You are on page 1of 37

UNILASALLE Curso de Psicologia Disciplina Processos Psicolgicos Bsicos Professora Prisla cker Calvetti

A ateno pode referir-se:


Ao tipo de concentrao em uma tarefa mental na qual selecionamos certos tipos de estmulos perceptivos para processamento posterior; Ao ato de preparar-se para receber mais informaes; Ao fato de receber vrias mensagens ao mesmo tempo, desprezando todas, exceto uma.

Definio geral: a ateno uma concentrao de atividade mental. Relaciona-se com os processamentos bottom-up e top-down. A ateno importante tambm para a discusso de outros processos cognitivos, como a resoluo de problemas.

Os seres humanos so extremamente competentes e, mesmo assim, no conseguem prestar ateno a tudo ao mesmo tempo.

Nas tarefas de ateno dividida, as pessoas devem atender a duas ou mais mensagens simultneas. Nosso sistema perceptivo pode lidar com algumas tarefas de ateno dividida, mas falhamos quando as tarefas se tornam exigentes demais.

A prtica conduz perfeio O treino altera os limites da capacidade atencional.

Nas tarefas de ateno seletiva, as pessoas so instrudas para responderem de maneira seletiva a determinadas fontes de informao sem tomar conhecimento de outras. As pessoas notam poucos detalhes sobre tarefas sem importncia.

Demonstra os efeitos da ateno seletiva visual: as pessoas levam mais tempo para dizer o nome de uma cor quando so distradas por outro aspecto do estmulo, no caso, o significado das palavras em si.

A interferncia ocorre quando dois caminhos competitivos esto ativos ao mesmo tempo, como resultado o desempenho da tarefa leva desvantagem. O processo mais automtico (ler a palavra) interfere no processo menos automtico (identificar a cor).

Os portadores de fobias se mostraram mais lentos no reconhecimento da cor com as palavras ligadas as suas ansiedades do que com as outras palavras. Esses resultados sugerem que fbicos so hiperalertas a palavras relativas sua fobia, mostrando ateno maior ao significado desses estmulos.

(muahahahahah...)

No nosso dia-a-dia passamos por diversos momentos em que se fala no telefone enquanto ouve uma notcia; ou devido a uma interferncia de rdio sintoniza duas ao mesmo tempo; se j passou por isso, voc criou uma situao conhecida como escuta dictica.

Em laboratrio, a escuta dictica estudada pedindo s pessoas para usarem fones de ouvido- cada ouvido recebe uma mensagem diferente. Solicitase aos participantes para sombrear (fazer a sombra, repetir em voz alta o que se ouve) a mensagem de um dos ouvidos.

Seleo inicial Baseia-se na noo de que escolhemos os estmulos aos quais prestaremos ateno antes de processar suas caractersticas bsicas. Seleo tardia Supem que as pessoas absorvem informaes sensoriais, processam-nas e selecionam os aspectos dos estmulos aos quais devem prestar ateno. Aqui o estagio de ateno ocorre quando ficamos conscientes de que estamos percebendo.

Se a mensagem no-atendida for relevante ns automaticamente utilizamos as informaes.

Se extrai significado das palavras mesmo sem ter conscincia disso!

-passagem que limita a quantidade de informao s quais podemos prestar ateno. -salientava que as pessoas eram limitadas na quantidade de informaes que podem processar. -quando uma mensagem est fluindo, corretamente, atravs do gargalo as outras mensagens devem ficar para trs. -rejeitada porque subestima a flexibilidade da ateno humana.

Walter Schneider e Richard Schiffrin Processamento automtico tarefas fceis com itens familiares. Processamento controlado tarefas difceis com itens no familiares.

Paralelo (dois ou mais itens ao mesmo tempo) Na ateno seletiva: captao de detalhes na mensagem que est em foco Na ateno dividida: fazer duas tarefas ao mesmo tempo Tarefas praticadas por longo tempo tendero a exigir o processamento automtico. (ex:stroop para ler nomes familiares das cores)

Serial (um item de cada vez) Na ateno seletiva: notam poucos detalhes da mensagem que no est em foco Na ateno dividida: difcil executar duas tarefas ao mesmo tempo Comum em tarefas no praticadas por um tempo longo

Srie rpida de 20 figuras ou quadros em cada tentativa Cada uma das quatro locaes em um quadro em particular podia ser ocupado por um nmero, uma letra ou um conjunto de pontos Ex:

Participante era instrudo sobre como lembrar e procurar de um a quatro alvos. Nmero de itens em um quadro e tamanho do alvo eram variados. Variava tambm dificuldades das tarefas.

Nas ltimas dcadas pesquisadores

desenvolveram diversas tcnicas sofisticadas para examinar as bases biolgicas do comportamento. As pesquisas que empregam essas tcnicas tm identificado uma rede de reas por todo o crebro que executam diversas tarefas de ateno que identificaremos nessa apresentao.

As duas regies do crtex mais importantes no reconhecimento do objeto so as seguintes: Rede Posterior de Ateno Rede Anterior da Ateno

Localizada no lobo parietal do crtex Responsvel pelo tipo de ateno exigida para a busca visual Est ativa quando voc est atento a um local no espao

Localizada no lobo frontal do crtex Responsvel pelo tipo de tarefas de ateno que se concentram no significado de palavras Est ativa quando as pessoas tentam a tarefa de Stroop na qual o significado da palavra interfere na identificao das cores Responsvel pela inibio das respostas automticas a estmulos (resposta menos bvia)

Prejuzos de ateno j foram observados em doenas neuropsicolgicas como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e Epilepsia. Ainda, desordens emocionais como ansiedade, depresso e sndrome obsessivocompulsiva, tambm acarretam em disfunes no sistema atencional.

Negligncia e o prejuzo de ateno por hiperatividade (ADHD) Pacientes que sofrem de negligncia vsuo-espacial ignoram o campo visual contralateral ao lado da leso (que geralmente ocorre no crtex parietal).

You might also like