You are on page 1of 2

C/PA/PD/ - 05/03

ISOLAMENTO EM PAREDE DUPLA

ACEPE - Associao Industrial do Poliestireno Expandido

www.acepe.pt

ISOLAMENTO EM PAREDE DUPLA


Descrio do sistema
O isolamento em parede dupla consiste na aplicao de uma camada de EPS entre dois panos de parede. Trata-se de um sistema de isolamento trmico tradicional e largamente divulgado. Em moradias, os dois panos de parede so normalmente em tijolo. Em empenas de prdios, o pano exterior da parede poder ser em beto e o pano interior em tijolo. Em certas regies, em um ou em ambos os panos da parede, outros materiais so utilizados.

Recomendaes especiais
a) Tratamento das pontes trmicas. Para obter o mximo efeito desta soluo de isolamento trmico necessrio eliminar as pontes trmicas, ou seja, deve-se isolar termicamente tambm as vigas, pilares e caixas de estore. Tal torna-se mais fcil, se estes pormenores do isolamento forem previstos desde a altura do projecto do edifcio. b) Variaes de temperatura no pano exterior da parede. A camada isolante em EPS dentro da parede faz com que o pano exterior da parede esteja sujeito a uma maior amplitude de temperatura. Tal fenmeno vai provocar mais esforos nas zonas de encontro dos diversos materiais (ex.: tijolo, beto, reboco) bem como a consequente fissurao, facto a tomar em conta na escolha do revestimento exterior. c) Comportamento higrotrmico. Para evitar a condensao do vapor de gua dentro da parede, o pano exterior da parede e o revestimento exterior devero ser bastante permeveis ao vapor de gua (ex.: tijolo, tinta de gua de base acrlica). Sempre que o pano exterior da parede no for muito permevel ao vapor de gua (ex.: beto, tinta de borracha), poder ser necessrio aplicar uma barreira ao vapor ao pano interior da parede. Neste caso recomenda-se uma verificao das propriedades higrotrmicas da parede, especialmente nas zonas mais frias de Inverno. Para evitar as condensaes na face interior da parede nas zonas das vigas e pilares, deve se proceder ao tratamento das pontes trmicas (ver ponto a).
PAREDES DUPLAS DE FACHADA

Campos de utilizao
Este sistema de isolamento trmico adapta-se a paredes de construes novas. H muito tempo que habitual a construo de paredes com "caixa de ar". Esta soluo de isolamento trmico, em que o espao entre os dois panos da parede preenchido com placas de EPS, vivel sempre que se recorra a esta soluo construtiva.

Caractersticas do EPS a utilizar


O EPS a utilizar dever ser o do tipo EPS 60, ou superior. Estes tipos de EPS garantem a propriedade de isolamento trmico habitualmente utilizada no clculo para o EPS.

Vantagens do sistema
Este sistema de isolamento trmico tem as seguintes vantagens principais: a) compatvel com as solues construtivas tradicionais, na medida que no requer mo de obra especializada, nem materiais especiais para a sua aplicao. b) Facilita a execuo da parede dupla, pois as placas de EPS servem de encosto para o segundo plano de tijolos. c) Proporciona bons nveis de isolamento trmico, especialmente se houver cuidado com o tratamento trmico das vigas e pilares.

. Isolante intermdio
DE BLOCOS DE BETO

K [ W/m2 C ]
PANOS DE BETO NORMAL E DE ALVENARIA

ALVENARIA SIMPLES

DE TIJOLO

EPS
esp. [mm]

FURADO

PERFURADO OU MACIO / FURADO

LEVE

NORMAL

DE DE TIJOLO BLOCOS DE FURADO BETO

ESPESSURA

EXTERIOR INTERIOR

[m]

ESPESSURA ALVENARIA [ m ]

Princpios de aplicao
As placas de EPS so coladas face interior do pano exterior da parede. Estas devem ser colocadas com cuidado para se evitarem espaos nas juntas das placas. Encostado camada do EPS construdo o pano de parede interior.

0.11 0.11

0.11 0.15 1.20 0.90 0.60 0.45

0.11 0.11 1.55 1.00 0.70 0.50

0.11 0.15 1.30 0.90 0.65 0.50

0.10 0.10 1.30 0.90 0.60 0.45

0.10 0.15 1.10 0.80 0.60 0.45

0.10 0.15 1.50 1.00 0.65 0.50

0.10

0.10

20 40 60

1.40 0.95 0.65 0.50

1.55 1.00 0.70 0.50

1.55 1.00 0.70 0.50

Os valores K indicados acima so vlidos para as zonas correntes das paredes. Para efeitos do RCCTE estes valores tm de ser corrigidos com o factor de concentrao das perdas fc para tomar em considerao as eventuais heterogenidades das propriedades trmicas das paredes.

A ACEPE dispe de diversa literatura tcnica complementar disposio dos interessados.

Associao Industrial do Poliestireno Expandido eps@acepe.pt www.acepe.pt

You might also like