You are on page 1of 11

QUESTÕES OBJETIVAS SÉRIE; 3a CINÉTICA QUÍMICA, EQUILÍBRIO QUÍMICO, EQUILÍBRIO IÔNICO, ACIDEZ E BASICIDADE E MEIO AMBIENTE QUESTÃO 01 (Descritor

: explicar o aumento da velocidade das reações em função da superfície de contato)- 2005 Assunto: Cinética química Geralmente durante as aulas de cinética química, os professores demonstram que o prego não entra em combustão enquanto a palha de aço é facilmente queimada. A justificativa para tal fato é dada em função da superfície de contato. Podemos afirmar que ao aumentarmos a superfície de contato, a VELOCIDADE da reação aumenta devido: a) b) c) d) e) A diminuição da energia de ativação, favorecendo o processo. A diminuição da entalpia da reação, o que reduz a energia liberada. Ao aumento do número de colisões em função do aumento de área. Ao aumento da energia de ativação, favorecendo o processo. Ao aumento da energia cinética das partículas presentes.

QUESTÃO 02 (Descritor: deduzir a expressão que corresponda à variação da velocidade da reação em função da variação das concentrações)- 2005
Assunto: Cinética química

Dada a equação: A + B
Observe os valores da tabela: Concentração inicial de A (mol/l) 0,2 0,2 0,6 Concentração inicial de B (mol/l) 0,15 0,30 0,30 Velocidade inicial mol/l.s 1,5x10-6 6,0x10-6 18x10-6

2 AB

A VELOCIDADE da reação para esta equação pode ser representada como:

a) b) c)
d)

e)

V=K[A].[B]3 V=K[B]3 V=K[A].[B]2 V=K[A] V=K[A]3.[B]3

d) O leite desidratado tem um maior prazo de validade devido a ausência de água que é essencial para proliferação de microrganismos. . Os íons presentes no meio aquoso(placa de pétri) apresenta a mesma energia cinética. e) O leite do tipo longa vida é um dos mais consumidos atualmente devido ao seu longo prazo de validade graças ao processo UHT. Ordenha mecânica ou manual. Ordenha mecânica. pasteurização na usina. podemos afirmar que. EXCETO a) A refrigeração é responsável por manter a qualidade do leite por mais tempo devido a queda da temperatura.2006 Assunto: Cinética química Um estudante. EXCETO a) b) c) d) e) A lei de difusão de Grahm ou difusão dos gases pode explicar o resultado obtido. quanto a esse experimento. Em relação ao exposto podemos afirmar. Esterilizado pelo processo UHT (ultra high temperature). pasteurização na própria granja leiteira. O precipitado amarelo formado corresponde ao Iodeto de Chumbo. no qual o leite é aquecido durante 4 a 6 segundos a temperaturas próximas de 140 ºC. QUESTÃO 04 (Descritor: associar os conceitos de cinética química com situações do cotidiano. c) O processo UHT esteriliza o leite porque diminui a velocidade das reações durante 4 a 6 segundos. Leite desidratado. ao montar um experimento colocou à uma mesma temperatura em uma placa de pétri e um filete de água e em seguida ele adicionou em cada uma extremidade.)2007 Assunto: Cinética química O leite recebe no comércio diferentes classificações baseadas em critérios que consideram desde a forma de ordenha até o transporte e o processamento. b) A ordenha mecânica diminui as chances de ocorrer contaminação de microrganismos. Leite em pó ao qual se adicionou água. A tabela abaixo resume alguns desses critérios: Classificação leite Tipo A Tipo B Tipo C Reconstituído Leite em pó Leite longa vida do Características Ordenha mecânica. transporte sob refrigeração. O íon chumbo apresenta massa molar superior ao íon iodeto presente na solução. o KI (iodeto de potássio) e na outra o Pb(NO3)2 (nitrato de chumbo II).QUESTÃO 03 (Descritor: analisar a dinâmica das reações em relação à cinética química). Após um certo tempo ele observou um precipitado amarelo mais próximo do ponto onde estava o nitrato de chumbo II. O aumento de temperatura mudaria o resultado obtido nesse experimento. transporte sem refrigeração até as usinas para pasteurização.

Catalisador.QUESTÃO 05 (Descritor: identificar os fatores que alteram a constante de equilíbrio de uma reação. em que se relaciona a temperatura com a quantidade de oxigênio dissolvido na água: Com base na tabela acima é correto afirmar.2007 Assunto: Equilíbrio químico A única opção que apresenta um fator que pode modificar a constante K de um equilíbrio químico é: a) b) c) d) e) Superfície de contato.). e) O oxigênio dissolvido na água corresponde ao O2 e não ao elemento oxigênio presente na água.). b) Quanto menor a temperatura. c) O aquecimento global compromete a vida aquática considerando uma variação na temperatura da água. maior a quantidade de oxigênio dissolvido. QUESTÃO 06 (Descritor: analisar dados de uma tabela associando-os ao conceito de equilíbrio químico.2007 Assunto: Equilíbrio químico Analise a tabela a seguir. Energia de ativação. Temperatura. EXCETO a) O aumento da temperatura da água diminui o número de seres aquáticos aeróbios. Pressão. . d) O abaixamento da temperatura favorece o equilíbrio químico da água no sentido de decomposição liberando oxigênio.

temos. QUESTÃO 08 (Descritor: analisar de equilíbrio químico).2 –1. Aumentar a pressão Retirar o SO3(g) produzido. podemos concluir que no equilíbrio as CONCENTRAÇÕES de 3H2(g e N2(g) será respectivamente: a) b) c) d) e) (0. A concentração dos reagentes igual a dos produtos.2 mol/L de hidrogênio e que a concentração de amônia é igual a X. A continuidade da reação ocorrendo dentro do sistema. EXCETO a) b) c) d) e) A reação direta com velocidade igual à reação inversa. Um sentido endotérmico e o inverso exotérmico ou vice-versa.8-X/2) e (1.2-2/3X) (0.6-X/2) e (1.5X) QUESTÃO 09 (Descritor: analisar equilíbrio químico).5X (1.8 mol/l de Nitrogênio e 1.QUESTÃO 07 (Descritor: caracterizar uma situação de equilíbrio para um determinado sistema)2005 Assunto: Equilíbrio químico As reações reversíveis podem formar o equilíbrio químico dependo das condições do sistema em que elas ocorrem. Uma dependência da pressão quando envolve gás. Podemos afirmar que após a formação do equilíbrio químico.5X) X/2 e 1.2005 Assunto: Equilíbrio químico Considere a seguinte reação.2-2/3X) x/2 e (1. Aumentar a temperatura. Aumentar a concentração de NO(g).8-X/2) e (1.2 –1. .2005 Assunto: Equilíbrio químico A reação abaixo corresponde à produção de amônia: 3H2(g) + N2(g) 2NH3(g) ΔH < O Considerando que foram colocados 0. SO2(g) + NO2(g) SO3(g) + NO(g) ΔH < O Para otimizar o processo e obter mais trióxido de enxofre é NECESSÁRIO a) b) c) d) e) Adicionar um catalisador no sistema.

O composto p-cloro benzóico apresenta uma pequena variação de acidez. e por essa razão sofre desgaste em meio ácido. principalmente.92 COOH Cl pKa= 3.2006 . Esse processo é descrito pela equação abaixo: CaCO3 + H2O + CO2 → Ca2+ + 2 HCO31Baseando-se no exposto acima e em seus conhecimentos sobre equilíbrio iônico. c) o carbonato de cálcio CaCO3 corresponde à um sal inorgânico de caráter ácido. tal dissolução abaixa o pH da água do mar.2005 Assunto: Acidez e basicidade Considere os ácidos orgânicos e os respectivos valores de pKa pKa= 4.2007 Assunto: Equilíbrio iônico Acreditava-se que a dissolução do dióxido de carbono atmosférico na água do mar deveria ser um fenômeno desejável por contribuir para a redução do aquecimento global.82 COOH pKa= 3. podemos afirmar. b) o gás carbônico dissolvido em água leva à formação de ácido carbônico deslocando o equilíbrio químico no sentido de consumo do carbonato de cálcio. é CORRETO afirmar que a) o aumento do pH vem destruindo os recifes de coral devido ao aumento da acidez da água do mar. EXCETO: a) b) c) d) e) O cloro.QUESTÃO 10 (Descritor: analisar o impacto ambiental envolvendo um equilíbrio iônico. d) A dissolução do dióxido de carbono atmosférico na água não contribui para a redução do aquecimento global. Porém. A medida que a distância do substituinte aumenta o efeito diminui. de carbonato de cálcio. O composto o-cloro benzóico apresenta o maior valor de Ka. constituídos.20 COOH pKa= 2. devido à sua eletronegatividade atua como substituinte eletroatraente. Por exemplo: são danificados seriamente os recifes de coral. QUESTÃO 12 (Descritor: Analisar o caráter ácido de um composto a partir da sua estrutura). e) A retirada de íons cálcio da água do mar pode ser entendida como uma solução para reduzir a dissolução dos recifes de coral. QUESTÃO 11 (Descritor: analisar o efeito indutivo dos substituintes no comportamento ácido/base dos compostos orgânicos).99 COOH Cl Cl Em relação a esses compostos.). A troca do cloro por um grupo metil aumentaria ainda mais a acidez do meio. provocando outros problemas ambientais.

a troca de posição do átomo de flúor não altera o Ka. QUESTÃO 13 (Descritor: relacionar a estrutura de um composto com as suas características físicas e químicas. a troca do átomo de flúor pela hidroxila não altera o Ka. a troca do átomo de flúor pelo etil aumenta o Ka. O composto B apresenta menor valor de Ka. a troca do átomo de flúor pelo grupo metil aumenta o Ka. O composto B apresenta menor valor de pKa.). O efeito indutivo em B é menos efetivo do que em C.Assunto: Acidez e basicidade Observe os compostos F C H2 C F COMPOSTO B O C H2 C H2 C OH COMPOSTO A O C O H F O CH F COMPOSTO C C H2 C OH Em relação ao potencial ácido de cada substância é correto afirmar. . a) b) c) d) e) O composto A apresenta maior valor de Ka.2007 Assunto: Acidez e basicidade Observe o composto: Em relação a esse composto é CORRETO afirmar que a) b) c) d) e) a troca do átomo de flúor pelo hidrogênio diminui o Ka. O efeito indutivo em A é muito intenso.

Em meio ácido o grupo amino é protonado. B. A. F O O F O O O H F A B O H O H F C D O H A ordem crescente de Ka para os ácidos esta descrito CORRETAMENTE em a) b) c) d) e) A. QUESTÃO 16 (Descritor: calcular o pH de uma solução após diluição). B.2006 . D e C. C e A. EXCETO a) b) c) d) e) Eles apresentam um caráter anfótero. B. C. C e D.2006 Assunto: Acidez e basicidade Observe as estruturas. Como o seu próprio nome sugere esses compostos apresentam um grupo amino e um ácido carboxílico. podemos dizer que os aminoácidos são os tijolos usados na sua construção. D e C. B.QUESTÃO 14 (Descritor: analisar as propriedades físicas de um composto através da sua estrutura). Em meio básico o grupo ácido é desprotonado. B.2006 Assunto: Acidez e basicidade Se considerarmos as proteínas como uma parede. A presença do grupo amino neutraliza a acidez por efeito indutivo Ao ligar dois ou mais aminoácidos temos a ligação peptídica. A e D. C OH QUESTÃO 15 (Descritor: identificar a variação da acidez com base na estrutura). D. De forma geral podemos representá-los como: O R CH NH2 Em relação aos aminoácidos é correto afirmar. A.

é CORRETO afirmar que a) quando a fenoftaleína está presente em meio ácido.2007 Assunto: Acidez e basicidade A fenoftaleína é uma substância de caráter levemente ácido (fenol) que. A equação química a seguir descreve o processo: Baseando-se em seus conhecimentos sobre o assunto e no exposto acima.). . d) o meio ácido desloca o equilíbrio no sentido da fenoftaleína rósea. c) o meio básico faz com que o equilíbrio seja deslocado para a esquerda.Assunto: Equilíbrio iônico Um químico dilui uma alíquota de 200 mL de solução de HCl 0. a [H+] é baixa. e) em meio aquoso a fenolftaleína reduz a concentração de prótons. ele mediu o pH e obteve um VALOR igual a: (Grau de ionização = 100%) a) b) c) d) e) 0 1 2 3 4 QUESTÃO 17 (Descritor: analisar o comportamento ácido/básico da fenolftaleína. Acontece que o íon formado tem uma coloração diferente: é róseo. Após o preparo. em água. sofre ionização.002 M em 200 mL de água. a alta [OH-] deixa o meio rósea. b) quando a fenoftaleína está presente em básico.

3 a) Qual a concentração da solução titulada? b) Qual era o pH das duas soluções antes de tituladas? .2005 Assunto: Soluções e equilíbrio iônico Um determinado béquer contém 200 mL de hidróxido de sódio a 1 mol/l. recebe esgoto residencial e industrial sem tratamento. Em qual região podemos considerar que há uma diminuição no número de bactérias? QUESTÃO 19 (Descritor: Cálculo de concentração e pH). II – Depois titulou a base presente com acido clorídrico a 2 mol/L. QUESTÃO 20 (Descritor: calcular a concentração necessária de reagentes durante uma titulação)2005 Assunto: Titulação.QUESTÕES ABERTAS QUESTÃO 18 (Descritor: analisar poluentes versus impacto ambiental)-2005 Assunto: Meio ambiente Um químico resolveu analisar a água de um determinado rio em vários pontos até desembocar no mar.02 M. responda: a) b) Construa um gráfico de concentração de oxigênio versus distância (nascente ao mar). Com base no enunciado. Com base no enunciado. Sabe-se que este rio possui uma nascente não poluída e em um determinado trecho. foram necessários 100 ml de H2SO4 com concentração igual a 0. responda: a) b) Construa um gráfico de pH versus volume de Hidróxido de sódio para o procedimento I. Ao titular 200 ml de uma solução de NaOH com concentração desconhecida. RESPONDA: Dados: log 2 =0. Calcule o volume de ácido usado para titular o Hidróxido de sódio no procedimento II. Um estudante de química resolveu fazer alguns testes e realizou o seguinte procedimento: I – Adicionou lentamente 150 mL de uma solução 1 mol/L de hidróxido de sódio. Considerando-se que a temperatura ambiente e o teor de oxigênio no ar sejam constantes ao longo do percurso do rio.

responda: t2 t3 Tempo (min) a) Qual a expressão para a constante de equilíbrio do sistema? b) Calcule o valor de Kc. GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO 01: QUESTÃO 02: QUESTÃO 03: QUESTÃO 04: QUESTÃO 05: QUESTÃO 06: QUESTÃO 07: QUESTÃO 08: C C E C B D B D QUESTÃO 10: QUESTÃO 11: QUESTÃO 12: QUESTÃO 13: QUESTÃO 14: QUESTÃO 15: QUESTÃO 16: QUESTÃO 17: B D C A D A D B .2006 Assunto: Equilíbrio molecular Observe o gráfico e a equação relativo ao equilíbrio químico H2(g) + I2(g) 2HI(g) [ ] 1 0 7 5 HI H2 e I2 t1 Em relação ao exposto.QUESTÃO 21 (Descritor: analisar a quantidade de átomos em um material com base na sua densidade).

17LITROS QUESTÃO 20 a) 0. QUESTÃO 19 A) B) 0.[ I2] b) Kc =1.7 .96 (H2SO4) pH = 1.04 M b) b) (NaOH) pH= 12.6 QUESTÃO 21 a) Kc = [HI]2 / [H2].QUESTÃO 09: E GABARITO DAS ABERTAS QUESTÃO 18 b) Em locais longe da área poluída.