermos praticar. Um lugar onde a diversão e o bom humor imperem (aliás, nunca vi criatividade com pessoas mal humoradas ou sérias).

Um local onde assumir riscos é aceitável e permitido. Onde tenhamos tempo para idéias, debates e conflitos. Escolher processos criativos que produzam uma grande quantidade de idéias, que permitam a suspensão de julgamentos, preconceitos e estereótipos, que propiciem a busca do novo, do extraordinário e do incomum e, que permita a construção em cima de idéias.

Criar um produto criativo para atender as necessidades do cliente. Encantá-lo com algo novo ou com uma adaptação É preciso conhecer o que realmente quer o seu cliente. (as vezes o seu cliente é você) Só assim teremos produtos criativos. Um link muito legal é o do biz revolution do Ricardo Magalhães http://bizrevolution.typepad.com/bizrevolution/2007/11/com o-ser-criati.html

O Ricardo Magalhães é genial. Voce sabia que ele disponibiliza assuntos de graça em powepoint para baixar? Isto é exercer criatividade no mundo dos negócios.

Ele tem que se forçar a inventar coisas novas.
Seu conceito é.

Veja alguns pontos de que ele coloca: Quanto mais ousada for a sua idéia, menos adeptos você terá. Não siga as tendências! Diário de Bordo. Você não precisa saber tudo, mas você precisa saber onde encontrar tudo. Você precisa ser criativo com tudo, não apenas na sua profissão. Permaneça atualizado sobre as tendências do seu mercado.

Então amigo leitor vejamos que tem várias formas de pensar a respeito de criatividade. O importante de tudo isto é que voce pratique e saiba que o Criar, ver o problema como oportunidade etc... o ajudará a resolver os problemas do dia a dia. A criatividade pode ser treinada? Sim, voce pode fazer alguns exercícios. Aliás voce pode ser criativo e criar seus próprios exercícios. Comento algumas possibilidades: 1) Tenho como meta quando completar 50 anos fazer minha festa de 15 anos de idade. Maluco? Voce sorriu? é isto. o objetivo foi atingido. Quando vc sorrir , voce libera seu potencial criativo. Vc se energiza. E sabe o que é mais legal nisto. é que eu vou fazer mesmo a minha festa de 15 anos. Rs rs rs e vc será meu convidado.

2) Quando vc não estiver com sono e se mexendo pra lá e pra cá, levante e vá escrever, alongue-se, ouça uma música relaxante. Tome um banho, coma uma fruta, e pare de reclamar internamente. Considere-se que vc está superenergizado para produzir, e ouça a voz do seu coração e produza.

3) Caminhe prestando atençao na natureza, na sua respiração. Quando vc ver uma árvore, toque na árvore, e perceba a energia da natureza, o ar. Dê um grito de Tarzan ou Jane. Medite debaixo da árvore Eu faço isto direto. é uma forma de vc soltar a criança interior que vc tem. Soltando a criança interior vc fica mais feliz e libera o seu potencial criativo.

4) Faça uma viagem de volta ao mundo através da leitura. Compre um livro de viagem e construa o seu filme virtual. Se vc não tem dinheiro, filme um monte de fotos no vídeo maker de paisagens que vc gostaria de ir , coloque umas fotos suas, e faça sua viagem pelo mundo, comentando como se fosse sua viagem real. Eu fiz isto com alguns países, e não é que Deu certo? Já fui para Viena, EUA e Frankfurt mp ,no mundo real.

A lei da atração pode funcionar, qdo a mente acredita que vc fez 1 vez. Se dê a chance de simular sua viagem para outros países. Maluco? não, não é. É normal os austronautas fazerem suas simulações de vôos. É normal os pilotos fazerem seus treinamentos através de simulações, mas achamos ANORMAL, quando criamos este exercício nas nossas vidas, pois a Sociedade está moldade em valores padronizados, e tudo que sai da linha da curva, é criticado.

Nas empresas o humor tem que ser direcionado. Se vc não tem intimidade e vai fazer humor, vc tem um sério risco de ser mal interpretado. Portanto o humor criativo dentro da empresa tem que ser praticado com inteligencia. Evite desmoralizar as pessoas com brincadeiras de valor moral ou dá entender que diminui a pessoa. Pratique humor a respeito de futebol, a respeito de algo que aconteceu com vc e vc percebe que serve de lição/ instrução para os outros.

Ufa .. Break com um novo link http://pitboorei.vilabol.uol.com.br/vencervida/comosercriativo .html http://www.cca.ufscar.br/docentes/vico/COMO....pdf Outro ponto evite humor que o deprecie em ambiente empresarial. O humor tem que fazer as pessoas descontrairem mas de uma forma agregadora, que se mantenha um nível de concentração no ambiente de trabalho. Se vc praticar um humor que desfoca todo mundo do seu departamento, com certeza, vc não será bem visto. Você

pode ser analisado como um palhaço e ser convidado para trabalhar num circo.

E assim se faz o conhecimento da criatividade e com isto conseguirmos passar pelo caos de dificuldade que todos nós vivemos . Finalizo esta primeira parte do capítulo com mais dicas. Pense em hoje em viver como um adolescente. Vá em uma lan house e conviva com pessoas jovens. Experimente falar Oi Mano, como é que está as coisas? Cumprimente-os dando murro que nem, eles. Experimente falar Tá me tirando Velho?

é isto ai o processo de ser criativo está em todo lugar com qualquer pessoa, com qualquer contato consigo mesmo. Quando vc estiver rindo bastante é o melhor momento de vc criar alternativa. Vc despertou seu potencial criativo. E aí vc está pronto para trabalhar naquela tarefa dificel.

A nossa mente , em 50 % do tempo ela se não policiada ela pode ficar em estado de Estupidez ou seja, sem direção, sem

foco, sem pensamento que agregue valor a si / sociedade. Portanto, policie , escreva, tenha atitudes criativas que diminua este percentual de imbecilidade que existe em qualquer ser humano. Creio que talvez vc esteja sorrindo, mas é.. Todos nós somos imbecis. Um em menor grau outro em maior. Temos que ficar atentos. Quando é que vc é imbecil? Vou lhe dar uns exemplos:

Eu escrevi na parte de cima que iria finalizar a parte do livro, mas continuo escrevendo, porque, escrevi abaixo desta frase algo que eu mesmo dei risada e me renergizei. (existe este verbo? ) please help me. Ou despertei meu potencial criativo. Ou seja passei momentos de imbecilidade da teoria estar contrária a ação. Exemplo 2) Você tem um tempo enorme dentro do onibus ou trem e não usa este tempo para fazer uma leitura, e sua mente fica divagando em nada. Isto é um momento de imbecilidade. E se sua mente estiver divagando em problemas , girando sem chegar a nenhum lugar , aí temos o caos generalizado da imbecilidade.

Exemplo 3) é quando reclamamos de uma forma compulsiva e não paramos mais de reclamar. A reclamação faz parte da natureza humana, mas considero ser inteligente termos a reclamação criativa. Reclamo,

consolido a reclamação e me pergunto o que posso fazer como alternativa para resolver este problema? dou um tempo e espero a resposta vir.

Outro exemplo muito comum no mundo corporativo é vc responder email qdo vc fica chateado / nervoso. Quantos de nós já respondemos emails sobre pressão/ irritados. Resultado: o pior possível. É pura irracionalidade. Cuidado que vc pode jogar anos de estudo de Harvard na lata do lixo.

Tenha como premissa , em casos assim . Somente responder email depois de passar pelo menos 2 horas. ! Este tempo serve para vc respirar fundo e se acalmando mudar a perspectiva. Se vc responder o email no momento que receber e ficar nervoso pelo conteúdo do email, vc vai praticar um momento de imbecilidade total. Ter muita informação, fazer MBA, ir para Harvard e estudar lá não significa ser sábio. Significa que vc é interessado e esforça conta ponto, mas não é tudo. Ser sábio significa aplicar o conhecimento de tal forma que vc se sinta bem e que o mundo/ processo também se adeque de tal forma que flua, que corra, que nem a água que chega no oceano, ela vai se desviando da pedra até chegar ao seu objetivo (o mar). Isto sim é ser criativo e não deixar a parte imbecil da nossa mente nos dominar.

Imagine se a água não se desviasse da pedra e ela tivesse o poder de acumular em sentido vertical ou horizontal, pu voltar? Isto significaria contrariar a natureza e a água nunca chegaria ao oceano . Mas não é assim que funciona as coisas. O mundo flui. É abundante, portanto praticar a Criatividade somente depende de vc.

Criatividade é enxergar oportunidade onde todo mundo não vê nada ou na linguagem popular Em terra de cego quem tem um olho é rei. portanto , desperte seu potencial criativo, usando como brasintorming a técnica da teoria do absurdo.

Capitulo 2 : (co0) Se vira no tempo que vc não tem e vá em busca da atitude excelente Hoje em dia as missões, visões , programas de empresa pregam que contam com pessoas excelentes no seu quadro de colaboradores.Voce já parou para pensar o que significa ser um ser que tenha atitude excelente?

Hoje vejo muita propaganda com a nossa missão é pa pa pa pari pó pó.A nossa visão é chegarmos em 3 anos na lua. Mire as estrelas para em caso de errar voce chegará na lua. Temos que matar a concorrência.

Acho particularmente tudo isto válido , desde que seja acompanhado de exemplos e de vida, caso contrário vira tudo uma idiotice. E digo porquê. Vira uma missão e visão pessoas?.

vida, pois não tem sentido, prático no trabalho das

sem

Pensando nisto destaco da visão e missão o que é atitude de excelencia ou,

Atitude excelente é saber viver como um simples mortal, que tem dor de barriga, reclama, chinga, fala pra caramba , mas apesar de tudo isto ele consegue ser uma pessoa feliz, uma pessoa altamente produtiva. Ser uma pessoa focada, automotivada e que não dependa de nenhum fator externo para continuar realizando.

A pessoa com atitude excelente consegue se perceber onde está errando e se corrige logo.

Ser excelente é uma pessoa que sabe administrar sua emoção. Conheço pessoas que são excelentes técnicos em computação/ sistemas ou algum módulo de sistema, mas são uns verdadeiros imbecis em termos de se integrar com outras pessoas. Em termos de se ver só o seu mundo.

Particularmente não gosto de atitudes egoístas, pessoas com um orgulho terrível. Isto destrói qualquer equipe. Destrói o significado de ser excelente no processo.

A psicologia deve explicar isto muito bem, mas na prática, todos nós somos adultos, e o que tem no fundo é uma falta de humildade, e o ego é mais forte. E isto não precisa fazer nenhum curso profundo e nem ir a terapeuta nenhum. É questão da gente ter vergonha na cara e parar para se perguntar. Temos que deixar de ser egoísta e se auto questionar. Será que estou agindo direito para com os colegas com quem convivo?

Esta simples pergunta,Pode ajudar a pessoa se descobrir em qual erro ela está comentando. Sabemos hoje em dia que o capital nós temos em abundância (o que há é desigualdade social, poucos tem muito e muitos tem pouco ), o conhecimento virou commoditie e está em todo lugar. Basta ir no google e por os termos e em menos de 15 segundos temos um amplo material de consulta/ estudo. O que falta é conseguirmos produtividade em nosso mundo, e isto nós seres humanos iremos conseguir através de atitudes de excelência, de idéias ousadas, diferentes , idéias revolucionárias que possam marcar época. O diferencial está no ser humano.

O ser humano com atitude excelente, é a pessoa que consegue se perceber em pleno momento de felicidade e de produtividade e consegue manter este momento e não somente para si.

Ele consegue propagar esta filosofia para toda a sua família, todos os seus amigos e todos as pessoas com que ele convive, e principalmente ele mantém este sentimento de uma forma sistemática e contínua com ele mesmo.
O ser humano com atitude excelente é aquele que trata bem qualquer ser humano. Desde o mendigo até o mais ricaço Carlos Slim, o homem mais rico do mundo com 59 bilhões de dólares no momento.

O ser com atitude excelente lança um desafio, como posso ajudar o mendigo a se tornar o homem mais rico do mundo?.

O ser excelente se projeta na imaginação e transcende. Posso ser um bilionário ou o ser humano mais rico do mundo em 5 anos?

Não, você não pode. Ou seja o ser com atitude excelente ele vive no mundo real, mas o importante é que transcende em sua imaginação de futuro.

O ser com atitude excelente é educado, é controlado, sabe gerenciar a si e ao processo. Sabe tomar decisões inteligentes ou a que acrescente mais na vida/ processo. É difícel tudo isto que comentamos? Não só é dificel mas como é extremamente super dificel. Sabe porque? Porque somos limitados. Porque somos feito de carne e osso, e não utilizamos a nossa capacidade imaginária, transcendente, espiritual, cerebral do nosso ser.

Somos emocionalmente infantis. Sofremos antes da hora, fofocamos se não com os outros, fofocamos conosco mesmo. Somos extremamente estúpidos em vários momentos do dia e sabe qual é o grande problema? Acreditamos piamente que temos razão e que somos os donos da verdade. Não saímos de nosso pequeno mundo infantil.

Todos sem exceção , salvo alguns que estão num processo mais acurado de evolução, mas mesmo assim existem momento de queda. Uma dica, Vc já se pegou desmotivado? Chateado? Se sim , este é um estado de mundo infantil. Acreditamos que temos razão e om orgulho não arredamos o pé. Queremos ser até admirados por tal feito. É claro que existem várias exceções no dia a dia. O que comento aqui não é o ser humano em si mas atitude humana em questão. Confuso? Político? Demagogo? Ou um momento infantil "A".

Vivemos em constantes paradigmas que vem a todo

momento em forma de pensamento e limites. Constantemente dentro da caixa de nossos valores, de nosso habitat, pelo qual sentimos confortáveis. E por este motivo conseguir a atitude excelência é super dificel de conquistar mas vale a pena. Além do limitante de nossa caixa imaginária, ainda somos atacados no dia a dia por uma série de coisas, que nos ajudam a confirmar que estamos erradamente certos , em nossa opinião, ou na opinão

dos valores atuais da sociedade industrial. . No livro 8. hábito é claro este conceito. A sociedade ainda está alicerçada sobre atitudes oriunda de valores de Coisas / objetos . O fator humano está começando a ser valorizado.

É o transito que nos leva a focar a nossa mente em coisas

ruins , e nos leva a reclamar. Já notou que estamos na maioria do tempo dando atenção no que é ruim? é o governo, é a noticia, e gostamos até de divulgar, de

promover o negativo . Vivemos numa paranóia sem saber o porque? A Essência? Corrremos e não sabemos porque? Um cuidado a se tomar é: enquanto vc está focado nesta coisas, vc não foca naquilo que é realmente fundamental para sua vida. Olhamos milhares de artigos/ assuntos , lemos e não se sentimos satisfeitos.

A velocidade acaba com tudo . Deixa nós superficiais. Portante atitude excelente é ir devagar naquilo que é muito importante para você. Pausa para o café . Vejam um exemplo de atitude excelente neste filme http://br.youtube.com/watch?v=Ol96StsuT78&feature=PlayLi st&p=3465F67131C23ECD&index=4 Gostaram! Isto é uma atitude excelente. Porque temos a bendita má mania de focarmos no que não funciona? Não é plágio do Segredo. Desculpe se passo algum

Não deveria ser segredo para ninguém.
sentimento neste sentido, mas isto é o óbvio. Atitudes excelentes são fundamentais para vc viver bem.

Atitudes excelentes representa em tudo que vc fizer , se comprometa a fazer da melhor maneira possível.

E após concluido o seu trabalho/ atividade de casa escolar de lazer etc... não se desmotive comparando a sua obra com o mestre. Mestre , leva-se anos para chegar a este status. O aluno de atitudes excelentes, ficam felizes com o melhor que

fizeram. Você tem que botar o teu coração no que está fazendo para ter uma atitude excelente?

Não

, decididamente não, pois o coração tem que ser

preservado e vc tem que cuidar bem dele.

Pessoas de atitude excelente põe a alma

,a

mente imaginária vivem a vida.

. Transcendem o universo .

Portanto é isto, procure ter atitudes excelentes, entusiastas, que assim voçê será um diferencial na sua vida e na vida das pessoas que estão em seu convívio.

Capitulo 3) Produtividade

sem stress é possivel?

Capítulo 4) Cuide da saúde urgente? Capítulo 5) E a sua paz espiritual como está? Capítulo 6) busque o autoconhecimento.