You are on page 1of 8

Obtém-se competitividade estratégica quando uma empresa consegue formular e implantar com sucesso uma estratégia de criação de valor

. Uma estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definidos para explorar competências essenciais e obter vantagens competitivas. Uma organização só pode ter certeza de que sua estratégia resultou em uma ou mais vantagens competitivas quando os esforços dos rivais para copiá-la pararam ou fracassaram. Vantagem competitiva  A capacitação de uma empresa de ter um desempenho melhor do que o de seus concorrentes

Vários fatores ambientais influenciam a natureza do cenário competitivo do século XXI. Os dois principais direcionadores são: surgimento de economias globalizadas; e mudanças tecnológicas, especificamente rápidas. Os stakeholders (aqueles que afetam ou são afetados pelo desempenho de uma empresa) aprendem muito sobre uma empresa analisando a sua visão e missão. Visão é o retrato do que a empresa pretende ser, e em termos amplos, do que pretende realizar. É uma declaração daquilo que é idealizado pela empresa e onde ela gostaria de estar no próximos anos. Missão especifica o(s) negócio(s) no(s) qual (is) a empresa pretende competir e os clientes aos quais pretende atender. Ela estabelece a razão de ser da empresa, bem como seu posicionamento estratégico. Classificação dos Stakeholders: Do Mercado de Capital:  Acionistas  Principais fornecedores de capitais ($) - bancos Do Mercado de Produtos:  Principais clientes; Fornecedores; Comunidades anfitriãs; Sindicatos Organizacionais:

as empresas podem se preparar para introduzir novos bens e serviços no momento adequado para tirar proveito das oportunidades das tendências identificadas O escaneamento e o monitoramento se preocupam com eventos e as tendências no ambiente geral em um determinado momento. Esse processo contínuo envolve quatro atividades: escaneamento. as empresas identificam os primeiros sinais de possíveis mudanças no ambiente geral e detectam mudanças que já estão em andamento. análise do ambiente externo. O ambiente geral é composto por dimensões na sociedade geral que influenciam todos os setores e as empresas que o compõem. Empregados  Gerentes  Não gerentes Líderes Estratégicos: São pessoas situadas em vários setores da empresa. previsão e avaliação. que utilizam o processo de administração estratégica para ajudar a empresa a atingir sua visão e missão Ambiente externo: Oportunidades. . competição na indústria e análise dos concorrentes. Monitoramento: observam-se mudanças ambientais para ver se está surgindo uma tendência importante entre as detectadas pelo escaneamento. Oportunidade é uma condição no ambiente geral que. ameaças. ajuda a obter competitividade estratégica Ameaça é a condição ambiental que pode impedir os esforços de uma empresa em obter competitividade estratégica Escaneamento: requer o estudo de todos segmentos do ambiente geral. A partir daí. monitoramento. Esse processo tem como objetivo identificar as oportunidades e ameaças para uma empresa. Monitorando as tendências. se explorada.

A intensidade da competição dentro do setor é consequência da conjunção de cinco forças que influenciam as várias estratégia ali realizadas. O segmento econômico. O segmento político/jurídico. O segmento global ANÁLISE DO AMBIENTE DA INDÚSTRIA (SETOR) Um setor (indústria) é um grupo de empresas que fabrica produtos/serviços que são substitutos próximos. b) O reconhecimento dos diferentes ambientes competitivos e das economias de escala que podem coexistir dentro de submercados em que os grupos estratégicos operam. O segmento tecnológico.Previsão: consiste na realização de projeções viáveis do que pode acontecer e com a rapidez necessária a partir das mudanças e tendências detectadas no escaneamento e monitoramento. c) O grau de turbulência dentro dos mercados. O segmento sociocultural. Avaliação: o objetivo é determinar o momento e a importância dos efeitos das mudanças e tendências ambientais na administração estratégica da empresa. o ambiente do setor geralmente tem um impacto mais direto sobre a competitividade estratégica e rentabilidade da empresa. Também é fundamental para certificar se a estratégia está correta. SEGMENTOS DO AMBIENTE GERAL São: O segmento demográfico. . Comparado com o ambiente geral. A análise setorial apresenta três componentes: a) O reconhecimento dos grupos estratégicos que podem permitir que uma empresa direcione os seus esforços contra concorrentes específicos e não genéricos.

SÃO AQUELAS QUE POUCOS CONCORRENTES TEM SÃO AQUELAS QUE OUTRAS EMPRESAS NÃO PODEM FACILMENTE CRIAR CAPACITAÇÕES RARAS  CAPACITAÇÕES CUSTOSAS DE IMITAR  . Recursos: Recursos tangíveis: São ativos que podem ser podem ser vistos e quantificáveis Recursos intangíveis: São o resultado de conhecimento acumulado e que podem proporcionar vantagem competitiva para a empresa: melhor integração entre suas muitas atividades de forma a poder responder mais rápido a demandas do mercado. alta taxa de produtos inovadores e de boa qualidade que ajudem a atrair clientes Capacitações: Se baseiam na elaboração. NÃO CONFUNDIR GRUPOS ESTRATÉGICOS COM SEGMENTOS DE MERCADO. CAPACITAÇÕES VALIOSAS  PERMITEM QUE A EMPRESA EXPLORE OPORTUNIDADES OU NEUTRALIZE AMEAÇAS NO AMBIENTE EXTERNO. O valor é medido pelas características de desempenho de um produto e pelos atributos pelos quais os clientes estão dispostos a pagar. A base da capacitação reside nas aptidões e no conhecimento exclusivo dos funcionários de uma empresa e muitas vezes na sua expertise funcional. transmissão e troca de informações e conhecimento por meio do capital humano da empresa. Competências essenciais: São capacitações que servem como fonte de vantagem competitiva para uma empresa sobre seus rivais As competências essenciais distinguem uma empresa em termos competitivos e refletem sua personalidade. CAPACITAÇÃO E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Visando aumentar o valor para os clientes. O AMBIENTE INTERNO: RECURSOS. maior comprometimento da força de trabalho de forma a proporcionar serviço aos clientes.GRUPOS ESTRATÉGICOS É um conjunto de empresas que enfatiza dimensões estratégicas semelhantes para utilizar uma estratégia similar.

.. Estoques: quantitativo. Especificações e padronização .MKT. Log.CAPACITAÇÕES INSUBSTITUÍVEIS  NÃO EXISTE EQUIVALENTE ESTRATÉGICO Análise Interna: Os 10 Ms : Aplicação dos 10 Ms do Autodiagnóstico Os 10 Ms Management Gestão Supervisão Liderança Alguns Atributos a serem verificados Administração geral do processo decisório Gestão de tecnologias e SI Gestão estratégica Gestão de processos (RH. Motivação Máquinas Equipamentos....Prod. manutenção.) Relacionamento com acionistas Mão-de-obra Recursos Humanos Capacitação... RS. Parcerias. redes... TI... qualitativo. cadeia de suprimentos e logística.. Marketing Vendas Portfólio de produtos e serviços Materiais Matérias-primas Suprimentos Máquinas.. garantias. sistemas de produção. satisfação dos clientes..T&D Motivação e Satisfação Remuneração Conhecimento do mercado e dos concorrentes Flexibilidade e negociação Lançamentos de produtos e campanhas Pós-venda.

. Money Finanças.... fluxos internos. reciclagem. acesso.... Comunicação para clientes. Circulação interna..metodologias para gestão de projetos e desenvolvimentos Padronização.. lucratividade. água. divulgação.. infra-estrutura Sinalização interna e externa.. fornecedores. . públicos. Métodos Processos... fluxo de caixa... orçamentos.. Qualidade Gestão de proteção ambiental Licenciamento ambiental Programas de economia de energia.. contabilidade. 5S da qualidade. Acompanhamento dos resultados. funcionabilidade... faturamento. reciclagem Economia de energia. conforto Mensagens Comunicação.Fornecedores Meio ambiente Preservação ambiental. imprensa.. Matéria-prima Meio físico Instalações. estacionamentos. Transparência Verdade. Procedimentos.... Comunicação interna Fluxogramas. lucratividade. documentação.fluxo de caixa..

OPORTUNIDADES (ambiente externo) NOVOS MERCADOS. COMPRAS ATIVIDADES PRIMÁRIAS: LOGISTICA DE INTERNA. AMEAÇAS (ambiente externo) NOVOS MERCADOS. OPERAÇÕES. MARCA EM DECADÊNCIA. . DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. CRESCIMENTO VAGAROSO DO MERCADO. LEIS DESFAVORÁVEIS E ETC. GESTÃO DE R H. NOVOS CONCORRENTES. ASSISTÊNCIA TÉCNICA ANÁLISE SWOT Ferramenta para analisar a empresa em seu todo FORÇAS (ambiente interno) CAPACIDADE DE INOVAÇÃO. LOGISTICA EXTERNA. MUDANÇA DEMOGRÁFICAS FAVORÁVEIS E ETC. FRAQUEZAS (ambiente interno) RECURSOS LIMITADOS. REPUTAÇÃO E IMAGEM. POUCA P&D E ETC. EXPANSÃO DA LINHA DE PRODUTOS. CADEIA DE VALOR GENÉRICA ATIVIDADES DE APOIO: INFRA-ESTRUTURAS DA EMPRESA.Análise da cadeia de valor: Entender as partes de suas operações que criam valor e as que não fazem isso. MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO. CAPACIDADE FINANCEIRA E ETC.