You are on page 1of 2

Mat 1:18-25

Guia do Instrutor O NASCIMENTO DE JESUS Instrução: ler ou recitar vs.18-25, comparar com a narração paralela em Lucas 2, formular questões. Objetivo: compreender o nascimento de Cristo como revelador de seu aspecto divino e humano.

Paralelo
1E

ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse 2(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). 3E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 5A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. 7E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 8Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. 9E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. 10E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

11Pois,

na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. 13E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. 15E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. 16E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. 17E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. 19Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. 20E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito. Lucas 2:1-20

Versos relacionados E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, Rom 1:3-4 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei. Gal 3:4 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. Pois antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, será desolada a terra dos dois reis perante os quais tu tremes de medo. Isaias 7:14-16 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaias 9:6-7

© 2007 – Christian Congregation in the United States – Dallas

CHAPTER STUDY

Notas: No original grego o esse capítulo começa “livro das gerações (grego: geneseos, origem) de Jesus”, revelando o objetivo da genealogia e da narrativa do nascimento de Jesus: demonstrar que, segundo a carne Jesus era descendente de Abraão, o Pai da fé (Rom 4:16-22) e de David, cujo trono duraria para sempre (2 Sam 7:13) em para “que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor” (v 22). Jesus nasceu, teve uma família terrena, onde fora criado e educado, não sendo assim um ser sem corpo físico. Ainda, não foi concebido por meios humanos, mas tornou-se carne (João 1:14; Mat 1:18-23; Lc 1:30-35; Rom 1:3-4; Fil. 2:5-8; Gal 4:3-6). Somente nos evangelhos segundo Mateus e Lucas há tanto genealogias de Jesus (em Lucas por ascendência matrilineal) quando também a descrição de seu nascimento virginal. Assim, Jesus é o Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. Maria estava comprometida com José e segundo os costumes da época por estar grávida, José teria que denuncía-la. Mas, sendo justo, não queria difamá-la, pretendendo secretamente deixá-la. O anjo do Senhor anunciou o nome de Jesus, que em hebraico significa “O SENHOR é a Salvação”, para indicar sua missão divina nessa terra. “...porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Esse verbo “salvará” em hebraico (yoshia’ ) é semelhante ao nome de Jesus (Yeshua’ em aramaico). Jesus é chamado de Emanuel (Deus conosco) porque nele Deus habitou em toda a sua plenitude (Col 1:19) e viveu e está entre nós.

Questões        Por que em muitas partes da Bíblia (ex. Mat 20:30-31, 22:42, Mc 10:47-48; Mat 1:1) Jesus é chamado de Filho de David ou Filho de Abraão? Há alguma data descrita ou mandamento para comemorar o nascimento de Cristo nessas passagens? Da mesma forma que o justo José atendeu à voz de Deus, como podemos saber o que é e obedecer a vontade de Deus em nossas vidas? Por que devemos ser tardios em julgar? O que seria se José tivesse abandonado a Maria? Sobre casamento, por que é importante que haja mútuo consentimento do casal, como houve com José e Maria? Por que Jesus, sendo o Cristo, não nasceu em um palácio, mas em uma situação humilde em uma família simples? Na versão de Lucas, ninguém tinha espaço para José e Maria, damo-nos espaço para Jesus Cristo nascer em nossas vidas?

Versos
18Ora,

o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 24E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

© 2007 – Christian Congregation in the United States – Dallas

CHAPTER STUDY