You are on page 1of 5

Duas empresas no mesmo endereço?

Enviar arquivo

Autor Nilcea Alves dos Santos
Usuário Novo 16 mensagens enviadas Usuário desde: 12 de dezembro de 2009 Sócio(a) Proprietário DUQUE DE CAXIAS - RJ

Mensagem
Postada Sexta-Feira, 5 de fevereiro de 2010 às 20:27:25

É considerado ilegal, ou até mesmo criminoso, registrar nos orgãos estaduais e federais, duas empresas no mesmo endereço?

Tópico Movido para esta sala por Wilson Fernando De A. Fortunato em 06/02/2010 08:47:18

Enviar MP Adicionar amigo Denunciar abuso

Luiz José
Moderador 3576 mensagens enviadas Usuário desde: 10 de outubro de 2006 Contador(a) NITEROI - RJ

Postada Sábado, 6 de fevereiro de 2010 às 20:39:21

Boa noite Nilcea. Não tem nenhum problema, desde que ambas provem quando solicitado, que o espaço fisico ocupado esteja amparado por algum tipo de contrato. Veja bem, não estou afirmando que duas ou mais empresas podem funcionar num mesmo espaço fisico e sim, que podem perfeitamente funcionar num mesmo endereço.
AVISO AOS NAVEGANTES: Por favor, Evite postar em tópicos ja existente, pois corre o risco de não obter resposta. É preferível criar um novo tópico, dessa forma será rapidamente visualizado e consequentemente, terá uma resposta mais rápida. Denunciar abuso

Enviar MP Adicionar amigo

Irene Loreto Inácio
Usuário Novo 18 mensagens enviadas Usuário desde: 19 de agosto de 2009 Contador(a) SAO JOSE DOS CAMPOS SP

Postada Domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 10:14:34

Olá Luiz! Vou dar início a um processo de encerramento de uma empresa e abertura de outra empresa, ambas da mesma atividade em um mesmo endereço, como trata-se de compra e venda, o atual proprietário quer dar continuidde a nova empresa sem fechar as portas da antiga. ´ Você sabe me dizer se é possível abrir primeiro a nova empresa no endereço que está funcionando a antiga? a receita e o estado aceitam abrir uma empresa om outra empresa ativa no local? Aguardo retorno.

Enviar MP Adicionar amigo

Obrigada.

andar. É preferível criar um novo tópico. elaborar contrato social adequado registrado no órgão próprio. produtos acabados e semi acabados) e de seus elementos de controle (livros.RJ Postada Domingo. terá uma resposta mais rápida. fundos. deve existir uma separação física determinada por sala. Denunciar abuso Luiz José Moderador 3576 mensagens enviadas Usuário desde: 10 de outubro de 2006 Contador(a) NITEROI . poderá haver problemas com relação a teoria da desconsideração da personalidade jurídica. conduto é prudente que não seja a mesma atividade . mesmo sendo sócios diferentes. Desse modo.Irene. de modo que cada um conserve sua individualidade mediante perfeita separação dos bens (ativo imobilizado. se possível entrada independente. Mensagem Editada por Luiz José em 07/02/2010 17:08:49 Denunciar abuso Irene Loreto Inácio Usuário Novo 18 mensagens enviadas Usuário desde: 19 de agosto de 2009 Contador(a) SAO JOSE DOS CAMPOS SP Postada Domingo. Enviar MP Adicionar amigo AVISO AOS NAVEGANTES: Por favor. 7 de fevereiro de 2010 às 11:12:52 Bom dia Irene. separação de mercadorias. 7 de fevereiro de 2010 às 19:36:34 Ok. talões de notas fiscais. não existe nenhum impedimento à nível federal. deve-se previamente providenciar contrato de sub locação. bens e documentos. chamo a atenção para fato da atividade ser amesma da firma anterior. documentos) etc. insumos. Ratificando o que disse acima. material de consumo. Evite postar em tópicos ja existente. não haverá dificuldades de provar a individualidade juridica dos estabelecimentos quando situados dentro de uma mesma área física por serem distintos e inconfundíveis. pois corre o risco de não obter resposta. Enviar MP Adicionar amigo . estadual e municipal para o funcionamento de dois estabelecimentos no mesmo endereço. No entanto. Luiz. dessa forma será rapidamente visualizado e consequentemente. Muito obrigada pela atenção! Irene. No seu caso em especial. não haverá nenhum problema. uma vez que haverá encerrameto das atividades de uma delas.

fui informado que realmente neste caso é devido o pagamento do "ICMS de Fundo de Estoque". Sobre o estoque. será que mesmo assim pode haver problemas? Grata. em MG há problemas sim. que ocorreram com clientes de outro contador amigo meu. onde houve a venda da empresa e os novos sócios decidiram por abrir uma nova empresa e encerrar a antiga (naquela época não havia a possibilidade de se transformar Empresário em Sociedade Empresária Limitada). em conversa com o Supervisor da Administração Fazendaria de MG em Paracatu. Fortunato Moderador 4645 mensagens enviadas Usuário desde: 23 de outubro de 2007 Técnico Contabilidade GUARDAMOR . postarei aqui. sendo cobrado o famoso "ICMS de Fundo de Estoque". Irene. Se eu conseguir encontrar a base legal. ***CCB Enviar MP Adicionar amigo Mensagem Editada por Wilson Fernando De A. Como não eram meus clientes. Ouvi falar de dois casos deste tipo. Visite o meu Twitter. vai ser emitida nota fiscal de venda da empresa antiga para a nova empresa. 8 de fevereiro de 2010 às 21:05:01 Wilson. Enviar MP Adicionar amigo Denunciar abuso . Fortunato em 07/02/2010 23:37:46 Denunciar abuso Irene Loreto Inácio Usuário Novo 18 mensagens enviadas Usuário desde: 19 de agosto de 2009 Contador(a) SAO JOSE DOS CAMPOS SP Postada Segunda-Feira. no caso específico da amiga Irene.Denunciar abuso Wilson Fernando De A.MG Postada Domingo. não cheguei a pesquisar a base legal para esta autuação mas. como a firma antiga ainda tinha estoque de produtos. Foi tributado direto. foi autuada pela fiscalização Estadual (MG). sem direito a nenhum abatimento (crédito de ICMS). 7 de fevereiro de 2010 às 23:35:15 Boa noite amigos! Apenas dando uma pequena contribuição para este assunto. Pois bem. 18% sobre o valor total do estoque da empesa antiga. Sempre pesquise antes de postar Não esqueça de ler as Regras do Fórum.

Wilson Fernando De A. Fui até a Administração Fazendária de Paracatu/MG para buscar uma solução para este caso e chegamos à seguinte conclusão: Imaginemos o seguinte caso: Um Empresário vende sua empresa e. gostaria de trabalhar na minha sala. 9 de fevereiro de 2010 às 09:44:16 Irene Loreto Inácio. ao invés de apenas dar continuidade na empresa. como autonomo (Tec-Contabilidade). referente ao endereço? Posso fazer o cadastro como autonomo. Posso dividir a fachada dela e colocar a minha tbm? Obrigado deste já Aldines Denunciar abuso Enviar MP Adicionar amigo Wilson Fernando De A. Pelo menos em MG é exatamente neste caso em que os fiscais cobram o ICMS Fundo de Estoque. como trata-se de compra e venda". 18 de março de 2010 às 14:58:41 Boa tarde amigos! Como eu disse em minha mensagem "Postada Domingo. Fortunato Moderador 4645 mensagens enviadas Usuário desde: 23 de outubro de 2007 Técnico Contabilidade GUARDAMOR . fazendo a alteração do contrato social (trocando os sócios). 7 de fevereiro de 2010 às 23:35:15". Como eu nunca tive um caso deste.MG Postada Terça-Feira. 17 de fevereiro de 2010 às 21:41:31 Oi Boa Noite Tenho uma situação de endereço. caso haja estoque de mercadorias da empresa antiga. Qual é precedimento perante a prefeitura. os fiscais do Estado de MG cobram o "ICMS de Fundo de Estoque". A loja dela fica na fente de casa e tem um corredor para chegar na sala. quando há um caso como o da nossa amiga Irene. os "novos empresários" desejam.MG Postada Quinta-Feira. minha esposa tem uma firma de "Comercio Varejista de Artigos e Acessorios". Sempre pesquise antes de postar Não esqueça de ler as Regras do Fórum. Fiquei dias pesquisando e não encontrei nada na legislação do ICMS/MG que trata deste "ICMS de Fundo de Estoque".PA Postada Quarta-Feira. onde há o "encerramento de uma empresa e abertura de outra empresa. fazer a constituição de uma nova Enviar MP Adicionar amigo . Fortunato Moderador 4645 mensagens enviadas Usuário desde: 23 de outubro de 2007 Técnico Contabilidade GUARDAMOR . ambas da mesma atividade em um mesmo endereço. no mesmo nr?. Visite o meu Twitter. não tive a base legal desta autuação e. prometi encontrar a base legal desta minha informação. ***CCB Enviar MP Adicionar amigo Denunciar abuso Aldinês Guedes Usuário Novo 9 mensagens enviadas Usuário desde: 27 de abril de 2009 Técnico Contabilidade ITAITUBA .

Desta forma.. em virtude de transformação. Pois bem. O inciso XV. se houver a saída físca das mercadorias. fusão. . Parte 1. Temos ainda que. 170 deste Regulamento e no art. será necessário fazer a baixa da empresa antiga e a constituição de uma nova empresa.) a operação. comercial ou de outra espécie. desde que não importe em saída física de mercadoria". cisão. esta operação terá o Diferimento do ICMS. vem a dúvida: Porque então teve casos em que os fiscais do Estado (MG) autuaram algumas empresas aplicando este tal de "ICMS sobre o Fundo de Estoque"?? A resposta é simples: Somente haverá a cobrança do "ICMS sobre o Fundo de Estoque" se não não tiver a emissão da NF da transferência das mercadorias da empresa antiga para a empresa nova. em transferência de estoque de um para outro contribuinte. de qualquer natureza. é aí que surge o problema: E o estoque existente na empresa antiga que será adquirido pela empresa nova? Existe alguma implicação fiscal? Tem que pagar o "ICMS sobre o Fundo de Estoque"? A conclusão que chegamos é que não existe na legislação do ICMS de MG a tributação do "ICMS sobre o Fundo de Estoque" caso haja a emissão da NF das mercadorias do Estoque da empresa antiga para a nova empresa. 18 do Anexo VIII".. observado o disposto no art. de que decorra a transferência da propriedade de estabelecimento industrial. conforme estabelecido no item 35.empresa. Diante do exposto.Saída física de mercadoria. Artigo 5° do RICMS/MG determina que "O imposto não incide sobre (. Anexo II do RICMS/MG/2002: "35 . incorporação ou aquisição de estabelecimento.