You are on page 1of 9

Dicionrio de RH

Termos, siglas, palavras estrangeiras ... 5S - Senso de simplificao, organizao, limpeza, conservao e participao. Absentesmo - Do francs absentisme, derivado do ingls absenteeism, de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho, escola etc. Que vive ou est, via de regra, ausente. (Qualidade n 68) Adhocracia Organizaes geis, organizaes complexas e flexveis. (ad hoc = aqui agora). ASAP - as soon as possible, o quanto antes, assim que possvel assunto ou problema, sem censura, com algum estimulando a todos e anotando tudo falado. B2E - Business-to-employee - relao entre empresa e funcionrio. Behaviorismo procedimento, (comportamento), (teoria comportamental)

Benchmarking - (marcos referenciais) - Processo sistemtico usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funes, nos produtos etc., comparando uma empresa com outras. As medidas de benchmark derivam , em geral, de outras empresas que apresentam o desempenho Melhor da classe, no sendo necessariamente concorrentes. (Qualidade n 74) Benchmarking - Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking um processo sistemtico e contnuo de medida e comparao das prticas de uma organizao com as das lderes mundiais, no sentido de obter informaes que a possam ajudar a melhorar o seu nvel de desempenho. Ou seja, uma tcnica de observao e adaptao das melhores prticas das melhores empresas, que, no entanto, no deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox considerada a empresa pioneira na aplicao do benchmarking. (
Prof. Luciano Rodrigues)

BPF - Boas Prticas de Fabricao (Qualidade n 74) Brainstorming - uma tcnica para reunies de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitaes em termos de inovao e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sesso de brainstorming pode durar desde alguns minutos at vrias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reunies no costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugesto; encoraje as idias bizarras; prefira a quantidade qualidade; e no respeite a propriedade intelectual. Alm de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o lder da sesso deve manter um ambiente relaxante e propcio gerao de novas ideias. ( Prof. Luciano Rodrigues) Brainstorming - Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o mximo de idias no menor tempo possvel. (Qualidade n 72) Break-even Point - o nvel de produo ou nvel de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negcio se torna rentvel. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilbrio significa prejuzo. (CAM 1/85)

BSC Balanced Scorecard - Sistema de medio do desempenho e controle gerencial. MM&A BTB ou B2B - Business-to-Business ou comrcio eletrnico entre empresas. BTC ou B2C - Business-to-Consumer ou comrcio eletrnico de empresa para o consumidor. Budgets - oramento. Business Intelligence - conjunto de softwares que ajudam em decises estratgicas. CEO Chief Executiver Officer Diretor Superintendente da Empresa Controller - (Marcone) - Exame 15/05/02. pg. 125 CEP - Controle Estatstico de Processo. Metodologia usada para o controle de dados de forma estatstica para o aprimoramento contnuo da qualidade.(Qualidade n 67) CEP - Controle Estatstico do Processo. CGMP Current Good Manufacturing Practice - Trata das Boas e Atuais Prticas de fabricao de produtos voltados para as reas de sade humana e animal.( Qualidade n 74) CIF Cost Insurance Freight Custo seguro frete, empregadas para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete esto includos no preo. (Dicionrio de Economia Sandroni) Cinco S (5s) - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condies de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os nveis hierrquicos da organizao. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilizao; SEITON, senso de ordenao; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de sade; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. (Qualaidade n 72) CKO - executivo responsvel pela gesto do conhecimento. Coach - facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.). Coach Professor, treinador Coaching Treinamento, desenvolvimento Sesses de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contnuo do profissional. Rev. Exame set/2005. Cobertura Mdia - (CM) a indicao de quantas vezes o estoque se renovou durante o perodo (n) (CAM 1/85) CM = 12/Cr ou sejam os 12 meses do ano divididos pelo coeficiente de rotao. Coeficiente de Rotao - a relao entre as retiradas de um estoque e o seu prprio estoque mdio: Cr = sadas/estoque mdio.(CAM 1/85) Cognio Ato ou ao de conhecer, aquisio de um conhecimento. (Larusse)

Comit Draft - Comit de Planejamento. (Qualidade n 67) Continuous Improvement - (melhoria contnua) Componente essencial no justin-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinao inabalvel para eliminar as causas dos problemas. o oposto da mentalidade de apagar incndios. (GBRH96) Core Business - relativo ao prprio negcio ou especialidade no negcio que faz. CRM - Customer Relationship Management ou marketing one-to-one". Cultura Organizacional - As empresas, tal como os pases, tm uma cultura nica. , por isso, crucial que as empresas divulguem de forma explcita quais so os valores que valorizam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declarao de misso. Para James Collins e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razo por que algumas empresas tm sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer est na cultura organizacional. Nesta era de incerteza tudo deve ser posto em causa, excepo dos valores. Esses tm de ser imutveis. ( Prof. Luciano Rodrigues) Disruptiva Empresas insurgentes, entrantes processo de entrar no mercado por baixo Revista Linha Direta Ano 8 n 88 julho 2005. Downsizing - Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada atravs da diversificao para novos negcios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade so os dois requisitoschave. Por isso, nos anos 90 foram foradas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informtica). Aplicado gesto significa a reduo radical do tamanho da empresa, geralmente atravs do delayering (reduo dos nveis hierrquicos) ou da venda de negcios no estratgicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais prximas do mercado e dos clientes. ( Prof. Luciano Rodrigues) Downsizing - Reduo dos nveis hierrquicos em uma organizao com o objetivo de aproximar os nveis operacionais da alta direo. (GBRH96) Downsizing - reduzir, encolher, diminuir, cortar. Elaborado por : Deolindo Zocateli.

E-learning Abreviao de eletronic learning, treinamento em rede de computadores, Revista Linha Direta, Ano 8 n 88 julho 2005 Empowerment - dar poder ao grupo/equipe. Empowerment - um conceito de gesto associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as empresas que do mais poder e autonomia aos seus trabalhadores so as que esto melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece comear a levar a srio esta recomendao. O caso clssico da aplicao radical do empowerment o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado "Managing Without Managers". ( Prof. Luciano Rodrigues) Empowerment - Estabelecimento de autonomia e responsabilidade s pessoas na tomada de decises e aes. (GBRH96)

Endomarketing - Marketing interno realizado por meio de um conjunto de aes desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivduo. (GBRH96) Epistemologia Estudo crtico dos princpios, hipteses e resultados das cincias j constitudas; teoria das cincias. (mini Aurlio) teoria do conhecimento E-Procurement - a utilizao da internet para a automatizao dos processos de compra e gesto de bens e servios necessrios atividade da empresa. Equipes Autogeridas - As self management teams (equipes autogeridas) so compostas por um pequeno nmero de pessoas que tem a responsabilidade por um processo operacional e os seus resultados. Elas tm os meios para resolver problemas relativos execuo do trabalho e gerem a diviso e o planejamento das tarefas do grupo. Foi um conceito na moda nos anos 70, mas cujo entusiasmo decresceu na ltima dcada, visto que os resultados da aplicao nem sempre foram os desejados. Hoje tem novamente mais adeptos, devido crescente qualificao dos recursos humanos. ( Prof. Luciano Rodrigues) ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negcio. Extranet - so pginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores. FMEA - Anlise do modo de falha e efeito (IMAM) FOB Free on board livre a bordo Denominao da clusula de contrato segundo a qual o frete no est includo no custo da mercadoria. (Dicionrio de Economia Sandroni) Gesto por Objetivos - Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gesto por objetivos (management by objectives - MBO) descreve um sistema de gesto em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma ser avaliado e qual o tempo necessrio concretizao. uma tcnica popular em todo o mundo. H, no entanto, trs crticas clssicas sua aplicao: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e no promove o trabalho de equipe. ( Prof. Luciano
Rodrigues)

GLOSSRIO Holstica - Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro. um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva crise de fragmentao vivida pelo homem na atualidade, quer pela criao e diviso de fronteiras que s existem na mente humana. (Qualidade n 74 ) Housekeeping - Termo designado para um processo que visa a manuteno da ordem, limpeza, organizao e segurana nas empresas. (GBRH96) Housekeeping - tcnica para iniciar e manter os processos de Qualidade e Produtividade Total em uma empresa. Internet - a maior rede mundial de computadores, aberta a todos. Intranet - so as pginas acessveis apenas dentro de uma empresa. IS0- Sigla da International Organization for Standardization. (Qualidade n 67)

Job rotation Rodzio de funes promovido pela empresa. Rev. Exame set/2005. Joint venture - Associao de empresas, no definitiva, para explorar determinado negcio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurdica. (Qualidade n 65) Just-in-time - uma tcnica de gesto e controle de mercadorias que procura minimizar o nvel de stocks nos armazns das empresas industriais. Criada em 1960 pela nipnica Toyota, foi considerada como uma das ferramentas de gesto que mais contriburam para o milagre industrial japons. A idia base bastante simples: cada etapa do ciclo de produo s deve solicitar novas encomendas etapa anterior na medida que precisar delas. Implica igualmente uma reduo do nmero de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos. ( Prof. Luciano Rodrigues) Just-in-time - Metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia eliminar tudo aquilo que no adiciona valor ao produto. O objetivo fornecer exatamente as peas necessrias, nas quantidades necessrias, no tempo necessrio. (GBRH96) Just-in-Time ou JIT - atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessrias para a operao/produo. Kaizen - Conceito de administrao japonesa que significa aprimoramento contnuo, envolvendo todos os funcionrios de uma organizao. (GBRH96) Kaizen - processo de melhorias contnuas, com bom senso e baixos investimentos. Kanban -Sistema de Controle da Produo e dos Inventrios (IMAM) Lato Sensu Em sentido amplo - Curso extensivo (Extenso, especializao e aperfeioamento) (boca maior do funil). Ver Djalma Oliveira 2002-pag. 41 Lean Prodution - Engloba o conjunto de tcnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, como a Toyota e a Matsushita, para reduzir os custos de produo e aumentar a competitividade. Foi popularizado atravs do estudo sobre a indstria automvel do MIT, designado "The Machine that Change the World", que investigou as causas associadas superiodade dos nipnicos nos domnios da produtividade, flexibilidade, rapidez e qualidade. O conceito de lean prodution baseado em quatro princpios: trabalho de equipe; comunicao; uso eficiente de recursos e eliminao de desperdcios; e melhoria contnua (a que os japoneses chamam kaizen). ( Prof. Luciano Rodrigues) Learning Organization - Criado por Chris Argyris, professor em Harvard, designa por learning organizations (organizao em constante aprendizagem) as empresas que aprendem medida que os seus trabalhadores vo ganhando novos conhecimentos. O conceito baseado na idia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros so corrigidos atravs da alterao das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito atravs do best-seller The Fifht Discipline - The Art and Pratice of a Learning Organization. ( Prof. Luciano Rodrigues) Market Share - Participao no Mercado. (Qualidade n 67) MBA Master Business Administration Menemnica Processo de ajudar ou treinar a memria

Mentoring profissional mais velho, com experincia e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idias sobre o trabalho e a carreira. Ver. Exame set/2005. Networking - rede de relacionamentos. bice - Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embarao, empecilho, obstculo ou estorvo. (Qualidade n 74) Ombudsman Palavra de origem sueca que significa o homem que representa os interesses ouvidor, profissional que tem como misso intermediar a comunicao entre o pblico e a empresa.(A TARDE 12/05/02)-empregos. Ver tambm, Djalma Oliveira 2002-pag. 93 On the job - No dia a dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas prtica de um indivduo. Sem retir-lo para a sala de autla. Como um estgio prtico superviosanado diretamente. Outplacement - Investimento de uma empresa na recolocao de ex-funcionrio em outra organizao. (GBRH96) Outplacement - Os grupos empresariais tm passado por reestruturaes associadas a despedimentos macios. Neste contexto h um novo negcio a florescer, o outplacement. uma tcnica de gesto de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo sua reinsero profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formao em recrutamento e seleo. H quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxlio aos trabalhadores dispensados e aos que so recolocados em novas funes. ( Prof. Luciano Rodrigues) OUTRAS DEFINIES Outsourcing - (terceirizao) Tendncia de comprar fora (de terceiros) tudo o que no fizer parte do negcio principal de uma empresa. (GBRH96) Outsourcing - Trata-se de contratar uma entidade exterior empresa para executar servios no estratgicos (que no produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na reduo de custos que tal opo implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais s core competence (competncias estratgicas) da empresa. O conceito nasceu na rea das tecnologias de informao. Tem maior potencial de aplicao em indstrias dinmicas, em que as presses para cortes nos custos so mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratgia de integrao vertical das suas atividades. ( Prof. Luciano Rodrigues) PCPM - Planejamento e Controle da Produo e de Materiais(IMAM) PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricao ou de negcios.(Qualidade n 68) PhD Poka-Yoke - Mtodo a Prova de Falhas, ex. a chave de carro(uso genrico) (IMAM)

Poltica de Portas Abertas - uma oportunidade oficial que a organizao d ao funcionrio de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata. PPCP - Planejamento, Programao e Controle da Produo (IMAM) PPM - Partes por milho - termo usado no controle estatstico. (Qualidade n 67) PQGF - Prmio de Qualidade do Governo Federal. (Qualidade n 73) Publicizao - Movimento introdutor de um novo modelo de administrao pblica baseado em alianas estratgicas entre o Estado e a sociedade. (Qualidade n 73) QFD - (Quality Funcion Deployment) Literalmente, Desdobramento da Funo Qualidade. Metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes. (GBRH96) QS - quociente de sucesso QS 9000 - Quality System Requirements. Norma criada pelas trs maiores empresas automobilsticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo a reduo de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma conseqente reduo substancial de custos.Exige-se a melhoria contnua. (Qualidade n 74) Qualidade Total - Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforos para a qualidade total (TQM - Total Quality Management) so caracterizados pelos seguintes fatores: excelncia nos processos; cultura de melhoria contnua; criao de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientao para o mercado. Os melhores exemplos da aplicao da gesto da qualidade total so as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran. ( Prof. Luciano Rodrigues) Quike Step - Em portugus significa passo acelerado. (Qualidade n 72) Rapport - Do Francs Relao. Relao de mtua confiana e compreenso entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reaes de outra pessoa. Tambm chamado de empatia. (do livro): Introduo Progr. Neurolingstica J.O Connor. Reengenharia - Mtodo usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, funo e processo. (GBRH96) Reengenharia - Michael Hammer, ex-professor do MIT, considerado o pai desta teoria inovadora e radical. Referiu-se pela primeira vez ao tema no artigo publicado em 1990 pela Harvard Business Review. Mas a consagrao s chegaria trs anos depois com o livro Reengineering the Corporation, escrito em parceria com James Champy. Para os autores, a reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negcio com o objetivo de obter melhorias drsticas em trs reas: nos custos; nos servios; e no tempo. ( Prof. Luciano Rodrigues) Rotatividade - a indicao do nmero de vezes que um estoque se renovou. (Ra = Ca/Em) onde Ca o consumo total anual e Em a mdia aritmtica dos 12 estoques mensais. (CAM 1/85) Sabtico - repensar, redescobrir, reciclar.

Setup - Sistema de Troca rpida (IMAM) Sinergia - Refere-se convico de que dois mais dois podem ser cinco. Esta uma no evidncia que serviu para justificar as injustificveis operaes de fuso e aquisio que caracterizaram o mundo dos negcios nos anos 80. O conceito de sinergia, introduzido por Igor Ansoff no livro Corporate Startegy, procura provar que duas empresas juntas valem mais do que a soma das duas separadas. Se no existir sinergia (ou se for negativa) no valer a pena concretizar-se uma fuso ou aquisio. O conceito pode ser aplicado em outras reas, como alianas estratgicas, joint-ventures, acordos de cooperao, relaes das empresas com fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares. ( Prof. Luciano
Rodrigues)

Stakeholders - Palavra, que significa depositrios. Pessoa ou grupo com interesse na performance de organizao e no meio ambiente na qual opera. (Qualidade n 65) Stock options - Programa de Aes - um incentivo que permite aos funcionrios comprar aes da empresa onde trabalham por um preo abaixo do mercado. Strictu Sensu Sentido estrito - Curso intensivo (mestrado e doutorado), (boca menor do funil) ver Djalma Oliveira 2002-pag. 41. Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Team Building - dinmica de grupo em rea externa, onde os participantes sero expostos a vrias tarefas fsicas desafiadoras, que so exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada. Teoria X, Y e Z - Nascidas no final dos anos 50, as teorias X e Y so duas vises opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a fora de trabalho. Foram criadas pelo psiclogo Douglas McGregor, do MIT. A teoria X assume que os indivduos no gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a faz-lo. A teoria Y defende que as pessoas tm auto-realizao no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se no forem vigiadas por terceiros. A teoria Z, de William Ouchi, uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores tm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. ( Prof. Luciano Rodrigues) TQC - (Total Quality Control) Literalmente, Controle da Qualidade Total. Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto distribuio, que busca assegurar defeito zero na produo. (GBRH96) TQM - Total Quality Management (Gerenciamento da Qualidade Total). Foi criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japons para o aperfeioamento da qualidade. (Qualidade n 72) Turnover - Palavra em ingls, que na traduo quer dizer: rotatividade; movimentao; giro; circulao; medida da atividade empresarial relativa ao realizvel a curto prazo; vendas. (Qualidade n 70) Vantagem Competitiva - Michael Porter demonstrou que as empresas bem sucedidas obedecem a padres definidos de comportamento que podem ser resumidas em trs estratgias genricas (as fontes de vantagem competitiva sobre

os concorrentes): (1) Liderana baseada no fator custo - Possuir custos mais baixos do que os rivais; (2) Diferenciao - Criar um produto ou servio que visto na indstria como nico; (3) Focalizao - Combinar as duas estratgias direcionandoas para um alvo especfico. ( Prof. Luciano Rodrigues) Workaholic Viciado em trabalho. Workshop Treinamento em grupo de acordo com a tcnica dominada pelo instrutor. Rev. Exame set/2005.

You might also like