You are on page 1of 4

Classificação e articulações dos membros

Tipos de articulações dos membros 1 – Sinovial, constituintes: Liquido sinovial – Capsula articular – Cartilagem articular – Ligamentos - Meniscos 2 – Cartilaginosa do tipo sincondroses: entre epífises e diáfases de ossos longos (fêmur, rádio etc) de animais jovens. 3 - Fibrose sindesmose: tipo de articulação fibrosa permeada por tecido fibroso, como membrana ou ligamento interósseo.

Articulações do membro torácico
1 - articulação escápulo-umeral ou do ombro: é uma articulação do tipo sinsovial esferóide entre a cavidade glenóide da escapula e a cabeça do úmero. Os ligamentos glenoumerais medial e lateral fazem parte da articulação.

fazem parte ainda os ligamentos colateral medial e lateral.articulação do tarso: (I) articulação tibeo-társica . Entre cada côndilo do fêmur e o côndilo da tíbia correspondente. tíbio-fibular proximal – sinovial plana e tíbio-fibular distal – fibrose do tipo sindesmose.sinovial elipsóide. e (III) uma articulação carpometacárpica entre a fileira distal de ossos do carpo e os metacarpos. do tipo sinovial plana. 11 . A capsula da articulação do carpo estende-se a partir das extremidades distais do rádio e da ulna até o metacarpo. 13 . Entre os ligamentos envolvidos estão: ligamentos femoropatelares medial e lateral. transverso. 10 . ou fibrocartilagem semilunar.articulação metacarpofalangiana: sinovial do tipo gínglimo. formado pelo côndilo do úmero. une-se aos ossos do corpo em seu trajeto pela articulação e forma compartimentos separados.sinovial do tipo gínglimo. do tipo sinovial elipsóide. dois deles estão entre os côndilos do fêmur e da tíbia (sacos articulares femorotibiais).articulação interfalagiana distal: sinovial do tipo selar Articulações do membro pélvico 9 . e ligamentos cruzados cranial e caudal. ligamento meniscofemoral. que se desenvolve dentro da cápsula articular. 4 . femorotibiais. há um menisco. (III) tarso-metársico . pela cabeça do rádio e pela incisura troclear da ulna. colateral medial e lateral. e o terceiro saco está abaixo da patela (saco articular femoropatelar).articulação metatarso-falangiana: sinovial do tipo gínglimo. 6 . fêmuro-patelar . (II) intertásica tipo sinovial plana. . do tipo esferóide. há uma articulação antebraquiocárpica entre o rádio e a ulna articulando-se com os ossos radial e ulnar do carpo.articulação interfalangiana proximal: sinovial do tipo gínglimo.articulação úmero-radio-ulnar ou do cotovelo: é uma articulação do tipo sinovial gínglimo. 14 .sinovial condilr. 3 – articulação cárpica: é composta de três níveis articulares – (I) proximalmente. 5 .2 .articulaçção femuro-tibio-patelar ou do joelho: formam três sacos. sinovial do tipo gínglimo.sinovial do tipo gínglimo.articulação interfalagiana distal: sinovial do tipo selar. (II) uma articulação média do carpo entre as duas fileiras de ossos do carpo.articulação interfalangiana proximal: sinovial do tipo gínglimo. entre os ligamentos envolvidos estão o transverso do acetábulo e o da cabeça do fêmur. 12 .articulação coxo-femural: sinovial. Fêmuro-tibial . a cápsula articular passa do colo do fêmur para uma linha periférica ao lábio do acetábulo.

Erros de posição e direção no artigo: Tenotomia do tendão flexor profundo no tratamento da deformidade flexural adquirida na articulação interfalagiana distal em um eqüino ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ .

Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo Anassilton Moreira de Andrade Júnior Medicina Veterinária Articulações dos Membros Goiânia 2012 .