You are on page 1of 2

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Disciplina: PEAM II Professora: Vanessa Cintra Acadêmica: Tássia de Melo Borges - Matrícula: 201010095 4º Período de Licenciatura em Matemática - Sala: 206 Atividade Proposta: Questões sobre os seminários

MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA COMPETÊNCIA DE REFLETIR-NA-AÇÃO

1-) Qual a diferença entre Reflexão e Reflexão-na-ação?

A reflexão implica uma prescutação ativa, voluntária, persistente e rigorosa daquilo em que se julga acreditar ou daquilo que habitualmente se pratica, evidencia os motivos que justificam as nossas ações ou convicções e ilumina as consequências a que elas conduzem. Deste modo, a reflexão estaria mais baseada na vontade de pensar da pessoa e não em impulsos momentâneos. O que distingue a reflexão–na-ação de outras formas de reflexão é a sua imediata significação para a ação. Na reflexão–na-ação, o repensar de algumas partes do nosso conhecer na ação leva a experimentos imediatos e a mais pensamentos que afetam o que fizemos. A reflexão-na-ação tem uma função crítica onde pensamos criticamente sobre o pensamento que nos levou a essa situação difícil ou essa oportunidade e podemos reestruturar as estratégias de ação, as compreensões dos fenômenos ou as formas de conceber os problemas. A importância de refletir sobre o que se faz, enquanto está sendo feito, contribui, em grande parte, para uma prática mais comprometida e situada frente aos desafios. 2-) Quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos?

b) Matematização : este período proporciona um desafio maior para quem vai desenvolver a pesquisa e subdivide-se em formulação e resolução do problema. de formular e resolver um modelo que solucione o problema. c) Modelo matemático : esta etapa consiste em validar ou não a solução encontrada para o problema. 2-) O que o exercício de problematizar uma situação causa no aluno? . através da linguagem matemática a situação real para um modelo matemático que poderá solucionar o problema inicial. verificando o grau de confiabilidade na sua utilização e a sua aplicação em outras situações análogas.MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1-) O que caracteriza uma modelagem matemática? Segundo Biembengut e Hein (2003). também. Geralmente. a investigação é fundamental para a familiarização do tema e a seleção de dados para o processo de resolução do problema. é o fato de o problema advir de uma situação real e que depois. este modelo possa ser aplicado. Os procedimentos que identificam os passos da modelagem para esses autores são: a) Interação : esta etapa é identificada pela pesquisa e o reconhecimento da situação-problema. o problema surge em outras áreas do conhecimento. como suporte para outras aplicações. traduzindo.