You are on page 1of 3

Barriga tanquinho depende 80% da alimentao

Especialistas explicam por que e ensinam o melhor caminho para conquistar uma barriga chapada
Exerccios intensos produzem efeitos mais rapidamente No adianta se matar de malhar e fazer mil abdominais diariamente para tentar ficar com uma barriga chapada sem cuidar da dieta . Alimentao a chave da barriga tanquinho. Alis, uma dieta adequada a base do bom funcionamento de todo o organismo, diz Natlia Colombo, nutricionista funcional da Clnica NCnutre, de So Paulo. Leia: Alimentos que ajudam a perder barriga Diversos estudos mostram que deficincias nutricionais e maus hbitos mesa, como a ingesto excessiva de gorduras saturadas, carboidratos simples e sdio, provocam alteraes e refletem na sade e na esttica. Um dos principais resultantes e geralmente o que mais causa incmodo o acmulo de gordura na regio abdominal, completa a especialista. Siga o iG Sade no Twitter Eu diria que a alimentao representa 80% da equao, mas com certeza os 20% de exerccios so essenciais, concorda o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimentese, de So Paulo. Segundo ele, no adianta muito seguir um programa de treinamentos intenso, se a alimentao no estiver controlada. Com certeza a dieta mais importante. E o que deve entrar no cardpio de quem quer secar? D preferncia a verduras, legumes e frutas, alimentos de fcil digesto. Aumente o consumo de fibras para ajudar no funcionamento do intestino e diminuir a sensao de abdome estufado. E tome muita gua. Alm de hidratar o organismo, ela auxilia na eliminao de toxinas e na reteno hdrica, diminuindo o inchao abdominal, ensina Natlia. As gorduras mono e poliinsaturadas, em doses adequadas, tambm ajudam na diminuio da gordura abdominal, por promoverem maior oxidao dos cidos graxos (gordurinhas) e tambm por serem capazes de reduzir o ndice glicmico dos alimentos. Entre as boas gorduras esto azeite de oliva extra-virgem (2 colheres de sopa/dia), abacate (1/2 unidade/dia), oleaginosas como castanha do par (3 unidades/dia) e amndoas (4 unidades/dia), e leo de coco (2 a 3 colheres de sopa/dia), completa a especialista.

A nutricionista Adriana vila, da Clnica Vitay, de So Paulo, alerta para alguns itens que podem atrapalhar o cultivo de seu tanquinho.

Veja tambm:

Programa de dieta para perder at 5kg em um ms Programa de caminhada e corrida

importante consumir verduras e legumes, mas fique atento a alimentos como couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho e brcolis, que podem provocar gases, aumentando o volume abdominal. A mesma coisa acontece com as leguminosas em geral (feijo, ervilha, lentilha, gro-de-bico e soja). preciso deixar de molhos esses alimentos na noite anterior ao preparo. No dia seguinte, despreze essa gua, lave bem os gros em gua corrente e coloque uma gua nova para cozinhar, sugere. Leia tambm: Cuidado com os alimentos que do barriga As frutas devem ser consumidas frescas ou secas e sem o acrscimo de acar, leite condensado ou creme de leite. J as carnes devem ser magras (de boi, sem gordura aparente, peixe ou frango sem pele). E prefira os carboidratos integrais, completa Adriana. Outras atitudes mesa contribuem para o projeto tanquinho. As refeies devem ser fracionadas. Coma menores quantidades e mais vezes durante o dia. E mastigue bem os alimentos. Quanto mais quebrados eles estiverem, mais fcil ser a digesto, explica Natlia. Mastigar mais vezes ajuda a emagrecer. Na lista do que voc deve reduzir esto: * Carboidratos simples, como arroz branco, po, massas em geral, doces, farinhas brancas. Esses alimentos tm alto ndice glicmico, o que faz com haja produo aumentada de insulina, hormnio que estimula o organismo a estocar gordura, diz a nutricionista da Clnica NCnutre. * Sdio, presente em grande quantidade em alimentos industrializados. O excesso provoca reteno hdrica, o que colabora para inflar o abdome. Aprenda a comer com menos sal. * Alimentos gordurosos, como frituras e queijos amarelos. * Acar, doces, bebidas com gs (gua com gs, refrigerante, cerveja) e bebidas alcolicas. Em relao aos exerccios, o personal Carlos Klein diz que enxugar o excesso de peso e desenhar o tanquinho caminham juntos.

Definir o corpo resultado da diminuio da gordura corporal, que acontece com um controle da alimentao com esse objetivo, e um programa de treinamentos intenso, focado no gasto calrico e fortalecimento muscular. Para ele qualquer tipo de exerccio bom para afinar. Mas com certeza aqueles que tm alto gasto calrico e so praticados com intervalos de alta intensidade produzem efeitos mais rapidamente. Futebol, vlei, basquete, levantamento de peso olmpico, kettlebell training (condicionamento fsico extremo) e rope training (exerccios com cordas navais) esto entre os mais indicados para a perda de gordura na regio abdominal. Teste: Qual a atividade fsica ideal para voc? Para surtir efeito, o mnimo de atividade fsica recomendada trs vezes por semana. E os treinos devem ser de alta intensidade, porm sempre orientados e respeitando o limite de cada pessoa. Em relao aos abdominais, Klein esclarece: Eles no funcionam. Os tradicionais exerccios abdominais tm um efeito localizado interessante, mas a intensidade geralmente baixa e o gasto calrico insignificante. Para definir o abdome necessrio gastar calorias. Para isso no h estimulo melhor do que atividades que trabalhem o corpo todo, finaliza.

You might also like