You are on page 1of 2

O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE?

 Ter hábitos de vida saudáveis;

AN D R É B Á S IC A ESCOLA

ND D E R ES E

E

 Ter idade compreendida entre os 18 e
os 65 anos;

ORGANIZAÇÃO

COLHEITA DE SANGUE E SENS IBILIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

 Pesar mais de 50 kg;

dê sangue!
 Não estar em jejum, nem em período
de digestão de uma grande refeição;
Centro de Saúde de Évora
Saúde Escolar

Seja herói por uma vida...

ESCOLA BÁSICA ANDRÉ DE RESENDE

 Ter

passado

mais

de

3

meses
Avenida Gago Coutinho 7005-135 Évora Tel: 266739560 Fax: 266739569 Correio Eletrónico: ce@eb23andreresende.net

(homem) ou 4 meses (mulher) desde a última dádiva.

10 DE MAIO (das 9 às 13H)

Porquê dar sangue?
O sangue é um bem necessário, que em diversas ocasiões é preciso em grandes quantidades e com urgência o que faz com que os dadores sejam o ponto de partida na terapia transfusional. Graças a transfusões de sangue tem sido possível salvar muitas vidas. Por cada dádiva, o Serviço de Sangue consegue obter diversos componentes (concentrados de eritrócitos e de plaquetas, plasma, entre outros) que são necessários para o tratamento de muitas doenças.

DÚVIDAS SOBRE A DÁDIVA DE SANGUE...
Eu já tive várias doenças no passado. Poder ei ser dador de sangu e? A sua dúvida poderá ser esclarecida junto do seu médico assistente. No entant o , a o o f e r e ce r - s e p a r a d a r s a n g u e , s e r á submetido a u m exa me clínico no decurso do qual o médico lhe aconselhará a atitude corre ta , conside rando se mpre a pre se rvação da sua saúde e be m -e star.

MEDULA ÓSSEA
O que é a medula óssea?
A medula óssea é um tecido que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos. Neste tecido existem células progenitoras com capacidade para se diferenciar e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. Estas células renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante.

O meu grupo sanguíneo será mesmo necessário? Todos os grupos sanguíneos são necessários , mesmo aqueles que são mais comuns . Basta que se lembre que você mesmo pode precisar de sangue!

Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, o que se faz na realidade é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes dando origem a novas células saudáveis. Para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser compatíveis o mais possível com as células do doente.

Seleção de dadores
Se alguém quiser ser dador, deve responder de forma individual a um questionário que visa a sua própria proteção, assim como, a proteção do recetor de sangue. Se cumprir com os requisitos do questionário, é feita a medição da hemoglobina, através de uma picada no dedo. Segue-se a consulta médica onde serão avaliados os parâmetros físicos e laboratoriais necessários para considerar apto um dador de sangue.

Após a dádiva sentir -me-ei enfraquecido? Não. A pe nas lhe são colhidos ce rca de 450 ml de sangue. As proteínas e as células sanguíneas existentes neste volu me são rapidamente repostas em circulação pelo organismo. ESCOLA BÁSICA ANDRÉ DE RESENDE

Quem pode ser dador de medula óssea?
Pode ser dador de medula óssea qualquer pessoa saudável com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos, com peso igual ou superior a 50 quilos. A medula é um tecido que se regenera rapidamente, pelo que é possível fazer mais do que uma dádiva.