You are on page 1of 20

Condicionador de Ar Split

MANUAL DO USURIO
Leia este manual, total e cuidadosamente antes de iniciar o uso do produto. Contate o Servio Autorizado LG para conserto ou manuteno desta unidade. Contate o instalador autorizado para a instalao deste aparelho. Este aparelho no deve ser usado por crianas ou pessoas incapacitadas sem superviso. Crianas devem ser supervisionadas para assegurar que elas no brinquem com este aparelho.

http://www.lge.com.br

Precaues de Segurana
Alerta............................................2 Cuidados.......................................3

Precaues de segurana
Para evitar riscos ao usurio ou outras pessoas bem como danos materiais atenda as seguintes instrues: Operao incorreta devido ao no atendimento das instrues causaro riscos ou danos cuja gravidade classificada pelas seguintes indicaes.

Instrues de Operao
Preparativos antes da operao...4 Caractersticas do Controle Remoto...5 Seleo do Modo de Operao.....6 Caractersticas adicionais...........12

ALERTA
Esse smbolo ndica a possibilidade de srios danos pessoais.

Cuidados e Manuteno
Cuidados e Manuteno.............16

CUIDADO
Esse smbolo indica a possibilidade de riscos pessoais ou danos mateirais.

Sugestes para Identificao de Problemas


Antes de Voc chamar o Assistncia Tcnica................18 Partes da Instalao e Acessrios...............................19 Preocupao Ambiental..............20 Termo de Garantia......................21

Precaues na Instalao

ALERTA
Voc no deve, por si s, instalar, retirar ou reinstalar a unidade. A instalao inadequada causar vazamento de gua, choque eltrico ou incndio. Contate a Assistncia Tcnica da LG para o trabalho de instalao. Lembre-se de que instalao inadequada no coberta pela garantia. A unidade deve ser instalada numa rea de fcil acesso. Qualquer custo adicional exigido para alugar um equipamento especial ao servio ser de responsabilidade do cliente.

ALERTA
Conecte adequadamente o cabo de fora. Caso contrrio, isso causar choque eltrico ou incndio devido ao sobreaquecimento. No ligue ou desligue o aparelho em funcionamento, inserindo ou retirando o cabo de fora. Isso causar choque eltrico ou incndio devido a gerao de calor. No danifique ou use um cordo de fora fora de especificaes. Isso causar choque eltrico ou incndio. Se o cabo de fora estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo fabricante ou Posto Autorizado LG ou por pessoa qualificada para evitar riscos. No insira nada nas entradas/ sadas de ar. Uma vez que o ventilador gira em alta velocidade, isso poder causar riscos pessoais ou danos a unidade. Consertos ou realocaes no devem ser feitos pelo cliente. Caso isso seja feito incorretamente poder causar incndio, choque eltrico, riscos devido a queda da unidade, vazamento de gua, etc. Chame a Assistncia Tcnica.

No modifique o comprimento do cabo de fora nem use a mesma tomada de outros eletrodomsticos. Isso causar choque eltrico ou incndio devido a gerao de calor. No exponha a pele diretamente no ar refrigerado por perodos prolongados Isso pode prejudicar sua sade.

No opere seu Ar Condicionado com as mos molhadas ou ambiente mido. Isso poder causar choque eltrico.

Se algo anormal (cheiro de queimado, etc.) ocorrer, pare o Condicionador de Ar e desconecte-o da tomada ou desarme o disjuntor. Se a unidade continuar a funcionar em condies anormais, isso poder causar incndio, danos, etc. Nesse caso, chame Assistncia Tcnica.

CUIDADOS
Procure o tcnico da Assistncia Tcnica para conserto ou manuteno desta unidade. A instalao desta unidade deve ser feita por um instalador autorizado pela LG. O condicionador de ar no deve ser operado por crianas ou pessoas desabilitadas, sem superviso. Crianas devem ser supervisionadas para garantir que no brincaro com o condicionador de ar.

CUIDADO
Quando retirar o filtro de ar no toque nas partes metlicas da unidade interna. Isso causar danos pessoais. Deve ser desconectado da tomada. Quando limpar a unidade, desligue-a e desarme o disjuntor. O ventilador gira em alta velocidade durante a operao e pode causar danos. No limpe o Condicionador de Ar com gua. gua poder penetrar na unidade e deteriorar a isolao. Pode causar choque eltrico. No deixe um animal de estimao ou planta exposta diretamente ao fluxo de ar. Isso pode afetar animais ou plantas. Ventile muito bem se usar a unidade junto a um fogo, etc. Poder ocorrer falta de oxignio no ambiente.

No deixe a unidade sobre um suporte danificado. A unidade poder cair e causar danos pessoais.

No pulverize inseticidas ou inflamveis na unidade. Pode causar incndio ou deformao do gabinete.

No posicione um fogo, etc. exposto diretamente ao fluxo de ar. Poder afetar a combusto no fogo.

No suba na unidade interna/ externa e no coloque nada sobre ela. A unidade poder cair e causar danos pessoais.

No insira sua mo nas aberturas quando a unidade estiver em funcionamento. Pode causar incndio ou deformao do gabinete.

Se a unidade no for usada por longo perodo de tempo, desarme o disjuntor. Caso no seja usada poder ocorrer acmulo de poeira e provocar incndio.

No suba num banco instvel quando for limpar ou fazer manuteno da unidade. A unidade poder cair e causar danos pessoais.

No utilize a unidade para finalidades especiais. No use este condicionador de ar para conservar dispositivos de preciso, alimentos, animais, plantas e objetos de arte. Isso poder causar deteriorao da qualidade destes, etc.

No funcione a unidade por longos perodos de tempo em alta umidade, por exemplo deixando aberto uma porta ou janela. No modo refrigerao, se funcionar em ambiente de alta umidade (80% UR ou mais) por muito tempo, a condensao de gua pode fluir, molhar e estragar mveis, etc.

Introduo ao Produto
Aqui encontrar informaes sobre os diferentes tipos de unidades externas e internas. Por favor, verifique a informao especfica do modelo que adquiriu.

Unidades Internas
Split Hi- Wall Indicao das partes

Entrada de ar Grade frontal Painel frontal

Filtro de ar Aletas verticais Sada de ar Receptor de sinal Aletas horizontais

Modelos tipo Art Cool Indicao das partes


Painel frontal Receptor de sinal Filtro plasma

Filtro de ar Sada de ar Cabo de alimentao

Modelos tipo Art Cool Wide Indicao das partes


Entrada de ar Painel frontal Cabo de alimentao

Filtro plasma

Filtro de ar Receptor de sinal

Sada de ar

Introduo ao Produto
Art Cool Deluxe (Tipo 1) Indicao das partes
Entrada de ar Filtro plasma Filtro de ar Cabo de alimentao Boto liga/desliga

Art Cool Deluxe (Tipo 2) Indicao das partes


Entrada de ar Filtro de ar Filtro plasma Cabo de alimentao Boto liga/desliga

Sada de ar Painel frontal Receptor de sinais

Sada de ar Painel frontal Receptor de sinais

Leds indicadores de operao


Liga/Desliga Modo Sleep Modo Energy-Saving Modo Degelo Led aceso durante a operao, piscando quando em alarme. Led aceso quando funo ativada. Led aceso durante o modo de economia de energia. Led aceso durante o modo de partida a quente ou degelo (somente para modelos quente/frio).

Unidade Externa em Operao Led aceso quando a unidade externa estiver ligada (somente para modelos verso frio). Display Indica a temperatura de ajuste (somente modelos ArtCool).

Partida a quente: Nos modelos quente/frio ao acionar a funo aquecimento a unidade externa liga e depois de alguns minutos o ventilador da unidade interna liga,assim evita que a unidade circule ar frio de quando na partida. Durante a operao no modo aquecimento a unidade faz degelos automticos por alguns minutos, neste momento a unidade interna pra de funcionar.

Unidade externa
Entrada de ar Conexo dos fios Tubulao Frigorgena Sada de ar Base Dreno

Instrues de Operao
Como inserir as pilhas
1. Remover a tampa traseira do controle remoto empurranda a tampa na direo da seta. 2. Inserir as pilhas e certifique-se da polaridade (+) e (-) para que sejam instaladas corretas. 3. Inserir a tampa de volta deslizando-a para encaix-la.

Nota
1. Sempre troque as duas pilhas ao mesmo tempo. 2. Se o produto no for utilizado por longos perodos, remova as pilhas do controle remoto. 3. Se ao acionar o boto de ligar, nada aparecer no controle remoto troque as pilhas.

Suporte do controle remoto sem fio


1. Escolha um local seguro e de fcil acesso. 2. Fixe o suporte na parede com dois parafusos. 3. Insira o controle remoto no suporte deslizando-o.

Nota
1. O controle remoto nunca deve ficar em exposio contnua a luz do sol. 2. O emissor de sinais do controle remoto deve estar sempre limpo, use um pano macio e seco para limp-lo. 3. Se caso outros produtos funcionarem com este controle remoto , solicite a assistencia tcnica autorizada.

Operao
1. Na unidade interna existe um receptor de sinais. 2. Direcione o emissor do controle remoto para o produto. No deve existir obstrues entre o controle remoto e o produto.

Instrues de Operao
Controle remoto sem fio
A explicao dos controles segue abaixo:
transmissor de sinal

1. Liga/Desliga Usado para ligar e desligar a unidade. 2. Modo de seleo de operao Usado para selecionar o modo de operao.
2 7 8 5 4 6 1 3

3. Ajuste de temperatura Usado para ajustar a temperatura do ambiente. 4. Seleo da velecidade de ventilao Usado para selecionar a velocidade de ventilao (baixa, mdia, alta e jet cool). 5. Funo Jet Cool Usado para ligar e desligar a funo Jet Cool de rpido resfriamento. 6. Caos Swing Usado para ajustar o movimento das aletas de ar. 7. Operao Sleep Usado para ligar e desligar a funo sleep. 8. Boto Energy -Saving Usado para ligar e desligar a funo de economia de energia eltrica.

Modo de operao
Modo refrigerao Modo desumidificao saudvel Modo Aquecimento

Modo de operao
Modo refrigerao Modo desumidificao saudvel

Disponvel somente para os modelos quente/frio 7

Disponvel somente para os modelos verso frio

Instrues de Operao
Modo de operao
o 1 PressioneAo botoaliga/ desliga para ligara a unidade. ligar unidade esta emitir um beep.
2 5 4 7 8 6 1 3 Refrigerao Desumidificao Aquecimento saudvel (somente modelos quente/frio)

do controle 2 Abra a tampaCada vez queremoto e selecione o modo de operao. pressionar o boto o modo de operao muda, selecione o modo desejado.

Modelos quente/frio

Refrigerao

Desumidificao saudvel

Modelos somente refrigerao No modo refrigerao ou temperatu3 ra desejada pressionandoaquecimento selecione atemperatura. os botes de ajuste de No modo refrigerao a temperatura pode ser ajustada de 18C~30C e para o modo aquecimento a temperatura pode ser ajustada de 16C~30C.

Para aumentar a temperatura

Para diminuir a temperatura

pode selecionar a velocidade de 4 Selecione a velocidade de ventilao desejada. Vocautomtica pressionando a tecla ventilao em quatro estgios: baixa, mdia, alta e de ajuste de velocidade de ventilao. Cada vez que o boto pressionado, a velocidade de ventilao muda.

Automtico

Baixa

Mdia

Alta

5 Ventilao Automtica No modo ventilao automtica, a velocidade de ventilao mudar automaticamente


de acordo com a temperatura do ambiente atravs da lgica CAOS. 8

Instrues de Operao
Funo Desumidificao saudvel
Durante a desumidificao saudvel Quando selecionar o modo desumidificao saudvel, o produto ajusta automaticamente a temperatura e a velocidade do ar de acordo com a temperatura ambiente. Durante a operao do produto nesta funo a temperatura de ajuste no exibida no display do controle remoto e vo no pode alterar a temperatura Neste modo de operao o produto ajusta automaticamente a temperatura e a velocidade de ventilao de modo a obter-se um ambiente confortvel em estaes muito midas ou muito secas. Para operar no modo desumidificao saudvel veja os passos 1, 2 e 4.

Desumidificao Saudvel

Operao Jet Cool

A funo Jet Cool usada para se obter um rpido resfriamento no vero. Quando esta funo acionada o produto opera na super velocidade de ventilao e a temperatura ajustada para 18C pelos primeiros 30 minutos de funcionamento, para uma melhor efetividade na refrigerao.

Vo pode acionar esta funo pressionando o boto Jet Cool. Para mudar do modo jet cool para outras funes, pressione o boto de ajuste de velocidade de ventilao, ou mesmo o Boto do Jet Cool ou at o boto de ajuste de temperatura. Nota A funo Jet Cool no pode ser acionada durante o modo aquecimento ou modo automtico. Somente para os modelos Art Cool voce pode acionar a Funo.

Instrues de Operao
Modo Energy Saving
O modo energy-saving pode economizar energia eltrica durante o modo refrigerao e a operao de desumidificao saudvel,pois neste modo o produto pode ajustar efetivamente a temperatura de conforto de modo que se mantenha uma sensao agradvel no ambiente em que est climatizando. 1.Pressione o boto liga/desliga do produto. 2.Abra a tampa do controle remoto. Selecione o modo de operao refrigerao ou desumidificao saudvel. 3.Pressione o boto Energy-Saving.

Operao forada
Modelos quente/frio Temp. sala > 24C Refrigerao Alta 22C 21C<Temp. sala<24C Temp. sala < 21C Aquecimento Alta 24C

Modelo somente frio Modo de operao Velocidade de ventilao Temperatura Refrigerao Alta 22C

Desumidificao saudvel Alta 23C

Teste de operao
Durante o TESTE DE OPERAO, o produto funcionar no modo refrigerao na velocidade alta, sem controlar a temperatura da sala por 18 minutos. Durante o teste de operao, se o produto receber o sinal do controle remoto, este passar a operar pelas funes do controle remoto. Se desejar usar esta operao, pressione o boto liga/desliga de 3~5 segundos, ento um beep ser ouvido. Se desejar parar a operao, pressione novamente o boto. 10

Instrues de Operao
Modo sleep
1.Pressione o boto Sleep e ajuste o tempo desejado para programar o desligamento do produto automaticamente. 2.O timer pode ser programado com incremento de 1 hora e o tempo total de programao de 1hora a 7horas. Para programar mais de 1hora o desligamento do produto, pressione o boto sleep repetidas vezes at ajustar o tempo desejado. Nota No modo sleep a velocidade do ventilador ser baixa para o modo ventilao e mdia para o modo aquecimento. No modo refrigerao ou desumidificao saudvel: A temperatura ir subir automaticamente 2C, 1C nos primeiros 30 minutos e 1C nos 30 minutos subsequentes (2C em 1 hora) para uma noite de sono agradvel. Dois graus acima ser a temperatura final de funcinamento do produto.

Ajuste Vertical das Aletas de ar (opcional)


As aletas de ar com direo acima/ abaixo podem ser ajustadas pelo controle remoto. 1. Pressione o boto liga/ desliga do produto.

2. Pressione o boto Chaos Swing.

3. As aletas de ar iro se mover automaticamente.

4. Para parar as aletas de ar em uma posio pr-determinada, pressione novamente o boto

11

Instrues de Operao
Unidade Interna
Grade, Gabinete e Controle Remoto Desligue o aparelho antes de o limpar. Use um pano macio e seco. No use abrasivos ou alvejantes. OBS: Desligue a energia eltrica que alimenta o aparelho, antes de limp-lo. Nunca use nenhum dos seguintes materiais: gua mais quente do que 40C Isso pode causar deformao ou descolorao. Substncias volteis. Isso pode danificar as superfcies do Condicionador de Ar.

Abertura de Abertura de entrada de ar sada de ar Aleta vertical

Filtros de ar (atrs do painel frontal) Aleta horizontal

Filtros de ar Os filtros de ar, situados atrs da grade frontal, devem ser verificados e limpos de 15 em 15 dias, ou com maior frequncia se necessrio.

1. Levante o painel frontal e puxe a lingeta dos filtros, ligeiramente para frente, para retirar os filtros. 2. Limpe os filtros com um aspirador de p ou com gua ensaboada e quente. Se estiver muito sujo, lave com uma soluo de detergente em gua morna. Se for usar gua quente (40C ou acima), os filtros podero sofrer deformaes. 12 3. Depois de lavar com gua, seque bem, sombra. 4. Reinstale os filtros.

Cuidados e Manuteno
Unidade Externa
As serpentinas de troca de calor e aberturas do painel da unidade EXTERNA devem ser verificadas periodicamente. Se obstrudas com sujeira ou fuligem, o trocador de calor e as aberturas do painel podem ser limpos a vapor, por profissionais competentes. Nota: Serpentinas sujas ou entupidas reduziro a eficincia de operao do sistema e causaro maiores custos operacionais.
(Lateral) Aberturas da entrada de ar (Traseiro)

Tubulao Mangueira do dreno

Aberturas da sada de ar

(Traseiro) (Lateral) Aberturas da entrada de ar Aberturas da sada de ar

Tubulao Mangueira do dreno

(Lateral) (Traseiro)

Aberturas da entrada de ar Aberturas da sada de ar

Tubulao Mangueira do dreno

13

Soluo de Problemas
Quando o Condicionador de Ar no for usado por muito tempo
Quando o Condicionador no for usado por longo tempo. Voltando a usar o Condicionador de Ar.

Deixe o Condicionador de Ar funcionando no modo de Circulao de Ar por 2 a 3 horas (veja pgina 13). Isso secar as partes internas. Desligue o disjuntor eltrico e desconecte o cabo de fora. CUIDADO

Limpe o filtro de ar e recoloque-o na unidade interna. (Veja Filtros de Ar na pgina 15) Verifique que as tomadas de entrada e sada de ar das unidades interna e externa no estejam bloqueadas.

Desligue o disjuntor eltrico quando o Condicionador de Ar no for usado por longo perodo de tempo. Sujeira pode acumular e causar incndio.

Retire as pilhas do Controle Remoto.

Informaes teis
No refrigere excessivamente o ambiente Isso no bom para a sade e consome eletricidade. Certifique-se de que as portas e janelas estejam bem fechadas. Evite abertura de portas e janelas tanto quanto possvel para manter o ar refrigerado no ambiente. Mantenha fechadas as venezianas ou cortinas. No deixe que o sol direto entre no ambiente quando o Condicionador de Ar estiver em funcionamento. Limpe regularmente o filtro de ar. Filtro de ar entupido reduz o fluxo de ar e diminui os feitos de refrigerao e desumidificao. Limpe, pelo menos, uma vez a cada duas semanas. Mantenha uniforme a temperatura do ambiente. Ajuste o sentido horizontal e vertical do fluxo de ar para assegurar uma temperatura uniforme no ambiente. Ventile ocasionalmente o ambiente. Uma vez que janelas so conservadas fechadas, conveniente abri-las e ventilar o ambiente, de vez em quando.

14

Antes de Voc Chamar a Assistncia Tcnica


Sugestes de Identificao de Problemas! Economize tempo e dinheiro!
Verifique os seguintes pontos antes de contatar a Assistncia Tcnica para fazer reparos ou consertos. Se a falha persistir contate a Assistncia Tcnica. Problema No funciona. Explicaes Erro na operao do temporizador? O fusvel est queimado ou o disjuntor desarmou? Verifique se este cheiro no exalado pelas paredes, tapetes, mveis ou itens de vesturio no ambiente. A condensao ocorre quando o fluxo de ar do Condicionador de Ar refrigera o ar quente do ambiente. Isso o dispositivo de proteo do Condicionador de Ar. Espere cerca de trs minutos e a operao iniciar. O filtro de ar est sujo? Veja as instrues de limpeza do filtro de ar. A temperatura foi ajustada incorretamente? As entradas e sadas de ar da unidade interna esto obstrudas? Som que se assemelha a gua fluindo. - o som do freon fluindo no interior do Condicionador de Ar. Som semelhante a ar comprimido sendo liberado. - o som da gua desumidificada sendo processada no interior da unidade do Condicionador de Ar. As pilhas esto gastas? As pilhas esto colocadas nas polaridades invertidas? Esse som provocado pela expanso/ contrao do painel frontal, etc. devido s mudanas de temperatura. Ver na pgina

O ambiente apresenta um cheiro particular. A condensao parece vazar do Condicionador de Ar. O Condicionador de Ar no funciona por cerca de 3 minutos ao ser reiniciado. No resfria ou aquece eficientemente.

O funcionamento do Condicionador de Ar ruidoso.

O visor do Controle Remoto est plido ou no exibe nada. Ouve-se rudo de estalidos.

Nota: Resistente gua: A unidade externa RESISTENTE GUA. A unidade interna no resistente agua e no deve ser exposta a gua em EXCESSO. 15

Partes da Instalao e Acessrios


1 7 6 3 4 5 2

10 8 9

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

DESCRIO MANUAL DO USURIO MANUAL DE INSTALAO PARAFUSO DE FIXAO (TIPO B) BORRACHA ANTI-VIBRAO* PILHAS SUPORTE DO CONTROLE REMOTO CONTROLE REMOTO PLACA DE INSTALAO PARAFUSO DE FIXAO (TIPO A) CURVA PARA DRENAGEM* *Usado em alguns modelos.

QTD. 1 1 2 4 2 1 1 1 4 1

16

Preocupao Ambiental
Meio-Ambiente :
Voc tambm deve cuidar! A LG Electronics da Amaznia, preocupada com o meio-ambiente, tm o compromisso em promover o aprimoramento contnuo do desempenho ambiental, procurando desenvolver produtos com o mximo de materiais reciclveis e tambm conta com a conscincia ambiental de todos os seus clientes para destinar esses materiais de forma adequada. Siga as dicas abaixo e colabore com o meio-ambiente:

Manuais e Embalagens:
Os materiais utilizados nas embalagens(Manuais em geral, caixas de papelo, plsticos, metlicos, sacos e calos de EPS (isopor) dos produtos LG, so 100% reciclveis. Procure fazer esse descarte preferencialmente destinando a recicladores especializados.

Pilhas e Baterias:
As pilhas e Baterias fornecidas com o produto LG atendem a resoluo do Conama (Conselho Nacional do Meio-ambiente) n 257 de 07/1999 e 263 de 11/1999, por isso as mesmas podem ser descartadas direto no lixo domstico.

Produto:
Para obter o mximo de aproveitamento dos materiais reciclveis e destinar corretamente materiais perigosos de nossos produtos (compressor), no fim de sua vida til, encaminhe-os s companias especializadas em reciclagem.

FOGO

No queime-os e nem jogue-os em lixo domstico!


17

LIXO

Certificado de Garantia
Condicionadores de Ar Garantia Contratual A LG Electronics da Amaznia Ltda., atravs de sua Rede de Servios Autorizados, garante ao usurio deste produto os servios de Assistncia Tcnica para substituio de componentes ou partes, bem como mo-de-obra necessria para todo equipamento e 05 (cinco) anos para o compressor, incluindo o perodo de garantia legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de emisso da nota fiscal de compra pelo primeiro proprietrio, desde que o mesmo tenha sido instalado conforme orientaes descritas no manual do usurio que acompanha o produto e, somente em Territrio Nacional. Garantia Legal O consumidor tem o prazo de 90(noventa) dias, contados a partir da data de emisso da nota fiscal de compra, para reclamar de irregularidades (vcios) aparentes, de fcil e imediata observao no produto, como os itens que constituam a parte externa , plsticos, filtros de ar, correias ou qualquer outra acessvel ao usurio, assim como, peas de aparncia e acessrios em geral. Condies para validade da garantia legal e contratual A Garantia Legal e Contratual perder seu efeito se: O produto no for utilizado para os fins a que se destina; A instalao ou utilizao do produto estiver em desacordo com as recomendaes do Manual de Instrues; O produto sofrer qualquer dano provocado por mau uso, acidente, queda, agentes da natureza, agentes qumicos, aplicao inadequada, alteraes, modificaes ou consertos realizados por pessoas ou entidades no credenciadas pela LG Electronics de So Paulo Ltda; Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da identificao do produto. Condies no cobertas pela garantia legal e contratual A Garantia no cobre: Danos ou corroso provocados por riscos, amassados e uso de produtos qumicos/abrasivos sobre o gabinete; Transporte e remoo de produtos para conserto que estejam instalados fora do permetro urbano onde se localiza o Servio Autorizado LG mais prximo. Nestes locais, qualquer despesa de locomoo e/ou transporte do produto, bem como despesas de viagem e estada do tcnico, quando for o caso, correro por conta e risco do Consumidor; Desempenho insatisfatrio do produto devido a instalao ou rede eltrica inadequadas; Troca de peas e componentes sujeitos a desgaste normal de utilizao ou por dano de uso tais como: filtro de ar, carga de gs refrigerante, pintura, leo, correias, etc; Servios de instalao, regulagens externas e limpeza, pois essas informaes constam no Manual de Instrues; Manutenoo preventiva do produto que inclui limpezqa e troca de filtro de ar. Observaes: A LG Electronics de So Paulo Ltda. no assume custos ou responsabilidade relativos a pessoa ou entidade que venham a oferecer garantia sobre produtos LG, alm das aqui descritas; As despesas decorrentes e conseqentes da instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do comprador; A LG Electronics de So Paulo Ltda se reserva o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem prvio-aviso; A garantia somente vlida mediante a apresentao de nota fiscal de compra deste produto; Fica compreendido que em hiptese alguma, a LG Electronics assumir custos com eventuais perdas e danos ao comprador caso ocorra mau funcionamento ou paralisao do produto, assumindo a responsabilidade apenas nos termos deste Certificado de Garantia. Para sua convenincia utilize o telefone de atendimento ao consumidor: Central de Atendimento ao Consumidor 0800-707-5454 (Ligao Gratuita)

18

Memo

19

P/NO: MFL40631501

REV. 01-MAI/2007

You might also like