You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

RELATRIO PRTICA DE FUNDIO

BRUNO STANLY INGRID PETER TRAVASSOS LARISSA CLARA STEFENONI RAISSA MENEZES ALENCAR VIVALDO MORAES PINTO JNIOR

RECIFE, NOVEMBRO DE 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

RELATRIO PRTICA DE FUNDIO

Relatrio de prtica apresentado disciplina de Materiais de Construo Mecnica, do curso de Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como exigncia parcial para concluso do semestre. Prof. Severino Urtiga

RECIFE, NOVEMBRO DE 2011

INTRODUO As maneiras de produzir peas metlicas atravs da transformao dos metais ou ligas em conjuntos mecnicos so muito diversas. Pode-se fazer uso conformao mecnica (trabalho a frio), da metalurgia do p, da usinagem, da soldagem, da fundio, etc. Um processo especfico escolhido atravs da anlise de inmeros fatores. A fundio um dos processos de fabricao de peas metlicas mais antigos e mais versteis, pois possvel produzir a partir dele peas com os mais variados formatos e tamanhos. Sua importncia fundamental para o crescimento tecnolgico desde os primrdios da humanidade e seu aperfeioamento contnuo, partindo desde pequenas peas fundidas artesanalmente s tcnicas de siderurgia. O processo de fundio definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fuso, consequente liquefao e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificao. uma forma de fabricao inicial, porque permite a obteno de peas com formas praticamente definitivas com mnimas limitaes de tamanho, formato e complexidade, e tambm o processo pelo qual se fabricam lingotes (a partir dos quais se realizam as conformaes para a obteno de chapas, placas, perfis, etc). Em muitos casos, os processos de fundio apresentam algumas vantagens em relao a outros tipos de processos de fabricao, como no caso da produo de peas complexas e com cavidades internas ou na produo de peas muito grandes. Por outro lado, as propriedades mecnicas de peas fundidas geralmente so inferiores s propriedades de peas conformadas mecanicamente. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, microporosidade, zonamento e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao como conformao a quente. A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio). O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio se d, de forma resumida da seguinte forma: primeiramente necessria a confeco de um modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor. Tambm deve ser confeccionado o molde dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, depois de retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida. Se necessrio, tambm h a confeco de machos dispositivos que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que estes ltimos sejam fechados para receber o metal lquido.

Finalmente, procede-se a fuso do metal e o subsequente vazamento do metal agora lquido no molde. Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos. Em seguida, feita a rebarbao, que a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente. E, por ltimo, realizada a limpeza por meio de jatos abrasivos, necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes da areia usada na confeco do molde. Essa sequncia de etapas a que normalmente seguida no processo de fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem comum de produto fabricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e caminhes. Esta tcnica, por partir diretamente do metal lquido, no mnimo, economiza etapas dentro do processo de fabricao. A apresenta outras diversas vantagens, tais como: as peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas; as peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas; ela permite um alto grau de automatizao e, com isso, a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas; alm disso, a pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas. Essas vantagens demonstram a grande diversidade de peas que podem ser produzidas por esse processo e que os outros no conseguem alcanar. Para entender melhor a importncia da fundio, basta lembrar que a produo de mquinas em geral e de mquinas-ferramenta, mquinas operatrizes e agrcolas impensvel sem a fundio. Um automvel, por exemplo, no poderia sair do lugar se no fosse o motor. Nele, a maioria das peas feita por meio de processos de fundio. Grande parte dessas peas fortemente exigida do ponto de vista de resistncia mecnica e, por isso, necessrio obter ligas fundidas mais resistentes. Tal resistncia pode ser alcanada atravs do refino de gro, pois uma estrutura com gros menores possui uma maior rea de contornos de gros, os quais dificultam a movimentao das discordncias, retardando, assim, o escoamento. Para produzir lingotes vazados com gro fino, adicionam-se geralmente refinadores de gro ao metal lquido, antes de este ser vazado. No caso das ligas de alumnio, adicionam-se ao metal liquido, imediatamente antes da operao de vazamento, pequenas quantidades de elementos refinadores de gro, tais como o Titnio, o Boro ou o Zircnio, de modo a que, durante a solidificao, exista uma fina disperso de locais de nucleao heterognea. Assim, extremamente necessrio que se aprofunde o estudo da fundio e das tcnicas utilizadas para a obteno de microestruturas mais. O estudo da teoria resumida acima de grande valia e incrementado por uma oportunidade de ver o processo na prtica, possibilitando um melhor entendimento e melhor assimilao de contedo.

OBJETIVOS O objetivo deste trabalho fazer uma relao entre os contedos vistos em sala de aula e o que acontece na prtica em um laboratrio. O estudo de fundio e da microestrutura de uma liga fundida aprofundado e entendido de forma mais densa quando acompanhado de uma prtica como a que ser apresentada aqui. O experimento consistiu em apresentar a tcnica de fundio em alumnio puro, em liga de alumnio e cobre, e nesta ltima com refinador. Alm disso, ser observada a influncia do ataque qumico na amostra quando esta levada para uma anlise de microestrutura. O procedimento detalhado ser apresentado, bem como a discusso dos resultados obtidos.

METODOLOGIA

Trs operaes de fundio foram realizadas no experimento. A primeira com a composio apenas de alumnio puro, a segunda de alumnio e cobre, e a terceira de alumnio e cobre utilizando o refinador. Foram utilizados 740 gramas de Alumnio e 33 gramas de Cobre. Foram utilizados dois fornos. Em um deles foi colocado a lingoteira. Esta precisava estar aquecida quando o instrutor fosse vazar o alumnio lquido para que no houvesse um choque trmico. No outro forno, o alumnio slido foi colocado em forma de pequenas barras. A lingoteira logo estava aquecida e foi retirada para ficar no local adequado, em cima de duas pedras. E ento o instrutor, contou com a ajuda de um arame para que as duas partes dela se mantivessem unidas no momento da fundio. Como o Alumnio estava demorando a fundir, o instrutor trocou o recipiente de forno, pois o outro tinha mostrado-se mais eficiente. E ento a lingoteira foi colocada novamente no forno (no menos eficiente), apenas para que a sua temperatura fosse mantida, j que o alumnio estava demorando a derreter. Em seguida, apenas o alumnio foi vazado na lingoteira e nossa primeira pea estava pronta em segundos. Para a segunda parte do nosso experimento, o Cobre foi colocado e misturado no recipiente contendo alumnio lquido envolvido no papel Alumnio, para aumentar a disperso, e foi vazado na lingoteira, obteve-se assim, nossa segunda pea. Para obtermos a terceira pea, alm do Alumnio e do Cobre, um refinador de Titnio e Boro foi adicionado e deixado no forno durante 5 minutos. E ento, o Alumnio+Cobre com refinador (5min) foi vazado na lingoteira. Finalmente, o refinador de Titnio e Boro foi colocado e misturado juntamente com o Alumnio e Cobre lquidos durante 40 min e, em seguida, o material foi vazado molde. Essa parte do experimento no foi visualizada por causa do tempo que demandava. O instrutor nos informou que as peas seriam lixadas e polidas para que nos pudssemos analisar a microestrutura de cada uma. A segunda parte da aula prtica foi no Laboratrio de Microscopia, onde visualizamos a microestrutura das trs ligas sem ataque e, em seguida, elas foram submetidas a um ataque qumico pela Lixvia de Solda (hidrxido de sdio a 10%) durante 1 minuto e ento foram levadas novamente ao microscpio. Com esse procedimento, fomos capazes de visualizar a microestrutura de cada uma das amostras nas duas situaes: sem e com ataque. A visualizao da microestrutura do Alumnio puro no foi realizada.

Procedimento de Segurana O instrutor utilizou os EPIs adequados para manusear o forno como: luvas, avental e protees para os braos, todos de couro. Alm disso, uma proteo para o rosto e botas. No momento do vazamento do Alumnio e do Cobre na lingoteira, os alunos foram instrudos para manter distncia, pois poderia haver um incndio caso esses materiais fossem despejados fora da lingoteira. Vale ressaltar que todos os extintores de incndio do laboratrio esto vencidos.

ANLISE DE RESULTADOS

Alumnio+Cobre sem refinador

Sem ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Com ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Alumnio+Cobre com refinador (5min)

Sem ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Com ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Alumnio+Cobre com refinador (40min)

Sem ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Com ataque: Ampliao de 50x Ampliao de 500x

Podemos observar que aps a realizao do ataque qumico, as microestruturas das ligas ficaram mais visveis, ou seja, o contorno dos gros pode ser observado com maior clareza. Alm disso, o refinador de gro faz com que a exista uma fina disperso de locais de nucleao heterognea durante a solidificao. Assim, utilizao do refinador nos proporcionou a obteno de uma estrutura mais fina, com gros menores, ou seja, uma microestrutura mais refinada. E isso pde ser observado comparando as microestruturas acima. Tal estrutura nos proporciona uma liga mais forte e resistente, pois se o tamanho dos gros diminui, o nmero de gros aumenta, assim como a rea de contornos de gro, tornando mais difcil o movimento das discordncias. possvel perceber tambm que o tempo que o refinador permanece no material fundido influencia, mas no proporcional com o tempo. Deve haver um tempo em que a permanncia do refinador se torne desprezvel, ou seja, deve haver um tempo timo em que o refinador deve permanecer no forno junto com material fundido antes do vazamento. Conhecendo esse tempo em questo, poderemos evitar uma espera que no nos trar uma diferena satisfatria no resultado.

CONCLUSO A maior parte dos metais e ligas fundida e vazada em formas acabadas ou semi-acabadas. Durante a solidificao de um metal em um molde, formam-se ncleos que crescem, tornando-se gros, o que origina uma estrutura de gro policristalina no metal solidificado. Na maior parte das aplicaes industriais, desejvel um tamanho de gro pequeno. A partir do estudo realizado, foi possvel entender melhor a influncia do ataque qumico na observao das microestruturas das amostras, o que de extrema valia na prtica de laboratrio. Tambm foi possvel notar a ao de um refinador no grau de refinamento da microestrutura de uma liga de alumnio e cobre fundida, reafirmando a importncia de tal componente no ambiente industrial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GOMES, D. Apostila de Fundio. Campinas (SP): Unip. Disponvel em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAC_MAA/apostila-sobre-fundicao>. Acesso em: 07 nov 2011. CALLISTER, W. D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 7ed. LTC, So Paulo, 2007. ASKELAND, Donald R.; PHUL, Pradeep P. The science and engineering of materials. 4.ed. California: Brooks/Cole-Thomson Learning, 2003. Wikipdia. Fundio. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundi%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 07 nov 2011. Metalopdia. Fundio. Disponvel em: < https://sites.google.com/a/catim.pt/metalopedia/fundicao> . Acesso em: 08 nov 2011. Solidificao e Solues Slidas. Disponvel em: <http://www.foz.unioeste.br/~lamat/downmateriais/materiaiscap6.pdf >