A Bossa Nova

Origem
A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Novas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas. Alguns críticos musicais destacam uma certa influência que a cultura americana do Pós-Guerra, de músicos como Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop. Embora tenha pouca influência de música estrangeira como o Jazz, a Bossa Nova possui elementos de samba sincopado.[1] Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época. Os cantores Dick Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos da década de 1950 com um jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de grande potência sonora) também são considerados influências positivas sobre os garotos que fizeram a Bossa Nova. Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais frequentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros. Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.

a mesma foi considerada em 2005. a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958. Para a maioria dos críticos. entre outros artistas. ao invés da valorização da “grande voz”. o músico lançou seu primeiro LP. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”. um grupo de jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começou a buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo operístico que dominava a música brasileira. numa alusão à fusão entre samba e jazz -. Agostinho dos Santos. como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade. que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Roberto Menescal e Luiz Eça.. Luiz Bonfá. No evento participaram Carlos Lyra. o novo movimento visava a internacionalização da música brasileira. Evolução Durante a década de 50. com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda Guerra Mundial. Carlos Lyra.então apenas denominado de samba sessions. Sylvia Telles. numa destas apresentações. Ronaldo Bôscoli. João Gilberto.)grupo bossa nova apresentando sambas modernos". que é. Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. provavelmente escrito por uma secretária do colégio. onde foram anunciados como "(. pela Biblioteca do Congresso norteamericano. por isso.. Oscar Castro Neves. sem dúvida. uma das mais importantes canções da história da música brasileira. A Bossa Nova foi consagrada internacionalmente no ano de 1962.No final de 1957. “Chega de saudade”. chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". em um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque. Um ano depois. A dupla compôs “Garota de Ipanema”. no Colégio Israelita-Brasileiro. e a marcante influência do jazz . Para se ter uma ideia. teria havido a ideia de chamar o novo gênero . Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia influenciar o mundo com sua cultura. no qual participaram Tom Jobim.devido a um recado escrito num quadro-negro. A Bossa Nova tem como características principais o desenvolvimento do cantofalado.

o qual serviu de referência para inúmeras gerações de artista Artistas                 Marcos Valle Maysa Miúcha Nara Leão Newton Mendonça Os Cariocas Oscar Castro Neves Roberto Menescal Ronaldo Bôscoli Sergio Mendes Sylvia Telles Stan Getz Toquinho Zimbo trio Wanda Sá Wilson Simonal Tom Jobim Vinicius de Moraes Alaíde Costa Astrud Gilberto Baden Powell Carlos Lyra Claudette Soares Danilo Caymmi Elizeth Cardoso Johnny Alf João Donato João Gilberto Luís Bonfá Luiz Eça               FOTOS: . Com as mudanças políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964. De fato. Edu Lobo e Francis Hime procurou reaproximar a Bossa Nova ao samba. Dori Caymmi. Desta forma. inclusive. um grupo formado por Marcos Valle.norte-americano. ao baião e ao xote nordestino. Em meados da década de 1960. Esta influência. um símbolo de resistência à repressão instaurada pela ditadura. a moderna música popular brasileira. a música se transformou em um claro instrumento de contestação política da classe média carioca. entretanto. Era o início da MPB. as canções começaram a trazer temas sociais. seu fim cronológico não significou a extinção estética do estilo musical. foi criticada posteriormente por alguns artistas. o movimento que originou a Bossa Nova se findou em 1966.

.

com/bossa-nova-origem-e-historia/ http://pt. que linda namorada Você poderia ser Se quiser ser somente minha Exatamente essa coizinha Essa coisa toda minha Que ninguém mais pode ser Você tem que me fazer um juramento De só ter um pensamento Ser só minha até morrer E também de não perder esse jeitinho De falar devagarinho Essas histórias de você E de repente me fazer muito carinho E chorar bem de mansinho Sem ninguém saber por quê Porém.idealdicas.htm . se mais do que minha namorada Você quer ser minha amada Minha amada.Música: MINHA NAMORADA (Vinícius e Carlos Lyra) Se você quer ser minha namorada Ah. mais amada pra valer Aquela amada pelo amor predestinada Sem a qual a vida é nada Sem a qual se quer morrer Você tem que vir comigo em meu caminho E talvez o meu caminho seja triste pra você Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos Os seus braços o meu ninho No silêncio de depois E você tem que ser a estrela derradeira Minha amiga e companheira No infinito de nós dois Referencias: http://www.com/artes/bossa-nova.brasilescola.wikipedia.org/wiki/Bossa_Nova http://www.