You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE POSITIVO Engenharia Mecânica

CHOPPER CUSTOMIZADA – “Born to be wild...”

Trabalho para obtenção de nota bimestral referente à disciplina de SSM1 (Simulação de Sistemas Mecânicos 1), com orientação do professor Márcio Catapan. Turma 3° ND

Curitiba, junho de 2011.

. junho de 2011.UNIVERSIDADE POSITIVO Engenharia Mecânica CHOPPER CUSTOMIZADA – “Born to be wild. .” Alunos: Arthur Guilherme Martins Moreira José Eduardo Gubaua Josiel Sandeski Turma 3° ND Curitiba..

motivaram ou mesmo. os pessimistas que jogavam sua auto-estima para baixo. que virou tema para muitos filmes e também músicas. virarão com certeza parte da vida de seus idealizadores e. . principalmente nos EUA. troféus. participaram. Tais sonhos quando bem planejados e executados de forma correta. um jeito de fazer o sonho de muitas pessoas que possuem ou que planejam ter uma moto. dizendo que você não conseguiria.INTRODUÇÃO Todas as pessoas no mundo vivem e colocam propósitos na vida. de deixá-la de um jeito particular e única. além disso. suas realidades. metas e elas trabalham a fim de poder fazer dessas metas. que na verdade são sonhos. um jeito de fazer apaixonados por motocicletas e pelo jeito selvagem dos antigos grupos formados por motoqueiros. A idealização do projeto a seguir foi dessa forma. mas para amigos que por ventura. como “Born to be wild” do Steppenwolf. motivos de orgulho e admiração não só para a pessoa em si. se adequando a estilo e gosto em geral.

onde a customização envolve desde a mecânica. Hoje em dia. Elas se tornaram um modo prático para transporte devido ao trânsito um tanto quanto maluco nas grandes metrópoles e regiões metropolitanas do Brasil.3% no Brasil.BRAINSTORM Muitas pessoas utilizam a motocicleta como meio de locomoção para o trabalho. Além disso. e em 2010. a estimativa de crescimento desse mercado é de 13. o mercado das motocicletas. produção de guidão especial e pintura. principalmente em relação às Harley’s Davidson.customizada de fábrica .000 unidades. houve crescimento de 5% nas fábricas de veículos de duas rodas no período de abril a setembro. com produção de 2. para viajar e também. a customização para motos vêem crescendo constantemente no Brasil. mas como em todo o mundo vem crescendo. é muito fácil as pessoas comprarem sua motocicleta com preços baixos e vários modos de financiamento. Figura 1 Harley Davidson SPEC . não só no Brasil. então. nos postos de trabalho. como meio de trabalho. Além disso.060.

Figura 2 Harley Davidson V-road Figura 3 Harley Davidson "COSMIC STARSHIP" customizada e pintada pelo artista Jack Armstrong. que vale U$$ 1milhão .

Figura 4 Harley Davidson CHOPPER Figura 5 Harley Davidson Chopper higi neck .

mais do que uma forma do que digamos. que tenha traços de sua identidade. objetos frutos de suas personalidades e também seus gostos. que não usam apenas suas motos como um rápido meio de chegar ao trabalho ou em casa. ser um meio de transporte rápido e barato. O projeto proposto é isso...Figura 6 A nossa CHOPPER Mesmo. . para muitos. fazem delas.. é uma forma de melhorar algo já existente e ter uma coisa que seja só sua. a moto hoje em dia. Digamos que isso é sonho que pode se tornar realidade.. fazem delas obras de arte em duas rodas. objetos de desejo. é “gastar dinheiro à toa”. além disso. existem pessoas que vão.

teve início a confecção dos desenhos. . mostrada no cronograma abaixo feito no MS Project. era pegar os desenhos técnicos existentes. a confecção do relatório.WPS/ESTRUTURA E CORNOGRAMA Após pesquisas e ter em mente o que faríamos como projeto para o bimestre. fazer a montagem para a apresentação do trabalho. Figura 7 Quadro exibido na apresentação da moto que indica o que cada integrante do grupo fez para a excecução do trabalho. sendo o final do projeto. A chopper então sairia do papel. Depois da pesquisa de idéias e fatos apresentados no neste trabalho. Posteriormente. O que teria que ser feito então. distribuir os mesmos (o que não teve nenhum critério para com os integrantes) e logo após o término do mesmo. com o término do relatório e posterior entrega do mesmo. juntamente.

Figura 8 Cronograma que mostra o início e término do projeto. .

além do desenho da montagem no final. coroa. como os desenhos que utilizamos para a confecção da CHOPPER) . Abaixo seguem os desenhos citados acima. em quatro montagens: Conjunto traseiro (roda traseira. banco. para que pudéssemos fazê-la de forma rápida e também que todos pudessem participar de forma efetiva do projeto. (OBS: A explicação requerida sobre os desenhos estará no fim deste relatório. coroa e disco de freio). os escapes e o banco. o tanque. farol e guidão) e montagem final. Conjunto dianteiro (roda dianteira. disco de freio (roda traseira). em anexo juntamente. quadro. motor.DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A chopper foi dividida em várias partes. onde seriam inseridos ainda. A Chopper foi dividida em: Guidão. tanque e escape. roda traseira. eixo traseiro. farol. E também. roda dianteira. Quadro e motor. eixo traseiro.

.

.

essa falta do domínio das ferramentas também teve sua contribuição no quesito tempo mencionado anteriormente. o desenho apresentado do tanque não é feito no pro-e. fizemos algumas mudanças em relação aos desenhos em anexo que utilizamos para a confecção da moto. no farol. isso é mais do que necessário. juntamente com as dificuldades que tivemos para com os desenhos. com esse projeto. sonhos ou algo assim. o principal. além da customização ser uma coisa que pode mostrar a personalidade do cliente. vimos que tudo é possível em relação aos desenhos feitos com softwares. e. tínhamos prazos e atraso algum poderia existir. “quem diria que um dia desenharíamos uma chopper no computador?!?!?!?!?” e que também. é até quesito para você entrar em empresas. Hoje em dia. o grupo teve que trabalhar junto para obtenção de um objetivo. que foi a montagem da chopper e apresentação. já que empresas procuram pessoas com esse tipo de característica. gostos. Para alguns desenhos da chopper. loucuras. adquirimos um conhecimento maior em relação ao mesmo. onde trabalhamos com prazos pré-definidos e também um cronograma definido anteriormente. excentricidades.CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE Esse foi o primeiro projeto de muitos que virão. o importamos de outro software (desenho em anexo no final deste relatório mostra como fazê-lo). O que podemos dizer sobre esse projeto é que por mais que conseguimos apresentálo. foi em relação às ferramentas existentes no software utilizado. Apesar da falta de conhecimento das ferramentas do software no começo do projeto. sendo assim. já que nem todas as ferramentas. nós tínhamos um conhecimento necessário para utilizá-las de forma rápida e objetiva. E finalmente. sendo ponto importante em entrevistas e no ambiente de trabalho também. . como não conseguimos fazê-lo. Neste projeto especificamente. foi difícil. Existem mudanças no motor. já que como mencionado. com o passar dos dias. o tempo. além disso. aprendemos a utilizar algumas novas ferramentas que não foram mencionadas em sala de aula.O principal ponto deste projeto é o trabalho em equipe necessário para ele. outro ponto que em que tivemos dificuldades. além disso. pode se tornar uma boa fonte de renda para quem proporciona tais sonhos de tornarem realidade.

mas também.com. na forma prática da profissão. não só conhecedores da teoria apresentada em sala de aula. Logo.br/portal/noticia/id/300477/ (mercado de motos) . mesmo enfrentando dificuldades ao longo da trajetória. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.embracon.html (customização) http://www.com.esportecia. nos ajuda a entender como funciona a engenharia de forma prática nas empresas e.br/novosite/mais-velocidade/133-bloco-1/2064customizacao-de-motos-ganha-destaque-no-brasil. é só desta forma que conseguiremos ganhar experiência para se tornar engenheiros mecânicos. ajuda a visualizar também. e também. além disso.CONCLUSÃO Trabalhos como esse ajudam os estudantes a aumentar seu grau de conhecimento em relação às ferramentas que são utilizadas no decorrer do curso. como será a vida pra quem for trabalhar nessa área.