You are on page 1of 4

FEIRAS DE CIENCIAS

Selma Regina Garcia Neves Terezinha Valim Oliver Gonc;:alves

Centro de Ciencias Exatas e Naturais Nucleo Pedag6gico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico Projeto "Feiras Regionais e Estadual de Ciencias" (UFPa/SEDUC/CAPES)

As Feiras de Cif'mcias, alem de ajudarem a descobrir cientistas de amanha, proporcionam uma saida expressao individual e criatividade, que nao podem revelar-se no trabalho diario_de sala de aula.

As Feiras de Ciencias no Brasil e no Exterior tem demonstrado cada vez mais serem alternativa importante para incentivar e estimular estudantes e professores na busca de novas conhecimentos, oferecendo-se como espayo significativo para a iniciayao cientifica. A influencia das Feiras como elemento de meIhoria do ensino de Ciencias tem sido comprovada a cada ana em diferentes lugares. No Rio Grande do Sui, e evidente esta influencia, pais cada vez mais as estudantes se propoem a realizar projetos de investigayao cientifica e as professores buscam formas de atualizayao de sua pratica docente. As Feiras de Ciencias sao eventos que constituem a culminancia dos trabalhos escolares realizados durante a periodo letivo. Os trabalhos nao precisam ser, obrigatoriamente, da area de Ciencias Fisicas e Biol6gicas. Podem se referir aos mais diversos temas, nos seus aspectos sociais, educacionais, metodol6gicos, etc.

Alguns questionamentos sao feitos quando se fala em Feira de Ciencias. 0 mais veemente diz respeito inexistencia au escasses de laborat6rios nas escolas.

Embora se reconheya ser este um fator que dificulta a trabalho dos professores e alunos, nao se pode concordar com sua forya castradora. Em realidade, se atentos ao contexto s6cio-econ6mico-bioI6gico no qual estao inseridos, professores e alunos poderao realizar investigayoes altamente relevantes.

o estudante que vivencia a metodologia da descoberta (investigayao) nao se contenta mais com as aulas meramente expositivas. Ele passa a solicitar de seu professor a continuidade do trabalho, como maneira de atender forma natural de aprender.E a individuo que aprende fazendo nao esquece mais. Alem disso, nas Feiras, a relayao expositor-visitante e a ambiente de festa sao altamente positivos para as estudantes.

Uma Feira de Cimcias poderia ser descrita como uma "feira" onde sac "vendidas" ideias e conhecimentos. E uma atividade que se torna, dia-a-dia, cada

vez mais curricular, passando a fazer parte dos cronogramas das escolas, das Secretarias de Educacao e dos 6rgaos regionais dessas Secretarias. '

Feira Escolar ou Interna: e a culminancia tes de uma escola.

dos trabalhos

realizados

por estudan-

Feira Interescolar: e aquela realizada em um local por diferentes escolas de um bairro, de uma cidade, etc. Presta-se bem para cidades de pequeno porte, que contam com reduzido numero de escolas. Pode pressupor a precedencia de Feiras Escolares, mas nao ha obrigatoriedade de que isso ocorra. A rigor, a Feira Interescolar apresentaria os trabalhos realizados por diferentes escolas, sem selec;:ao previa. Feira da cidade ou do municipio: envolve selec;:ao previa de trabalhos, por escola, 0 que podera ficar 0 criterio de cada uma. E pr6pria para cidades ou municipios que tem grande numero de escolas. Feira Regional: cad a Regiao Educacional do estado promove a apresentac;:ao de trabalhos de todos os municipios e ela ligados. Feira Estadual: nela sac representadas as Regioes Educacionais numa proposta de integrac;:ao e troca de experiencias. de um Estado,

Ha, ainda, outras variedades de Feiras de Ciencias, como e 0 caso da Feira Cultural, que reune, num s6 evento, trabalhos de todas as areas do conhecimento.

Caracteristicas trabalhos

desejaveis

em

para uma Feira de Cien cias:

Carater investigat6rio:'e importante que os trabalhos apresentados em uma Feira de Ciencias representem resultados de investigac;:oes realizadas pelos estudantes. Juntamente com cad a trabalho, devem ser apresentados os seus objetivos, a metodologia utilizada, os resultados e conclusoes e, se for 0 caso, uma descric;:ao ou simples relac;:ao dos materiais utilizados. Criatividade: cada trabalho deve ter muito de seu autor, nao devendo este se contentar em reproduzir atividades de livros, revistas,etc. Muitas vezes a criatividade esta no usa de materiais alternativos. Relevancia: eo grau de importancia do trabalho para a comunidade. Sao muitos os problemas existentes na comunidade que, uma vez observados, podem dar origem a trabalhos verdadeiramente ineditos. Precisao cientifica: na busca de uma conclusao refere-se correc;:ao dos dados e do seu tratamento, coerente com 0 trabalho executado.

Projec;;ao de filmes, slides, video-cassetes, audiovisuais cientificas au assuntos de interesse da comunidade. Conferencias par pessoas ligadas a area cientifica, res, inventores, autoridades, etc. Nao convem que as atividades paralelas

sabre curiosidades

como professores,

escrito-

sejam muito numerosas .

Divulgar

as resultados

das atividades

escolares

desenvolvidas

durante

as

aulas de Ciencias. Integrar a Comunidade Despertar a Escola. a gosto pela pesquisa e experimentac;;ao. e a espirito critico.

e/ou desenvolver a criatividade

Desenvolver

Formar habitos e atitudes sociais e a sensa de responsabilidade. Desenvolver habilidades especificas, interesses e preferencias.

Como qualquer outra atividade, a realizac;;ao de uma Feira requer um planejamento, pais a execu<;:ao de um evento dessa natureza envolve uma serie de medidas e providencias que devem ser programadas com antecedencia. Sugere-se a elabora<;:ao de um projeto que pode seguir 0 esquema apresentad a no artigo anterior. No caso de Feira, 0 item 4 ("Como") itens: Data - Definida pela Coordena<;:ao e Comissoes. As Feiras devem ser realizadas, de preferencia, no final do periodo letivo, para que possam atingir a objetivo de ser uma culminancia das atividades desenvolvidas em classe. LocalDeve ser amplo, arejado, bem iluminado e de facil acesso. pode ser substituido pelos seguintes

Dura<;:ao -

E aconselhavel

que a Feira funcione em dois ou tres dias no maximo.

Numero de trabalhos - A Coordena<;:ao definira a numero de trabalhos, de acordo com as escolas au turmas participantes e as dimensoes do local escolhido Inscri<;:oes - Deverao ser feitas com antecedencia para melhor organiza<;:ao do evento. No final deste texto, apresentamos uma sugestao de ficha de inscri<;:ao. Divulga<;:ao - Devem ser tomadas as medidas necessarias para tornar a evento conhecido e esperado, 0 que muito valoriza a esforc;;o dos alunos. Desenvolvimento dos. trabalhos pelos alunos - E importante dar aos alunos um prazo suficiente para que desenvolvam seus trabalhos com tranquilidade, sem atropelos de ultima hora. Montagem - Podera ficar a cargo dos expositores, mas deve ser orientada pela Comissao Organizadora, tendo-se a cuidado de dispor as mesas e estandes de maneira a permitir transito facil e um visual agradavel. Um ou dais dias sao suficientes para a montagem.

5. Resumo do trabalho (procedimento, resultados, necessidades: eletricidade, agua corrente etc.)

espayo

necessario

para

apresentayao,

Para melhor execuC;;ao da Feira, e indispensavel que se organizem comiss6es que se encarregarao das varias atividades necessarias. Por exemplo:

FEIRA DE CIENCIAS

E MATEMATICA

DA ESCOLA DE TRABALHO Serie Sub totais

FICHA DE AVALlA9AO

Dela devem participar: alunos professores supervisores e orientadores diretores pessoas da comunidade. Compete a esta comissao: elaborar 0 Projeto de realizaC;;ao da Feira; fazer 0 levantamento de recursos; planejar e executar os trabalhos; providenciar convites, local de exposiC;;ao e outras medidas necessarias; promover a abertura e 0 encerramento dos trabaIhos.

Titulo: Itens 1. Carater investigat6rio 1 2 3 4

2. Organizayao 3. Criatividade 4. Postura do expositor

Dela devem participar: professores que nao tenham alunos expondo trabaIhos; pessoas da comunidade que tenham conhecimento e interesse pelos assuntos expostos. Compete a esta Comissao: avaliar os trabalhos e 0 desempenho dos alunos, segundo criterios estabelecidos pela Comissao Organizadora e que constarao da ficha de avaliaC;;ao. Exemplo de ficha de avaliaC;;ao:

Nesses itens, avaliam-se os seguintes aspectos: 1. Carater investigat6rio: 0 expositor evidencia ter redescoberto 0 fen6meno, fato, principio, etc, que esta sendo apresentado. 2. OrganizaC;;ao: definiC;;ao de etapas, situac;;ao controIe, ordem, limpeza, aspecto agradavel do trabalho. 3. Criatividade: no uso de materiais, na aboragem do assunto, na forma de apresentac;;ao. 4. Postura do expositor: encara com seriedade 0 que esta fazendo, permanece junto ao trabalho, atende com solicitude os visitantes.
BIBLIOGRAFIA NERICI, Emidio Giuseppe, Atividades Extraclasse no Ensino del, 2 e 3 graus. Rio de Janeiro, Livros Tecnicos e Cientificos, 1979, pa. 206 - AFONSECA, Elisis Terezinha Melgac;o de - Serie Metodol6gica de Conteudos Especificos para 0 Ensino de 1 grau - Ciencias - Belo Horizonte. 1983- C.T.E.

You might also like