Movimento SOS Racismo Rua Arnaldo Assis Pacheco, lote 11ª, loja A e B 1750 Lisboa Apartado 22508, 1147

-501 Lisboa sosracismo@gmail.com www.sosracismo.pt Tel. 217552700/ Fax 217552709 P. C. De Utilidade Pública (DR 269 – 20/11/96)
Nº contribuinte: 503 106 054

COMUNICADO
O ACIDI propõe-se a apoiar a iniciativa Miss CPLP 2012. Não podemos deixar de o lamentar, perguntando perplexamente: que elogio da diversidade cultural e dos direitos das mulheres pode acontecer num concurso de beleza que promove um modelo uniforme e estereotipado do corpo e da mulher? Nos países da CPLP, como em todos os outros, as culturas, as artes, os corpos e a língua assumem diversas formas e materializam-se na multiplicidade que é própria do ser humano. A diversidade e a riqueza humana não se colocam em concurso porque não há concorrência, há antes com-vivência, diálogo, diferenças e complexidades que traduzem um mundo comum.

Promover um concurso de beleza entre apenas aquelas que cabem dentro de fronteiras e possuem o registo oficial em Portugal é aceitar o ressurgimento de um certo machismo colonial que vê as mulheres da CPLP como possíveis exemplares a expor num pódio imperial que não dignifica o ser mulher, antes o aprisiona na futilidade e na insignificância dos corpos que têm de corresponder ao modelo imposto, ao género reiteradamente uniformizado. A hipocrisia do propósito do concurso – ter uma Miss CPLP a dar visibilidade à luta contra a violência doméstica e a exclusão social – é um contrassenso hipócrita que nem merece resposta porque estupidifica essa luta tão importante e urgente como a do combate à violência de género. O estereótipo não liberta - cria estigmas. E a beleza não se esgota em concursos, muito pelo contrário.

Numa altura em que o movimento associativo imigrante e de direitos humanos procura combater uma lei de imigração cada vez mais afastada dos direitos humanos, este "concurso" vem numa altura ideal para...desviar as atenções?

É esta a função de um organismo como o ACIDI? E a CIG (Comissão para a Igualdade de Género) não tem nada a dizer sobre esta questão? Lisboa, 30 de Abril de 2012 Pelo SOS Racismo

1|Page

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful