Bom..

estou disponibilizando um How-to pra aqueles aventureiros que assim como eu tem o seguinte lema "se quer bem feito, faça voce mesmo" então estarei pondo fotos passo a passo do processo de polimento e cristalização/espelhamento 3M. Polimento é uma coisa bem particular, cada um faz de uma maneira, então disponibilizo a minha, ela pode ser simplificada bem mais ou aprofundada tambem, entao coloquei um meio termo. Peço que qualquer duvida postem no próprio tópico, pois pode ser a duvida de outras pessoas, assim facilitamos as coisas. Sei que esse processo não é viavel a todos pelo preço dos produtos, mais só digo que vale cada centavo e são produtos que duram uma eternidade. Abaixo tem 5 perguntas e respostas que ouço direto, então ja coloquei pra facilitar. Qualquer sujestão, critica e etc é bem vinda... Cores Críticas: Preto e vermelho. Cuidado com elas. Fazendo o espelhamento, meu carro irá brilhar? R: Talvez sim, talvez nao... envolve muitas coisas como estado do verniz, marca etc. O que da o brilho intenso? São dois os fatores principais. O primeiro é a qualidade do verniz utilizado e o segundo é o estado da lataria junto com a qualidade do polimento. quanto mais liso estiver o verniz e mais lisa estiver a lata, mais ele brilhará, isto é, se o verniz for de boa qualidade. Meu carro tem pintura original e nao brilha tanto, porque? R: Os carros quando saem da fabrica não sao polidos, sua pintura e verniz sao aplicados com pistola de bico extra fino, logo nao necessitam de polimento a primeira instancia. Para realçar o brilho é necessário aplainar o verniz, retirar grande parte das "cascas de laranja", isso é retirado com o lixamento completo do veiculo. O que é um verniz de primeira linha? Primeiramente, primeira linha mesmo só de fabrica, os outros o maximo que consegue-se atingir é 90%a 95% da qualidade da fabrica, sendo eles o verniz auto sólido ( HS ), com esse voce atinge essa faixa de qualidade. O que o difere de primeira e segunda linha é que um verniz de primeira é mais resistente a polimentos mais abrasivos em maiores quantidades. Um verniz auto sólido de segunda linha tambem resiste bem, porém vai durar menos tempo. Qual é uma marca boa de verniz que me proporcionará brilho e proteção boa? R: PPG - Deltron e Dupont - Chroma, ambos auto sólidos com qualidade quase igual de fábrica. Bom, vamos ao que interessa... Produtos Utilizados * * * * * * * * * * * Politriz Lixa Dágua Nº 2000 Boina de Lã macia 3M Boina de Espuma 3M Pasta de polir Norton Nº 2 ( A base de Água ) Flanela ( dessas laranjas que se compra em supermercado ) Liquido Lustrador Preto 3M Auto Brilho 3M Paste Wax 3M Saco algodão Fita crepe

Passo 1: Caso haja pintura excessivamente queimada ou arranhões leves que se deseja retirar ou cascas de laranja ( pintura grossa ) utilizar a lixa dagua. É de extrema importancia que a lixa seje passada de leve e NUNCA em movimentos circulares, apenas movimentos retos, caso contrario há grandes chances de não sair os riscos de lixa, por mais fina que ela seja.Como pode-se observar, tive a necessidade de lixar o teto todo, pois o teto, capo e tampa da mala recebem sol intenso e no meu caso houve essa necessidade. Cuidado ao lixar, pois a lixa é um processo extremamente agressivo, se houver poco verniz, certamente irá aparecer o fundo da peça. Portanto, aqui vai minha dica... na duvida, NÃO LIXE, antes com alguns risquinhos do que manchado e sem verniz.

Passo 2: Politriz e massa de polir Nº 2 .

a força da maquina é o próprio peso dela.Passo 3: Utilize a fita crepe nas laterais e quinas de porta. pois pra arrancar a tinta é 2 minutos. Certifique-se que a politriz esteja em uma rotação de 3500 a 4500 RPM. Passo 4: Mão na massa. força-la em demaisia pode ocasionar a queima do verniz. com a fita é uma preocupação a menos. Tome cuidado para nao forçar a maquina para baixo. . mais que isso aumenta o risco novamente de queima da pintura. salve raras excessões.

fazendo com que apareça possiveis marcas de lixa que nao sairam. Jogue agua em abundancia. Caso as veja. Lave o carro com um pouco de querosene misturado em bastante agua. ele esta brilhando por causa da massa que ainda está nele.Passo 5: Feito o polimento o carro certamente estára brilhando. repita o processo de polimento no local onde se encontra as marcas. porém nao se iluda. . por mais que você não a veja. Não se preocupe. pois o carro ficará com aspecto engordurado. Esse processo tem o proposito de retirar todo o restante de massa.

pois depois de seco. . Novamente não se assuste. o carro ficará um pouco opaco. Esse processo tem o propósito de retirar toda a gordura e todo o querosene que ficou na lata do carro. é de suma importancia que seje bem lavado.Passo 6: Lave novamente o carro com sabão neutro.

pegue a boina de espuma e o liquido lustrador preto ( Atenção. . Espalhe uma gota do produto do tamanho de uma moeda de 50 centavos. passa-lo manualmente nao fará o mesmo resultado.Passo 7: Após totalmente seco. lustrador preto só deve ser utilizado em cores escuras. ou divida essa gota em pequenas gotinhas em uma area de cerca de 40 a 50 cm. Esse processo serve para dar um brilho melhor e retirar as eventuais marcas da boina de lã da pintura. para cores claras utilize lustrador branco ). Esse produto tem que ser passado exclusivamente com boina de lã e com politriz.

pois risca ). Auto brilho deve ser passado manualmente. pois ele é um produto de finalização.De pequenos toques na politriz para espalhar o produto e só depois passe normalmente. . passe até que o produto praticamente suma na lataria e com auxilio de outro algodao limpo va retirando. A velocidade da politriz deverá ser novamente de 1500 a 2500 rpm. pegue o auto brilho e passe-o em pequenas quantidades com algodão ( Não use estopa. Passo 8: Feito isso e você ja de saco cheio e cansado.

. o carro ficara parecendo que passou cera de vela. ja tenha se passado 5 minutos e voce possa tirar a pasta das primeiras partes que voce ja aplicou. Passo 10: Pegue a Past-Wax e passe-a em pequenas partes ( Ex: Parte de cima das 2 portas e tampa da mala ). Quando acabar de passar essa pasta. essa pasta exige um pouco mais de braço pra tirar.Passo 9: Pegue a flanela e passe no carro todo lustrando novamente para puxar o brilho. retire a pasta com algodão o maximo possivel. alterne as partes para que quando voce acabe de passar nas outras. novamente de o brilho com a flanela em movimentos circulares para tirar os restinhos da massa. Após os 5 minutos. Ao acabar de retira-la com o algodao.

é só curtir. pois não deu tempo de tirar..Feito todos esses passos. . estará concluido o processo. Como pode ser visto nas fotos. escureceu. fica um espelho. depois posto fotos do carro..

.

Observação importante: Se tiver um tempo.. use a cera protetora spray ou alguma cera que dilua na água. caso contrario só use detergente neutro ou shampu neutro e para manter o brilho. cristalize o cachorro tambem. .Esse processo tem duração de cerca de 10 lavagens.. se der pa lavar só com agua melhor.

. espero que sirva pra alguém.Bom é isso ai.. Abraços .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful