You are on page 1of 2

A cultura medieval chamados de vidrais, retratam a via sagra de Jesus.

A Mentalidade medieval tinha como principal caracterstica o teocentrismo (Tos = deus e centrismo = centro) quer dizer mais o menos Deus no centro de tudo.

Idade Mdia de Idade das trevas termo errado, pois, nesse perodo ocorreram muitas manifestaes artsticas. A maioria das idias filosficas estava ligada Igreja, o principal tema de reflexo deles era o prprio cristianismo; No sculo XII, graas aos rabes, os europeus conheceram vrias obras de Aristteles. A filosofia aristotlica foi adaptada por Tmas de Aquino para os princpios da religio crist alegando que as diferenas scias foram impostas por Deus. Os pensadores tentavam solucionar a dvida, que atormentava a todos: que era como provar a existncia de Deus. Cultura e Igreja Catlica: O Cristianismo era a principal fonte de inspirao da cultura medieval. Todas as manifestaes culturais giravam em torno da religio:

As bases da civilizao europia ocidental


surgiram a partir da unio de trs elementos: 1. O cristianismo: o sentimento de que todos faziam parte da mesma famlia, pois, todos somos irmos diante de Deus. 2. A cultura greco-romana: o conceito idias de filosficas,

democracia, as idias jurdicas... 3. E a cultura dos brbaros: adornos (enfeites), roupas, armas, festas... As Universidades nesse perodo, eram para poucos, muitos membros da prpria nobreza no sabiam ler nem escrever. Os membros do Clero ministravam as aulas e eram responsveis pelos livros e pela copilao dos mesmos.

1. Canto

gregoriano:

melodia

simples e notas que quase no saltam de uma para outra.

2. Smbolos
castelos e catedrais.

arquitetnicos:

O ensino
chamado

nessas de

Universidades que

era era

Os castelos dos nobres mais ricos eram feitos com muros de pedra bem altos, cercados por um fosso, e com torres bem destacadas.

escolstico

caracterizado pela leitura e debates dos textos, jamais seguido de crtica ou analise. O idioma oficial era o latim e os cursos ministrados eram: teologia, direito, medicina e filosofia.

As catedrais eram igrejas muito grandes com desenhos magnficos e decoradas com muito talento: estilo romnico = linhas

Outra caracterstica importante da Idade


Mdia foi o pacto de vassalagem acordo feito entre o suserano (rei) e o vassalo guerreiro (nobre). Esse pacto de honra e fidelidade era feito da seguinte forma: o vassalo se ajoelhava diante do rei que lhe colocava sua espada em seus ombros professado os juramentos de honra e fidelidade.

arquitetnicas

acompanhavam

formas

geomtricas simples. estilo gtico = as catedrais gticas so enormes e a maioria de suas linhas vertical. Nas paredes os grandes painis so feitos de vidros coloridos,

O rei doava terras ao seu vassalo que em troca seus vassalos lhe daria total apoio militar em caso de guerras ou invases.

You might also like