You are on page 1of 5

1

Instruções para os Autores
Carlos Alberto Ynoguti & Dayan Adionel Guimarães

Abstract—Traduzir resumo.
Index Terms—Traduzier palavras chave. Resumo—Este artigo tem o propósito de discorrer sobre redes sem fio em especial das redes ad hoc e um tutorial de configuração. Palavras chave— ad hoc, tutorial, Wireless.

I.INTRODUÇÃO
O propósito deste artigo é trazer informações relevantes acerca de redes sem fio, mais direcionado às redes ad hoc, sua definição, funcionamento, topologia, segurança, protocolos e finalizando com um tutorial de como proceder para configurar uma rede ad hoc. Do latim ad hoc, significa literalmente “para isto”. No mundo da comunicação de dados, uma rede ad hoc é aquela onde não há topologia, ou seja, um ponto de acesso, ou controle centralizado. A grosso modo podemos dizer que uma rede ad hoc entre dois notebooks é o mesmo que uma ligação ponto a ponto de dois computadores pessoais por meio de um cabo crossover. Na verdade, uma rede ad hoc é um dos modos de configuração de redes wireless, e dessa forma não há como abordar esse tipo de rede, sua definição, topologia, tecnologia, segurança, os protocolos, modo de funcionamento, segurança para então abordar com mais detalhes sobre ad hoc.

II.WIRELESS
A simples tradução da palavra wireless já deixa bem claro o propósito dessa tecnologia, onde wire, quer dizer cabo ou fio; e less, quer dizer sem, ou seja, sem fios. Dessa forma, uma rede wireless é uma rede sem fios onde os nós são conectados por ondas de rádio. Apesar de parecer estranho, esse tipo de conexão entre sistemas é mais comum e está mais presentes do que imagina-se. Temos por exemplo o controle do seu aparelho de TV ou de som, bem como o seu celular, que são aparelhos que utilizam conexões wireless dentre muitos outros dispositivos do nosso dia-a-dia e que fazem uso de tecnologias similares como bluetooth e infravermelho. A semelhança das redes wireless e as redes estruturadas existem também quanto aos tipos de redes. Enquanto nas redes cabeadas existem as categorias LAN (Local Área Network) redes locais, MAN (Metropolitan Área Network) a nível de cidades e WAN (Wide Área Network) a nível de estados ou países, nas redes sem fio existem as WLAN (Wireless Local Area Network), WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) e WWAN (Wireless Wide Area Network).
III.TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DE UMA REDE AD HOC

Partindo-se do pressuposto de que os notebooks ou PCs já estão com os dispositivos wireless instalados, vamos criar uma rede ad hoc implementando criptografia WEP:
1

Abra as propriedades da placa Wireless e vá até a aba “avançado”, configure o canal a ser utilizado de t="on" ProductID="1 a">1 a 11, todas as placas da rede devem utilizar o mesmo canal. Clique sobre “Tipo de rede” e selecione Ad-Hoc, em “Regulatory domain” selecione o padrão utilizado no Brasil (FCC) e em “SSID” o nome da rede a ser utilizado.

Em Conexões de rede a placa de rede aparecerá. No momento está indicada com um “X” vermelho, indicando que ainda não recebe sinal.

Para exibir redes sem fio disponíveis clique no ícone da conexão no canto inferior direito da tela e vá em exibir redes sem fio disponíveis.

No momento não existem redes sem fio disponíveis. Clique em Avançado para configurar a rede.

Dentro das Propriedades da Conexão de rede sem fio selecione a opção “Usar o Windows para definir as configurações da rede sem fio” e clique em “Adicionar”:

Agora vamos configurar as propriedades da rede sem fio:
• • •

Atribua um nome pelo qual a rede será conhecida (SSID). Marque a opção “Criptografia de dados (WEP Ativado)” A opção “Autenticação de rede” deve ficar marcada em todos os computadores, ou desmarcada em todos os computadores. Ela define um dos dois possíveis métodos para uso de chaves de criptografia. Desmarque a opção “Chave fornecida automaticamente”. Selecione o comprimento da chave de 104 bits e digite uma chave de 13 caracteres ou 26 dígitos hexadecimais. Marque a opção de rede computador a computador (AD-HOC).

• •

Com essas configurações a rede estará criada, sendo gerada pelo seu primeiro computador. Os outros computadores irão enxergar esta rede e ingressar na mesma. Não esqueça de ativar, nas propriedades da conexão, a opção “Mostrar ícone quando conectado”.

Com a rede criada os demais computadores detectarão a presença de sinal Wi-Fi e estarão aptos a ingressar nesta rede. Usando o comando Exibir redes sem fio disponíveis. Na janela abaixo temos a rede recém-criada. Clicamos nesta rede e a seguir em Conectar.

Com tudo configurado você pode testar o sinal da sua rede e tentar pingar as outras maquinas, agora é só aproveitar a economia da sua Rede Wireless sem Access Point.