You are on page 1of 24

ATIVIDADE: 1- Quais situações podemos perceber no dia-a-dia, das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão ?

2- Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme, para melhorar as condições de vida dos trabalhadores ? 3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES, páginas 120 e 121. Postado por Geo - Conceição às 00:46 46 comentários: Anônimo disse... 1- Pessoas muito pobres, cheias de filhos, com roupas velhas e bem usadas, vivendo em condições deploráveis. Trabalho exaustivo, independente da idade, sexo, ou etc. O que ganhavam mal dava para matar a própria fome, por isso tinham baixa expectativa de vida. 2- Pensavam que um trabalhador era nada, mas vários eram uma força. Que juntos teriam força suficiente para fazerem guerra. Também pensavam em juntar dinheiro, para fazer greve, mas o que ganhavam não dava nem para se alimentar, quem dirá guardar. 3- Após seis meses de greve, a fome ia matando os trabalhadores, não só fisicamente, mas corroendo-os por dentro com o ódio que predominou-os com desejo de vingança. Eles sairiam nas ruas e tornariam-se animais selvagens, atacando qualquer pessoa que não passasse o que estavam passando, agarrando qual quer pedaço de pão, implorando por um pedaço de vida novamente.

Jeana nº14 2ºA 12 de outubro de 2011 06:27 Anônimo disse... 1-Trabalhavam em situações precarias,mau remunerado.As mulheres e crianças trabalhando nesses lugares sujos e perigosos.Enfim,eram tratados como animais.

2-Por um lado,queriam fazer uma greve passifica.E o outro grupo queria um confronto sangrento.

3-Nessas minas de carvão os trabalhadores eram maltratados,passavam fome,pedima esmmola para comer.As mulhers eram tratadas da mesma forma.Queriam então um confronto

com deramamento de sangue,queriam exigir melhores condições.Revolta que participaram as crianças,mulheres e os homes.

João Pedro 2ºA nº15 12 de outubro de 2011 10:36 Anônimo disse... 1- Trabalhavam em péssimas condições, sem qualquer tipo de segurança. Corriam risco de pegar doenças causadas pela grande exposição aos minerais(carvão), Havia tambem o risco de desmoronamentos e o perigo dos equipamentos usados na mineração.Trabalhavam homens, mulheres e crianças, todos juntos.

2- Uma ideia de melhoria para os oper´rios era a criação de uma Organização Internacional de Trabalhadores, que iria enfrentar os patrões para que as condições de trabalho fossem melhoradas. E a outra ideia era a de levantar fundos para que pudesse ser mantida uma greve, caso fosse necessário, e para que os oper´rios pudessem confrontar os patrões em mesmo nível.

3- A ideia principal do texto é que os operários de uma mineradora da cidade de Montsou, estavam em greve, mas estavam passando fome, já que nada se resolvia, então resolveram sair as ruas para protestar, criando incendios, destruindo tudo, e por fim, clamando por comida.

Matheus Bornhausen Braz Olagário 23 2ºemB 12 de outubro de 2011 15:33 Anônimo disse... Anna Karoline (03)- 2A

1- Podemos perceber que eram pobres operários, vivendo em condições precárias, onde estavam sujeitos doenças por causa da combustão do carvão, e a acidentes, podendo morrer a qualquer instante. Trabalhavam muito e recebindo pouco, sendo que normalmente toda a família estava trabalhando na mina, sejá crianças ou idosos e isso era uma grande necessidade,

Os operários se juntaram e fizeram um protesto contra seus patroes. e a outra foi a greve dos operários. para que que as pessoas percebessem como eles precisavam dos operários. Caroline Volpi Provesi. mas como diz o personagem do filme. ainda conseguiam sobreviver.. unido. mas não foram atendidos e os donos das fábricas queriam baixar o sálario. . 1. é uma força".O texto complementar mostra a marcha dos mineradores.. 3.Querendo o aumento do sálario e condições de segurança no trabalho.O dia-a-dia das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão era puxado. onde todos agem de uma forma violênta.A primeira idéia foi a luta dos operários contra os patroes. mortos de fome. Não tinham comida para todos os dias. não tinham salários dignos ou uma jornada de trabalho adequada e não recebiam sequer tratamento médico. homens e mulheres fizeram greve.. 1. vagueando pelas estradas. não iriam sobreviver. Como diz no filme: "Um operário não é nada. buscando resgatar valores. significação do trabalho e tudo que já tinham sido perdido.* Greve ( o lado pacífico) * Luta ( por seus direitos) 3. querendo ditar suas próprias leis. mas sem aquilo. Os operários queriam um mundo com mais justiça. tanto é que em todo instante. Começavam a trabalhar nas minas. Viviam em meio a miséria e a fome.Que não havia nenhum equipamento de segurança no trabalho correndo risco de vida. n°04-2°A 12 de outubro de 2011 15:55 Anônimo disse. 12 de outubro de 2011 15:35 Anônimo disse. afim valorizar o trabalho do mesmo.. surgiam pessoas a procura de trabalho na mina de carvão. fazendo isso legalmente. procurando a valorização dos seus direitos. Então os trabalhadores optaram pela luta e sonhavam com uma sociedade mais justa. 2. como justiça. ainda quando crianças.... e cansativo. onde eles iriam se unir e lutar pelos seus direitos. 2.pois já ganhavam pouco.. 2..

1 . na busca da igualdade. e os títulos desapareciam. A classe operária explorada enfrentava o seu explorador.Revolta dos trabalhadores das minas de carvão pelas ruas de Marselha pedindo por pão. outros achavam isso impossível. para fazer o mesmo trabalho de um homem mais velho.Uma das idéias era que os trabalhadores se unissem e juntassem dinheiro para guarda e iniciar uma greve e com aquele dinheiro poderiam se alimentar mesmo estando em greve e não recebendo das fábricas. Alguns pensavam que poderiam negociar.Os trabalhadores realizavam seus serviços pela própria subsistência pois recebiam apenas o suficiente para se alimentar e muitas vezes nem isso. isso era difícil de se tornar realidade. e exaustas por terem um grande número de filhos. em jornadas extremamente longas .. dinheiro algum sobraria. além de trabalharam sob péssimas condições. As mulheres nuas. iriam esvaziar as adegas dos ricos. e que só a anarquia iria funcionar.. por um preço menor. Os donos de fábricas empregavam mulheres . 2-revolta contra os patroes e negociar com os patroes para aumentar o trabalho.. Paulo Meneses 2ºA 1-trabalho perigoso. o burguês capitalista. falta de comida. . e os levantavam como uma bandeira de luto. para que nada mais sobrasse. 3.O texto conta sobre os protestos que os operários realizavam. que não teriam comida. 3.ás vezes até de 14 horas diárias. até que algum dia se formasse outra cidade. 3.. E a outra era através do derramamento de sangue (uma luta). Levavam os filhos. Laila V. 2. responsável pela sua miséria e desgraça.crianças e mulheres trabalhando junto com os homens. 12 de outubro de 2011 17:09 Anônimo disse.Mineradores vão a rua marchar em forma de protesto durante uma greve contra as instalações das minas e seus dirigentes. crianças e homens menores de 18 anos. Os homens queriam atear fogo. Ana Carolina(03) 2B 12 de outubro de 2011 16:33 Anônimo disse.Mas eram capitalistas.trabalho difícil.

exploradas e com mão de obra mal remunerada. nº29 2AEM 1) Na situação apresentada. percebe-se o dia a dia sofrido dos trabalhadores. 12 de outubro de 2011 18:01 Gustavo Bittencourt ..As ideias para melhorar as condições de vida dos trabalhadores eram aumentar seus salários ou a greve dos trabalhadores. onde os operários independentemente da iddae ou sexo eram explorados.O texto relata a organização de uma marcha de mineradores de carvão de Montsou. Homens. 2. Finalmente os trabalhadores lutando pelo que é seu. A outra ideia era a "batalha com sangue".. mulheres e crianças injustiçadas. destruindo burgueses e tomando-lhes tudo. protestos em grupo. 12 de outubro de 2011 17:37 Anônimo disse. cada um por si.. sem organização. extrema pobreza. vagando pela rua.A situação era de miséria. Mostra a realidade do trabalho da época. condições de trabalho desumanas. 3. 3)O texto relata a revolta dos mineradores. Sara Werner 2ºA Nº 32 1.2A disse. com agressões de vários tipos. vivendo em péssimas condições e correndo riscos. . mulheres e crianças famintos. revoltados contra a miséria e sofrimento que estavam passando. Relata a revolta fora da lei.. onde juntariam dinheiro para que quando entrassem em greve reivindicando melhores condições de trabalho pudessem se manter e ter seus "desejos" atendidos. Perigos que envolvem o trabalho são ignorados pelos empregadores e os operários sofrem. fazendo o que quer. Homens.. saindo pelas ruas clamando por pão. 2) Pensam na "luta legal".2º A 12 de outubro de 2011 17:24 sara werner disse..16 . desordem e fora da lei. salários que não matavam a fome. descaso. Thiago Day Moritz.

.a roupa das pessoas eram rasgadas. . tinham pouco dinheiro.Que os trabalhadores eram submetidos a um trabalho escravo. mais salario etc. Vemos condições desumanas de trabalho. 1 .. 2 ..A obra Germinal relata a organização de uma marcha dos mineradores de carvão de Montsou.Os mineradores fizerma uma marcha onde compareceram homens e mulheres que incendiramm as cidades. muitas vezes não tinham dinheiro para comer. Luis Henrique Baldi nº18 .nº 10 12 de outubro de 2011 18:04 Anônimo disse.Podemos ver operários sofrendo com a saúde devido ao tempo de trabalho nas minas.1. 2º Acabar com a anarquia. que são torturados pela fome e fazem uma greve com duração de 6 semanas. e roubaram ouro e todos os bens dos ricos Gustavo Bittencourt . 2.2A .os proletários já cansados de serem explorados. em busca de pão.Se unir para lutar contra os patrões e negociar com os patrões para obter aumento de salário. se reúnem e fazem protestos para melhores condições de vida.2ºA 12 de outubro de 2011 18:07 Anônimo disse. onde ganhavam muito pouco e trabalhavam muito algumas ja velhas e doentes de tanto trabalhar na mina. Os trabalhadores começaram a vaguear pelas estradas. 3.. sendo que crianças fazem parte deste. 2. evitar o sangue. Felipe Salazar 5 2A 1. 3 .1ºNegociação dos trabalhadores do mundo todo com os patrões por aumento de salário..

a ira.. 12 de outubro de 2011 18:14 Anônimo disse. E urgente! Tiveram a ideia de fazer uma rebelião e pôr fogo na cidade. O povo precisava de ação.envolvia ir as ruas e atear fogo no que vissem. clamores de fome pedindo pão. Eles não se conteram ao mostrar seus sentimentos. trabalhavam demais. Se alimentavam mal.. cofres arrombados. 12 de outubro de 2011 18:31 Anônimo disse. Viviam arriscando a vida no trabalho.. dignidade. do sangue espalhado por toda a cidade. Segundo o texto. O texto vem trazendo a rebelião que o povo resolveu fazer. o povo estava disposto a destruir tudo e não deixar pedra sobre pedra. Eram totalmente descriminadas e não tinham direito a nada.Os ricos se transformariam em pobres naquele dia. adegas esvaziadas. Vivian nº31 2ºA EM Viviam doentes. e dos extintos animalescos libertados nos trabalhadores.. Então tiveram ideais diferenciadas para sair daquela situação. 12 de outubro de 2011 18:45 Anônimo disse. envolvia o raiva.Tinham muitos filhos e todos passavam fome também. E a outra ideia completamente diferente era a criação de uma espécie de Sindicato Trabalhista. estavam sempre doentes e viviam pouco. não tinham estabilidade no emprego. o povo estava frustrado e esgotado daquela vida. Era realmente uma rebelião.detalha cena das mulheres nuas e desgrenhadas.. salário.3.pois eles viam em enorme quantidade e como uma enorme força destruidora da natureza. foi uma enorme rebelião. Amanda Régis n°2 2°A EM As pessoas sofriam muito. no minimo para ter o que comer. saem nas ruas juntando aliados para melhorias. e iniciam greves e lutas. destruir tudo.. Gabriel Garbe número 7 segundo ano A . Os salários eram frequentemente reduzidos.. Uma delas. e a carga horária era muito estendida.. também havia a opção de negociar e conversar com os patrões por uma vida melhor.Pessoas pobres sofridas pela fome. tudo destruído.

tirando em conta.a fome. 2. com isso comprando pão e leite. das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão? Que eles trabalhavam em condições desumanas. crianças trabalhando e viviam praticamente como escravos. páginas 120 e 121. os arranhões e os membros quebrados. 3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES. as roupas rasgadas.. os trabalhadores das minas de carvão. Como havia acabado o serviço naquela cidades os trabalhadores "marchavam" a procura de trabalho em outro lugar. eram todos afetados pelo pó do carvão.. tendo pouco tempo de descanso. 12 de outubro de 2011 19:23 Pedro Muller ..2A . porque a remuneração era miserável. lugares contaminados. Com o pouco de salário que ganham conseguem se sustentar. que foram as ruas querendo comida. Em relação à saúde. que estava exposto ha eles praticamente 24 horas por dia. É o que é mostrado bem no começo e no final do trecho do filme. e pagando os impostos.Elas trabalham dia e noite em determinados turnos.. mesmo diante de tanto trabalho e perigo! 2. 3. um homem vindo de Montsou a procura de trabalho e depois uma revolta perante aos chamados calças vermelhas. porem com a fome e tudo mais. eles começaram a se revoltar diante das suas condiçoes.n27 disse. 1.Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme. assim derramando sangue e perdendo muitas vidas.A revolta dos trabalhadores das minas.1.Pessoas pobres. 1.Reunir todos os trabalhadores e fazer uma rebelião ou fazer greve geral. 12 de outubro de 2011 19:47 Anônimo disse. . as doenças causadas pelo trabalho. para melhorar as condições de vida dos trabalhadores? A primeira é unir os trabalhadores criando como se fosse um sindicato.Quais situações podemos perceber no dia-a-dia. para unidos eles possam conseguir melhores condições de trabalho sem derramar sangue e a segunda é lutar para conseguir seus direito.

explodiam. constituir leis favorecendo os trabalhadores. uma nova sociedade. 12 de outubro de 2011 21:00 Anônimo disse. exploração.... eles começam a se organizar e exigir melhores condições de trabalho e vida. estavam exigindo em um só dia. com novas leis e uma qualidade de vida melhor.Uma delas é o aumento do salário. pelas injustiças. ou seja.2. A história refere-se ao cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou. sendo constantes as notícias nos meios de comunicação sobre greves dos trabalhadores. Relata a organização de uma marcha de mineradores de carvão de Montsou torturados pela fome. com ele os trabalhadores teriam uma qualidade de vida melhor. pequenas reuniões e grandes discussões que podemos perceber concepções distintas de luta. Na medida em que os mineiros passam a protestar a situação de exploração e miséria vivenciadas. 3.. derrubando. a necessidade por uma vida melhor. engrandece cada vez mais.. leis trabalhista. A temática sobre a luta do operariado contra a exploração e por melhores condições de vida e trabalho é algo mais recente do que nunca. consciência e luta. gritando e pisoteando tudo aquilo que viam pela frente. através de conversas. Baixos salários. pude relacionar o modo de vida das pessoas que trabalhavam nas minas. França. andando sem rumo por essas estradas.Com o vídeo e o texto “a marcha dos trabalhadores”. exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho são alguns dos pontos apresentados na obra. Ficaram tão furiosos com a sociedade atual. que após seis semanas de greve resolveram se juntar e criar uma revolução. tais como feriados. Gabriela Benedet N 09 2B EM 12 de outubro de 2011 19:48 Giuliana Cesário 08 (2°A) disse. menos tempo de trabalho por dia. É a partir desse momento. Ricardo Régis Rocha n 28 2A .. e destruindo tudo que viam pela frente. E a outra. que quando chegaram aos seus limites. Considerando tudo aquilo que enfrentaram sem reclamar por anos. podemos representar o filme em três palavras.

tomados por sobrevivência. Um cotidiano. 3-A marcha dos mineradores foi um recurso e uma decisão. o caos era certo. 2. por não ser alfabetizado. salários dignos e uma chance de vida melhor. sem explorações. a força da união ficar ainda mais forte. seguidores de Karl Marx pensavam em elementos naturais para revindicar novos direitos trabalhistas. 2.Podemos perceber que é uma vida precária.Uma grande pobreza. ou por batalhas. Trabalhadores da associação vão se unir para lutar contra os patrões. pois o minerador que envelheceu fazendo o mesmo trabalho. para uma mudança. e alguns decidiram juntar pessoas para tentar mudar através de protestos. não sabia fazer as contas básicas de a idade de 8 anos que começou a trabalhar até o ano presente. consumindo gases tóxicos. trabalhavam diariamente e também a noite e madrugada. foi uma greve para lutar contra os dirigentes das grandes mineradoras da França. e acabando por optar involuntariamente por trabalhos no qual botavam sua saúde em risco para poder sobreviver com o pouco que ganhavam e que mal conseguiam se sustentar ou ter o que comer. e outros muitos revoltados. onde muitas pessoas com seus familiares não tinha o que comer. 2... já não aguentavam mais essa exploração.com intenção de melhorar as suas condições de vida 3.e criaram esses eventos.Ou optavam por uma greve. . sem opção de outras escolhas. para iniciar uma revolta com "garra".1. onde os que até sem roupas vagavam pelas ruas nus. 12 de outubro de 2011 21:28 Anônimo disse. O trabalho era muito forçado. e necessidade de trabalho. pelo fato de serem escravos e estarem fazendo o trabalho mais ‘sujo’. muito corrido e sem muitas “experiências”. As situações da qual passavam muitas vezes eram constrangedoras. não sabe se terá comida para se alimentar e nem mesmo sabe quanto tempo vive nesse trabalho.. 1.. 13 de outubro de 2011 12:23 Anônimo disse. no qual os operários e trabalhadores estavam cansados de serem explorados.Pessoas pobres já torturadas pela fome saindo pelas ruas e juntando aliados. Matheus Lucas Bernardes N°25 2B 1.A teoria seria unir mais de um operário para assim.

muitos problemas de saude.. se machucavam pelo trabalho cansado e estavam todos os dias cansados. algumas tinham doenças pulmonares. Maria Julia . Jorge nº16 2ºB .Karl Max acredita na evolução natural. 1. humilhação e mal condição de vida. tinham pouco descanso. Isabela Cadori n15 2B 13 de outubro de 2011 14:51 Anônimo disse.Mostra o sofrimento do povo pobre. depois de semanas de greve começaram a andar pelas ruas. Gabriela Luz Alexandre ..10 .Por trabalharem diretamente com o carvão. lutando contra a fome. 2-Patrões acreditavam que as pessoas pobres eram acostumadas com aquela qualidade de vida que tinham. unido.. 2-Trabalhadores se unirem para lutar contra os patrões em busca de um melhor salário. Levantar fundo para criar um caixa de resistência.. em protesto as instalações das minas e seus “ donos”.. negociar com os patrões para obter aumento de salário. “Um operário não é nada.22 2ºB 13 de outubro de 2011 14:54 Anônimo disse.. 3-Homens. ja Karl Marx acreditava na evolução de poder do povo. é uma força”. e pessimas condições de vida. Destruir a anarquia. mulheres e crianças em marcha dos mineradores de carvão de Monstou.Trabalhavam de cedo a noite. Uma lei baseada no equilíbrio das barrigas vazias. 13 de outubro de 2011 14:53 Anônimo disse. 3. pedindo comida.2ºB 1.

tanto que um fala que teriam que botar fogo nas casas dos patrões e arrasar tudo para eles aceitarem o pedido de aumento dos salários. mas para isso. e fala que os operários devem ser unidos para poderem fazer uma seção ou revolta contra eles. 3.. 13 de outubro de 2011 15:32 Anônimo disse.. A revolta dos trabalhadores.1. com aumento de gases no ambiente de trabalho. Condições precárias. Era muito parecido com o trabalho escravo. mas fizeram sem planejar..enquanto o primeiro acreditava que a única forma de se conquistar a emancipação da classe operária . ocasionando muita fome e tulmuto na cidade. Pediam por pão. nas cidades não ficaria pedra sobre pedra. quando ele tosse.. no começo do vídeo até mostra um homem de 58 anos em um estagio terminal da vida. 2. necessitavam guarda dinheiro para não passar fome enquanto estavam de greve.. 2.. a condição de vida destas pessoas é muito precária.1ª: Os trabalhadores lutarem de frente contra seus patrões. pois era muito cansativo e trazia muitas doenças aos trabalhadores.Eles falam que é muito difícil falar com os patrões. seus pulmões eram afetados. . regredir á vida selvagem das florestas. 2. levando-as à morte precoce. Trabalho pesado. pedindo melhores condições de trabalho e salário mais elevados. 3.. o que levava os trabalhadores a se revoltarem.A revolta que os mineradores fizeram. Não sobraria nada as fortunas e os títulos das situações adquiridas desapareciam. pois o salário era muito baixo. 2ª: Entrarem em greve. era através da participação dos trabalhadores nas eleições. 1. a expectativa de vida destas pessoas não eram muito longas por causa do carvão inalado.Era um trabalho que não conpensava. Mulheres traziam seus filhos nos braços e levantando-os como uma bandeira de luto e vingança. o segundo acreditava na da classe operária por meio da luta armada. elas pação fome e muitas outras coisas ruins. 1. pois eles quebravam padarias e outras lojas em busca de alimentos. Natália costa 2ºB n 27 13 de outubro de 2011 15:48 Anônimo disse. e levantar fundos para uma caixa de resistência.Arderiam incêndios.Haviam homens e mulheres trabalhando nas minas. reinvidincando melhores condições de trabalho e salários maiores. ele não expeli sangue ele expeli um liquido preto.

contaminação de doenças.3-É uma revolta pedindo que parassem com a mineração basicamente em condições escravas.. sangue 3Mostra a revolta dos mineradores. tudo isso por que buscavam melhores condições de vida e comida! Fizeram isso em busca de um novo mundo. a anarquia... Sendo assim. legalmente. após a revolta marchavam com o sangue burguês que foi derramado. talvez assim “nasça” um mundo melhor. passam fome 2Karl Marx crê que é possível conseguir um aumento de salário apenas conversando com os patrões e mostrando a condição de vida dos trabalhadores. mostrando tudo o que aconteceria.. Antonio Felipe Gesing Rosa Nº:4 2 EM B 13 de outubro de 2011 16:04 Anônimo disse. uma nova sociedade. para demostrar uma nova sociedade Victor dos Santos nº 31 2ºB 13 de outubro de 2011 16:55 Anônimo disse. baixa qualidade de vida. com suas armas e bandeiras. salário pequeno. Construir um mundo com justiça. acabar com tudo. condições de trabalho perigosas. Lutar fisicamente. . Já a outra seria destruir tudo. 1Pouca oportunidade de trabalho.

tendo assim que se esquentarem em fogueiras. em busca de aumento salarial e melhores condiçoes de trabalho. 2-Negociar com os patroes para obter aumento de salario. então saquearam padarias para pegar alimentos. falta de trabalho. pois oficinas fecham uma apos a outra..1. acabar com tudo e esperar as reações dessa i´deia.Os mineradores necessitavam de melhores condiçoes de trabalho e maiores salarios. inalação da poeira toxica emitida pelas explosoes e minérios que infectam o pulmão e ao longo do tempo destroem o sistema respiratorio. crianças e mulheres também trabalhavam e não eram poupados. Ao redor do mundo trabalhadores decidem se virar contra o patrão. 13 de outubro de 2011 17:21 Anônimo disse. greves. 1. maycon lemos (26).... sem muita higiene. mulheres com filhos e seu marido. 3-tortura. 2. tanto pelas péssimas condições trabalhistas como por fome e falta de vestes. o salário muito baixo. e condiçoes climaticas nao favoraveis. 3. destruir a anarquia . condiçoes precarias de trabalho . então decidiram fazer uma greve. com o risco de desabamentos. sem comida.2º ano B 1-os trabalhadores das minas viviam em péssimas condições de vida. -2º fazer greves para aumento de salário e melhores condições de vida e diminuição da carga horaria.A ideia seria organizarem uma greve para melhorar as condições. 2-1º matar todos os trabalhadores.Sem boa saude. mas como nao havera salario na greve decidem criar uma caixa com fundos para garantir a sobrevivencia.Pessoas que trabalham em minas sofrem não só com os perigos de extarem embaixo da terra. 13 de outubro de 2011 18:38 Anônimo disse. nus procurando comida e roupa para poderem viver "dignamente". mas nao perceberam que com a greve eles nao iriam receber salario e entao nao iriam conseguir sobreviver. fizeram isso invadindo as casa dos patrões que reagem com seus soldados.

Trabalham em lugares sujos e sem futuro. que levam a doença no corpo. nº 32. 13 de outubro de 2011 20:00 Lucas Edson disse. perceberam que para suprir as necessidades dos trabalhadores ele precisavam primeiramente dar a ele um aumento de salário. 2 . eles pediam por uma vida.Pessoas sem esperança. A fome era principal por ser obrigatoriamente necessária. relata s organizaçao de uma marcha dos mineradores de carvao de montsou. Uma dádiva que eles pareciam não possuir.. Fazer um fundo com dinheiro para a fábrica não quebrar e com isso não pagar os salários dos trabalhadores. Vivem a procura de emprego e não tem nenhum direito. fazer um protesto (acontece no fim do vídeo onde mulheres e homens vão as ruas com seus filhos em busca de direitos contra os burgueses) 3. Podemos comparar a uma mão-de-obra escrava onde vemos um trabalho muito pesado para poucos benefícios ao empregado. Eles também protestam (greve) para o aumento de qualidade de vida . 2ºB 1. Mulheres tinham trabalhos braçais e serviam para reproduzir (futuros trabalhadores).. Lucas Edson Linhares (16) .2ºC 1 . Vitória Vargas Wandehrec. Trabalha em um determinado local por muitos anos sem melhorar sua vida. nada além disso. Ganham misérias para poder se sustentar.Marcha dos mineiros franceses durante uma greve em 1906. 2. todos aclamavam por pão. apos seis semanas de greve. mas para isso eles deveriam lutar contra os patrões. Isabel 14 2ºB 13 de outubro de 2011 19:11 Anônimo disse..3. torturados pela fome.Para melhorar as condições de vida dos trabalhadores são dadas as ideias de Associação Internacional dos Trabalhadores onde eles lutam por direitos melhores idealizados por Karl Marx. Além de ser um trabalho de risco pois a poeira das minas com o tempo pode petrificar o tecido pulmonar (vemos no vídeo o problema do senhor de 54 anos com a tosse). Não tem privilégios e está condenado ao trabalho escravo.. junto também de seus direitos. Um grupo de pessoas com pensamentos socialistas sentados a mesa.

Ganhavam pouco. 1. Após seis semanas de greve. relata o sofrimento das famílias pela falta de comida e condições de vida. Com a visão vermelha: de lutarem por seus direitos. Senhores que batalharam a vida inteira em lugares com altos riscos a saúde. seu corpo. reformulando os métodos trabalhistas. 3) A marcha dos mineradores de carvão de Montsou. muito tempo dentro das minas. numa das passagens de Germinal.A marcha dos mineradores trata-se de uma obra que fora escrita em 1881. consequentemente melhorando a vida familiar em um contexto social. os trabalhadores enlouquecidos chegam ao extremo e começam a atacar.. Trabalhavam muito. Mostra que o ser humano ultrapassa os limites quando sua vida está em risco.O texto da Marcha dos Mineradores comenta que torturados pela fome. 18 de outubro de 2011 12:52 Anônimo disse. Suas roupas ficavam sujas.3 . . A clemência e luta por comida são instintos de quem precisa. 18 de outubro de 2011 14:32 Anônimo disse.As situações do dia a dia dos mineradores eram precárias. 3. para protestar seus direitos. para isso acontecer só com um novo mundo. mostrando a dor do filho que não tem um pão para comer.. A primeira teoria é de que segundo Karl Marx o mundo não conseguiria mudar apenas com o diálogo. roubar toda a riqueza dos condicionalmente bem financeiramente.. o que faz mal para a saúde(pulmões principalmente). Karine Abdo Leal (12) . busca por comida e vestimenta. tiveram que invadir as ruas. Organizaram uma marcha de mineradores de carvão. 2. assim como suas mãos. sem sucesso.Funcionários se unirem e lutarem contra os patrões. norte da França.. Seria uma noite onde o sangue das pessoas "correria". a miséria.2 ano C 1) As roupas como trapos. "mortos de fome" após semanas de greve. Ficaram vagueando pelas estradas. 2) Existem duas teorias distintas porém com os mesmo objetivo: Melhoria dos salários e direitos dos trabalhadores. E aumentar o salário dos trabalhadores. nem sequer o suficiente para sustentar sua grande quantidade de filhos. E a segunda teoria é de que os trabalhadores unidos teriam mais força e garra do que um só.

em vários. que eles conseguiam sobreviver e manter suas familias. muitas vezes até mesmo. após seis semanas de greve. sangue pelas ruas e rastos de ardor de uma vida e o enorme clamor por elas. com seus filhos nos braços levantavam bandeira de luto e vingança. Mulheres demonstravam claramente esse sofrimento. Frederic Rieger n4 2c 1...Marina de Lara B. ganham pouco. trabalham em lugares fechados que poluem os seus pulmões com as cinzas.. numa revolta contra as instalações das minas e seus dirigentes.. encarar a morte.os trabalhadores das minas de carvão sofrem muito com as baixas qualidades de trabalho.nº18 18 de outubro de 2011 16:02 Anônimo disse.Trabalhadores torturados pelas más condições de vida como a fome. porem lutaram para conseguir uma maior qualidades em seus empregos 18 de outubro de 2011 16:51 Anônimo disse..Eles tinham de obedecer todas as regras e fazer seus trabalhos corretamente e também trabalhavam juntos. pois era através disso. viviam na miséria. desse trabalho. foram dias terríveis. fome. 2. tudo pelos seus direitos de vida..2ºC . 2. 1. Marina Eing Barbosa nº19 . mesmo assim eles nao desistiam. Mas.os trabalhadores de minas não tinham um bom trabalho. Larissa Florencio 14 2ºC 18 de outubro de 2011 16:06 frederic27 disse.Era uma situação de trabalho muito difícil. 2ºC . os homens que ali trabalhavam tinham que enfrentar grandes dificuldades.primeiro é os trabalhadores se reunirem para enfrentar os patroes por melhores qualidades de trabalho e a segunda é levantar fundos para organizar esse movimento 3. milhares deles começaram a sair pelas ruas clamando por pão. assim conseguindo um melhor resultado. 3.

regredir-se-ia à vida selvagem das florestas. extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. Crianças trabalham também e são tratadas como adultos." (Livro de geografia. nas minas. em que . c. falta de higiene. Mesmo doentes..] Arderiam incêndios. os trabalhadores estão lá. Sairam nas ruas. 1. as fortunas e os títulos das situações adquiridas desapareceriam." 18 de outubro de 2011 17:49 Anônimo disse.protestando e gritando "Pão. Negociar com os patrões para obter aumento de salário (Karl Marx). homens e mulheres. pão.Apesar das dificuldades que os mineradores passavam.É realmente precário. se esforçando para ter o que comer. b.O texto relata a organização de uma marcha de mineiros de carvão torturados pela fome.. fazendo greve. [..pão.. trabalho com baixo salário que mal dá para sobreviver e sutentar a família. fome. 2-Os trabalhadores pela primeira vez decidiram se reunir contra os patroes. 18 de outubro de 2011 16:55 Taís Klock 2c disse. Há aqueles que acreditara ser necessário uma revolução armada. Levantar fundos para criar uma caixa de resistência. destruir a anarquia (realidade). e negociar para o aumento do salário..] onde os pobres. Todos se machucam. nas cidades não ficaria pedra sobre pedra. até o dia em que talvez desabrochasse uma nova sociedade.1. Taís 2C N27 1-Por conta do trabalho pesado... 3. Rebelião dos trabalhadores. incendiar a cidade. [. luta contra os seus patrões. expondo seus pensamentos. problemas de saúde.. prontos para morderem.. 3. Não sobraria nada."As mulheres gritariam. oferecendo grandes riscos. As situações são precárias.a. numa só noite. Todos sujos e cansados do carvão. 2º ano EM. 2. há muito risco de morte e ninguém se importa. p120). os homens abririam suas queixadas de lobos.

sugeira.Fumaça no trabalho.. Tinham vários momentos de tenção. Pedro Andrade N:24 2C 1-Era um trabalho muito pesado sem uma remuneração dignas para os operários e sem direito a nada. 2.'' '' Vamos levantar fundos para criar uma caixa de resistência''. arrasar tudo. exibindo cabeças. milhares deles começam a vaguear pelas estradas. uma foi do surgimento de sindicatos e a outra foi a da anistia. ainda assim dava pra viver nesses locais. os homens abririam suas queixadas de lobos. 2.] 3.. Vitor Reiser 28 ..2C 1. abuso de horarios. 2-Foi feitas duas propostas. as duas para buscar melhores condições de vida. As mulheres gritariam. clamando por pão. mals condiçoes de trabalho.'' É preciso incendiar as cidades.. somente a trabalhar. semeando o ouro dos cofres arrombados.02 . já que todos os funcionários estão no limite.. numa fúria crescente contra as instalações das minas e seus dirigentes''.estou sem o livro!! 18 de outubro de 2011 18:06 Anônimo disse. 3. ''gotejando o sangue burguês. prontos para morderem''.''Torturados pela fome.Melhorar as condiçoes de trabalho. após seis semanas de greve. aumento de salario. Camila Garcia .teriam seus salários reduzidos e pouca comida. .2C 18 de outubro de 2011 17:58 Anônimo disse.

. ele fala como o os operários se sentiam em relação ao seus patrões 18 de outubro de 2011 18:14 Anônimo disse.As grandes dificuldades. jornadas cansativas e mal local para o trabalho. usando a força..O filme da uma visão melhor do que ocorria nessa época de uma forma mais dinâmica. o segundo é uma ideia mais radical. e faziam muita diferença. trabalhavam muito e não se alimentavam bem.2º C 18 de outubro de 2011 18:21 Anônimo disse. 2) Primeira ideia era levantar fundos para criar uma caixa de resistêcia. mas com a união de todos os trabalhadores. tendo sangue. 2. devido a grande poluição.Os trabalhadores trabalhavam de mais. Manoella-17-2ºC . a cidade passa a ser não só um lugar de fábrica. 3. para aumento de salario. A segunda ideia era fazer uma greve com todos os operários contra seus patrões para aumentar seus salários. esses conflitos começaram a mexer com as grandes cidades industriais. com isso os trabalhadores se uniram. que caracterizou-se como um espaço das lutas sociais.3. Eles também faziam parte da sociedade. mas também de ações e resistencias.. pois recebiam pouco alimento para passar o dia e acabavam passando fome. contra os patrões.10 . pois o numero de trabalhadores era grande.. formando a classe dos trabalhadores. mas não tinham um retorno disso.. Nathalia Vieira 22 .. 18 de outubro de 2011 18:42 Anônimo disse. só assim eles provariam ser mais forte. A cidade constitui um espaço desigual.2ºC 1) Podemos perceber que as pessoas que trabalhavam nas minas de carvão tinham problemas de saúde. Nas fabricas de carvão a péssima saúde causada pelo decorrer do tempo. queriam melhorias.O primeiro é fazer um protesto. 3)Com a revolta dos operarios contra seus patrões. 1. Jéssica Cabral .

até o dia em que surgisse uma nova sociedade. onde os mineradores eram torturados pela fome. Construir um mundo com mais justiça legalmente. desenfreado. Fortunas e títulos desapareceriam. arrasar. 2)A associação internacional dos trabalhadores planeja unir trabalhadores do mundo todo para lutar contra os patrões. riscos e exploração. destruir tudo.Trabalhadores do mundo todo se unirem para lutar contra os patrões para negociar e conseguir aumento de salário. 18 de outubro de 2011 19:01 Anônimo disse. para assim nascer um melhor. de muita miséria e péssimas condições de vida. acreditavam que seria necessário uma revolução armada. gotejando sangue burguês. Outros. Levantar fundos para criar uma caixa de resistência. numa fúria contra as instalações das minas e seus dirigentes. 13 .Relato da organização de uma marcha dos mineradores de carvão de Montsou. cabelos desarrumados. ditarem suas leis. 3 . extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. 1 . milhares vagavam pelas estradas em busca de pão. não possuem carne todos os dias. para acabar com esse mundo.. Uma das noites sangrentas arrastaria a todos. salários baixos. KETLYN. no qual os trabalhadores exerciam-o desde pequenos em uma situação precária. Ja uns. aumentar salários numa economia capitalista. após seis semanas de greve. 3)Os mineradores eram torturados pela fome. seriam fortes. numa fúria contra as instalações das minas e seus dirigentes.1)As condições de trabalho são precárias. 2C. correria. miséria. após seis semanas de greve. 2 . o que até então era um sonho para todos. pensavam que era preciso incendiar as cidades.Era um trabalho exaustivo. algumas traziam seus filhos nos braços levantando-os e agitando significando luto e vingança. adeririam incêndios. Mulheres pareciam.. vestindo farrapos que deixavam suas peles nuas a mostra. pois com dinheiro. o povo em torrentes. as mulheres gritariam e os homens abririam suas queixadas prontos para morderem.exaustivas jornadas. semeando ouro dos cofres arrombados. Norte da França. pois não seria suficiente só a união para negociar. milhares deles vagavam pelas estradas implorando por pão. Negociar com estes para obter aumentos de salários.

.. Arquivo do blog ▼ 2011 (40) ▼ Outubro (7) EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES COM GABARITO SOBRE GEOL. Nunca percam a vontade de buscar novos conhecimentos e reforçar os assuntos já estudados.. a busca deve ser uma constante em todos nós. REFORMA URBANA E A REVOLTA DA VACINA RELEVO CONTINENTAL E SUBMARINO FILME : GERMINAL " RATING" ► Setembro (7) ► Agosto (4) ► Junho (2) ► Maio (5) ► Abril (7) ► Março (4) .18 de outubro de 2011 19:20 Postar um comentário Postagem mais recente Postagem mais antiga Início Assinar: Postar comentários (Atom) A BUSCA CONSTANTE.. ATENTADOS TERRORISTAS -2001 EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES DE GEOGRAFIA/ COM GABAR.

com as disciplinas de Geografia e Atualidades Visualizar meu perfil completo MEU S É DE SABEDORIA http://youtu.be/FJTMkASdY2U Total de visualizações de página 571625 CLIMA/TEMPO mouse Seguidores .Conceição Itajaí. Santa Catarina. Brazil Trabalho no Colégio Salesiano Itajaí.► Fevereiro (4) ► 2010 (41) ► 2009 (22) ► 2008 (5) Professora Conceição Geo .

Tecnologia do Blogger.Modelo Watermark. Imagens de modelo por RBFried. .