You are on page 1of 4

Vanguardas Artsticas e seus relacionamentos - Avaliao E.E. Conselheiro Crispiniano Prof. Eder Lima - Arte (E.M.

) - 2012 Habilidades/Competncias: identificar e relacionar conceitos artsticos (a partir de leitura de imagens), histricos, sociais e filosficos 1) A partir da tela A Batalha de Wassily Kandisnky (img 1), responda: uma obra figurativa ou abstrata? Voc percebe figuras reconhecveis nessa obra? Existem objetos?

( fig 1) A Batalha, W. Kandinsky Ao buscar uma estrutura oculta na srie rvores, Piet Mondrian deixa de enfatizar a aparncia da obra de arte em detrimento de sua essncia: de que forma percebemos isto nas imagens abaixo? Essa concepo o coloca em conexo com qual linha de pensamento de vanguarda: positiva ou negativa? Por que?

(fig 2) rvore Vermelha, P. Mondrian .Mondrian ( fig 4) rvore em Flr

(fig 3) rvore Cinza, P

2) O cubismo analtico, expresso nas obras abaixo (fig 5 e 6) e o expressionismo (fig.7) procuraram expressar as emoes humanas e interpretar as angstias que caracterizaram o homem do incio do sculo XX. Faa uma analogia deste aspecto da arte cubista e expressionista com com o que, na poca, ficou conhecido como a crise do humanismo.

( fig 5) O poeta, Picasso

( fig 6) Violino e Cntaro, Braque

( fig 7) O Grito, Evard Munch

3) Quais movimentos estticos que buscavam interferir de maneira fantasiosa na realidade? Quais os motivos dessa esttica? 4) Em que baseiam-se os surrealistas, ao proporem que a obra de arte no o resultado de manifestaes racionais e lgicas do consciente, mas, manifestaes do subconsciente, absurdas e ilgicas? De que maneira (pictrica) eles traduziam este conceito em suas obras?

5) Observe as obras: A persistncia da memoria (fig 8), o Violinista Verde (fig 9) e O belo pssaro (fig 10). Todos pertencem ao surrealismo, o que os difere?

(fig 8) A Persistncia da memoria, S. Dali

(fig 9) O violinista Verde, Marc Chagal

(fig 10) obelo pssaro decifra o desconhecido a um casal de amantes, Mir

6) Segundo Schopenhauer, o que expe o carter equvoco da vida a presena simultnea de duas tendncias diametralmente opostas: uma da vontade individual dirigida a seus alvos e destinos particulares, naturalmente enganosos, e outra, uma tendncia dirigida contra a nossa felicidade e voltada para o aniquilamento da vontade individual e da iluso que nos mantem encadeados corrente tormentosa do mundo efetivo. A obra de Giorgio de Chirico enigmtica, (fig. 11 e 12): de que forma voc as relaciona ao pressuposto de Schopenhauer (vontade individual e seu aniquilamento) em relao ao mundo real?

(fig. 11) Enigma de um dia, Giorgio de Chirico

(fig. 12) Solido, Giorgio de Chirico

You might also like