Complicações da diabetes

Os sintomas de hiperglicémia são: - Sede - Grandes volumes de urina por dia - Pele seca, garganta seca Os sintomas de cetoacidose são: - Hálito com odor a acetona - Náuseas e vómitos - Fraqueza - Falta de colaboração - Inconsciência

A informação é meio caminho andado para atingir os objectivos nos ganhos em saúde. Comece sempre por aí!

A Diabetes mellitus tipo 2
Sinta-se informado sobre a sua doença

O que é? Como gerir a minha doença? Que alimentação posso e devo fazer? Quais as complicações da Diabetes?
Este panfleto foi desenvolvido para que se sinta informado sobre a sua doença e saiba lidar com ela de maneira fácil e eficaz. Sempre que sentir duvidas contacte o seu médico de família ou enfermeiro.

Hélder Teixeira Estudante do 2º ano da licenciatura em Enfermagem

Hospital Sto. André Leiria

Como gerir a diabetes ? A sugestão é que olhe para o quadro do doente diabético criado neste serviço para si e saiba como gerir a sua doença Viver com diabetes Embora a diabetes ainda não tenha cura. o que. esta doença pode ser tratada com bastante êxito. em conjunto com a medicação. recomendada para toda a gente – rica em fibras e com baixo teor de açúcar e gordura.O que é a Diabetes? Diabetes mellitus tipo II (também designada por não-insulino dependente) ocorre quando o organismo não produz insulina em quantidade suficiente para satisfazer as suas necessidades. na reposição dos níveis normais de açúcar no sangue. afecta pessoas com mais de 40 anos. controlar o nível de glicose no sangue. não sendo proibido nenhum produto alimentar. Medicação (insulina ou comprimidos). Os diabéticos podem consumir a maioria dos alimentos quotidianos. Os níveis de açucar normais no sangue são: 70-110 mg/dl em jejum e > 140mg/dl depois de comer uma refeição. Os três principais aspectos do tratamento da diabetes são os seguintes: 1. Lave o dedo e passe uma compressa levemente numa passagem e numa direção apenas. O tratamento deve concentrar-se. . em combinação com uma vivência saudável. normal. nomeadamente. pois só desta forma é possível. É essencial para um diabético comer várias vezes ao dia e respeitar o horário das refeições. Como faço a avaliação do açúcar no sangue? Escolha um dos seus dedos de uma mão à escolha. Alimentação adequada 2. Introduza o sangue na palheta que está colocada na máquina e observe o resultado. geralmente. ou quando a insulina produzida pelo organismo não actua devidamente. Exercício físico 3. Alimentação saudável A alimentação das pessoas diabéticas não é uma alimentação especial. Trata-se de uma alimentação saudável. poderá ajudar a manter um bom controlo da diabetes. Este tipo de diabetes. Pique o dedo na face lateral e faça pressão no dedo para que obtenha maior fluxo sanguíneo.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful