You are on page 1of 3

Curso: Comunicao Social, hab. em Jornalismo Docente responsvel: Prof. Dr.

Lus Henrique Marques 1 semestre de 2012

Universidade Paulista (Unip)


5 Aula de Metodologia do Trabalho Acadmico

Pesquisa terica versus pesquisa emprica


A pesquisa e a produo do conhecimento
Textos de Referncia: CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Alcindo. Metodologia cientfica. So Paulo: Prentice Hall, 2002, p. 24-49 e 63-69. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 4.ed., 2002, p. 17-18 MARQUES, Lus Henrique. Metodologia Cientfica. Pederneiras: FGP, 2003/2004, p. 911. (Apostila) 1. O que pesquisa? Procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. A pesquisa requerida quando no se dispe de informao suficiente para responder ao problema, ou ento, a informao disponvel se encontra em tal estado de desordem que no possa ser adequadamente relacionada ao problema. 2. Quais so os requisitos mnimos para se fazer uma pesquisa? A pesquisa desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponveis e a utilizao cuidadosa de mtodos, tcnicas e outros procedimentos cientficos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inmeras fases, desde a adequada formulao do problema at a satisfatria apresentao dos resultados. 3. Por que fazer pesquisa? Basicamente, por duas razes: de ordem intelectual ou de ordem prtica. No primeiro caso, a motivao decorre do desejo de conhecer pela prpria satisfao de conhecer. No segundo, a motivao do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente (que faz certo) ou eficaz (que faz a coisa certa, isto , que atinge o resultado esperado). 4. Quais so os tipos de pesquisa? Existem dois tipos bsicos de pesquisa: a) Pura ou bsica: o pesquisador tem como meta o saber, buscando satisfazer a necessidade intelectual de conhecimento. b) Aplicada: o pesquisador movido pela necessidade de contribuir para fins prticos mais ou menos imediatos, buscando solues para problemas concretos.

Curso: Comunicao Social, hab. em Jornalismo Docente responsvel: Prof. Dr. Lus Henrique Marques 1 semestre de 2012

Problema, mtodo e tcnicas de pesquisa


Problema - se trata de um questionamento sobre um assunto especfico dentro do tema geral. Nesse sentido, Santos (apud MARQUES, 2003/2004, p. 9) afirma que a problematizao (ou problema que gera a pesquisa) a transformao de uma necessidade humana em problema, que por sua vez define-se como necessidade humana, quando pensada. A respeito da proposta de pesquisa, o pesquisador deve se questionar: esta implica um problema de pesquisa pertinente? Em que medida esse assunto j foi explorado dentro do tema geral? Quais as fontes bibliogrficas e de outra natureza esto sua disposio para realizar esse estudo? Mtodo Nas cincias, metodologia cientfica (ou mtodo cientfico) o conjunto de processos empregados na investigao e na demonstrao da verdade. A definio da metodologia (ou mtodo) a ser empregado depende do objeto de pesquisa. Esta no um modelo, frmula ou receita que, uma vez aplicada, lhe garante resultados sem margem de erro. Na realidade, o mtodo cientfico um instrumento de trabalho cujos resultados dependem do usurio. Tcnica Conjunto de etapas ou passos ou que se d ou, ainda, os instrumentos que se utiliza para cumprir o mtodo de pesquisa. So tipos de tcnica de pesquisa, entre outros: 1. Observao: aplicao de sentidos fsicos a um objeto, para dele adquirir um conhecimento claro e preciso. Pode ser assistemtica (espontnea); sistemtica (estruturada, planejada ou controlada); noparticipante (observador no se envolve com objeto); participante (observador se envolve com o objeto); individual; em equipe; laboratorial. 2. Experimentao: consiste no conjunto de processos utilizados para verificar as hipteses. O princpio geral no qual se fundamentam as tcnicas da experimentao o do determinismo que se anuncia assim: nas mesmas circunstncias, as mesmas constantes. Francis Bacon sugeriu algumas regras para a experimentao: alargar a experincia, variar a experincia, inverter a experincia e recorrer aos casos da experincia. 3. Tcnicas de coleta de dados: envolvem diversos passos, como a determinao da populao a ser estudada, a elaborao do instrumento de coleta, a programao da coleta e tambm os dados da prpria coleta. So instrumentos de coleta de dados: entrevista (conversa orientada para um objetivo, isto , recolher, por meio de interrogatrio do informante, dados para a pesquisa); questionrio (meio de obter respostas s questes por uma frmula que o prprio informante preenche) e formulrio (lista informal, catlogo ou inventrio, destinado coleta de dados resultantes quer de observaes, quer de interrogaes, cujo preenchimento feito pelo prprio pesquisador).

Curso: Comunicao Social, hab. em Jornalismo Docente responsvel: Prof. Dr. Lus Henrique Marques 1 semestre de 2012

Tipos de pesquisa
Pesquisa bibliogrfica procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documento. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuies culturas ou cientficas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los. Esse tipo de pesquisa se desenvolve, principalmente, nas cincias humanas e sociais, abordando dados e problemas que merecem ser estudados e cujo registro no consta nos documentos. Por isso, busca conhecer as diversas situaes e relaes que ocorrem na vida social, poltica, econmica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivduo isoladamente como de grupos e comunidades mais complexas. So formas de pesquisa descritiva: 1. Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrio das caractersticas, propriedades ou relaes existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada. 2. Pesquisa de opinio: procura saber atitudes, pontos de vista e preferncias que as pessoas tm a respeito de algum assunto, com objetivo de tomar decises. 3. Pesquisa de motivao: busca saber as razes inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, o consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. 4. Estudo de caso: a pesquisa sobre um determinado indivduo, famlia, grupo (organizao) ou comunidade que seja representativo do seu universo, para examinar aspectos variados de sua vida. 5. Pesquisa documental: so investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendncias, diferenas e outras caractersticas. Estuda a realidade presente, e no o passado, como ocorre com a pesquisa histrica. Pesquisa experimental - Caracteriza-se por manipular diretamente as variveis relacionadas com o objeto de estudo. Nesse tipo de pesquisa, a manipulao das variveis proporciona o estudo da relao entre causas e efeitos de determinado fenmeno. Enquanto a pesquisa descritiva procura classificar, explicar e interpretar os fenmenos que ocorrem, a pesquisa documental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenmeno produzido.

You might also like