You are on page 1of 2

Sociologia: uma cincia a servio do homem e da sociedade Talvez voc nunca tenha se interessado por Sociologia, e pode ser

que faa uma indagao pela qual, ns socilogos, sentimos grande indignao: Sociologia?! Para qu serve isso? Mas, se voc comear a pensar sobre a sociedade em que est inserido, nos fatos to complexos que se exteriorizam na comunicao entre homens (fenmenos sociais: que no esto meramente na mente humana), e que so produzidos nessa realidade social (os homens se comunicam atravs de idias, possuem sentimentos, vontades e aes, normalmente reagem ao que comunicado, aceitando ou no o que se comunica), na sua relao com a realidade resultante dessa comunicao e com os outros indivduos, certamente far uma descoberta importante: necessria uma cincia que permita a compreenso das relaes e fenmenos sociais que se (re) produzem na sociedade, que seja capaz de interpretlos e explic-los atravs de mtodos cientficos. Seno, vejamos: pode ser que voc nunca tenha se questionado, mas quando voc nasceu o mundo j estava a, prontinho, repleto de normas, valores, hbitos, os quais foram usados por seus pais, primeiramente, e depois pela escola, a fim de socializ-lo e enquadr-lo numa determinada ordem social. E, no se engane, ser assim permanentemente: outras instituies (tais como as religiosas, jurdicas e polticas) estaro sempre tentando control-lo, moldando suas aes e suas expectativas. Se voc ainda duvida disso, tente, por exemplo, chegar em casa e dizer que, de agora em diante, voc s tomar banho duas vezes por semana! (no se pense que a sociedade se resume coero, existe uma perspectiva de mudana possvel no bojo da ao consciente) Porm, para alm da sua prpria vida, tente fazer uma reflexo sobre a sociedade em que voc vive. Afinal, como a realidade que vocs percebem? Existem desigualdades sociais, econmicas, culturais, tnicas? Como essa sociedade pode ser percebida ? a que entra a possibilidade analtica da sociologia, que no se contenta em explicar a sociedade atravs do senso comum, mas busca interpret-lo apoiando-se em bases cientficas, utilizando instrumentos disponveis como a estatstica, dentre outros. Peter Berger, um socilogo ingls, escrevendo a respeito do ofcio de socilogo, faz um comentrio em um tom no muito nobre: apesar de seu grave ttulo, o socilogo o homem que tem de ouvir mexericos, mesmo (menos) a contragosto, o homem que sente tentao de olhar atravs de buracos de fechadura, ler correspondncia alheia, abrir armrios fechados.

O que ele tenta nos mostrar que o socilogo este ser curioso que se interessa, em suma, pelo significado das aes humanas. De que maneira as relaes humanas, que so regidas por conjuntos de normas que se aplicam em uma sociedade (que se transformam em instituies, ao institucionalizarem comportamentos que so tidos como legtimos ou no por uma comunidade, grupo ou outras formas de relacionamento humano), podem ser o espao da indagao sociolgica? O que permite que essas instituies perdurem no tempo? Parece pouco, mas, para serem respondidas essas indagaes necessrio conhecer uma srie de conceitos, os quais permitem ao estudioso desvendar as facetas do comportamento humano. Diviso social do trabalho, papel social, estratificao social, poder, status, so algumas das categorias utilizadas na produo do conhecimento cientfico sobre a realidade social. Segundo a sociloga Cristina Costa o conhecimento sociolgico mais profundo e amplo que a simples formao tcnica representa uma tomada de conscincia de aspetos importantes da ao humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma viso sociolgica do mundo ultrapassa a simples profissionalizao pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociolgico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive. Agora que voc conhece um pouco dessa cincia chamada sociologia, talvez esteja se perguntando se, com todo esse poder que a sociedade exerce sobre ns, ser possvel interferir nessa dinmica social. Mas justamente por isso que essa disciplina prope que o indivduo seja capaz de intervir conscientemente e coletivamente na sociedade, tornando-se um cidado com pensamento crtico, capaz de conviver com as diferenas tnicas, polticas, religiosas, culturais e econmicas.

You might also like