You are on page 1of 2

Gastronomia regional portuguesa

A gastronomia portuguesa, ainda um pouco restrita a um espao geogrfico relativamente pequeno, mostra influncias mediterrnicas (incluindo-se na chamada dieta mediterrnica) e tambm atlnticas, como visvel na quantidade de peixe consumido tradicionalmente. A base da gastronomia mediterrnica, assente na trilogia do po, vinho e azeite, repete-se em todo o territrio nacional, acrescentando-se-lhe os produtos hortcolas, como em variadas sopas, e os frutos frescos. A carne principalmente de porco compe tambm um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos. Com a chegada das descobertas martimas, a gastronomia portuguesa rapidamente integrou o uso, por vezes quase excessivo, de especiarias e do acar, alm de outros produtos, como o feijo e a batata, que foram adoptados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em reas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de confeco, ainda que partilhem a mesma receita de base. As generalizaes nem sempre esto correctas: as diversas culinrias regionais variam muito na mesma regio.

Queijadas de Sintra

J se encontram referncias s Queijadas de Sintra, como fazendo parte de pagamento de foros, no ano de 1227, quando reinava D. Sancho II, o Capelo. Quanto ao local de origem das queijadas parece ter sido em Ranholas, na freguesia de S. Pedro de Penaferrim (freguesia portuguesa do concelho de Sintra). De todas as marcas, a mais antiga a Sapa, com fbrica na Volta do Duche, hoje explorada por Francisco Barreto das Neves, mais conhecido por Chico Neves. Atravs de documentos, no possvel determinar a relao de parentesco entre Maria Sapa, nascida em 1756, e os outros Sapas, tambm de Ranholas, e que nessa localidade fabricavam queijadas. Considera-se, no entanto, que eram todos daquela famlia, oriunda daquela localidade. Em meados do sculo XIX, aparece em Ranholas uma Maria das Neves, casada com Manuel Antunes, ela da famlia Sapa e que tambm fabricava o conhecido doce. Com a inaugurao do caminho-de-ferro, em 2 de Abril de 1887, o trnsito pela estrada de Lisboa comeou a reduzir-se gradualmente e os industriais de queijadas que, at essa data, vinham aos domingos fazer a sua venda a Sintra utilizando burros, viram-se na necessidade de transferir para a vila o seu negcio. Respeitando a receita dos seus antepassados, as queijadas fabricadas actualmente continuam a merecer a fama que criaram.

Receita

INGREDIENTES: Massa: 250 g de farinha; gua e sal Recheio: 400 g de queijo fresco sem sal; 350 g de acar; 1 colher de caf de canela 4 gemas de ovos; 60 g de farinha; PREPARAO: Prepara-se a massa com 24 h de antecedncia e dever ficar bastante rija. Para evitar que a massa ganhe crosta, cobre-se durante o descanso com um guardanapo seco, sobre o qual se pe um pano molhado. No dia seguinte passa-se o queijo (que no deve ter sal) pelo "passe-vite" e mistura-se com o acar. Juntam-se as gemas, a farinha e a canela e bate-se tudo de modo a obter um preparado homogneo. Estende-se a massa muito fina com o rolo e a ajuda de farinha. Com um copo ou um corta-massa, corta-se a massa em crculos com 6 cm de dimetro. Com uma tesoura do-se 6 golpes nos bordos da massa de modo a facilitar o enconchar e formam-se com os crculos de massa forminhas pequenas (tipo queques, mas com o fundo abaulado). Recheiam-se com o preparado, colocam-se em tabuleiros e levam-se a cozer em forno muito quente (cerca de 400) durante 8 a 10 minutos.

Para alm da vila de Sintra ser mundialmente conhecida pela sua beleza natural e pela sua arquitectura, tambm conhecida pelas suas especialidades gastronmicas, onde ganham destaque as clebres queijadas. A Piriquita um dos ex-libris de Sintra, tendo um importante papel na gastronomia desta regio, apresentando por isso altos padres de qualidade, o que lhe exigido por se situar num dos locais mais tursticos de Portugal. Esta qualidade e profissionalismo por parte dos trabalhadores tm permitido que esta casa se mantenha aberta ao longo de trs sculos.

You might also like