You are on page 1of 4

Introdução

Actualmente vivemos em uma sociedade na qual o foco principal é a informação. A sociedade de uma forma geral necessita da capacidade de obter e compartilhar qualquer informação, instantaneamente, de qualquer lugar e da maneira mais adequada. Para obter isso, é necessária a integração de diversas tecnologias, como computação, incluindo a Internet, telecomunicações, captura e difusão de informações. Toda essa integração de tecnologias diferentes pode ser chamada de convergência tecnológica. Apresenta-se neste trabalho a definição de convergência tecnológica e aplicações convergentes sob o ponto de vista de sistemas de informação, a diferença entre aplicações interoperáveis e aplicações convergentes, os níveis, exemplos e tendências da convergência tecnológica.

A convergência tecnológica é o uso de apenas uma única estrutura de tecnologia para prestar serviços. página 365. . com garantia de qualidade e custos baixos. Conteúdo: informações. de qualquer lugar.Convergência tecnológica definição Actualmente vivemos em uma sociedade na qual o foco principal é a informação. servidores. V. & SOARES. captura e difusão de informações. que antes requeriam canais de comunicação. equipamentos. serviços ou produtos aos quais os usuários podem ter acesso local ou remoto. por meio de dispositivos (canais de comunicação) adequados. redes. a internet e rede de acesso.Modelo da sociedade da informação1 Onde: Usuários: pessoas ou empresas que necessitam e têm acesso a conteúdo. A. Redes convergentes. C. Figura 1. L. Tecnologia: meios técnicos (terminais. em qualquer momento. Alta Books. A convergência tecnológica tem como principal objectivo permitir que o utilizador ceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única. ou pode se definir a convergência tecnológica como sendo a integração de tecnologias (considerando-se tecnologias como computação. aplicações. instantaneamente. softwares) que permitem que os usuários tenham acesso ao conteúdo. telecomunicações. A sociedade de uma forma geral necessita da capacidade de obter e compartilhar qualquer informação. 2002. até mesmo móveis). A figura 1 foi tirada do livro de FREIRE.

na década de 90 a convergência desses dois sectores concretizou-se. No passado. com a convergência entre a computação e as telecomunicações. STEEN. a falta de recursos tecnológicos.Histórico e tendências da convergência tecnológica A convergência tecnológica já há algum tempo é o objectivo principal de várias empresas. Década de 80 concretização da convergência entre a computação e telecomunicações. utilizado nas centrais de atendimento. meios de comunicação e tecnologias de informação começou a manifestar-se de forma parcial no final da década de 70. A convergência entre os sectores de telecomunicações. . M. telecomunicações. etc. Prentice Hall. início da convergência entre a computação e as telecomunicações. principalmente na área da computação e telecomunicações limitava essa convergência. etc. 5. Consolidação da convergência entre a computação e telecomunicações. A. Na década de 80 essa convergência firmou-se. 4. e uma das grandes tendências da convergência tecnológica é a computação previsiva. página 139 . Distributed Systems Principles and Paradigms. porém. Convergência tecnológica com utilização da computação. 2. S. a integração entre o telefone e a computação por Computer Tele-phony Integration (CTI). e começaram a ser apresentados telefones celulares que suportam protocolo Wireless Application Pro-tocol (WAP) para conexão na Internet. A convergência tecnológica ainda é um conceito novo. e em constante crescimento. Computação Pervasiva (ublíqua). A figura 2 apresenta o histórico e a tendência da convergência tecnológica ao longo dos anos. Figura 2. Década de 70. 2002. A figura 2 foi tirada do livro de TANEBAUM. 3.Histórico e tendência da convergência tecnológica ao longo dos anos 2 1.