You are on page 1of 5

Questes 1.

A ausncia de um smbolo para o zero no sistema de numerao da antiga Babilnia era um convite ambiguidade, como mostrado nos seguintes exemplos: Interprete pelo menos de quatro maneiras diferentes. Em cada caso, use o smbolo posterior babilnio do ponto para reescrever o numeral, se apropriado, e ento use os nossos numerais indo-arbicos usuais para escrever o nmero. Resposta O ponto principal que a falta de um zero torna a vida mais difcil do que precisa ser. Duas interpretaes no requerem um suporte do lugar zero: Se o espaamento simplesmente descuidado, este pode ser , ou 12; poderia tambm ser de 10 x 60 + 2 = 602; de 10 x 602 + 2 = 36.002; de 12 x 60 = 720; de 10 x 602 + 2 x 60 = 36.120, e assim por diante.

De quantas maneiras distintas voc pode interpretar ? Explique e interprete-o de pelo menos quatro maneiras diferentes, usando o smbolo posterior babilnio do ponto, quando apropriado, e usando nossos numerais usuais. Teoricamente, o nmero de interpretaes ilimitado, assim como no h limite para o nmero de zeros, podemos acrescentar a um numeral. Se voc assumir que cada um desses smbolos est em um lugar sexagesimal diferente (que no o caso), ento voc pode ter:
ou

ou

ou

etc. Estes exemplos representam os nmeros 3661, 219.660, 12.963.601 e 13.179.600, respectivamente. 2. Os numerais no quadrante superior esquerdo da tbua manual babilnia, reproduzida na pgina 67, so traduzidos como: 5 dez combinados com 3 dez 2 dez mais 5; esta resposta combinada com 3 (uns) 1 e 1 dez mais 5. (As respostas esto direita da linha vertical.) Para qual(is) operao(es) e valores pela posio o clculo correto? Explique. A seguir, explique como o smbolo zero ajudaria a esclarecer esse clculo. A operao a multiplicao em ambos os casos. As duas linhas de mdia

50 x 30 = 25 x 60 (= 1500); 1500 x 3 = 1 x 602 + 15 x 60. Em cada linha, um smbolo do zero no lugar de unidades deveria esclarecer como os smbolos de resposta deve ser lido. Voc poderia utilizar os algarismos usuais para adio e subtrao sem tratar o zero como um nmero? Explique.
3.

Em certa medida, este um "ponto de vista" a questo. Quando a adio de 40 + 57 ou subtraindo 70-32 em formato coluna, por exemplo, o dgito 0 devem ser manuseado de alguma forma. No entanto, dizer neste primeiro exemplo, que a coluna direita 0 + 7 no implica automaticamente que 0 um nmero em seu prprio direito. Poderia ser facilmente considerada como uma forma de lidar com a ausncia de quantidade unidades de um dos numerais. Da mesma forma (e talvez mais obviamente), na manipulao de 02 como o coluna direita do exemplo subtrao, podemos pensar ou dizer algo como: "0 - 2 no pode ser feito, ento ns temos que pedir emprestado dez mais da prxima coluna . " Isso realmente trata 0 como um espao reservado, uma ausncia de quantidade, e no como um nmero. 4. Para tratar o zero como um nmero, as operaes da aritmtica elementar (as quais simbolizaremos por +, -, x e :) devem ser estendidas para funcionar com o zero. Algumas dessas extenses foram propostas por vrios matemticos hindus. Nos itens seguintes, considere n como representando um nmero natural (de contagem).

Esta questo comea bastante direta, mas se torna mais difcil medida que vai junto. Na primeira, o senso comum suficiente. Para os problemas posteriores, tudo depende da idia de fazer aritmtica continuar a trabalhar como sempre tem feito, tanto quanto possvel. a. Explique por que faz sentido declarar tanto n 0 como 0 + n. As bvias razes de bom senso so adequadas aqui.

b. No sculo IX, Mahavira afirmou que n 0 era igual a n. Explique por que isso faz sentido. Por que ele no poderia ter considerado 0 n? Novamente, o bom senso de retirar nenhum objeto de alguma coleo razoavel. Por outro lado, a idia de remover um nmero de objetos, quando

no h nenhum provavelmente teria feito 0 - n parecer um disparate. (Ver o desenho 5).

c. Mahavira tambm afirmou que n x 0 era igual a 0. Se ele tivesse dito que

x 0 era igual a n, o que daria errado? Se n x 0 = n, um monte de coisas na aritmtica pode dar errado. Um dos mais bvios vem da lei cancelamento para a multiplicao. Como tambm sabemos que n x 1 = n, temos n x 0 = n x 1, ento 0 = 1 por cancelamento!

d. Mahavira tambm afirmou que n x 0 era igual a n. Podemos usar isso como

uma regra da aritmtica? Se no, o que est errado? Se fosse assim, o que resultaria de 0 : n? Em geral, o quociente uma quantidade que, quando multiplicado pelo divisor igual a dividendo. Ou seja, a : d = q portanto q x d = a. Se n : 0 = n, ento n x 0 = n, o que conduz s dificuldades da parte (c). Outra dificuldade surge quando usando as instrues Mahavira. Se n x 0 = 0 e n : 0 = n, ento temos (n : 0) x 0 = 0. Mas a diviso por um nmero deve "desfazer" a multiplicao por esse nmero. Ento isso leva a n = 0, ou seja, todo nmero igual a 0! Se fosse verdade que n : 0 igual a n, ento 0 : n teria de ser a sua reciproca, 1 : n. Mais uma vez, isto conduz rapidamente a 0 = 1.

e. No inicio do sculo XII, Braskara afirmou que n : 0 resultaria em uma

quantidade infinita. Por que isso pode ser uma conjectura razovel? Isso pode ser uma regra da aritmtica? Se no, o que daria errado? Para fixar n, diviso por cada vez menores (positivo) resulta em nmeros quocientes cada vez maiores, tornando-a uma extenso razovel do padro. A dificuldade surge na tentativa de incorporar essa "quantidade infinita" em nossa aritmtica usual. Por exemplo: Se 2 : 0 a mesma quantidade infinita como 3 : 0? Se assim for, e se essas quantidades obedecer s leis da aritmtica finita, ento multiplicando ambos os lados 2 : 0 = 3 : 0 0 resultar na concluso inaceitvel 2 = 3. Se n : 0 uma quantidade infinita diferente para cada n, ou se declarar que as leis usuais da aritmtica no se aplicam a estas quantidades infinitas, ento somos confrontados com a tarefa de desenvolver uma teoria estendida da aritmtica que funciona para eles.

f. Podemos dizer que 0 + 0, 0 0, 0 x 0 e 0 : 0 so todos iguais a 0? Explique. Os primeiros trs destes quatro so OK. Eles se encaixam nos padres sugeridos por outros nmeros e fazem parte da nossa aritmtica padro. No entanto, 0 : 0 = 0 no se encaixam no padro de diviso para outros nmeros; n : n = 1 para qualquer n diferente de zero. Claro, podemos ignorar o padro e simplesmente definir 0 : 0 0, mas isso leva a dificuldades com outras operaes aritmticas. Por exemplo, pensar 0 : 0 na sua forma de frao,0/0, e adicion-lo ao 2/3. Pelo algoritmo de adio usual, + = =0

Mas isso contradiz 2/3 + 0 = 2/3. Outras inconsistncias podem ser encontradas, tambm. Tentar definir 0 : 0 = 1 leva a problemas semelhantes. 5.Coloque os eventos a seguir em ordem cronolgica e atribua a cada um deles um ano ou um perodo de tempo aproximado. h. As Grandes Piramides foram construdas em Giz, Egito. (4 Dinastia do Imprio Antigo do Egito, c. 2560-2440 a.C.) c. Hammurabi, rei da Babilnia, desenvolveu o seu famoso cdigo de leis. (c. a.C. 1700) b. O babilnios comearam a usar o smbolo de ocupante de lugar. (c. 700 e 300 a.C.) f. Julio Csar foi assassinado em Roma. (44 a. C.) a. Os hindus desenvolveram o sistema de valor pela posio de base dez. (c. 600 a.C) j. Carlos Magno foi coroado imperador do Sacro Imprio Romano (800 a.C) d. Mahavira tratou o zero como nmero. (c. 850 d.C.) e. Os normandos derrotaram os saxes na batalha de Hastings. (1066 d. C.) g. Os escritos de Al-Khwarizmi, incluindo seu tratamento do zero, foram traduzidos para o latim e comearam a se espalhar pela Europa. (c. 1150) k. Colombro descobriu a Amrica. (1492 d.C.) i. Thomas Harriot props sua tcnica para resolver equaes. (incio do sculo 17)
l. Comeou a Revoluo Norte-americana (1776 d.C) n. Galois, Abel e outros comearam a generalizar o sistema de nmeros para formar as estruturas da lgebra abstrata. (1820 1850 d. C. ou mais) m. A Guerra Civil foi deflagrada nos Estados Unidos. (1861 1865 d.C)

Projetos. 1. Os alunos podem escolher a comentar sobre contextos alm do slrictly matemtica, mas devem incluir, pelo menos vrios usos matemticos. A maioria das idias matemticas relevantes esto contidas, pelo menos implicitamente, neste esboo. Em geral, o uso de sinnimos defensvel quando se fala de objetos concretos ("no h mas"), subtraes envolvendo essas coisas ("Tome 7 mas longe de 7 mas"), e outros semelhantes, mas h diferenas essenciais em situaes de quase todas outras (numerais, sistemas numricos, etc.) 2. Uma boa fonte para esse tipo de tlnng [79]. Studenls deve ser encorajada, no entanto. para olhar para exemplos de sua prpria. Este projeto poderia levar a uma discusso em classe valiosa de como os conceitos matemticos afetar (ou no afetar) a cultura geral. 3. A questo crucial aqui no ali a no-existncia de "ano zero". Em vez disso, o facto de que ano no so pontos mas comprimentos de tempo. Se o tempo se imagina como um nmero de linha, um ano o intervalo inteiro entre o ponto zero e um ponto, e por isso que 2000 o ano passado no segundo bloco de mil anos. Boas fontes para aprender mais sobre este incluem [79] e Stephen Jay Gould est questionando o Millenniurn. Veja tambm a articlc "Dionsio, Zero, e do Milnio: A Histria Real", de Christian Marinus Taisbak, em agosto / setembro

2000 questo de foco, o boletim informativo da Associao Matemtica da Amrica. Taisbak examina o trabalho de Dionsio exguo, que criou o cristo-cal na tela Calendrio, para mostrar que ele estava perfeitamente consciente do significado e do uso de zero e que este nada tinha ali a ver com a maneira como ele configurou o calendrio.

You might also like