You are on page 1of 4

EFEITO ANESTSICO DO TIOPENTAL SOBRE CAMUNDONGOS EM DIFERENTES VIAS DE ADMINISTRAO COM INTERFERENCIA DE TAMPO Andr Felipe Dombeck James

Davi Dalke Janine Zimmermann Joana Zimmermann Luciana Carolina Mueller

INTRODUO Nos testes de eficincia de antiinflamatrios em relao a dor, alguns dos modelos mais utilizados so o da formalina e da contoro abdominal com cido actico. A administrao subcutnea de formalina na pata de rato gera comportamentos estereotipados, como a elevao e lambedura da pata sendo um parmetro confivel de comportamento doloroso. O cido actico usado como agente irritante causando contores abdominais seguidas de tores do tronco e extenso dos membros posteriores, promovendo algesia de forma inespecfica, dor inflamatria e neurognica sendo sensvel a diversas substncias. Este experimento teve como objetivo verificar a ocorrncia de efeito analgsico da dexametasona, indomectina e fentanil em modelo de dor por formalina e de contoro abdominal. A dexametasona interage com os receptores nucleares ativando genes responsveis pela sntese de protenas antiinflamatrias ou inibindo genes responsveis pela sntese de protenas pr-inflamatrias. A indometacina um potente antiinflamatrio que inibe cerca de cinqenta vezes mais COX-1 do que COX-2. Os produtos da quebra do cido araquidnico pela COX-1 levam a formao de prostaglandinas relacionadas com reaes fisiolgicas renais, gastrointestinais e vasculares, enquanto os produtos originados pela ciso atravs da COX-2 levam a formao de prostaglandinas que participam dos efeitos inflamatrios. O fentanil um opiide sinttico, com propriedade analgsica de oitenta a cem vezes superior a da morfina ocasionando analgesia sem perda de conscincia, sendo capaz de aumentar o limiar a dor. Os opiides atuam na maioria das clulas nervosas, promovendo hiperpolarizao, inibio da deflagrao do potencial de ao e a ativao do receptor opiide causa inibio pr-sinptica da liberao de neurotransmissor.

MATERIAIS E MTODOS Animais utilizados Trs camundongos Albinos Suos

Mdia de peso dos animais: 47g

Drogas Dexametasona (4mg/kg) Indometacina (6mg/kg) Fentanil

Procedimento Nos procedimentos realizados foram utilizados dois modelos, o da formalina (camundongo 1 e 2) e o da contrao abdominal (camundongo 3). No camundongo 1 foi administrado dexametasona intraperitoneal e aps 25 minutos este recebeu 20 microlitros de formalina a 2,5% (0,92% de formaldedo) na regio plantar da pata posterior direita. Aps a aplicao o camundongo foi observado durante cinco minutos onde acontece a fase aguda da dor. Depois esperava cinco minutos de intervalo e em seguida cronometrava-se dez minutos de avaliao, onde seria a fase crnica da dor. A observao baseava-se em cronometrar o tempo de lambidas da pata irritada, ao parar as lambidas parava a contagem. O camundongo 2 foi administrado indometacina intraperitoneal seguindo o mesmo procedimento que o camundongo 1. E por fim no camundongo 3 foi administrado salina (NaCl 0,9%) intraperitoneal e aps 25 minutos foi injetado soluo de cido actico (0,8%) intraperitoneal e em seguida observamos o numero de contraes abdominais durante 15 minutos.

Fentanil 0 5 min 71

Salina 86

Dexametasona 81

Indometacina 101

RESULTADOS Tabela 1 - Mdia de tempo em segundos de lambeduras no Modelo da Formalina.

10 20 min

45

50

42

60

Tabela 2 - Media de contores no Modelo de Contores Abdominais. Fentanil N contores de 0 Salina 24 Dexametasona 17 Indometacina 20

DISCUSSO A resposta nociceptiva formalina ocorre de maneira bifsica: h um curto perodo inicial (fase I, com durao de 5 a 10 minutos); posteriormente, aps um curto perodo de remisso de comportamentos, inicia-se a fase II, que consiste em um perodo mais longo (20 40 minutos) de atividade sustentada . Em geral, a resposta inicial atribuda ativao direta de nociceptores , enquanto a fase II est associada liberao de mediadores endgenos locais, que geram resposta inflamatria local, responsvel pela sensibilizao de aferentes primrios e de neurnios medulares subseqente a ativao de nociceptores. No Modela da Formalina, observamos que na primeira fase, chamada de Neurognica, o melhor medicamento foi o Fentanil. Isto se pode explicar pelo fato deste analgsico ligar-se a receptores opiides obtendo potencia aproximadamente 100 vezes maior que a morfina, aliviando a dor aguda provocada pela primeira fase diminuindo os estmulos dolorosos que chegam ao SNC. J na segunda fase, considerada inflamatria, o melhor frmaco foi a dexametasona. Isto se deve pelo fato de que esta droga um antiinflamatrio, que suprime a resposta do tecido conjuntivo a leso qumica, trmica, traumtica, anafiltica ou infecciosa, diminuindo tambm o calor, edema e dor causadas pela inflamao. O mecanismo de ao consiste no impedimento do acesso dos neutrfilos e moncitos ao local inflamatrio e sua funo fagocitria, alm de estabilizar os lisossomas no tecido lesado e leuccitos, prevenindo assim que as enzimas proteolticas lisossmicas escapem e lesem as clulas vizinhas. Em ambas as fases o pior medicamento foi a indometacina, um analgsico no narctico que inibe a biossintese de prostaglandinas, no sendo aprovada pela FDA para uso em animais. Este medicamento provavelmente no foi efetivo no modelo da formalina por no aliviar dor pronunciada, sendo mais indicado para condies artrticas e gota, responsveis por causar dor crnica, alem de inibir 50 vezes mais a COX 1 do que a COX 2, que o no aconselhvel j que a COX 1 responsvel por processos fisiolgicos.

No Modelo de Contores abdominais o melhor medicamento foi o fentanil, no ocorrendo nenhuma contoro. Isto se deve pelo de fato do fentanil agir na dor neurognica.

1. REFERNCIAS http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000400006

You might also like